A história dos números
Como é que surgiu a noção de número?
Alguma vez parou para pensar nisso?
Certamente já imaginou que um dia alguém teve uma ideia genial e de
repente inventou o número.
Mas, não foi bem assim.
A descoberta do número não aconteceu de repente, nem foi uma única
pessoa a responsável por essa façanha.
O número
surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e seres. Nos
primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, os
nós de uma corda, marcas num osso...
Com o passar do tempo, este sistema foi-se aperfeiçoando até dar origem ao número.
Hoje nós já sabemos lidar com os mais diferentes tipos de
números.
Até ao
final da história saberá em que época e porque é que o homem inventou cada um
desses números.
Contando objetos com outros objetos
Há mais de 30.000 anos, o homem vivia
em pequenos grupos, morando em grutas e cavernas para se esconder dos animais
selvagens e proteger-se da chuva e do frio.
Veja estes caçadores.
Para registar os animais mortos numa caçada, eles limitavam-se a fazer
marcas numa vara. Nessa época o homem alimentava-se daquilo que a natureza
oferecia: caça, frutos, sementes, ovos. Quando descobriu o fogo, apreendeu
a cozinhar os alimentos e a proteger-se melhor contra o frio.
A escrita ainda não tinha sido criada. Para contar, o homem fazia riscos num
pedaço de madeira ou em ossos de animais.
Um pescador, por exemplo, costumava levar consigo um osso de lobo. A cada peixe que conseguia tirar da água, fazia um risco no osso.
Mais ou menos há 10.000 anos, o homem começou a modificar bastante o
seu sistema de vida. Em vez de apenas caçar e apanhar frutos e raízes,
passou a cultivar algumas plantas e criar animais. Era o início da agricultura,
graças à qual aumentava muito a variedade de alimentos de que podia
dispor.
E para dedicar-se às atividades de
plantar e criar animais, o homem não podia continuar a deslocar-se de um lugar
para outro como antes. Passou então a fixar-se num determinado lugar,
geralmente nas margens de rios e cavernas e desenvolveu uma nova habilidade: a
de construir sua própria moradia.
organizadas, com chefe,
divisão do trabalho entre as pessoas, etc..
Com a lã das ovelhas eram tecidos panos para a roupa.
O trabalho de um pastor primitivo era muito simples. De manhã bem cedo,
ele levava as ovelhas para pastar. À noite recolhia as ovelhas, guardando-as
dentro de uma cerca.
Mas como controlar o rebanho? Como Ter
certeza de que nenhuma ovelha havia fugido ou sido devorada por algum animal
selvagem?
O jeito que o pastor arranjou para
controlar o seu rebanho foi contar as ovelhas com pedras. Assim:
Cada ovelha que saía para pastar
correspondia a uma pedra. O pastor colocava todas as pedras num saquinho. No
fim do dia, à medida que as ovelhas entravam no cercado, ele ia retirando as
pedras do saquinho. Que susto levaria se após todas as ovelhas estarem no
cercado, sobrasse alguma pedra!
Esse pastor jamais poderia imaginar que milhares de anos mais tarde,
haveria um ramo da Matemática chamado Cálculo, que em latim quer dizer contas
com pedras.
Construindo o conceito de número
Foi contando objetos com outros objetos que a humanidade começou a
construir o conceito de número.
Para o homem primitivo o número cinco, por exemplo, estaria
sempre ligada a alguma coisa concreta: cinco dedos, cinco peixes, cinco
bastões, cinco animais, e assim por diante.
Assim, ao contar as ovelhas, o pastor separava as pedras em grupos
de cinco.
Do mesmo modo os caçadores contavam os animais abatidos, traçando riscos
na madeira ou fazendo nós numa corda, também de cinco em cinco.
Para nós, hoje, o número cinco representa a propriedade comum de
infinitas coleções de objetos: representa a quantidade de elementos de um
conjunto, não importando se tratam de cinco bolas, cinco skates, cinco discos
ou cinco aparelhos de som.
