A
caixa da transformação
Objetivo(s)
Resolver problemas de adição com
incógnitas em diferentes posições: estado final, estado inicial e na
transformação.
Conteúdo(s)
Ano(s)
1º 2º 3º 4º 5º
Tempo
estimado
Atividade
permanente.
Material
necessário
Uma caixa de papelão com tampa, tampinhas, bolinhas
de gude ou quaisquer objetos que caibam na caixa.
Desenvolvimento
1ª etapa
Ilustração
Carlo Giovani
Problemas de
transformação com incógnita no estado final:
8 + 7 = ?
- Com incógnita no estado inicial:
?+ 12 = 25
Com incógnita na transformação:
7 + ? = 19
8 + 7 = ?
- Com incógnita no estado inicial:
?+ 12 = 25
Com incógnita na transformação:
7 + ? = 19
Peça ajuda aos alunos no começo desta atividade. Um
deles deve colocar 8 tampinhas na caixa e outro 7. Em seguida, questione a turma para saber quantas
ficaram lá dentro. A resolução deve ser individual, e os procedimentos,
anotados em seu caderno. Pergunte como fizeram para resolver e, por fim,
proponha que uma criança confira, contando as tampinhas que ficaram na caixa.
2ª etapa
Com outros valores, mude a posição da incógnita do
enunciado. Peça que um aluno da classe pegue 7 tampinhas e as coloque na caixa. Depois,
coloque mais um punhado lá dentro. Peça que outra criança conte o total de
tampinhas da caixa. Então, pergunte aos estudantes:
"Eu tinha 7 tampinhas na caixa. Coloquei algumas e agora tenho 19. Quantas eu coloquei?"
É possível que alguns alunos somem os números do enunciado (7 + 19 = 26), utilizando um procedimento válido apenas para o problema da primeira etapa. Coloque esse procedimento em discussão e explicite que o número encontrado é maior do que o total.
"Eu tinha 7 tampinhas na caixa. Coloquei algumas e agora tenho 19. Quantas eu coloquei?"
É possível que alguns alunos somem os números do enunciado (7 + 19 = 26), utilizando um procedimento válido apenas para o problema da primeira etapa. Coloque esse procedimento em discussão e explicite que o número encontrado é maior do que o total.
3ª etapa
Esvazie a caixa e, sem que os alunos vejam, coloque
lá 13 tampinhas. Na frente deles, coloque
mais 12. Em seguida, lance o desafio:
"Nesta caixa, já havia algumas tampinhas. Coloquei 12 e ficaram 25. Quantas havia no começo?"
Vários caminhos vão surgir.
"Nesta caixa, já havia algumas tampinhas. Coloquei 12 e ficaram 25. Quantas havia no começo?"
Vários caminhos vão surgir.
Avaliação
As crianças das séries iniciais podem começar a se
familiarizar com as ideias do campo aditivo e explicitar oralmente as
estratégias utilizadas ao resolver problemas. Promova situações que
possibilitem aos pequenos explicar como fizeram os cálculos e proponha outros
problemas como esses para que possam usar as estratégias discutidas. Tente
fazer outras variações envolvendo mais de uma transformação. Por exemplo: José
ficou confuso depois de bater figurinhas com Miguel. Eles jogaram duas
partidas. José ganhou 45 na primeira e, na segunda,
perdeu 52. Ele contou as 63 figurinhas que estavam em sua mão, mas não
conseguiu lembrar quantas tinha antes de começar o jogo. Ajude-o a calcular
esse número.
Batalhas
numéricas
Objetivo(s)
·
Dominar
progressivamente a leitura e a ordem dos números.
·
Comparar e
ordenar números com diferentes quantidades de algarismos.
Conteúdo(s)
·
Ordenação de
números
·
Regularidades
do sistema numérico
Tempo estimado
30 minutos, uma vez por semana.
Material
necessário
·
Batalha
Simples: cartas numeradas em sequência, com intervalos variados (de 1 a 30, de
100 a 150 ou até com centenas e milhares)
·
Batalha de
Composição: cinco jogos de cartas numeradas de 0 a 9 (50 cartas)
Organização da
sala
Dois, três ou quatro jogadores
Desenvolvimento
1ª etapa
Comece com a
batalha simples. Distribua as cartas e explique as regras: cada um faz um monte
com as faces numeradas para baixo. Todos viram ao mesmo tempo a que está por
cima e discutem qual é a maior. O vencedor leva as cartas e as junta ao monte.
O jogo termina quando apenas um jogador tiver cartas.
2ª etapa
Depois de várias partidas, escreva numa folha:
"Observe as cartas dos participantes de um jogo de batalha: Pedro (21),
Giovanna (9). Quem ganhou? Como decidiu?". Entregue uma cópia para cada
criança e, depois das respostas, promova um debate.
3ª etapa
Você pode bolar diversas variações para a atividade
anterior, com números que permitam analisar outros critérios de comparação:
2345 e 57 - diferentes quantidades de algarismos (quanto mais algarismos, maior o número).
34 e 74 - igual quantidade de algarismos, mudando apenas o da dezena (o primeiro é que manda).
57 e 53- igual quantidade de algarismos, mudando apenas o da unidade (se o primeiro da dezena é igual, o segundo manda).
67 e 76 - mesmos algarismos e na mesma quantidade, mudando apenas a posição (valor posicional).
121 e 89 - quantidades diferentes de algarismos, sendo que o que tem mais apresenta os de menor valor (relação entre o valor absoluto dos algarismos e a posição ocupada por eles).
2345 e 57 - diferentes quantidades de algarismos (quanto mais algarismos, maior o número).
34 e 74 - igual quantidade de algarismos, mudando apenas o da dezena (o primeiro é que manda).
57 e 53- igual quantidade de algarismos, mudando apenas o da unidade (se o primeiro da dezena é igual, o segundo manda).
67 e 76 - mesmos algarismos e na mesma quantidade, mudando apenas a posição (valor posicional).
121 e 89 - quantidades diferentes de algarismos, sendo que o que tem mais apresenta os de menor valor (relação entre o valor absoluto dos algarismos e a posição ocupada por eles).
4ª etapa
Quando esse jogo ficar fácil sugira a Batalha de
Composição: forme um monte de cartas no centro da mesa deixando as faces
numeradas para baixo. Cada jogador vira três e tenta montar o maior número
possível. Com os arranjos prontos, o grupo discute qual é o maior. O ganhador
leva as cartas. Vence quem finalizar com a maior quantidade delas quando
acabarem as da mesa.
Avaliação
Observe se a turma utiliza critérios de comparação
válidos para produzir ordenamentos e peça sempre que justifiquem as respostas.
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