O Material Cuisenaire - O Arco-Íris de Fazer Contas
Um pouco de História …
O Material Cuisenaire tem
mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor
belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) depois de ter observado o
desespero de um aluno, numa das suas aulas.
Decidiu criar um material
que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Então cortou
algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma
cor tendo assim surgido
a Escala de Cuisenaire.
Durante 23 anos,
Cuisenaire estudou e experimentou o material que criara na aldeia belga de
Thuin.Só 23 anos depois da sua criação (a partir de um encontro com outro
professor – o egípcio Caleb
Gattegno), é que o seu uso se difundiu com enorme êxito. O egípcio, radicado na Inglaterra, passou a
divulgar o trabalho de Cuisenaire – a quem chamava de Senhor Barrinhas.
Levou apenas 13 anos para
passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo.Feito originalmente de
madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com
alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 – em 10 cores
diferentes e 10 alturas proporcionais.
COR
|
NÚMERO
REPRESENTADO
|
Branco (ou cor de madeira) | 1 |
Vermelho | 2 |
Verde-claro | 3 |
Rosa (ou lilás) | 4 |
Amarelo | 5 |
Verde-escuro | 6 |
Preto | 7 |
Castanho | 8 |
Azul | 9 |
Cor de laranja (ou cor de madeira | 10 |
Atividades com o Material Cuisenaire – 3 a 4 Anos
Atividade 2
¨ Pega numa barra de cada cor.
¨ Coloca na mesa essas barras pela ordem de tamanho, da menor até a maior.
1. De que cor é a barra menor? ________________________________________________________
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2. De que cor é a barra maior? ________________________________________________________
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3. De que cor são as barras mais pequenas que a amarela? _________________________________
___________________________________________________________________________________
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4. Qual a barra imediatamente mais pequena que a amarela? ________________________________
|
5. Quais são as barras maiores que a preta? _____________________________________________
___________________________________________________________________________________
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6. Qual a barra que é imediatamente maior que a preta? ____________________________________
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7. Qual a barra que está entre a verde-escuro e a castanha? _________________________________
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8. Quais são as barras que estão entre a amarela e a verde-escura? ___________________________
___________________________________________________________________________________
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Atividade 3
1. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a vermelha? _______________________________________________________________________
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2. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a verde-clara? __________________________________________________________________________
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3. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a cor-de-rosa? ___________________________________________________________________________
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4. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a amarela? ________________________________________________________________________
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Atividade 4
Considera a barra branca como unidade de medida (a barra branca vale 1).
1. Quanto vale a barra vermelha? ______________________________________________________
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2. Quanto vale a barra amarela? _______________________________________________________
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3. Quanto vale a barra castanho? ______________________________________________________
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Atividade 5 – Representar números
2. Sem repetir barras da mesma cor, de quantas maneiras diferentes pode representar o número 9. Representa-as na folha.
Quantas soluções encontraste? ____________________
Registre-as.
Atividade 6
1. Forma todos os “comboios” possíveis de comprimento equivalente ao “comboio” formado pela peça verde escura. Registre
2. Pretende-se fazer”comboios” só com carruagens iguais. Será possível fazer um comboio com carruagens vermelhas equivalente ao “comboio” laranja? E equivalente ao “comboio” preto? E ao “comboio”verde-escuro? Registra as tuas conclusões.
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3. Constrói um “comboio” de carruagens cor-de-rosa com 16 unidades de comprimento.
Quantos “comboios” de uma só cor podem ser construídos com 16 unidades de comprimento?
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Atividade 8 – Cobrir superfícies
Referência:
-
Disponível em: www.esev.ipv.pt
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- Disponível em: www.esev.ipv.pt
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