É por isso que esse número, que surgiu quando o homem contava objetos
usando outros objetos, é um número concreto.
Os egípcios criam os símbolos (?)
Por volta do ano 4.000 a.C., algumas comunidades primitivas aprenderam a
usar ferramentas e armas de bronze. Aldeias situadas nas margens de rios
transformaram-se em cidades. A vida ia ficando cada vez mais complexa. Novas
atividades iam surgindo, graças, sobretudo ao desenvolvimento do comércio.
Os agricultores passaram a produzir alimentos em quantidades superiores
às suas necessidades. Com isso algumas pessoas puderam dedicar-se a outras
atividades, tornando-se artesãos, comerciantes, sacerdotes, administradores...
Como consequência desse desenvolvimento surgiu a escrita. Era o
fim da Pré-História e o começo da História.
Os grandes progressos que marcaram o fim da Pré-História verificaram-se
com muita intensidade e rapidez no Egito.
Para fazer os projetos de construção das pirâmides e dos templos, o
número concreto não era nada prático.
Ele também não ajudava muito na resolução dos difíceis problemas criados
pelo desenvolvimento da indústria e do comércio.
Como efetuar cálculos rápidos e precisos
com pedras, nós ou riscos num osso?
Foi partindo dessa necessidade imediata
que estudiosos do Antigo Egito passaram a representar a quantidade de objetos
de uma coleção através de desenhos – os símbolos.
A criação dos símbolos foi um passo
muito importante para o desenvolvimento da Matemática.
Na Pré-História, o homem juntava 3
bastões com 5 bastões para obter 8 bastões.
Hoje sabemos representar esta operação
por meio de símbolos.
3 + 5 = 8
Muitas vezes não sabemos nem que
objetos estamos a somar. Mas isso não importa: a operação pode ser feita da
mesma maneira.
Mas como eram os símbolos que os
egípcios criaram para representar os números?
Mas como eram os símbolos que os egípcios
criaram para representar os números?
Há mais ou menos 3.600 anos, o faraó do
Egipto tinha um súbdito chamado Aahmesu, cujo nome significa “Filho da Lua”.
Aahmesu ocupava na sociedade egípcia
uma posição muito mais humilde que a do faraó: provavelmente era um escriba.
Hoje Aahmesu é mais conhecido do que muitos faraós e reis do Antigo Egipto.
Entre os cientistas, ele é chamado de Ahmes. Foi ele quem escreveu
o Papiro Ahmes.
O papiro Ahmes é um antigo manual de
Matemática. Contém 80 problemas, todos resolvidos.
A maioria envolve assuntos do
dia-a-dia, como o preço do pão, a armazenagem de grãos de trigo, a alimentação
do gado.
Observando e estudando como eram efetuados os cálculos no Papiro Ahmes,
não foi difícil aos cientistas compreenderem o sistema de numeração egípcio.
Além disso, a decifração dos hieróglifos – inscrições sagradas
das tumbas e monumentos do Egito – no século XVIII também foi muito útil.
O sistema de numeração egípcio baseava-se em sete números-chave:
1 10 100 1.000 10.000 100.000 1.000.000
Os egípcios usavam símbolos para
representar esses números.
Um traço vertical representava 1
unidade:
Um laço valia 100 unidades: -----------------------------------------------------------
Uma flor de lótus valia 1.000: ----------------------------------------------------------
Um dedo dobrado valia 10.000:
Uma flor de lótus valia 1.000: ----------------------------------------------------------
Um dedo dobrado valia 10.000:
Com um girino os egípcios representavam
100.000 unidades: Uma figura ajoelhada, talvez representando um deus,
valia 1.000.000:
Todos os outros números eram escritos
combinando os números-chave.
