Pedagogia
2015.2
1 // ENADE2014 (ID 24236)
Com a globalização da economia social por meio das
organizações não governamentais, surgiu uma discussão do conceito de empresa,
de sua forma de concepção junto às organizações brasileiras e de suas práticas.
Cada vez mais, é necessário combinar as políticas públicas que priorizam
modernidade e competividade com o esforço de incorporação dos setores
atrasados, mais intensivos de mão de obra. FONTE: Disponível em: <http://unpan1.un.org>. Acesso em: 4 ago. 2014
(adaptado).
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a
seguir.
I. O terceiro setor é uma mistura dos dois setores
econômicos clássicos da sociedade: o público, representado pelo Estado, e o
privado, representado pelo empresariado em geral.
II. É o terceiro setor que viabiliza o acesso da
sociedade à educação e ao desenvolvimento de técnicas industriais, econômicas,
financeiras, políticas e ambientais.
III. A responsabilidade social tem resultado na
alteração do perfil corporativo e estratégico das empresas, que têm reformulado
a cultura e a filosofia que orientam as ações institucionais.
Está correto o que se afirma em:
- II e III, apenas.
- I,
II e III.
- I,
apenas.
- II, apenas.
- I e III, apenas. X
2 // ENADE2014 (ID 24244)
O quadro a seguir apresenta
a proporção (%) de trabalhadores por faixa de tempo
gasto no deslocamento casa trabalho, no Brasil e em três cidades brasileiras.
Com base nos dados apresentados e considerando a
distribuição da população trabalhadora nas cidades e as políticas
públicas direcionadas à mobilidade urbana, avalie as afirmações a seguir.
I. A distribuição das pessoas por faixa de tempo
de deslocamento casa trabalho na região metropolitana do Rio de Janeiro é
próxima à que se verifica em São Paulo, mas não em Curitiba e na média
brasileira.
II. Nas metrópoles, em geral, a maioria dos postos
de trabalho está localizada nas áreas urbanas centrais, e as residências da
população de baixa renda estão concentradas em áreas irregulares ou na
periferia, o que aumenta o tempo gasto por esta população no deslocamento casa
trabalho e o custo do transporte.
III As políticas públicas referentes a transportes
urbanos, como, por exemplo, Bilhete Único e Veículo
Leve sobre Trilhos (VLT), ao serem implementadas, contribuem para redução do
tempo gasto no deslocamento casa trabalho e
do custo do transporte.
É correto o que se afirma em:
- II e III, apenas.
- I, II e III. X
- I, apenas.
- III, apenas.
- I e II, apenas.
3 // KROTON (ID 24243)
As mulheres frequentam mais os bancos escolares que
os homens, dividem seu tempo entre o trabalho e os cuidados com a casa, geram
renda familiar, porém continuam ganhando menos e trabalhando mais que os
homens.
As políticas de benefícios implementadas por
empresas preocupadas em facilitar a vida das funcionárias que têm criança
pequena em casa já estão chegando ao Brasil. Acordos de horários flexíveis,
programas como auxílio-creche, auxílio-babá e auxílio-amamentação são alguns
dos benefícios oferecidos.
Considerando o texto e o gráfico, avalie as
afirmações a seguir.
I. O somatório do tempo dedicado pelas mulheres aos
afazeres domésticos e ao trabalho remunerado é superior ao dedicado pelos
homens, independentemente do formato da família.
II. O fragmento de texto e os dados do gráfico
apontam para a necessidade de criação de políticas que promovam a igualdade
entre os gêneros no que concerne, por exemplo, a tempo médio dedicado ao
trabalho e remuneração recebida.
III. No fragmento de reportagem apresentado,
ressalta-se a diferença entre o tempo dedicado por mulheres e homens ao
trabalho remunerado, sem alusão aos afazeres domésticos.
É correto o que se afirma em:
- II e III, apenas.
- I,
II e III.
- I, apenas.
- III,
apenas.
- I e II, apenas. X
4 // ENADE2014 (ID 24245)
Constantes transformações ocorreram nos meios rural
e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve
mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores
e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto
na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades
agrícolas e violência.
Iniciaram-se inúmeras transformações na
natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o
homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes,
que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da
experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço
habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 (adaptado).
A partir das ideias expressas no texto acima,
conclui-se que, no Brasil do século XX.
- Tanto o espaço urbano quanto
o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas
tecnologias às atividades industriais e agrícolas. X
- Os migrantes chegaram às
grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes
possibilitaram manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas
pequenas cidades e no meio rural.
