sexta-feira, 28 de agosto de 2015

JOGO DE MATEMÁTICA

A caixa da transformação

Objetivo(s) 
Resolver problemas de adição com incógnitas em diferentes posições: estado final, estado inicial e na transformação. 

Conteúdo(s) 

Ano(s) 
1º  2º  3º  4º  5º

Tempo estimado 
Atividade permanente.

Material necessário 
Uma caixa de papelão com tampa, tampinhas, bolinhas de gude ou quaisquer objetos que caibam na caixa.

Desenvolvimento 
1ª etapa 













Ilustração Carlo Giovani

Problemas de transformação com incógnita no estado final: 
8 + 7 = ?

- Com incógnita no estado inicial:
?
+ 12 = 25 

Com incógnita na transformação:
 
7 + ? = 19 

Peça ajuda aos alunos no começo desta atividade. Um deles deve colocar 8 tampinhas na caixa e outro 7. Em seguida, questione a turma para saber quantas ficaram lá dentro. A resolução deve ser individual, e os procedimentos, anotados em seu caderno. Pergunte como fizeram para resolver e, por fim, proponha que uma criança confira, contando as tampinhas que ficaram na caixa.

2ª etapa 
Com outros valores, mude a posição da incógnita do enunciado. Peça que um aluno da classe pegue 7 tampinhas e as coloque na caixa. Depois, coloque mais um punhado lá dentro. Peça que outra criança conte o total de tampinhas da caixa. Então, pergunte aos estudantes:
"Eu tinha 
7 tampinhas na caixa. Coloquei algumas e agora tenho 19. Quantas eu coloquei?"

É possível que alguns alunos somem os números do enunciado (
7 + 19 = 26), utilizando um procedimento válido apenas para o problema da primeira etapa. Coloque esse procedimento em discussão e explicite que o número encontrado é maior do que o total.

3ª etapa 
Esvazie a caixa e, sem que os alunos vejam, coloque lá 13 tampinhas. Na frente deles, coloque mais 12. Em seguida, lance o desafio:
"Nesta caixa, já havia algumas tampinhas. Coloquei 
12 e ficaram 25. Quantas havia no começo?"

Vários caminhos vão surgir.

Avaliação 
As crianças das séries iniciais podem começar a se familiarizar com as ideias do campo aditivo e explicitar oralmente as estratégias utilizadas ao resolver problemas. Promova situações que possibilitem aos pequenos explicar como fizeram os cálculos e proponha outros problemas como esses para que possam usar as estratégias discutidas. Tente fazer outras variações envolvendo mais de uma transformação. Por exemplo: José ficou confuso depois de bater figurinhas com Miguel. Eles jogaram duas partidas. José ganhou 45 na primeira e, na segunda, perdeu 52. Ele contou as 63 figurinhas que estavam em sua mão, mas não conseguiu lembrar quantas tinha antes de começar o jogo. Ajude-o a calcular esse número.

Batalhas numéricas

Objetivo(s) 
·         Dominar progressivamente a leitura e a ordem dos números.
·         Comparar e ordenar números com diferentes quantidades de algarismos.

Conteúdo(s) 
·         Ordenação de números
·         Regularidades do sistema numérico

Tempo estimado 
30 minutos, uma vez por semana.

Material necessário 
·         Batalha Simples: cartas numeradas em sequência, com intervalos variados (de 1 a 30, de 100 a 150 ou até com centenas e milhares)
·         Batalha de Composição: cinco jogos de cartas numeradas de 0 a 9 (50 cartas)

Organização da sala 
Dois, três ou quatro jogadores

Desenvolvimento 
1ª etapa 
Comece com a batalha simples. Distribua as cartas e explique as regras: cada um faz um monte com as faces numeradas para baixo. Todos viram ao mesmo tempo a que está por cima e discutem qual é a maior. O vencedor leva as cartas e as junta ao monte. O jogo termina quando apenas um jogador tiver cartas.

2ª etapa 
Depois de várias partidas, escreva numa folha: "Observe as cartas dos participantes de um jogo de batalha: Pedro (21), Giovanna (9). Quem ganhou? Como decidiu?". Entregue uma cópia para cada criança e, depois das respostas, promova um debate.

3ª etapa 
Você pode bolar diversas variações para a atividade anterior, com números que permitam analisar outros critérios de comparação:
2345 e 57 - diferentes quantidades de algarismos (quanto mais algarismos, maior o número).
34 e 74 - igual quantidade de algarismos, mudando apenas o da dezena (o primeiro é que manda).
57 e 53- igual quantidade de algarismos, mudando apenas o da unidade (se o primeiro da dezena é igual, o segundo manda).
67 e 76 - mesmos algarismos e na mesma quantidade, mudando apenas a posição (valor posicional).
121 e 89 - quantidades diferentes de algarismos, sendo que o que tem mais apresenta os de menor valor (relação entre o valor absoluto dos algarismos e a posição ocupada por eles).

4ª etapa 
Quando esse jogo ficar fácil sugira a Batalha de Composição: forme um monte de cartas no centro da mesa deixando as faces numeradas para baixo. Cada jogador vira três e tenta montar o maior número possível. Com os arranjos prontos, o grupo discute qual é o maior. O ganhador leva as cartas. Vence quem finalizar com a maior quantidade delas quando acabarem as da mesa.

Avaliação 
Observe se a turma utiliza critérios de comparação válidos para produzir ordenamentos e peça sempre que justifiquem as respostas.


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