Na escrita dos números que usamos atualmente,
a ordem dos algarismos é muito importante:
Se tomarmos um número, como por
exemplo:
256
e trocarmos os algarismos de lugar,
vamos obter outros números completamente
diferentes:
265 526 562
625 652
Ao escrever os números, os egípcios não
se preocupavam com a ordem dos símbolos.
Observe no desenho que apesar de a
ordem dos símbolos não ser a mesma, os três garotos do Antigo Egito estão
escrevendo o mesmo número:
45
A técnica de calcular dos egípcios
Com a ajuda deste sistema de numeração,
os egípcios conseguiam efetuar todos os cálculos que envolviam números
inteiros.
Para isso, empregavam uma técnica de
cálculo muito especial: todas as operações matemáticas eram efetuadas através
de uma adição.
Por exemplo, a multiplicação 13 * 9
indicava que o 9 deveria ser adicionado treze vezes.
13 * 9 = 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9
A tabela abaixo ajuda a compreender como os egípcios concluíam a multiplicação:
Eles procuravam na tabela um total de 13 parcelas; era simplesmente a
soma das três colunas destacadas:
1 + 4 + 8 = 13
O resultado da multiplicação 13 * 9 era a soma dos resultados desta três
colunas:
9 + 36 + 72 = 117
Os egípcios eram realmente muito habilidosos e criativos nos cálculos
com números inteiros.
Mas, em muitos problemas práticos, eles sentiam necessidade de expressar um pedaço de alguma coisa através de um número.
E para isso os números inteiros não serviam…
Mas, em muitos problemas práticos, eles sentiam necessidade de expressar um pedaço de alguma coisa através de um número.
E para isso os números inteiros não serviam…
Descobrindo a Fração
Por volta do ano 3.000 a.C., um antigo
faraó de nome Sesóstris...
“... repartiu o solo do Egito nas
margens do rio Nilo entre os seus habitantes. Se o rio levava qualquer parte do
lote de um homem, o faraó mandava funcionários examinarem e determinarem por
medida a extensão exata da perda.”
Estas palavras foram escritas pelo
historiador grego Heródoto, há cerca de 2.300 anos.
O rio Nilo atravessa uma vasta
planície.
Uma vez por ano, na época das cheias, as águas do Nilo sobem muitos
metros acima do seu leito normal, inundando uma vasta região ao longo
das suas margens.
Quando as águas baixam, deixa descoberta uma estreita faixa de
terras férteis, prontas para o cultivo.
Desde a Antiguidade, as águas do Nilo fertilizam os campos, beneficiando
a agricultura do Egito. Foi nas terras férteis do vale deste rio que se
desenvolveu a civilização egípcia.
Cada metro de terra era precioso e tinha de ser muito bem cuidado.
Sesóstris repartiu estas preciosas
terras entre uns poucos agricultores privilegiados.
Todos os anos, durante o mês de Junho, o nível das águas do Nilo
começava a subir. Era o início da inundação, que durava até Setembro.
Ao avançar sobre as margens, o rio derrubava as cercas de pedra que cada agricultor usava par marcar os limites do terreno de cada agricultor.
Usavam cordas para fazer a medição.
Havia uma unidade de medida assinalada
na própria corda. As pessoas encarregadas de medir esticavam a corda e
verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do
terreno. Daí, serem conhecidas como estiradores de cordas.
No entanto, por mais adequada que fosse a unidade de medida escolhida, dificilmente cabia um número inteiro de vezes no lados do terreno.
Foi por essa razão que os egípcios criaram um novo tipo de número: o
número fracionário.
Para representar os números
fracionários, usavam frações.
Contando com os Romanos
De todas as civilizações da Antiguidade, a dos romanos foi sem dúvida a
mais importante.
O seu centro era a cidade de Roma. Desde da sua fundação, em 753 a.C.,
até ser ocupada por povos estrangeiros em 476 d.C., os seus habitantes
enfrentaram um número incalculável de guerras de todos os tipos. Inicialmente,
para se defenderem dos ataques de povos vizinhos; mais tarde nas campanhas de
conquista de novos territórios.
