quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ATIVIDADES COM ÁBACO

Atividades com o Ábaco

A atividade proposta com o ábaco foi de construção e interpretação após explicar como funciona e para que serve aplicarei uma atividade de adição.

Etapa de explicação:

Todo número pertence a uma ordem e uma classe. Poderão pertencer às classes de milhões, milhares e unidades simples, e cada uma dessas ordens possui as ordens: unidade, dezena e centena. 

Para conseguir fazer com que os alunos pratiquem qual classe e ordem um determinado número pertence é interessante utilizar o ábaco. Para isso devemos construí-lo.


Etapa de construção do ábaco: 
Será necessário um isopor, 6 palitos de churrasco, tinta nas cores: azul escuro, lilás, amarelo, verde, azul, vermelho, cola (de isopor), EVA.


A base do ábaco é construída com isopor.


Os palitos irão marcar as classes e ordens. 


As peças serão construídas com EVA (construir 10 peças de cada cor). 
                        

Depois da construção do ábaco, basta distribuir para cada grupo de alunos números para que eles representem no ábaco, por exemplo: que eles representem O número 456.789 (quatrocentos e cinquenta e seis mil e setecentos e oitenta e nove) ficaria no ábaco da seguinte forma: 

CM      DM        UM       C       D        U 
  4         5            6         7        8        9 



• Os números são escritos no ábaco da direita para a esquerda. 
• Ao passar os números para os grupos é importante pedir que os escreva por extenso.


Realização da atividade e questionamentos:
Proposta realizada com alunos do 5ºano

Começamos a atividade questionando: vocês conhecem o ábaco? Já ouviram falar sobre ele? Onde? Pra vocês o que acham que seja o ábaco? A partir das respostas dadas, falamos um pouco sobre esse objeto respondendo as seguintes indagações: 

O que é um ábaco?
Para que serve?
 Qual a sua importância na antiguidade?
 Quais os tipos?
Sobre a aula:

Os alunos ao começarem a realizar os exercícios propostos,mostraram –se surpresos com esse modelo de calculo.
Ao longo da atividade eles começaram a se familiarizar com o ábaco uma vez que eles mesmos produziram e no decorrer das aulas introduzi,logo após eles compreenderem a posição de cada numero na casa correta,a operação da adição representada pelo ábaco.
Os alunos acharam o máximo e demonstraram se muitos receptivos com esse trabalho.

As perguntas para eles foram :

1) Como será que representamos a dezena, centena milhar no ábaco?

2) Como fazer uma conta de adição através do ábaco?

3) Como é feita a contagem? Como representar cada quantidade?

4) Como fazer uma conta de subtração através do ábaco?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS