domingo, 23 de agosto de 2015

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO - POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:Políticas Educacionais
Aula-tema 03:Constituição Federal de 1988 e a Educação

NOME
ELAINE CRISTINA MARIANO
RA
6226186201




                                   Atividade de Autodesenvolvimento
  



Anhanguera Educacional
2015



Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:Políticas Educacionais
Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação





Atividade de Autodesenvolvimento





Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor(a) Fernanda Lira da Silva.





Anhanguera Educacional
2015



Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.

Pelo que temos observado a questão da universalização do atendimento escolar não tem sido acompanhada pela garantia  de qualidade e pela valorização dos profissionais de ensino.
O ensino de qualidade e a valorização do profissional garantida pela Constituição Federal de 1988 não está sendo posta em prática, visto que difere e muito da realidade em que vivem, pois o baixo salário, desvalorização do seu trabalho, condições precárias de trabalho e a má formação, onde os professores são formados no processo atual e não de formar cidadãos críticos, autônomos, capazes de promoverem a auto reflexão, e mudar a sociedade em seu aspecto escolar, social e político.
O governo faz leis e metas para serem cumpridas, mas para que sejam cumpridas é preciso valorizar o profissional do ensino, dando condições melhores de trabalho, com salários dignos, melhorando a sua formação, já que a qualidade de ensino está ligada a qualidade da formação destes profissionais; valorizando  a prática profissional como momento de construção do conhecimento, conscientizando na busca de uma escola democrática, justa e livre na formação de cidadãos críticos e autônomos.
A qualidade do ensino nas escolas públicas tem saldos negativos, pois os currículos diferem com a realidade do aluno, com professores que se sentem desanimados, onde os conteúdos se tornam vazios. É preciso uma política de aprofundamento que transforme a burocracia dos currículos em um currículo mais flexível, onde existam dialogo entre ensino, professores e alunos.
A verdade é que precisamos de pessoas e instituições envolvidas de forma profissional e permanente, onde a educação seja vista com profundidade e alcance necessário.
O poder público não prioriza a educação, o descaso do Estado para desenvolver uma educação de qualidade, onde o professor se sente impotente e desvalorizado, alunos que chegam ao ensino médio sem saber ler e escrever corretamente, se torna uma vergonha para nós brasileiros que queremos ver uma educação de qualidade que valorize professores e alunos que são o futuro da nação.
A constituição garante educação obrigatória e gratuita e que todos tem direito a educação, só que tem mais de 1,8 milhão de crianças fora da escola, por isso o governo tem que se adaptar a nova lei de incluir 1.000 crianças todos os dias na escola até 2016 para erradicar de vez o analfabetismo, mas o governo deveria pensar também em acabar com a pobreza, com a marginalização, pois esses fatores contribuem para o analfabetismo, com crianças fora da escola,vivendo uma vida precária de pobreza e miséria.índice de desigualdade econômica no Brasil é imensa, onde reflete na educação, e a universalização não garante igualdade de oportunidades, onde o analfabetismo acontece nas regiões mais pobres, por isso é preciso uma política que abrange não só a educação, mas também toda a esfera da sociedade.
Educação de qualidade é aquela que contribui para a formação do educando, tanto intelectual, psicológica, cognitiva, social, cultural, econômica, para o desempenho de seu papel de cidadão no mundo, ligada a transformação da realidade, mas para que aconteça é preciso de união de ambas as partes, tanto governo, comunidade escolar, pais, sociedade, alunos, para que juntos lutemos para uma educação de qualidade, justa, democrática, para o bem comum de todos que integram este mundo cheio de desafios, onde precisamos transpor na luta por uma educação de qualidade, onde professores e alunos tenham seus direitos preservados e respeitados, tendo como foco a aprendizagem do aluno.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https//docs.google.com/open?id=0B1lf0tr2UH-ESjRQZ1NxY3B4bbn> Acesso em: 05 nov. 2012.
https//docs.google.com/open?id=0B1lf0tr2UH-EaHBlNVNKQm55bTg. Acesso em: 05 nov. 2012.
Nóvoa, A. (2007) Formação de professores e qualidade de ensino. RevistaAprendizagem. Pinhais: Melo.
FERREIRA, Naura (org.). Gestão democrática da educação: Atuais tendências, Novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.

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