quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CUISENAIRE PARA PROFESSORES

                                                           MATERIAL CUISENAIRE



O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo.
Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) depois de ter observado o desespero de um aluno, numa das suas aulas.
Decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática tais como: explorar seqüência numérica; frações (o aluno identifica as relações entre a parte e o todo); coordenação motora; memória; análise-sintese; constância de percepção de forma, tamanho e cores.
Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire.
Durante 23 anos, Cuisenaire estudou e experimentou o material que criara na aldeia belga de Thuin.
Só 23 anos depois da sua criação (a partir de um encontro com outro professor – o egípcio Caleb Gattegno), é que o seu uso se difundiu com enorme êxito. O egípcio, radicado na Inglaterra, passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire – a quem chamava de Senhor Barrinhas.
Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo.

Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 – em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais.


A - JOGOS DE INICIAÇÃO À ADIÇÃO


“Amarela + Verde-clara = Castanha












B - INÍCIO DO ESTUDO E COMPARAÇÃO DEPARTES DE

A mãe da Joana e do Pedro comprou-lhes dois chocolates iguais num super-mercado. No dia seguinte, ambos repararam que cada chocolate podia dividir-se em dez pedacinhos iguais. Enquanto que o Pedro decidiu comer de manhã sete desses dez pedacinhos, guardando os restantes três para depois do almoço, a Joana decidiu guardar a maior parte do chocolate para essa altura, comendo somente de manhã, três dos dez pedacinhos do seu chocolate.

a)  Que parte do chocolate comeu o Pedro de manhã?










  b) Que parte do chocolate comeu a Joana de manhã?

c) Quem comeu mais chocolate nessa parte do dia, o Pedro ou a Joana?


 

C - JOGOS DE INICIAÇÃO ESTUDO DA

PROPRIEDADE COMUTATIVA DA ADIÇÃO

   Numa Segunda-Feira de aulas, o Ricardo tentava explicar ao seu melhor amigo, o Rui, um problema que se lhe tinha colocado à hora de almoço do dia anterior, a propósito de um bolo que comeram nesse dia. Então, contava o Ricardo:
n A minha mãe Irene, ao pegar na faca para partir o bolo disse que iria ser a pessoa que iria comer mais bolo, pois, das doze fatias que o compunham, pretendia comer metade.
n O meu pai Artur, interrompeu-a dizendo que seria ele o que iria comer mais, uma vez que pretendia comer a terça parte do bolo.
n A minha irmã Mónica, como é muito gulosa disse que ela é que iria comer mais fatias, pois iria comer quatro fatias.
n Depois de muito pensar, disse-lhes que seria eu quem comeria mais bolo, pois pretendia comer seis fatias.

            Consegues adivinhar, Rui, quem de nós comeu mais fatias inteiras do bolo?

Analisando o esquema anterior e, tendo em conta o tamanho do bolo, alguma dúvida ainda a haver estaria entre o que a tua mãe comeu e aquilo que tu comeste. Por um lado a tua mãe disse que dividia o bolo em duas partes iguais e comia uma delas. Por outro lado, tu comias seis das doze fatias. Tenho necessidade de comparar essas duas quantidades:


Posso concluir que se assim fosse ambos teriam comido igual quantidade de bolo, pois seria igual dizer que comiam metade do bolo ou seis das doze fatias desse bolo. 



Não acredito é que isso tenha ocorrido, pois o teu pai e a tua irmã não comeriam nada desse bolo! Já agora deixa-me perguntar-te quem pretendia comer mais bolo, o teu pai ou a tua irmã?

 

Tal como tu concluíste antes, também eu posso concluir que, se assim fosse, ambos teriam comido igual quantidade de bolo, pois seria igual dizer que comiam a terça parte do bolo ou quatro das doze fatias desse bolo.


E - JOGOS ENVOLVENDO

OPERAÇÕES COM FRACÇÕES

Estando-se discutindo sobre as contribuições que cada membro da família deveria dar para pagar o bolo, o pai referiu que contribuiria para pagar um quarto do bolo e a Mónica pagaria a sexta parte. Se o Ricardo pagasse o dobro da quantia paga pela irmã, que parte do custo do bolo ficaria para a mãe pagar?


BIBLIOGRAFIA

Kátia Stocco Smole, tel. (11) 5548-6912, www.mathema.com.br
Aprendendo e Ensinando Geometria, Ivonny Lindquist, 320 págs., Ed. Atual.
Jogando e Construindo Matemática, Maria Verônica Rezende de Azevedo, 142
págs. Ed. VAP.




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