quarta-feira, 12 de agosto de 2015

TRABALHANDO COM O MATERIAL CUISENAIRE

Trabalhando com o Material Cuisenaire           

Assessoria Pedagógica: Matemática - Projetos

Objetivos
  • Aproveitar o conhecimento acumulado, apontar o erro e estimular o aluno a compreendê-lo e corrigi-lo.
  • Identificar e reconhecer os recursos dos jogos.
  • Reconhecer a utilização do material para desenvolver o raciocínio lógico, agilizando assim: a estimativa, o arredondamento, o cálculo mental, aumentando a concentração no processo de resolução de problemas, as operações e conceitos de estimativas.
  • Desenvolver a investigação, desafios e exploração de conceitos e ideias.
  • Relacionar ideias, formular e testar hipóteses, fazer pequenas explorações e concluir com a manipulação do material concreto.
  • Levar o aluno a descobrir ou compreender os conceitos matemáticos: sucessor, antecessor, maior, menor, antes de, depois de, estar entre.

Temas transversais

Ética: diálogo, respeito mútuo, justiça, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Formação do cidadão que utiliza cada vez mais conceitos matemáticos em sua rotina. Trabalho coletivo. Compartilhar descobertas.
Meio Ambiente: estatísticas de elementos de conservação e cuidados.
Pluralidade Cultural: visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos e povos.

Material a ser utilizado
  • Caixa de Material Cuisenaire de madeira, industrializado ou confeccionado pelo professor e distribuído para os alunos.
  • Lápis preto e de cor,
  • régua,
  •  tesoura,
  • folha de papel quadriculado (1 cm x 1 cm),
  • caderno para as anotações das descobertas.
  • Cartolinas
  • canetas.
  • Saquinhos ou envelopes para guardar o material Cuisenaire de cartolina confeccionado pelos alunos.

Procedimentos
Primeira etapa: Formulação dos Problemas
_ Que número vem “depois” do 10? E “antes” dele?
_ Que número está “entre” o 7 e o 9?
_ Qual aluno é o “menor” da classe? E o “maior”?

Segunda etapa: Sensibilização
O Material Cuisenaire foi idealizado pelo professor belga Georges Cuisenaire. Ele é formado por peças de madeira (barras) em 10 cores e em comprimentos que variam de 1 a 10 centímetros.
A peça-unidade é o cubo de 1 cm x 1 cm x 1 cm. Para cada comprimento há uma cor. Observe:

• branca ou natural = 1 unidade
• barra vermelha = 2 unidades
• barra verde-clara = 3 unidades
• barra tira lilás = 4 unidades
• barra tira amarela = 5 unidades
• barra tira verde-escura = 6 unidades
• barra tira preta = 7 unidades
• barra tira marrom = 8 unidades
• barra tira azul = 9 unidades
• barra tira laranja = 10 unidades

Se houver possibilidade, explore com seus alunos a manipulação da caixa de “Material Cuisenaire” de madeira.
Confeccionar o material em cartolina, com antecedência, da seguinte maneira:
Desenhe numa folha: 10 barras brancas, 6 barras vermelhas, 4 barras verde-claras, 4 barras lilases, 3 barras amarelas, 3 barras verde-escuras, 3 barras pretas, 3 barras marrons, 3 barras azuis, 3 barras laranja.
Faça cópias em cartolina e distribua uma folha para cada aluno.
Peça para os alunos pintarem as barras de acordo com as cores do material e depois recortarem.
Coloque cada material em um envelope ou saco plástico.
Desenhe o material em tamanho maior numa cartolina, para deixá-lo exposto no mural. Pela observação visual, a criança fixa melhor.

Terceira etapa 
Peça aos alunos que, em duplas, peguem o material Cuisenaire, lápis preto, lápis colorido e papel quadriculado para realizar as seguintes atividades:

Jogo Livre 
As crianças brincam e fazem montagem de figuras, juntando as barras em diferentes formas, familiarizando-se com o material e usando a criatividade.
Podem fazer classificações espontâneas por cor, tamanho ou forma.

