Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:
Educação
Especial
NOME
|
ELAINE
CRISTINA MARIANO
|
RA
|
6226186201
|
Atividade
Colaborativa
Anhanguera
Educacional
2015
Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:
Educação
Especial
Atividade
Colaborativa
Trabalho
desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera
Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob
orientação do professor-tutor: Ana Maria Murari Beraldi.
Anhanguera
Educacional
2015
1.
Escrever aproximadamente três
parágrafos, apresentando e definindo com suas palavras os conceitos: integração
escolar, inclusão escolar e educação especial. Para isso, utilize os conceitos
e discussões apresentados no texto indicado no Saiba Mais e nas aulas-tema 1,
2, 3, 4 e 5 da disciplina.
Integração
Escolar é aquela em que o aluno tem que se adequar a todas as normas políticas,
pedagógicas, físicas... da escola.
Inclusão
Escolar é aquela em que a escola tem que se adaptar com as diferenças
individuais de cada indivíduo, respeitando suas singularidades.
Educação
Especial é aquela que atende pessoas com diferentes deficiências, onde são
organizadas para atender exclusivamente alunos com determinadas necessidades.
2.
Escrever aproximadamente três parágrafos
contextualizando a inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação
brasileira. Para isso, recorra aos materiais das aulas-tema 1, 2, 3, 4 e 5 da
disciplina e ao livro-texto da disciplina.
Inclusão
Escolar é baseada nos conceitos humanos, onde todos os alunos tem direito o
acesso e a permanência na escola sem nenhuma discriminação, mas para
que aconteça é preciso mudanças nas escolas para se tornarem realmente
inclusivas, com trabalhos de qualidade, onde é valorizado suas diferenças e sem
preconceitos.
A Educação Especial foi
um norte para os avanços da inclusão, onde surgiu com muitas lutas e com leis
favoráveis e uma delas é a Declaração de Salamanca, em 1994, que foi
responsável por disseminar o interesse mundial pela Inclusão Escolar, onde
procurou uma melhoria na Educação Brasileira.
A escola é um direito de
todos, independente de qualquer situação social, física, mental, étnica, onde o papel da Educação Especial junto com a
educação regular atenderem esses alunos
com necessidades especiais de aprendizagem recebendo atendimento individualizado, podendo assim
superar suas dificuldades.
3.
Escrever
aproximadamente quatro parágrafos fazendo uma análise e reflexão sobre a
relação entre o texto indicado, o vídeo e o estudo de caso, retomando a
discussão sobre o tema feita com seus colegas no fórum de discussão,
respondendo às questões:
√ Qual a relação entre o
vídeo “DIFERENTE, mas igual” e os conceitos inclusão, integração escolar e
educação especial?
As relações existentes
entre o Vídeo e os conceitos Inclusão, Integração Escolar Educação Especial é
que ambas consideram todos iguais, mesmo que uma difere da outra nos métodos
que utilizam na educação desses alunos especiais.
Ambas reconhecem e
valorizam a diversidade como condição humana merecedora de aprendizagem.
Fundamentam-se na
concepção dos direitos humanos, onde igualdade e diferença são indissociáveis.
Promovem o
desenvolvimento cognitivo de todos os alunos sem discriminação e preconceito.
√ Qual a relação entre o
vídeo “DIFERENTE, mas igual” e Rodrigo, o garoto inquieto do estudo de caso?
Para a criança somos todos iguais, mas a realidade de Rodrigo era outra,
pois o consideravam diferente, pois era jogado de um lado para outro como se
ele não servisse nem para o ensino regular e nem para a educação especial.
Rodrigo, diante desta situação não pôde continuar os seus estudos, ficando
estagnado, não podendo assim prosseguir na sua educação, pois as escolas não
tiveram condições nenhuma de adaptarem-se com a realidade deste aluno.
Somos todos
iguais, independente de condições físicas ou mentais, mas que infelizmente a
maioria não tem essa concepção, pois quando é para matricular um aluno com
deficiência há uma rejeição, onde uma escola empurra uma para outra, não tendo
condições nem emocionais, físicas e pedagógicas para acolher esse aluno.
Tanto a Escola Regular quanto a Escola de Educação Especial teriam que trabalhar
em conjunto para o sucesso da aprendizagem e socialização do aluno em questão,
estudando quais as condições necessárias
para o seu aprendizado, planejarem atividades de interesse do aluno, orientar e
elaborarem materiais didático-pedagógico ou outros materiais e atividades
necessárias ao seu conhecimento cognitivo e a sua socialização.
4.
Escreva aproximadamente quatro
parágrafos expondo a importância da Educação Inclusiva e do papel da educação
especial nesse processo.
A Educação Inclusiva é para todos, é um
processo social, assegura a todos a igualdade de condições para o acesso e
permanência na escola.
A
Educação Inclusiva acaba com o preconceito e beneficia toda a sociedade, onde
todos, principalmente as crianças, vão crescer dentro de um ambiente entendendo
o que é diversificação e inclusão.
O papel da Educação Especial é assegurar
recursos e serviços especiais, promover o desenvolvimento da potencialidade do
educando que apresente necessidades educacionais especiais.
Constituir de recursos humanos, financeiros e
materiais necessários, de forma a assegurar a inclusão escolar de alunos
especiais.
5.
Considerações finais.
Escreva aproximadamente dois parágrafos
fazendo um fechamento de suas ideias e reflexões sobre a inclusão escolar.
A Inclusão Escolar é um direito de todos,
dentro das diferenças e particularidades de cada um. É preciso haver
conscientização, despertando em todos a realidade em que estamos inseridos e
procurar através da coletividade e a união trabalhar e criar metas dentro das
escolas que favoreçam a inclusão escolar.
A Inclusão Escolar é
um avanço para que indivíduos inseridos em um contexto social, cultural,
econômico, psicológico e físico diferente tenham as possibilidades de serem
aceitas, como cidadãos capazes e dinâmicas de trabalharem e partilharem uma
vida comum e igual a todos.
6.
Referências bibliográficas,
identificação dos textos analisados e utilizados para subsidiar sua discussão
(em formato ABNT).
SASSAKI,R. K. A Educação Inclusiva e os obstáculos a
serem transpostos. In: Jornal dos
Professores – Orgão do Centro do Professorado Paulista. Ano xxxvlll –
Fevereiro de 2003 – nº 343, p. 15.
DIFERENTE mas igual. Direção de Alex Moletta. Roteiro de
Simone Alessandra. Curta finalista do l
Festival Claro Curtas/2008 com o tema Diversidade e Inclusão. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EbWFhQnBrWU9zdkk>.Acesso
em: 22 nov. 2012.
O
garoto inquieto. Estudo de Caso. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EbDE1d2Z2b25Ya00>.Acesso em: 22 nov. 2012.
Uauuu! Me ajudou muito!
ResponderExcluirObrigada
Amei esse trabalho!!!
ResponderExcluir