Jogo
de bingo e as regularidades do sistema de numeração
Objetivo(s)
-
Melhorar interpretação de números.
- Utilizar números redondos como fonte de informação para saber como se lê um número.
- Analisar as relações entre a série numérica oral e escrita.
- Utilizar números redondos como fonte de informação para saber como se lê um número.
- Analisar as relações entre a série numérica oral e escrita.
Conteúdo(s)
-
Regularidades do sistema de numeração decimal.
- Numeração escrita e falada.
- Série numérica.
- Numeração escrita e falada.
- Série numérica.
Ano(s)
1º 2º 3º 4º 5º
Tempo estimado
8 aulas.
Material necessário
Saquinho opaco com os números de 1 a 90, ou um
globo de bingo com bolinhas com os mesmos números, cartelas de bingo, lápis e
canetinha ou fichas para marcar os números sorteados.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize a classe para um jogo de bingo e explique
as regras. Depois, agrupe as crianças em duplas (considerando aquelas que
têm conhecimentos numéricos próximos para favorecer o intercâmbio de
ideias) e distribua uma cartela de bingo a cada dupla. Comece o jogo sorteando
e falando em voz alta os números, sem mostrá-los às crianças. Em seguida, peça
a elas que tentem localizá-los na cartela. Depois que elas buscarem os números,
você pode mostrá-los ou escrevê-los no quadro. É importante estar atento às
discussões que poderão ser promovidas com base nas hipóteses levantadas pelas
crianças ou das dúvidas que surgirem nesse momento. Exemplo: se as crianças
estão em dúvida se trinta e cinco é escrito deste modo, 35, ou ao contrário,
53, vale a pena colocar os dois números no quadro e provocar um confronto de
ideias e justificativas entre os alunos.
2ª etapa
Neste momento, as crianças continuarão trabalhando
em duplas com as cartelas de bingo. Uma dupla por vez deverá sortear um número
e fazer a leitura para toda a classe (é importante combinar, antecipadamente,
que não poderão ler os números separados - por exemplo, para 23, dizer
dois e três). O resto da turma pode oferecer pistas para ajudar as crianças,
dizer se concorda ou não com o modo como o número foi dito, e localizá-las em
suas cartelas. É necessário que cada dupla possa sortear os números mais de uma
vez para que consiga colocar em jogo as descobertas realizadas no sorteio
anterior. Faça intervenções que colaborem na interpretação do número sorteado,
oferecendo como dica alguns números redondos (10, 20, 30...) e questionando se
eles ajudam a ler o que foi sorteado. Há outras maneiras de orientar: mostrar o
número redondo correspondente à dezena sorteada, recorrer a portadores
numéricos (calendário, régua ou quadro numérico) como fonte de consulta ou
escrever no quadro os números que já foram sorteados e perguntar se eles
ajudam.
3ª etapa
O objetivo é que as crianças possam avançar nas
regularidades do sistema de numeração apoiando-se em uma tabela usada
normalmente para controlar os pontos de jogos convencionais. Para isso, desenhe
no quadro uma tabela vazia (conforme o modelo abaixo) e conte às crianças que,
no bingo, são utilizadas tabelas. Ela servirá para localizar coletivamente
alguns números. Discutam o lugar que cada um deve ficar.
x
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1
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90
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Diga às crianças que vocês irão completar o quadro
juntos. Comece informando qual é o maior e o menor número da tabela e marque-os
para que elas tenham uma ideia mais clara de suas posições. Escreva um número
no quadro e dê alguns minutos para que os alunos pensem onde colocá-lo (comece
com um número de um algarismo para que eles possam contar de 1 em 1 e
localizar seu lugar). Em seguida, escreva um número entre 10 e 20 (tal número
pode ajudar a promover a aparição de outra estratégia). Repita esse procedimento
por pelo menos mais cinco vezes. Peça que as crianças localizem e explicitem as
estratégias que foram usadas para encontrá-los. Ao final desta etapa, a tabela
estará com alguns números preenchidos. A ideia é que nessas atividades as
crianças possam pensar nas regularidades do sistema e consigam antecipar onde e
por que colocá-los em determinado quadrado. Algumas sugestões de números que
podem ser usados: 5, 16, 20, 30, 22, 32, 35 40, 45, 55, 57. Com esses, as
crianças podem localizar os números mais baixos por meio da contagem e se
apoiar nos redondos para achar outros. Além disso, podem identificar números
que apresentam a mesma regularidade (35, 45 e 55) e usar um já sorteado (por
exemplo, o 30 para achar o 32 e o 55 para achar o 57). Durante essa proposta,
faça perguntas que ajudem as crianças a avançar e buscar novas estratégias.