- A industrialização
ocorreu, independentemente do êxodo rural e dos recursos
naturais disponíveis.
- O êxodo rural para as
cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque
novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
- Homens e mulheres advindos
do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente
diferente e oposta aos seus valores.
5 // RENATO SOUZA DELLOVA (ID
49989)
Sobre a Associação Latino-Americana de Integração
(ALADI), pode-se afirmar que:
- O
Canadá poderia requerer sua adesão como país membro da ALADI, na qualidade
de membro originário da OEA.
- Os acordos de alcance
parcial se referem exclusivamente a regras fitossanitárias para a
liberalização agrícola entre os países membros da ALADI.
- Apesar de haver sido
expressamente denunciada no Acordo da ALALC, o Tratado de Montevidéu ainda
tem relevância política para o Brasil.
- O
México foi obrigado a denunciar a ALADI quando aceitou participar como
membro pleno do NAFTA.
- A
ALADI estabelece uma área de preferências econômicas, composta inclusive
por uma preferência tarifária regional. X
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
A ALADI tem preferência tarifária regional, acordos
de alcance regional e acordos de alcance parcial.
6 // ENADE 2008 (ID 1316) 0
pontos
Qual a contribuição da disciplina Filosofia da
Educação para a formação do educador?
- Contribuir
para as soluções práticas exigidas pelo cotidiano, auxiliando na
elaboração do planejamento escolar.
- Ajudar
o professor a identificar e interrogar os valores que estão
subjacentes à ação e às concepções do humano. X
- Atender
à necessidade de organização do pensamento com vista a um melhor
desempenho didático-pedagógico.
- Dominar
o conhecimento historicamente produzido pela humanidade visando a uma
cultura erudita.
- Reunir
informações sobre a existência humana para orientar a forma de
organizar sua vida privada.
7 // ENADE_2005 (ID 918)
A notícia
veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de
zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo
informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as
crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como
sombra. [...] A escola era horrível – e eu não podia negá-la, como negara
o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça.
[...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me
calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões
que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer
resistência.
(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.)
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.
Este
contraponto é expresso por:
I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
São
corretos:
- II,
III e IV, apenas. X
- I,
II, III e IV.
- I e
II, apenas.
- III
e IV, apenas.
- I,
II e III, apenas.
8 // UNIASSELVI (ID 3844)
Sabemos que o fenômeno da globalização e o
neoliberalismo apresentam consequências diretas na educação. Sobre essa
relação, assinale a alternativa CORRETA:
- Os benefícios e a qualidade
de vida oportunizados pela globalização e neoliberalismo atingem todos os
cidadãos.
- O crescimento dos países
acontece homogeneamente, fazendo com que enriqueçam ou não juntos.
- Essa relação possibilita
avanços acelerados no desenvolvimento de novas tecnologias no campo das
múltiplas ciências. X
- Por mais que a globalização
e o neoliberalismo estejam presentes na sociedade, não influenciam na vida
cotidiana da população.
9 // ENADE 2008 (ID 1325)
A
racionalidade científica, forma dominante de pensar e de agir na Modernidade,
transformou o homem e sua ação em objetos de investigação. Passaram a ser
tratados da mesma forma que as “coisas” e os fenômenos da natureza, como
“objetos” fixos, imutáveis. O historicismo veio a se opor a essa
perspectiva positivista, chamando a atenção para a dimensão histórica da
existência, do mundo e da sociedade. As vertentes da pesquisa em educação
que acompanharam essa discussão incorporaram ideias do historicismo e
trouxeram para a prática da investigação o pressuposto de que:
- O
conhecimento da realidade só é possível por meio do controle do fenômeno
educacional.
- O conhecimento
educacional depende da compreensão dos processos sócio-históricos. X
- A
pesquisa educacional supõe a existência de métodos previamente definidos.
- A
objetividade e a universalidade do conhecimento são garantidas pelos
métodos de pesquisa.
- A metodologia
da pesquisa determina a produção dos conhecimentos histórico-educacionais.
10 // KROTON (ID 12242)
É preciso estar preparado para atuar
pedagogicamente com as novas tecnologias na escola. Essa preparação passa pelo
rompimento do velho paradigma e pela aceitação e incorporação de um novo
modelo. Leia as alternativas abaixo e assinale aquela que representa o novo
paradigma:
- A
relação professor aluno é vertical: a experiência do professor é repassada
ao aluno, ou seja, o aluno aprende o que o professor já sabe, já pesquisou
e já aprendeu.