Foi assim que, pouco a pouco, os romanos foram conquistando a península
Itálica e o restante da Europa, além de uma parte da Ásia e o norte de África.
Apesar de a maioria da população viver na
miséria, em Roma havia luxo e muita riqueza, usufruídas por uma minoria rica e
poderosa. Roupas luxuosas, comidas finas e festas grandiosas faziam parte do
dia-a-dia da elite romana.
Foi nesta Roma de miséria e luxo que se desenvolveu e aperfeiçoou o
número concreto, que vinha sendo usado desde a época das cavernas.
Como foi que os romanos conseguiram isso?
O sistema de numeração Romana
Os romanos foram espertos. Eles não
inventaram símbolos novos para representar os números; usaram as próprias
letras do alfabeto.
I V X L C D M
Como será que eles combinaram estes
símbolos para formar o seu sistema de numeração?
O sistema de numeração romano
baseava-se em sete números-chave:
I tinha o valor 1. ---------------------------------------------------------------------------
V valia 5.-------------------------------------------------------------------------------------
X representava 10 unidades. ------------------------------------------------------------
L indicava 50 unidades. ------------------------------------------------------------------
C valia 100. ---------------------------------------------------------------------------------
D valia 500.---------------------------------------------------------------------------------
M valia 1.000.
V valia 5.-------------------------------------------------------------------------------------
X representava 10 unidades. ------------------------------------------------------------
L indicava 50 unidades. ------------------------------------------------------------------
C valia 100. ---------------------------------------------------------------------------------
D valia 500.---------------------------------------------------------------------------------
M valia 1.000.
Quando apareciam vários números iguais
juntos, os romanos somavam os seus valores.
II = 1 + 1 = 2--------------------------------------------------------------------------------
XX = 10 + 10 = 20--------------------------------------------------------------------------
XXX = 10 + 10 + 10 = 30
XX = 10 + 10 = 20--------------------------------------------------------------------------
XXX = 10 + 10 + 10 = 30
Quando dois números diferentes vinham
juntos, e o menor vinha antes do maior, subtraíam os seus valores.
IV = 4 porque 5 - 1 = 4 -------------------------------------------------------------------
IX = 9 porque 10 – 1 = 9------------------------------------------------------------------
XC = 90 porque 100 – 10 = 90
IX = 9 porque 10 – 1 = 9------------------------------------------------------------------
XC = 90 porque 100 – 10 = 90
Mas se o número maior vinha antes do menor, eles somavam os seus
valores.
VI = 6 porque 5 + 1 = 6------------------------------------------------------------------
XXV = 25 porque 20 + 5 = 25 -----------------------------------------------------------
XXXVI = 36 porque 30 + 5 + 1 = 36 ---------------------------------------------------
LX = 60 porque 50 + 10 = 60
XXV = 25 porque 20 + 5 = 25 -----------------------------------------------------------
XXXVI = 36 porque 30 + 5 + 1 = 36 ---------------------------------------------------
LX = 60 porque 50 + 10 = 60
Ao lermos o cartaz, ficamos, a saber,
que o exército de Roma fez numa certa época MCDV prisioneiros de guerra. Para
ler um número como MCDV, veja os cálculos que os romanos faziam:
Em primeiro lugar buscavam a letra de
maior valor.
M = 1.000
Como antes de M não tinha nenhuma
letra, buscavam a segunda letra de maior valor.
D = 500
D – C = 500 – 100 = 400
Somavam 400 ao valor de M, porque CD
está depois e M.
M + CD = 1.000 + 400 = 1.400
Sobrava apenas o V.
Como acabou de ver, o número 1.000 era
representado pela letra M.
Assim, MM correspondiam a 2.000 e MMM a 3.000.
