O Material Cuisenaire tem
mais de 50 anos de utilização em todo o mundo.
Foi criado pelo professor
belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) depois de ter observado o
desespero de um aluno, numa das suas aulas.
Decidiu criar um material
que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática tais como: explorar
seqüência numérica; frações (o aluno identifica as relações entre a parte e o
todo); coordenação motora; memória; análise-sintese; constância de percepção de
forma, tamanho e cores.
Então cortou algumas
réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo
assim surgido a Escala de Cuisenaire.
Durante 23 anos,
Cuisenaire estudou e experimentou o material que criara na aldeia belga de
Thuin.
Só 23 anos depois da sua
criação (a partir de um encontro com outro professor – o egípcio Caleb
Gattegno), é que o seu uso se difundiu com enorme êxito. O egípcio, radicado na
Inglaterra, passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire – a quem chamava de
Senhor Barrinhas.
Levou apenas 13 anos para
passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo.
Feito originalmente de
madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com
alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 – em 10 cores
diferentes e 10 alturas proporcionais.
A - JOGOS DE INICIAÇÃO À ADIÇÃO
B - INÍCIO DO ESTUDO E COMPARAÇÃO DE “PARTES DE”
A mãe da Joana e do Pedro comprou-lhes dois
chocolates iguais num super-mercado. No dia seguinte, ambos repararam que cada
chocolate podia dividir-se em dez pedacinhos iguais. Enquanto que o Pedro
decidiu comer de manhã sete desses dez pedacinhos, guardando os restantes três
para depois do almoço, a Joana decidiu guardar a maior parte do chocolate para
essa altura, comendo somente de manhã, três dos dez pedacinhos do seu chocolate.
a) Que parte do chocolate comeu
o Pedro de manhã?
b) Que parte do
chocolate comeu a Joana de manhã?
c) Quem comeu mais chocolate nessa
parte do dia, o Pedro ou a Joana?
C - JOGOS DE INICIAÇÃO ESTUDO DA
PROPRIEDADE COMUTATIVA DA ADIÇÃO
Numa Segunda-Feira de aulas, o Ricardo tentava explicar ao seu melhor
amigo, o Rui, um problema que se lhe tinha colocado à hora de almoço do dia
anterior, a propósito de um bolo que comeram nesse dia. Então, contava o Ricardo:
n A minha mãe Irene,
ao pegar na faca para partir o bolo disse que iria ser a pessoa que iria comer
mais bolo, pois, das doze fatias que o compunham, pretendia comer metade.
n O meu pai Artur,
interrompeu-a dizendo que seria ele o que iria comer mais, uma vez que
pretendia comer a terça parte do bolo.
n A minha irmã
Mónica, como é muito gulosa disse que ela é que iria comer mais fatias, pois
iria comer quatro fatias.
n Depois de muito
pensar, disse-lhes que seria eu quem comeria mais bolo, pois pretendia comer
seis fatias.
Consegues adivinhar, Rui, quem de nós comeu mais fatias inteiras do bolo?
Analisando o esquema anterior e, tendo em conta o tamanho do bolo,
alguma dúvida ainda a haver estaria entre o que a tua mãe comeu e aquilo que tu
comeste. Por um lado a tua mãe disse que dividia o bolo em duas partes iguais e
comia uma delas. Por outro lado, tu comias seis das doze fatias. Tenho
necessidade de comparar essas duas quantidades:
Posso concluir que se assim fosse ambos teriam comido igual
quantidade de bolo, pois seria igual dizer que comiam metade do bolo ou seis
das doze fatias desse bolo.
Não acredito é que isso tenha ocorrido, pois o teu pai e a tua
irmã não comeriam nada desse bolo! Já agora deixa-me perguntar-te quem
pretendia comer mais bolo, o teu pai ou a tua irmã?
Tal como tu concluíste antes, também eu posso concluir que, se assim fosse,
ambos teriam comido igual quantidade de bolo, pois seria igual dizer que comiam
a terça parte do bolo ou quatro das doze fatias desse bolo.
E - JOGOS ENVOLVENDO
OPERAÇÕES COM FRACÇÕES
Estando-se discutindo sobre as contribuições que
cada membro da família deveria dar para pagar o bolo, o pai referiu que
contribuiria para pagar um quarto do bolo e a Mónica pagaria a sexta parte. Se
o Ricardo pagasse o dobro da quantia paga pela irmã, que parte do custo do bolo
ficaria para a mãe pagar?
BIBLIOGRAFIA
Kátia Stocco Smole, tel. (11) 5548-6912, www.mathema.com.br
Aprendendo e Ensinando
Geometria,
Ivonny Lindquist, 320 págs., Ed. Atual.
Jogando e Construindo
Matemática,
Maria Verônica Rezende de Azevedo, 142
págs. Ed. VAP.
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