Pergunte, por exemplo, se existe outra maneira de encontrar o 23 que não seja
contando de 1 em 1, ou ainda se podemos usar alguns números que já estão na
cartela para encontrar o 38. No caso de escrever 43, discuta se é melhor contar
a partir do 1 ou do 15 que já saíram em nossa cartela. E ainda: existe uma
maneira mais rápida para localizar o número 43? Diga que uma criança afirmou
que o 45 deve ser colocado na linha dos 50 porque tem o número 5, e pergunte o
que elas acham. Registre coletivamente, em um cartaz, quais foram as
estratégias utilizadas pelas crianças para localizar os números na tabela (por
exemplo: se contaram de 1 em 1, se foi a partir de um número que já saiu, se
escreveram os números redondos na coluna da esquerda e contaram a partir deles
etc.
4ª etapa
Reproduza uma cópia pequena da mesma tabela da
etapa anterior, sem escrever nada nela, e entregue a cada criança. Divida a
turma em duplas para que possam discutir as estratégias mesmo que façam os
registros individualmente. Antes de propor uma nova atividade, retome as
estratégias utilizadas nas etapas anteriores e mostre novamente a tabela
preenchida coletivamente. O desafio das crianças será copiar os números que
foram escritos na tabela coletiva em suas tabelas em branco. Esta atividade
fará com que as crianças tenham de conseguir escrever o número no mesmo
quadrado e repetir essa tarefa com cada número. Quando terminarem, sorteie três
novos números, escrevendo-os no quadro. Discuta com as crianças onde eles devem
ser colocados, diga que utilizem a tabela coletiva como referência sempre que
necessário, e que, depois disso, escrevam os valores em suas tabelas. Repita
esse procedimento por mais duas vezes. Os números sorteados nesse momento
deverão seguir os mesmos critérios da etapa anterior (números redondos e que
terminem do mesmo modo, o que vai favorecer a apropriação das regularidades e
números próximos). Sugestões: 5, 8, 10, 20, 30, 50, 22, 24, 26, 34, 44 e 54.
Organize um espaço de debate e circulação de estratégias, priorizando aquelas
que permitam às crianças abandonar a contagem de 1 em 1 e começar a estabelecer
relações entre os números, especialmente com os redondos. Peça às crianças que
completem a tabela com os números que estiverem faltando.
5ª etapa
Organize grupos de quatro ou cinco crianças.
Distribua alguns números para cada um e as tabelas produzidas na etapa
anterior. Os alunos devem sortear um número enquanto os demais localizam e
marcam em suas tabelas. Neste momento, eles não trabalharão com as cartelas de
bingo, apenas com as tabelas.
6ª etapa
Proponha que os mesmos grupos do momento anterior
trabalhem juntos. Cada criança deverá receber uma cartela de bingo, e o grupo,
uma das tabelas que foram criadas pelas crianças na 4ª etapa com alguns números
para sortear. Um integrante por vez será o responsável pelo sorteio do número,
pela leitura em voz alta e pela marcação do número sorteado na tabela. As
outras crianças devem registrar os números sorteados em suas cartelas. Quando
uma criança do grupo conseguir completar uma linha, os outros integrantes
deverão usar a tabela para conferir se os números estão mesmo corretos.
Avaliação
Observe a participação de cada aluno. Registre os
conhecimentos numéricos que apresentam no início da atividade (por exemplo,
quais são os números que as crianças já conseguem escrever e ler, quais os
números que apresentam maior dificuldade para interpretar, quais números
redondos elas já dominam) e compare com o desempenho demonstrado no final da 6ª
etapa. Em outra oportunidade, proponha novamente o jogo de bingo e a
organização de números em tabelas para avaliar o quanto avançaram em seus
conhecimentos.
Flexibilização
1ª etapa.............................................................................................................
Faça uma orientação individual, explicando como será cada etapa da atividade. Escolha uma dupla que favoreça sua atuação com autonomia. Ao falar os números em voz alta, dirija-se a ele e estimule sua leitura orofacial. Depois de falar o número para todo o grupo, mostre-o ao estudante com deficiência para que ele tenha mais uma oportunidade de confirmar se o número é correto. Mas faça isso só depois de ele ter feito a leitura orofacial.