E os números maiores que 3.000?
Para escrever 4.000 ou
números maiores que ele, os romanos usavam um traço horizontal sobre as letras
que representavam esses números.
Um traço multiplicava o número representado abaixo dele por 1.000.
Dois traços sobre o M davam-lhe o valor de 1 milhão.
O sistema de numeração romano foi
adaptado por muitos povos. Mas ainda era difícil efetuar cálculos com este
sistema.
Por isso, matemáticos de todo o mundo
continuaram a procurar intensamente símbolos mais simples e mais apropriados
para representar os números.
E como resultado dessas pesquisas, aconteceu na Índia uma das mais
notáveis invenções de toda a história da Matemática: O sistema de
numeração decimal.
Afinal nos nossos dias…
No século VI foram fundados na Síria alguns centros de cultura grega.
Consistiam numa espécie de clube onde os sócios se reuniam para discutir
exclusivamente a arte e a cultura vindas da Grécia.
Ao participar numa conferência num destes clubes, em 662, o bispo sírio
Severus Sebokt, profundamente irritado com o facto de as pessoas elogiarem
qualquer coisa vinda dos gregos, explodiu dizendo:
“Existem outros povos que também sabem alguma
coisa! Os hindus, por exemplo, têm valiosos métodos de cálculos. São
métodos fantásticos! E imaginem que os cálculos são feitos por
apenas nove sinais!”.
A referência a nove, e não dez símbolos, significa que o passo
mais importante dado pelos hindus para formar o seu sistema de numeração – a
invenção do zero - ainda não tinha chegado ao Ocidente.
A ideia dos hindus de introduzir uma notação para uma posição vazia – um
ovo de ganso, redondo – ocorreu na Índia, no fim do século VI . Mas
foram necessários muitos séculos para que esse símbolo chegasse à Europa.
Com a introdução do décimo sinal – o zero – o sistema
de numeração tal qual o conhecemos hoje estava completo.
Até chegar aos números que nós aprendemos a ler e escrever, os símbolos
criados pelos hindus mudaram bastante.
Hoje, estes símbolos são chamados de algarismos indo-arábicos.
Se foram os matemáticos hindus que inventaram o nosso sistema de
numeração, o que é que os árabes têm a ver com isso?
E por que é que os símbolos
0 1 2 3 4
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chamam-se algarismos?
Simbad, o marujo, Aladim e sua lâmpada maravilhosa, Harum al-Raschid são nomes familiares para quem conhece os contos de As mil e uma noites. Mas Simbad e Aladim são apenas personagens do livro, Harum al-Raschid realmente existiu. Foi o califa de Bagdá, do ano 786 até 809.
Durante o seu reinado os povos árabes travaram uma série de guerras de
conquista. E como prêmios de guerra, livros de diversos centros
científicos foram levados para Bagdá e traduzidos para a língua árabe.
Em 809, o califa de Bagdá passou a ser
al-Mamum, filho de Harum al-Rahchid.
Al-Mamum era muito vaidoso. Dizia com
toda a convicção.
“Não há ninguém mais culto em todos
os ramos do saber do que eu”.
Como era um apaixonado da ciência, o
califa procurou tornar Bagdá o maior centro científico do mundo, contratando os
grandes sábios muçulmanos da época.
Entre eles estava o mais brilhante matemático árabe de todos os tempos: al-Khowarizmi.
Estudando os livros de Matemática vindos da Índia e traduzidos
para a língua árabe, al-Khowarizmi surpreendeu-se a princípio com aqueles
estranhos símbolos que incluíam um ovo de ganso!
Logo, al-Khowarizmi compreendeu o tesouro que os matemáticos hindus
haviam descobertos. Com aquele sistema de numeração, todos os cálculos seriam
feitos de um modo mais rápido e seguro. Era impossível imaginar a enorme
importância que essa descoberta teria para o desenvolvimento da Matemática.
