JEAN PIAGET - CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO
Jean Piaget
(1896-1980) investigou como se processa a construção do conceito de número de
forma experimental. Para explicar o desenvolvimento intelectual, este autor,
partiu da ideia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e
organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio.
Assim, Piaget
entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o
desenvolvimento biológico (WADSWORTH, 1996) e, que a atividade intelectual não
pode ser separada do funcionamento "total" do organismo.
Na aquisição do
conceito de número, destacam-se quatro noções básicas: classificação, seriação,
correspondência biunívoca e conservação da quantidade.
Haja vista disso,
Jean Piaget afirma que “os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes,
sociais em seus fins e mentais em seus meios”. Dessa forma, “o professor não
ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria
situações-problemas”.
Construtivista
Baseado
principalmente nas idéias de Piaget. Tem como proposta de que a mente é modelada como
uma experiência organizativa de modo a lidar com um mundo real que não pode ser
conhecido em si.
Envolve dois
princípios:
1. o conhecimento
é ativamente construído pelo sujeito cogniscente e não passivamente recebido do meio.
2. conhecer é um
processo adaptativo que organiza o mundo experiencial de cada um, não descobre
um mundo independente, pré-existente, exterior à mente do sujeito.
Acredita que cada
ser humano constrói o significado para a linguagem que usa, no caso matemática,
à medida que vai construindo o seu mundo experiencial.
Comportamentalista
Esta corrente
associou o comportamento humano ao dos outros animais. Possui uma abordagem
cartesiana, busca encontrar os elementos básicos do pensamento humano e seu
comportamento. Thorndike, primeiro comportamentalista a pensar o ensino da
matemática, entende a aprendizagem como uma série de conexões entre situações
ou estímulo e resposta.
E baseia-se em três leis fundamentais para a
aprendizagem:
1. Lei do efeito: uma conexão recém
estabelecida tem sua força aumentada se acompanhada por uma sensação de
satisfação
2. Lei do exercício: quanto mais
utilizada uma conexão, mais forte ela se torna.
3. Lei da prontidão: parte da idéia
de que as conexões podem ou não estar prontas para serem postas em prática, se
uma conexão está pronta, seu uso gera satisfação, se não está, seu uso gera
desconforto.
O eixo central da
teoria de Piaget consiste, portanto, na interação organismo-meio, sendo que
essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização
interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da
vida, sendo denominadas “invariáveis funcionais”. A adaptação ocorre através da
assimilação e acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando,
configurando os estágios de desenvolvimento.
A diferença entre
o reflexo condicionado e o condicionamento operante é que o primeiro é uma
resposta a um estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma
ação do indivíduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo
segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é
modificado e produz consequências que agem de novo sobre ele,
alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.
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