Jogo de formar trenzinhos 
_ Peça aos alunos que formem um trenzinho com barras da mesma cor. Depois, pinte-o na folha quadriculada.
_ Depois, outro trenzinho usando duas cores de barras diferentes, depois, pinte-o na folha quadriculada.
_ Também peça para eles fazerem outro trenzinho, com as cores que desejarem.
_ Eles deverão mostrar aos amigos e pintá-los na folha quadriculada.

Quarta etapa 
Peça aos alunos que, em duplas, peguem o material Cuisenaire, lápis preto, lápis colorido e papel quadriculado para realizar as seguintes atividades:

Jogo da Ordem 
Os alunos devem executar as seguintes ordens:
  • Peguem o material e separem uma barra de cada cor. Comparem e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse com seu amigo e descubra qual é a barra “menor”. Comece a montar “uma escada”, isto é, coloque as barras uma ao lado da outra, formando os “degraus de sua escada”, de acordo com o tamanho, começando da menor para a maior.
As crianças deverão descobrir que as escadas são: (+1) na ordem crescente e (–1) na decrescente. Não falar em números.

Pinte as barras de sua escada no quadriculado, nas cores correspondentes.

Agora, observe a escada formada pelas barras e responda:

? Qual barra é menor?
? Qual é a maior?
? Qual vem depois da vermelha?
? Qual barra vem antes da verde-escura?
? Qual é a barra que completa cada degrau da escada, deixando o degrau do tamanho da barra seguinte?
? Quantas barras brancas formam uma verde-clara?

Descubra, com o material, quantas barras brancas são necessárias para formar cada barra colorida. Deixe-as montadas e registre no caderno as descobertas.
Exemplo: uma barra lilás = quatro barras brancas

O que você pôde observar quando completou cada barra colorida com barras brancas? Converse com o grupo e registre as conclusões.

Quinta etapa: Jogo da Formação de Números 
Pegue seu Material Cuisenaire. Descubra combinações usando apenas duas barras, que juntas, tenham o mesmo comprimento de uma outra barra.

Exemplos:
*vermelha = branca + branca
*verde-claro = branca + vermelha
*verde-claro = vermelha + branca
*lilás = vermelha + vermelha
*lilás = verde-claro + branca
*lilás = branca + verde-claro

Pinte as combinações que você descobriu na folha quadriculada.

Jogo da Adição 
Questões aos alunos:

Para formar os quadros do jogo anterior, você encontrou duas barras que, juntas, tinham o mesmo comprimento de outra barra, correto?

Descubra e complete, observando a barra vermelha e a combinação equivalente a ela que você pintou:

Você usou ____ barra branca mais uma barra _______ o que equivale a uma barra vermelha, isto é, 1 + 1 = 2.

Escreva a adição ao lado de cada representação que você fez do jogo anterior.

Jogo da Adição com mais barras 

Pegue seu Material Cuisenaire e separe a barra amarela.

Aos alunos proponha que eles façam adições equivalentes usando duas barras, perguntando: o que você pode descobrir? (Os alunos podem fazer as seguintes descobertas: é possível trocar, comutar (substituir) a posição numa  adição, sem que o resultado se altere 3 + 2 = 2 + 3 => Propriedade Comutativa da Adição.

Registre em seu caderno as descobertas, sem precisar usar os termos da propriedade.

Agora use “três barras que juntas” alcancem o mesmo comprimento da barra marrom.
Monte todas as opções que você descobrir:
(Exemplo: barra marrom = 1 + 1 + 6; 2 + 1 + 5; 5 + 2 + 1; etc.)

Registre as adições de cada combinação que você descobriu para formar a barra marrom.

Trabalho interdisciplinar 
História: identificar os processos pelos quais alguns conceitos matemáticos foram desenvolvidos, a partir da necessidade de diferentes povos e culturas.
Artes: Confecção de outros materiais concretos.
Educação Física: Elaborar uma gincana em grupos, com jogos de Matemática, usando o Material Cuisenaire em tamanho grande: amarelinha da multiplicação, tabuadas ou operações, distância percorrida até um determinado ponto (chegada) etc.

Exposição: 
Exposição dos trabalhos no mural da classe.
Elaborar um gráfico com resultados dos jogos.


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