Atividades com o Ábaco
A atividade proposta com o ábaco foi de construção e interpretação após explicar como funciona e para que serve aplicarei uma atividade de adição.
Etapa de explicação:
Todo número pertence a uma ordem e uma classe. Poderão pertencer às classes de milhões, milhares e unidades simples, e cada uma dessas ordens possui as ordens: unidade, dezena e centena.
Para conseguir fazer com que os alunos pratiquem qual classe e ordem um determinado número pertence é interessante utilizar o ábaco. Para isso devemos construí-lo.
Etapa de construção do ábaco:
Será necessário um isopor, 6 palitos de churrasco, tinta nas cores: azul escuro, lilás, amarelo, verde, azul, vermelho, cola (de isopor), EVA.
A base do ábaco é construída com isopor.
Os palitos irão marcar as classes e ordens.
As peças serão construídas com EVA (construir 10 peças de cada cor).
CM DM UM C D U
4 5 6 7 8 9
Depois da construção do ábaco, basta distribuir para cada grupo de alunos números para que eles representem no ábaco, por exemplo: que eles representem O número 456.789 (quatrocentos e cinquenta e seis mil e setecentos e oitenta e nove) ficaria no ábaco da seguinte forma:
4 5 6 7 8 9
• Os números são escritos no ábaco da direita para a esquerda.
• Ao passar os números para os grupos é importante pedir que os escreva por extenso.
Realização da atividade e questionamentos:
Proposta realizada com alunos do 5ºano
Começamos
a atividade questionando: vocês conhecem o ábaco? Já ouviram falar sobre ele?
Onde? Pra vocês o que acham que seja o ábaco? A partir das respostas
dadas, falamos um pouco sobre esse objeto respondendo as seguintes indagações:
O
que é um ábaco?
Para
que serve?
Qual
a sua importância na antiguidade?
Quais
os tipos?
Sobre
a aula:
Os
alunos ao começarem a realizar os exercícios propostos,mostraram –se surpresos
com esse modelo de calculo.
Ao
longo da atividade eles começaram a se familiarizar com o ábaco uma vez que
eles mesmos produziram e no decorrer das aulas introduzi,logo após eles
compreenderem a posição de cada numero na casa correta,a operação da adição
representada pelo ábaco.
Os
alunos acharam o máximo e demonstraram se muitos receptivos com esse trabalho.
As
perguntas para eles foram :
1)
Como será que representamos a dezena, centena milhar no ábaco?
2)
Como fazer uma conta de adição através do ábaco?
3)
Como é feita a contagem? Como representar cada quantidade?
4)
Como fazer uma conta de subtração através do ábaco?
Nenhum comentário:
Postar um comentário