Reconhecer a decomposição de números naturais
1 Um garoto completou 1.960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto de:
(A) 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.
(B) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
(C) 1 unidade de milhar, 60 unidades.
(D) 1 unidade de milhar, 90 unidades.
(B) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
(C) 1 unidade de milhar, 60 unidades.
(D) 1 unidade de milhar, 90 unidades.
2 No ábaco abaixo, Cristina representou um número
Qual foi o número representado por Cristina?
( A)1.314 (B) 4.131 (C) 10.314 (D) 41.301
Fazendo experiências no ábaco para o processo de construção das operações de adição e subtração
Realize no ábaco o que é pedido descrevendo cada procedimento realizado. (Lembre-se que todos os procedimentos devem ser realizados da direita para a esquerda).
A) 100. Retire uma unidade. Quanto ficou?
B) 240. Retire uma unidade. Quanto ficou?
C) 500. Retire uma unidade. Quanto ficou?
D) 99. Acrescente uma unidade. O que aconteceu?
E) 109. Acrescente uma unidade. Qual o total?
F) 190. Acrescente uma dezena. E agora o eu aconteceu?
G) 999. Acrescente uma unidade. Qual o total? O que foi preciso fazer?
Calculando com o Material dourado...
Planejamento para disciplina de Matemática – 5º Ano do Ensino Fundamental I.
Planejamento para disciplina de Matemática – 5º Ano do Ensino Fundamental I.
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Contagem
Ano de ensino: 5º ano
Tema: Calculando com o Material dourado...
Objetivo:
Explorar o Material dourado para realizar as operações de soma dos algarismos.
Explorar o Material dourado para realizar as operações de soma dos algarismos.
Material:
Material dourado, folha, caderno, lápis e borracha.
Material dourado, folha, caderno, lápis e borracha.
Conhecimento prévio:
É necessário que os alunos tenham conhecimento da soma dos algarismos.
É necessário que os alunos tenham conhecimento da soma dos algarismos.
Atividade motivacional:
Conversar com a turma a respeito do Material dourado e explicar que será utilizado esse recurso para resolver as operações propostas. Enquanto isso passe o Material dourado para que os alunos tenham um primeiro contato.
Mostre imagens retiradas da internet, como:
Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm
Agora decomponha os números abaixo:
Exemplo:
76 - 984 - 2031 - 1320 - 2983 - 7496
Avaliação: Sugestão de atividades
Matemática
1) Decomponha os números:
a) 88
b) 165
c) 387
d) 21
e) 1684
f) 3847
g) 598
h) 25832) Agora, decomponha-os em centenas e unidades:
3) Agora, em apenas dezenas e unidades.
Ex: 1684 = 168 dezenas e 4 unidades
4) Utilizando apenas os algarismos 0, 4, 5 e 9 faça o que se pede:
a) Escreva um número em que:
- o valor do algarismo 4 seja 400;
- o valor do algarismo 5 seja 5000;
- o valor do algarismo 9 seja 9;
O número que formou é:
b) Escreva outro número formado por 45 centenas e 90 unidades.
c) Quantos cubos? Observe os sólidos geométricos e responda.
- Quantos cubos formam esses sólidos?
Sugestão de site para saber mais sobre o Material dourado:
http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário