Árvores
e casas (5º ano)
1. Elabore um problema de raciocínio lógico e distribua para os alunos. Exemplo: quatro amigos fizeram suas casas uma ao lado da outra, cada uma delas pintada com uma cor diferente das demais. À frente da casa, cada um plantou uma árvore também diferente.
1. Elabore um problema de raciocínio lógico e distribua para os alunos. Exemplo: quatro amigos fizeram suas casas uma ao lado da outra, cada uma delas pintada com uma cor diferente das demais. À frente da casa, cada um plantou uma árvore também diferente.
2. Após a introdução, passe algumas pistas para
que os alunos possam descobrir o dono, a cor e a árvore de cada casa. Exemplo:
★ A casa de Ronaldo é vermelha.
★ A casa de Luiz fica em frente à árvore número
3.
★ A de Ivan é em frente à cerejeira.
★ A de cor azul é em frente ao jacarandá.
★ A nogueira é a árvore número 1.
★ A árvore número 2 não fica em frente à casa
amarela.
★ A casa verde é em frente à árvore número 4,
que não é o carvalho.
★ O jacarandá está plantado em frente à casa de
Max.
3. Prepare uma tabela para que os alunos possam preencher e organizar as informações. Exemplo:
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4. Promova
  a correção coletiva, estimule a troca de informações e solicite o registro. 
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Dica esperta 3! 
Mostre que
  a leitura das pistas ou dados faz toda a diferença para encontrar a solução
  correta e aproveite para abordar o quanto é importante organizar as
  informações para desvendar qualquer desafio. 
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Problema
da semana e Painel de soluções (5º ano)
No Colégio
Albert Sabin, o Problema da semana e o Painel de soluções ajudam a criar um
repertório de estratégias.
1. Os alunos recebem um problema-desafio, que também fica exposto no mural da sala por uma semana.
2. Naquele período, poderão buscar informações,
elaborar estratégias e pedir a opinião de familiares.
3. A correção é feita por meio do painel de soluções,
pelo qual o aluno pode explicar como pensou para resolvê-lo.
4. Ao final, cada aluno deverá copiar a
resolução de um colega a qual tenha considerado interessante.
De acordo
com Danielle de Miranda - Graduada em Matemática da Equipe Brasil Escola:
      
"Durante a aplicação do jogo o professor deve estar atento às reações dos
alunos, se realmente estão mentalmente envolvidos, se conseguem identificar e
interpretar as regras, se estão superando as dificuldades ou procurando uma
estratégia. Esses são pontos identificadores para o professor avaliar se
realmente o jogo aplicado está sendo aceito.
O jogo deve ser visto pelo professor como uma das várias estratégias pedagógicas e o sucesso da sua aplicação está diretamente ligado ao planejamento (como o conteúdo será abordado).
O professor deve estar sempre atento às novas formas de ensino, sempre focando o ensino na realidade de vida e aprendizado do seu aluno”.
O jogo deve ser visto pelo professor como uma das várias estratégias pedagógicas e o sucesso da sua aplicação está diretamente ligado ao planejamento (como o conteúdo será abordado).
O professor deve estar sempre atento às novas formas de ensino, sempre focando o ensino na realidade de vida e aprendizado do seu aluno”.
        Nesta oficina foram apresentados vários jogos com
objetivos específicos e os professores participaram desenvolvendo estas
atividades:
Para jogar
dominó são necessárias 28 pedras retangulares. Cada pedra está
dividida em 2 espaços iguales nos que aparece um número de 0 até 6. As pedras
abrangem todas as combinações possíveis com estes números.
Pode-se
jogar com 2, 3 ou 4 jogadores ou em duplas.
Conteúdos a serem trabalhados: Noções de quantidade, igualdade, probabilidade e temas transversais, como: conhecimentos gerais sobre histórico e regras do dominó e a sua relevância nas atividades lúdicas.
O objetivo do
jogo é colocar todas as suas pedras na mesa antes dos adversários e marcar
pontos. O jogador que ganha uma rodada, marca pontos segundo as pedras que
foram colocadas pelos seus adversários.
A partida
terminará quando um jogador ou dupla alcançar a quantidade de pontos indicada
nas opções de mesa. 
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 Feche a Caixa 
Objetivo: Combinar os números de modo que a soma resulte no número que sair no dado. 
Como jogar: Para esse jogo, além dessa folha impressa, você precisará também de dois dados. 
Cada jogador, na sua vez, lança-se dois dados e, segundo o resultado dos mesmos, "fecha-se", cobrindo com lápis de cor as casas que somem o mesmo resultado dos dados. Por exemplo: no lançamento dos dados, saiu 4 em um dado e 4 também no outro dado. Essa soma resulta em 8, então deverá procurar uma mesma soma nos números da folha e pintá-los, no caso 5 e 3. 
