domingo, 23 de agosto de 2015

ATIVIDADE COLABORATIVA - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial

NOME
ELAINE CRISTINA MARIANO
RA
6226186201




Atividade Colaborativa

   


Anhanguera Educacional
2015



Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial




Atividade Colaborativa





Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor: Ana Maria Murari Beraldi.







Anhanguera Educacional
2015


1.            Escrever aproximadamente três parágrafos, apresentando e definindo com suas palavras os conceitos: integração escolar, inclusão escolar e educação especial. Para isso, utilize os conceitos e discussões apresentados no texto indicado no Saiba Mais e nas aulas-tema 1, 2, 3, 4 e 5 da disciplina.

Integração Escolar é aquela em que o aluno tem que se adequar a todas as normas políticas, pedagógicas, físicas... da escola.      

Inclusão Escolar é aquela em que a escola tem que se adaptar com as diferenças individuais de cada indivíduo, respeitando suas singularidades.

Educação Especial é aquela que atende pessoas com diferentes deficiências, onde são organizadas para atender exclusivamente alunos com determinadas necessidades.


2.            Escrever aproximadamente três parágrafos contextualizando a inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação brasileira. Para isso, recorra aos materiais das aulas-tema 1, 2, 3, 4 e 5 da disciplina e ao livro-texto da disciplina.

Inclusão Escolar é baseada nos conceitos humanos, onde todos os alunos tem direito o acesso e a permanência na escola sem nenhuma discriminação,  mas para  que aconteça é preciso mudanças nas escolas para se tornarem realmente inclusivas, com trabalhos de qualidade, onde é valorizado suas diferenças e sem preconceitos.

A Educação Especial foi um norte para os avanços da inclusão, onde surgiu com muitas lutas e com leis favoráveis e uma delas é a Declaração de Salamanca, em 1994, que foi responsável por disseminar o interesse mundial pela Inclusão Escolar, onde procurou uma melhoria na Educação Brasileira.

A escola é um direito de todos, independente de qualquer situação social, física, mental, étnica, onde  o papel da Educação Especial junto com a educação regular  atenderem esses alunos com necessidades especiais de aprendizagem recebendo  atendimento individualizado, podendo assim superar suas dificuldades.


3.            Escrever aproximadamente quatro parágrafos fazendo uma análise e reflexão sobre a relação entre o texto indicado, o vídeo e o estudo de caso, retomando a discussão sobre o tema feita com seus colegas no fórum de discussão, respondendo às questões:

Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE, mas igual” e os conceitos inclusão, integração escolar e educação especial?

As relações existentes entre o Vídeo e os conceitos Inclusão, Integração Escolar Educação Especial é que ambas consideram todos iguais, mesmo que uma difere da outra nos métodos que utilizam na educação desses alunos especiais.        

Ambas reconhecem e valorizam a diversidade como condição humana merecedora de aprendizagem.

Fundamentam-se na concepção dos direitos humanos, onde igualdade e diferença são indissociáveis.

Promovem o desenvolvimento cognitivo de todos os alunos sem discriminação e preconceito.

Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE, mas igual” e Rodrigo, o garoto inquieto do estudo de caso?

Para a criança somos todos iguais, mas a realidade de Rodrigo era outra, pois o consideravam diferente, pois era jogado de um lado para outro como se ele não servisse nem para o ensino regular e nem para a educação especial.

Rodrigo, diante desta situação não pôde continuar os seus estudos, ficando estagnado, não podendo assim prosseguir na sua educação, pois as escolas não tiveram condições nenhuma de adaptarem-se com a realidade deste aluno.

Somos todos iguais, independente de condições físicas ou mentais, mas que infelizmente a maioria não tem essa concepção, pois quando é para matricular um aluno com deficiência há uma rejeição, onde uma escola empurra uma para outra, não tendo condições nem emocionais, físicas e pedagógicas para acolher esse aluno.

Tanto a Escola Regular quanto a  Escola de Educação Especial teriam que trabalhar em conjunto para o sucesso da aprendizagem e socialização do aluno em questão, estudando  quais as condições necessárias para o seu aprendizado, planejarem atividades de interesse do aluno, orientar e elaborarem materiais didático-pedagógico ou outros materiais e atividades necessárias ao seu conhecimento cognitivo e a sua socialização.

4.            Escreva aproximadamente quatro parágrafos expondo a importância da Educação Inclusiva e do papel da educação especial nesse processo.

A Educação Inclusiva é para todos, é um processo social, assegura a todos a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

A Educação Inclusiva acaba com o preconceito e beneficia toda a sociedade, onde todos, principalmente as crianças, vão crescer dentro de um ambiente entendendo o que é diversificação e inclusão.

O papel da Educação Especial é assegurar recursos e serviços especiais, promover o desenvolvimento da potencialidade do educando que apresente necessidades educacionais especiais.

Constituir de recursos humanos, financeiros e materiais necessários, de forma a assegurar a inclusão escolar de alunos especiais.


5.            Considerações finais.

Escreva aproximadamente dois parágrafos fazendo um fechamento de suas ideias e reflexões sobre a inclusão escolar.

A Inclusão Escolar é um direito de todos, dentro das diferenças e particularidades de cada um. É preciso haver conscientização, despertando em todos a realidade em que estamos inseridos e procurar através da coletividade e a união trabalhar e criar metas dentro das escolas que favoreçam a inclusão escolar.

A Inclusão Escolar é um avanço para que indivíduos inseridos em um contexto social, cultural, econômico, psicológico e físico diferente tenham as possibilidades de serem aceitas, como cidadãos capazes e dinâmicas de trabalharem e partilharem uma vida comum e igual a todos.


6.            Referências bibliográficas, identificação dos textos analisados e utilizados para subsidiar sua discussão (em formato ABNT).

SASSAKI,R. K. A Educação Inclusiva e os obstáculos a serem transpostos. In: Jornal dos Professores – Orgão do Centro do Professorado Paulista. Ano xxxvlll – Fevereiro de 2003 – nº 343, p. 15.
DIFERENTE mas igual. Direção de Alex Moletta. Roteiro de Simone Alessandra. Curta finalista do  l Festival Claro Curtas/2008 com o tema Diversidade e Inclusão. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EbWFhQnBrWU9zdkk>.Acesso em: 22 nov. 2012.
O garoto inquieto. Estudo de Caso. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EbDE1d2Z2b25Ya00>.Acesso em: 22 nov. 2012.


2 comentários:

IMAGENS