sexta-feira, 14 de agosto de 2015

CUISENAIRE

 O Material Cuisenaire - O Arco-Íris de Fazer Contas


Um pouco de História …

O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) depois de ter observado o desespero de um aluno, numa das suas aulas.
Decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire.
Durante 23 anos, Cuisenaire estudou e experimentou o material que criara na aldeia belga de Thuin.Só 23 anos depois da sua criação (a partir de um encontro com outro professor – o egípcio Caleb Gattegno), é que o seu uso se difundiu com enorme êxito. O egípcio, radicado na Inglaterra, passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire – a quem chamava de Senhor Barrinhas.
Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo.Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 – em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais.

COR
NÚMERO
REPRESENTADO

Branco (ou cor de madeira)

1

Vermelho

2

Verde-claro

3

Rosa (ou lilás)

4

Amarelo

5

Verde-escuro

6

Preto

7

Castanho

8

Azul

9

Cor de laranja (ou cor de madeira

10



Atividades com o Material Cuisenaire – 3 a 4 Anos

Atividade 1
    Pinte da cor correspondente as barras que faltam pintar:

Atividade 2

¨      Pega numa barra de cada cor.
¨      Coloca na mesa essas barras pela ordem de tamanho, da menor até a maior.


1.      De que cor é a barra menor? ________________________________________________________
2.      De que cor é a barra maior? ________________________________________________________
3.      De que cor são as barras mais pequenas que a amarela? _________________________________
___________________________________________________________________________________
4.      Qual a barra imediatamente mais pequena que a amarela? ________________________________
5.      Quais são as barras maiores que a preta? _____________________________________________
___________________________________________________________________________________
6.      Qual a barra que é imediatamente maior que a preta? ____________________________________
7.      Qual a barra que está entre a verde-escuro e a castanha? _________________________________
8.      Quais são as barras que estão entre a amarela e a verde-escura? ___________________________
___________________________________________________________________________________

Atividade 3

1.      Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a vermelha? _______________________________________________________________________
2.      Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a verde-clara? __________________________________________________________________________
3.      Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a cor-de-rosa? ___________________________________________________________________________
4.      Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a amarela? ________________________________________________________________________

Atividade 4

Considera a barra branca como unidade de medida (a barra branca vale 1).

1.      Quanto vale a barra vermelha? ______________________________________________________
2.      Quanto vale a barra amarela? _______________________________________________________
3.      Quanto vale a barra castanho? ______________________________________________________

Atividade 5 – Representar números

1.      Constrói o número 7 com duas barras. Registra














































































































 2.      Sem repetir barras da mesma cor, de quantas maneiras diferentes pode representar o número 9. Representa-as na folha.

































































































































                                                                                                    
2.      Forma o número 8, só com barras vermelhas e brancas.



      Quantas soluções encontraste? ____________________
      Registre-as.































































































































Atividade 6

1.      Forma todos os “comboios” possíveis de comprimento equivalente ao “comboio” formado pela peça verde escura. Registre
















































































































































































2.      Pretende-se fazer”comboios” só com carruagens iguais. Será possível fazer um comboio com carruagens vermelhas equivalente ao “comboio” laranja? E equivalente ao “comboio” preto? E ao “comboio”verde-escuro? Registra as tuas conclusões.





































































__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.      Constrói um “comboio” de carruagens cor-de-rosa com 16 unidades de comprimento.
Quantos “comboios” de uma só cor podem ser construídos com 16 unidades de comprimento?






















































































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Atividade 8 – Cobrir superfícies



Com o material Cuisenaire cubra a superfície ocupada pela girafa da figura.






Referência:
  • Disponível em: www.esev.ipv.pt

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