- Os
procedimentos metodológicos: são meios utilizados para promover a aprendizagem.
Colocam o aluno em contato com fontes de pesquisa e conhecimento. Utilizam
recursos diversificados e inovadores como auxiliares no processo de
aprendizagem. O professor utiliza os recursos tecnológicos como recurso
para estimular a aprendizagem. X
- O
professor é detentor e transmissor do saber: detém o conteúdo, repassa ao
aluno e avalia.
- O aluno é receptor: recebe passivamente os
conhecimentos prontos e selecionados pelo crivo do professor. Ouve as
explicações e reproduz o que o professor almeja que aprenda, diga, pense e
escreva.
- A sala de aula: é o espaço de transmissão do
saber e da cultura, no qual o aluno escuta e recebe e o professor lhe
repassa o conhecimento. É restrito ao espaço escolar.
11 // ENADE_2011 (ID 446)
Não há
uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único
lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é
sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.
A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois
- busca uma educação escolar
de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
- abre possibilidades para que
a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando
o número de vagas disponíveis na escola.
- articula, na figura do
professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
- tira da escola o peso da
responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores
sociais.
- propõe uma educação aberta,
diversificada, participativa e que acontece em múltiplos
espaços, entre os quais se inclui a escola. X
12 // UNIASSELVI (ID 3872)
Os conteúdos de ensino fazem parte do trabalho do
professor, auxiliando no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas
trabalhadas no dia a dia. Com base nesta consideração, assinale a alternativa
CORRETA que define os conteúdos de ensino:
- Recorte
de saberes científicos, didaticamente selecionados e preparados para serem
objeto de trabalho pedagógico.
- Saberes
acadêmicos considerados cientificamente válidos e socialmente relevantes,
a serem objeto de trabalho pedagógico, normalmente encontrados nos livros
didáticos.
- Conjunto
de saberes e competências que são organizados pedagógica e dialeticamente,
tendo em vista a apropriação funcional do conteúdo programático. X
- Conjunto
de conhecimentos a serem ensinados em uma determinada disciplina no
decorrer do ano letivo, auxiliando o educando no desenvolvimento de suas
aptidões.
13 // KROTON (ID 12064)
Buscando efetivar um ensino que levasse o aluno à
aprendizagem, a professora Eliane planejou uma aula sobre a tabuada, com uma
turma de quarto ano do ensino fundamental. Iniciou a aula com uma explicação.
Em seguida, aplicou exercícios. Na aula seguinte, retomou o conteúdo. Tomou
oralmente a tabuada e aplicou novos exercícios. Como tarefa de casa,
propôs que os alunos fizessem três vezes a tabuada. Nas aulas seguintes,
novamente tomou a tabuada e aplicou exercícios. Repetiu essa prática por vários
dias. Ao final de um período de duas semanas de aula, aplicou uma prova.
Constatou que somente metade da turma tinha aprendido a tabuada. A partir da
situação apresentada é correto afirmar que:
- A
professora Eliane, conhece as tendências pedagógicas e adota a tendência
tecnicista, valorizando a eficácia e eficiência do ensino, uma vez que repete
várias vezes as atividades e enfatiza os recursos de ensino.
- A
professora Eliane realizou uma prática de ensino baseada em uma tendência
pedagógica progressista, que valoriza a descoberta do processo mental da
construção da tabuada.
- As
aulas da professora Eliane, foram bem elaboradas, porém os alunos não
aprenderam, pois não se dedicam e estudam o suficiente, visto que a
família não se envolve na aprendizagem do aluno.
- As
aulas da professora Eliane foram realizadas com base em uma prática de
ensino centrada na tendência tradicional que valoriza a memorização, a
repetição e a mecanização dos conteúdos. X
- As
aulas da professora Eliane, foram planejadas com base na tendência da
escola nova, pensando no aluno, no seu processo mental de descoberta, de
construção individual e de aprender a aprender, bem como aprender fazendo.
14 // ENADE2014 (ID 24996)
O compromisso com a construção da cidadania pede,
necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da
realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal,
coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como temas
transversais as questões da ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente,
da saúde e da orientação sexual.
Amplos o bastante para traduzir preocupações da
sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a
questões importantes, urgentes e presentes de várias formas
na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de
abrirem-se para o seu debate.
Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação
dos temas transversais, ética.
Brasília: MEC/SEF,1997 (adaptado).
O texto acima ressalta a importância de a escola
planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de
desenvolver
1. I. a consciência da condição sócio histórica da
sociedade brasileira, que carrega marcas de autoritarismo.
2. II. a consciência de uma sociedade para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição socioeconômica.
3. III. o pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de exercer o seu direito de voto.
4. IV. a capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando se e respeitando opiniões divergentes.
5. V. a capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.
2. II. a consciência de uma sociedade para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição socioeconômica.
3. III. o pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de exercer o seu direito de voto.
4. IV. a capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando se e respeitando opiniões divergentes.
5. V. a capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.
É correto apenas o que se afirma em
- III,
IV e V.
- II, III, IV e V.
- I e
II.
- I,II
e III.
- I,
IV e V. X
15 // UNIASSELVI (ID 1950)
A gestão
escolar democrática surgiu na instituição para melhorar/mudar/transformar a
gestão, apoiando-se em novas ideias e no estabelecimento de relações, tanto
dentro quanto fora da escola. Partindo deste pressuposto, assinale a
alternativa CORRETA que define o que se entende por uma gestão democrática:
- É
dar liberdade aos alunos para fazerem apenas atividades que tiverem interesse.
- É uma gestão que não envolve
a comunidade nas decisões, poupando-a de problemas e insatisfações.
- É uma gestão que melhora a
convivência humana, valorizando a cultura, a opinião e a história do seu
povo. X
- É
algo que veio para facilitar o controle dos acontecimentos ocorridos na
escola.
16 // KROTON (ID 11981)
De acordo com Zabala (1998), conceitos se referem a
um conjunto de fatos, objetos que têm características comuns. Conceitos
são representados por palavras que têm um significado específico, que produzem
uma imagem mental ( CAMPOS e NIGRO, 2009). Para a aprendizagem de conceitos
deve haver compreensão, portanto, o aluno deve entender seu significado.
Visando à aprendizagem de conceitos o professor poderá:
- Favoreça
modelos das atitudes que se queiram desenvolver
- Proporcione
ao aluno atividades como registro de dados das atividades práticas e
outros procedimentos
- Elaborar
atividades que possam relacionar os conteúdos de aprendizagem com as
concepções prévias dos alunos, atividades que favoreçam a atividade mental
que deem significado e funcionalidade ao conceito X
- Aproveitar
situações de conflito vinculados à realidade visando a conscientização dos
alunos
- Proporcionar
momentos de reflexão critica sobre assuntos diversos pertinentes à
situações cotidianas, como também de determinadas regras sociais
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
Para aprendezagem de cocneitos o professor
poderá elaborar atividades que possam relacionar os conteúdos de
aprendizagem com as concepções prévias dos alunos e favoreçam a elaboração de
significados pelos alunos.
17 // UNIASSELVI (ID 2343)
Segundo
Sacristán (2000), o processo de desenvolvimento do currículo passa por várias
fases: currículo prescrito, currículo apresentado ao professor, currículo
modelado pelos professores, currículo em ação, currículo realizado, currículo
avaliado. Referente ao Currículo Realizado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SACRISTÁN, Gimeno. O Currículo: uma reflexão
sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
- Trata-se
de um programa comum a todas as instituições de ensino que realizam as
mesmas atividades.
- Trata
da pressão exercida sobre os professores referentes às validações e
ideologias.
- Trata-se
das experiências vivenciadas na prática educativa que não estão explícitas
no currículo oficial. X
- Trata-se
do ensino profissionalizante aplicado somente em escolas técnicas e
universidades.
18 // Raquel (ID 12696)
Sabe-se que o currículo escolar é um dos pontos
mais difíceis a serem enfrentados pela escola. Diante dessa complexidade, qual
alternativa abaixo está incorreta por apresentar, de uma forma muito
simplista, o conceito de currículo?
- É
indispensável que a escola se reúna para discutir a concepção atual de
currículo expressa tanto na LDBEN quanto nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN).
- Todas
as questões anteriores estão incorretas.
- Podemos
definir o currículo escolar como uma grade curricular. X
- O
currículo abrange tudo o que ocorre na escola, as atividades programadas e
desenvolvidas sob a sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos
conteúdos escolares pelos alunos, na própria escola ou fora dela, e isso
precisa ser muito bem pensado na hora de elaborar um projeto
político-pedagógico.
- A
Base Nacional Comum é, portanto, uma dimensão obrigatória dos currículos
nacionais e é definida pela União.
19 // KROTON (ID 12054)
Não há como pensar avaliação da aprendizagem
escolar de forma isolada, ou seja, sem compreendê-la no âmbito do contexto
educativo ao qual se insere e suas relações. A avaliação precisa estar atrelada
aos elementos do processo educativo. Assinale a alternativa que apresenta a
relação incorreta entre avaliação e o elemento do processo educativo.
- Conteúdos
escolares – na avaliação é necessário contemplar os conteúdos de ensino,
tendo como foco o que vale a pena ser avaliado do que foi ensinado e dos
conteúdos trabalhados, assim o que será avaliado deve corresponder ao que
foi ensinado e, consequentemente ao que foi aprendido.
- Metodologia
- A avaliação e a metodologia são indissociáveis e necessitam ser
coerentes, pois não há como pensar em avaliação de maneira isolada da
metodologia e da forma de ensinar do professor em sala de aula.
- Projeto
político pedagógico (PPP) - a avaliação é desvinculada do projeto político
pedagógico, pois este não constitui um elemento do processo educativo,
mas, uma proposta pedagógica. X
- Planejamento
escolar – a avaliação necessita ser pensada já no momento do planejamento,
considerando a necessidade de articulação entre os elementos que o compõe
e a realidade educacional em que está inserida.
- Objetivos
educacionais – a avaliação possui relação muito próxima com os objetivos
educacionais, visto que são os objetivos que delimitam o caminho da
avaliação, isto é, avalia-se o que se espera que o aluno aprendeu.
20 // KROTON (ID 12261)
O conhecimento histórico não se confunde com a
realidade passada, pois é construído em uma determinada época, comprometido com
questões do seu próprio tempo. (Parâmetros Curriculares Nacionais – História e
Geografia.)
Existe um consenso entre a maioria dos
historiadores de que o passado não pode ser resgatado tal qual aconteceu, ele
só pode ser reconstruído em função das questões colocadas pelo presente.
(Maria Auxiladora Schimidt. A formação do professor
e o cotidiano da sala de aula: entre o embate, o dilaceramento, e o fazer
histórico. In: II Encontro – Perspectivas do Ensino de História – Anais.)
A partir destas assertivas, é possível concluir
que:
- não
existe elo entre passado, presente e futuro pois são tempos interdependentes,
pois não há como analisá-los em uma investigação histórica.
- passado
e presente são interdependentes, pois o historiador só pode compreender
esse passado a partir dos questionamentos feitos no seu próprio tempo. X
- ao
recuperar o passado, é necessário distanciar-se das questões do presente,
evitando assim a produção de uma história imediata.
- o
passado é único e as transformações que ocorrem não modificam a leitura
sobre este, cabendo apenas ao historiador/professor mostrá-lo aos alunos
como algo acabado e não questionável, não passível a interpretações.
- a
realidade presente faz parte do trabalho didático apenas enquanto fator de
motivação dos alunos, já que o objeto da História é apenas voltar o olhar
para o passado e descrevê-los isoladamente do contexto presente.
21 // 2014 (ID 12395)
A sociedade moderna coloca a organização do
trabalho como sendo um dos seus pressupostos básicos para a ação educativa.
Assim, o trabalho como princípio educativo pensada por Marx, vem aparecendo
como um importante norteador das ações educativas de uma escola. A própria LDB
situa, em seu art. 3, a vinculação que deve existir entre a educação escolar, o
trabalho e as práticas sociais. Nessa perspectiva, a importância do trabalho
como princípio educativo se deve porque ele:
- Não
potencializa nada, pois a relação trabalho e escola não está instituída
socialmente.
- Proporciona
a compreensão do processo histórico da produção científica e tecnológica
para transformação e ampliação das condições naturais de vida, das
capacidades e potencialidades humanas X
- Vincula
permanentemente a ação educativa ao mundo produtivo e permite o acesso ao
mundo do trabalho para os alunos que tiverem uma boa aprendizagem escolar
- Modifica
as relações existentes entre o mundo do trabalho e do mundo empresarial
com as condições efetivas de trabalho no processo de ensino-aprendizagem.