Al-Khowarizmi decidiu contar ao mundo as boas nova. Escreveu um livro
chamado Sobre a arte hindu de calcular, explicando com detalhes
como funcionavam os dez símbolos hindus.
Com o livro de al-Khowarizmi, matemáticos do mundo todo tomaram
conhecimento do sistema de numeração hindu.
como a notação de al-Khowarizmi, de onde se originou
o termo latino algorismus. Daí o
nome algarismo.
São estes números criados pelos matemáticos da Índia e divulgados para outros povos pelo árabe al-Khowarizmi que
constituem o nosso sistema de
numeração decimal conhecidos como algarismos indo-arábicos.
Os números racionais
Com o sistema de numeração hindu ficou fácil escrever qualquer número,
por maior que ele fosse.
0 13
35 98 1.024 3.645.872
Como estes números foram criados pela necessidade prática de contar as
coisas da natureza, eles são chamados de números naturais.
Os números naturais simplificaram muito o trabalho com números
fraccionários.
Não havia mais necessidade de escrever um número fraccionário por meio
de uma adição de dois fraccionários, como faziam os matemáticos egípcios.
O número fraccionário passou a ser escrito como uma razão de dois
números naturais.
A palavra razão em matemática
significa divisão. Portanto, os números inteiros e os números
fraccionários podem ser expressos como uma razão de dois números naturais. Por
isso, são chamados de números racionais.
A descoberta dos números racionais foi
um grande passo para o desenvolvimento da Matemática.
Os Números Irracionais
Os pitagóricos são confrontados com os
números irracionais.
Depois de durante milênios ter
utilizado os números para contar, medir, calcular, o homem começou a
especular sobre a natureza e propriedades dos próprios números. Desta
curiosidade nasceu a Teoria dos Números, um dos ramos mais profundos da
matemática.
A Teoria dos Números nasceu cerca de
600 anos antes de Cristo quando Pitágoras e os seus discípulos começaram a
estudar as propriedades dos números inteiros. Os pitagóricos rendiam verdadeiro
culto místico ao conceito de número, considerando-o como essência das
coisas. Acreditavam que tudo no universo estava relacionado com números
inteiros ou razões de números inteiros (em linguagem atual, números
racionais). Aliás, na antiguidade a designação número aplicava-se só
aos inteiros maiores do que um. Esta crença foi profundamente abalada quando
usaram o Teorema de Pitágoras para calcular a medida da diagonal de um quadrado
unitário.
Como eles apenas conheciam os
números racionais (naturais e fracções de naturais) foi com grande surpresa e
choque que descobriram que havia segmentos de recta cuja medida não pode ser
expressa por um número racional. Essa descoberta é atribuída a um aluno de
Pitágoras que tentava descobrir a medida da diagonal de um quadrado de lado 1.
Ao descobrirem que a diagonal de um quadrado de lado 1 não era uma razão
entre dois inteiros (em linguagem atual, que a raiz quadrada de 2 é
um número irracional) os Pitagóricos consideraram quebrada a
harmonia do universo, já que não podiam aceitar a raiz quadrada de
dois como um número, mas não podiam negar que esta raiz era a
medida da diagonal de um quadrado unitário. Convencidos de que os
deuses os castigariam caso divulgassem aquilo que lhes parecia uma
imperfeição divina, tentaram ocultar a sua descoberta. Segundo reza a lenda, o
primeiro membro da seita Pitagórica que divulgou esta descoberta morreu afogado
num naufrágio sendo a sua alma açoitada pelas ondas para todo o sempre.
Assim, o número terá sido o
primeiro número irracional com que a humanidade se deparou. O número de
ouro é outro irracional…
A raiz quadrada de 2 não é um número racional: -Demonstração
O Número Irracional
A história do número irracional
Conjunto de Números
Dizimas Infinitas Periódicas
Números Reais
Resumindo
Uma Construção Geométrica
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