Faça uma orientação individual, explicando como será cada etapa da atividade. Escolha uma dupla que favoreça sua atuação com autonomia. Ao falar os números em voz alta, dirija-se a ele e estimule sua leitura orofacial. Depois de falar o número para todo o grupo, mostre-o ao estudante com deficiência para que ele tenha mais uma oportunidade de confirmar se o número é correto. Mas faça isso só depois de ele ter feito a leitura orofacial.
2ª etapa.............................................................................................................
No momento em que ele for falar o número junto com sua dupla, proponha duas estratégias: na primeira, ele retira o número do saquinho, sua dupla o diz ao grupo e ele faz o registro no quadro de controle do jogo, que deverá ficar sobre a mesa do professor. Para a segunda estratégia, você deve desenhar um quadro com dez espaços (como na próxima etapa). Se o número sorteado for 27, o professor faz uma marcação no 20 e o aluno com deficiência mostra ao grupo a posição do 27 para que os colegas digam qual o valor. Estimule que sejam consultados os portadores numéricos sempre que necessário.
No momento em que ele for falar o número junto com sua dupla, proponha duas estratégias: na primeira, ele retira o número do saquinho, sua dupla o diz ao grupo e ele faz o registro no quadro de controle do jogo, que deverá ficar sobre a mesa do professor. Para a segunda estratégia, você deve desenhar um quadro com dez espaços (como na próxima etapa). Se o número sorteado for 27, o professor faz uma marcação no 20 e o aluno com deficiência mostra ao grupo a posição do 27 para que os colegas digam qual o valor. Estimule que sejam consultados os portadores numéricos sempre que necessário.
3ª etapa.............................................................................................................
Estimule sua participação, faça perguntas dirigidas e peça que demonstre suas hipóteses. Ao fazer o registro coletivo, observe se ele está sentado de frente para o quadro. Relate tudo o que for escrever e fale pausadamente, dirigindo seu rosto a ele. Em alguns momentos, procure surpreendê-lo com perguntas para estimular sua atenção.
Estimule sua participação, faça perguntas dirigidas e peça que demonstre suas hipóteses. Ao fazer o registro coletivo, observe se ele está sentado de frente para o quadro. Relate tudo o que for escrever e fale pausadamente, dirigindo seu rosto a ele. Em alguns momentos, procure surpreendê-lo com perguntas para estimular sua atenção.
4ª etapa.............................................................................................................
Seja a dupla com o aluno ou escolha um colega com mais habilidade de interação. Observe o quanto ele acompanha as discussões e estimule sua atenção. Se perceber que está dispersando, dê outra tarefa importante a ele, como copiar o registro coletivo do quadro ou completar um cartaz de números que irá para o mural da classe.
Seja a dupla com o aluno ou escolha um colega com mais habilidade de interação. Observe o quanto ele acompanha as discussões e estimule sua atenção. Se perceber que está dispersando, dê outra tarefa importante a ele, como copiar o registro coletivo do quadro ou completar um cartaz de números que irá para o mural da classe.
5ª etapa
Avalie se montar um grupo de apenas três alunos favorece sua participação.
Avalie se montar um grupo de apenas três alunos favorece sua participação.
6ª etapa.............................................................................................................
Ajude seu grupo a escolher as funções de cada um. Quando chegar a vez desse aluno sortear, ele pode pedir a seu amigo para dizer em voz alta.......................................................................................................
Retome com as crianças as estratégias utilizadas para localizar números, as discussões realizadas em todas as etapas da sequência e registre em um novo cartaz, que servirá como referência para as próximas partidas.
Ajude seu grupo a escolher as funções de cada um. Quando chegar a vez desse aluno sortear, ele pode pedir a seu amigo para dizer em voz alta.......................................................................................................
Retome com as crianças as estratégias utilizadas para localizar números, as discussões realizadas em todas as etapas da sequência e registre em um novo cartaz, que servirá como referência para as próximas partidas.
Avaliação
Avalie se as estratégias promoveram a aprendizagem desse aluno nas mesmas condições que as do grupo. Encaminhe esse jogo para o trabalho com o AEE e peça orientação de outras estratégias que favoreçam outras atividades como essa, que utiliza bastante a linguagem verbal.
Avalie se as estratégias promoveram a aprendizagem desse aluno nas mesmas condições que as do grupo. Encaminhe esse jogo para o trabalho com o AEE e peça orientação de outras estratégias que favoreçam outras atividades como essa, que utiliza bastante a linguagem verbal.
Deficiências
Auditiva
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