Valor
posicional e decomposição numérica
Objetivo(s)
Interpretar
a informação contida numa escrita numérica
Conteúdo(s)
Ano(s)
4º
Tempo
estimado
6 aulas
Material
necessário
Cópias
das tabelas
Desenvolvimento
1ª etapa
Em
geral, estudantes com deficiência intelectual têm menos vivência social. Por
isso, costumam ser mais privados de casos que envolvem o uso do dinheiro (como
identificar o preço de produtos, utilizar cédulas, calcular o troco etc.).
Sendo assim, é interessante orientar a família do aluno para que ele seja
incluído em situações desse tipo. Planeje também com o AEE atividades em que o
estudante possa vivenciar situações de compra e venda, seja na lanchonete da
escola ou em situações escolarizadas com o uso de cédulas que imitam as
verdadeiras. É importante que essas orientações sejam feitas antes de esta
proposta ser apresentada para toda a classe. Assim, o aluno com necessidades
especiais pode ter melhores condições de aprender e participar.
Um caixa eletrônico entrega notas de R$1, R$10 e R$100 quando os clientes fazem um saque. O caixa sempre entrega a menor quantidade possível de notas. Complete o seguinte quadro para saber quantas notas de cada tipo o caixa entregou em cada um dos casos:
Valor solicitado
|
Notas de R$100,00
|
Notas de
R$10,00 |
Notas de
R$1,00 |
R$398,00
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R$204,00
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R$360,00
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2ª etapa Após o quadro ser preenchido, analise com os alunos
as respostas dadas. Eles podem reparar que os algarismos usados para responder
ao problema são os mesmos que compõem os valores (por exemplo, 3, 9 e 8).
Uma segunda questão para discutir com as crianças é interpretar a informação que uma escrita numérica oferece. Por exemplo, basta olhar o número 398 para saber que uma decomposição possível é 3 x 100 + 9 x 10 + 8.
Uma segunda questão para discutir com as crianças é interpretar a informação que uma escrita numérica oferece. Por exemplo, basta olhar o número 398 para saber que uma decomposição possível é 3 x 100 + 9 x 10 + 8.
Pedir para que os alunos resolvam um problema um
pouco mais complexo, envolvendo números maiores. Veja o exemplo:
Um caixa eletrônico entrega notas de R$1, R$10 e R$100 quando os clientes fazem um saque. O caixa sempre entrega a menor quantidade possível de notas. Completem o seguinte quadro para saber quantas notas de cada tipo o caixa entregou em cada um dos casos:
Um caixa eletrônico entrega notas de R$1, R$10 e R$100 quando os clientes fazem um saque. O caixa sempre entrega a menor quantidade possível de notas. Completem o seguinte quadro para saber quantas notas de cada tipo o caixa entregou em cada um dos casos:
Valor
solicitado
|
Notas de
R$100,00
|
Notas de
R$10,00 |
Notas de
R$1,00 |
R$1.538,00
|
|
|
|
R$3.207,00
|
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|
|
R$7.203,00
|
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R$2.730,00
|
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|
|
R$3.270,00
|
|
|
|
3ª etapa No
problema 1, as crianças puderam discutir que em nosso sistema de numeração, o
valor das dezenas representa 10 unidades e as centenas, 100 unidades. Com base
no problema 2, elas vão colocar em jogo as relações entre as diferentes
posições: 1 de 1.000 é igual a 10 de 100; 1 de 100 equivale a 10 de 10, e assim
por diante.
O terceiro problema desta sequência retoma as
relações analisadas no problema 2 e as estende ao restringir o uso de notas,
obrigando os alunos a explorar outras possibilidades de decomposição. Veja o
exemplo:
a) Um caixa eletrônico só entrega notas de R$1 e de R$100, porque acabaram as notas de R$10. O caixa sempre entrega a menor quantidade de notas possível. Como poderia pagar as seguintes quantidades?
R$ 3.241 - R$ 8.097 - R$ 1.045
b) Agora, o caixa só tem notas de R$1 e de R$10. Ele sempre entrega a menor quantidade de notas possível. Como poderia pagar as seguintes quantidades?
R$ 1.475 - R$ 30.038 - R$ 42.125
Na prática, é possível que as crianças descubram que, nos três casos, os dois algarismos da esquerda indicam quantas notas de R$100 são necessárias para obter a quantidade desejada e os dois da direita, quantas de R$1. A relação entre essas propriedades e a multiplicação (dizer que 32 de 100 é equivalente a dizer 32 x 100 = 3.200) não é evidente para muitos alunos. Aprendendo a expressar em um cálculo a decomposição do dinheiro, o aluno poderá aprender esse conteúdo.
Observação: para que cada problema ofereça elementos para abordar a questão seguinte, o professor deve explicitar as relações em jogo dentro de cada um deles.
a) Um caixa eletrônico só entrega notas de R$1 e de R$100, porque acabaram as notas de R$10. O caixa sempre entrega a menor quantidade de notas possível. Como poderia pagar as seguintes quantidades?
R$ 3.241 - R$ 8.097 - R$ 1.045
b) Agora, o caixa só tem notas de R$1 e de R$10. Ele sempre entrega a menor quantidade de notas possível. Como poderia pagar as seguintes quantidades?
R$ 1.475 - R$ 30.038 - R$ 42.125
Na prática, é possível que as crianças descubram que, nos três casos, os dois algarismos da esquerda indicam quantas notas de R$100 são necessárias para obter a quantidade desejada e os dois da direita, quantas de R$1. A relação entre essas propriedades e a multiplicação (dizer que 32 de 100 é equivalente a dizer 32 x 100 = 3.200) não é evidente para muitos alunos. Aprendendo a expressar em um cálculo a decomposição do dinheiro, o aluno poderá aprender esse conteúdo.
Observação: para que cada problema ofereça elementos para abordar a questão seguinte, o professor deve explicitar as relações em jogo dentro de cada um deles.
Avaliação
Neste problema, os alunos podem analisar que
existem diferentes decomposições possíveis para um mesmo número, nos problemas
anteriores há apenas uma decomposição para cada número. O desenvolvimento desta
atividade retoma as relações estabelecidas na atividade anterior e as
aprofunda.
Circule qual ou quais das opções que aparecem para cada número são corretas.
Circule qual ou quais das opções que aparecem para cada número são corretas.
Proposta adaptada do documento Plan Plurianual para el Mejoramiento de
la Enseñanza - Cálculo Mental con Números Naturales - Clique aqui para mais detalhes.
Flexibilização
Proponha novos desafios de acordo com as conquistas
de cada grupo.
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