O jogo segue dessa forma até que não seja mais possível fechar casas (ou caixas). Fechadas as casas 7, 8 e 9, passa-se a lançar somente um único dado. Cada jogador ao terminar a jogada, soma as casas abertas (que não foram pintadas), registrando o valor, que representam pontos perdidos, passando a vez ao adversário. Quem atingir primeiro os 45 pontos, perde o jogo 
É uma excelente atividade para estimular o cálculo mental. 
Calculando com o Material dourado... 
Planejamento para disciplina de Matemática – 5º Ano do Ensino Fundamental I. 
Disciplina: Matemática 
Conteúdo: Contagem Ano de ensino: 5º ano Tema: Calculando com o Material dourado... Objetivo: 
Explorar o Material dourado para realizar as operações de soma dos algarismos. 
Material: 
Material dourado, folha, caderno, lápis e borracha. 
Conhecimento prévio: 
É necessário que os alunos tenham conhecimento da soma dos algarismos. 
Atividade motivacional: 
Conversar com a turma a respeito do Material dourado e explicar que será utilizado esse recurso para resolver as operações propostas. Enquanto isso passe o Material dourado para que os alunos tenham um primeiro contato. 
Mostre imagens retiradas da internet, como: 
Agora decomponha os números abaixo: 
Exemplo: 
76 - 984 - 2031 - 1320 - 2983 - 7496 
Avaliação: Sugestão de atividades 
Matemática 
1) Decomponha os números: 
a) 88 
b) 165 
c) 387 
d) 21 
e) 1684 
f) 3847 
g) 598 
h) 2583 
2) Agora, decomponha-os em centenas e unidades: 
Ex: 3847 = 38 centenas e 47 unidades 
3) Agora, em apenas dezenas e unidades. 
Ex: 1684 = 168 dezenas e 4 unidades 
4) Utilizando apenas os algarismos 0, 4, 5 e 9 faça o que se pede: 
a) Escreva um número em que: 
- o valor do algarismo 4 seja 400; 
- o valor do algarismo 5 seja 5000; 
- o valor do algarismo 9 seja 9; 
O número que formou é: 
b) Escreva outro número formado por 45 centenas e 90 unidades. 
c) Quantos cubos? Observe os sólidos geométricos e responda. 
- Quantos cubos formam esses sólidos? 
Sugestão de site para saber mais sobre o Material dourado: http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/ 
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010 
Jogo: A maratona! 
Planejamento para disciplina de Matemática – 5º Ano do Ensino Fundamental I. 
Disciplina: Matemática 
Conteúdo: Cálculos matemáticos 
Ano de ensino: 5º Ano 
Tema: Jogo: A maratona! 
Objetivo: 
Fazer cálculos escritos e mentais. 
Material: 
Folha sulfite, lápis, borracha. 
Conhecimento prévio: 
Fazer cálculos de adição e subtração. 
Atividade motivacional: 
Simular uma maratona para percorrer! Porém, essa maratona será com dados e quilômetros percorridos, no papel. 
Encaminhamento metodológico: 
Entregar uma prancheta para cada aluno, um lápis, uma borracha, e três dados para cada trio. 
O jogo consiste em lançar os dados, somar os números para obter a quantidade de metros percorridos. Um exemplo: ao lançar os dados obteve-se 1 – 3 – 8; deve-se escrever 138 metros. Ou seja, sempre se inicia a escrita do número com o menor algarismo ao maior. Outro exemplo: ao lançar os dados obteve-se 5 – 9 – 4; deve-se escrever 459 metros. 
A cada lançamento, somar os metros percorridos. Quem chegar primeiro aos 5 000 metros, vence. Porém, este número (5 000 metros) não pode ser ultrapassado. 
Contudo, quando chegar próximo, o aluno deverá fazer estimativas e cálculos mentais, para verificar se ultrapassou os 5 000 metros ou se conseguirá chegar exatamente nesta metragem. Exemplo: um aluno já percorreu 4 870 metros; ao lançar os dados, obteve 250 metros. Portanto, este aluno ultrapassou os 5 000 metros. Ele deve passar a vez. 
Avaliação: 
No seu trio, quem foi a primeira pessoa a completar os 5 000 metros na maratona? 
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Se 1 000 metros correspondem a 1 km, 5 000 metros correspondem a quantos km? 
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Maria percorreu 100 metros no primeiro minuto, e 70 metros no segundo minuto. No terceiro minuto percorreu 80 metros. Em três minutos, quantos metros Maria percorreu? 
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Maria gostaria de percorrer 1 000 metros. Quantos metros faltam para Maria completar essa metragem? 
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Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010 
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