- Permite
que cada indivíduo faça uma síntese objetiva e clara do segmento
empresarial e insista em seus projetos individuais dentro de uma concepção
essencialmente democrática
22 // Laura Célia Sant'Ana Cabral
Cava (ID 12154)
A professora Flávia organizou uma roda de conversa
com seus alunos. O assunto foi: “brinquedos”, ela fez perguntas, ouviu relatos
e em seguida, propôs uma aula de pintura onde a temática fosse “brinquedos e
brincadeiras”. No dia seguinte, levou seus alunos ao museu para que conhecessem
obras de arte de um artista que utilizava como temática brinquedos e
brincadeiras. Lá no museu os alunos ouviram a professora Flávia informar
questões relativas às obras como: nome do artista, materiais utilizados, tipo
de tinta, quem o inspirou a ser pintor, nome da obra, informações de acordo com
a idade e a curiosidade dos alunos. Eles teceram comentários e relataram as
sensações que as obras lhes provocaram. No outro dia, ela pediu que os alunos
representassem, por intermédio da colagem, a obra que mais lhes chamou a
atenção. Assim que os alunos concluíram seus trabalhos artísticos, a professora
Flávia expôs os trabalhos e pediu que seus alunos fizessem a leitura deles,
isto é, comentassem sobre seus trabalhos, descrevendo os seus processos
criativos.
Quais foram os eixos propostos nos Parâmetros
Curriculares Nacional (PCN) de Arte, Brasil (1997) e Referencial Curricular
Nacional de Educação Infantil (RCNEI), Brasil (1998) utilizados pela
professora Flávia? A aula foi contextualizada? Marque a alternativa correta.
- articulou
os eixos: (apreciar / fruir) – (produzir / fazer) e refletir,
propiciando, desta forma uma aula contextualizada. X
- utilizou
apenas o eixo: reflexão e não propiciou uma aula contextualizada;
- utilizou
apenas o eixo: apreciação / fruição, propiciando, desta forma uma aula
contextualizada.
- articulou
os eixos: apreciação / reflexão, propiciando, e não propiciou uma aula
contextualizada.
- utilizou
apenas o eixo: a criação, o fazer e a aula foi contextualizada.
23 // ENADE 2008 (ID 1329)
Numa sala
de aula de terceiro ano do ensino fundamental, com crianças oriundas de várias regiões
do Brasil, um aluno pronunciou a palavra olho como [oio]. Outra criança da
turma chamou-lhe a atenção, corrigindo-lhe a fala. A professora aproveitou
a oportunidade e pediu a todos para que, a partir dali, falassem sempre
como se escreve, ou seja: os que falassem [sau] deveriam sempre falar
[sal]; os que falassem [viage] deveriam sempre falar [viagem]; os que falassem
[bodi] deveriam sempre falar [bode]; os que falassem [cantano] deveriam
sempre falar [cantando]. Rapidamente as crianças perceberam que ficou muito
difícil falar e que seria impossível falar sempre exatamente como se
escreve. A professora aproveitou para explicar que ninguém fala
exatamente como se escreve.
Essa professora sabe que
- a
língua portuguesa escrita não é fonética.
- a
correspondência entre os sons da fala e a escrita fonética é invariável.
- as
relações arbitrárias e não perfeitas entre sons e letras são raras.
- as
variações dialetais de origem social e regional devem ser superadas.
- as
variações da língua falada têm significados afetivos e culturais. X
24 // ENADE 2008 (ID 1331)
Observe a ilustração abaixo.
A fala do menino permite os comentários a seguir.
I - Quando o menino diz “e vão quatro”, utiliza-se de um mecanismo que não reflete o valor posicional do algarismo,
realizando a operação de forma mecânica.
II - Expressões como “e vão quatro” ou “desce um” estão relacionadas à “troca” que ocorre na base 10, no sistema
de numeração decimal, no entendimento de sua estrutura lógico-matemática.
III - O ensino de regras destituídas de significados pode estar na origem das dificuldades apresentadas por crianças, ao tentarem utilizar os algoritmos na resolução de problemas.
IV - A compreensão do valor posicional de um algarismo é favorecida quando a criança opera com materiais concretos em que pode agrupar elementos de dez em dez ou de cem em cem, por exemplo.
São corretos os comentários
- II,
III e IV, apenas.
- I,
II, III e IV. X
- I e
II, apenas.
- I e
III, apenas.
- II e
III, apenas.
25 // UNIASSELVI (ID 1790)
Complete
as lacunas das sentenças a seguir:
O
jogo ____________, presente na primeira infância da criança, tem um papel
importante no seu desenvolvimento. Nesta fase é comum a criança transformar
qualquer objeto em ____________. Ela se ____________ a partir da
assimilação do real. As ____________ são um espelho do que ela vivencia em seu
cotidiano.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
- pedagógico
- companheiro - relaciona - atividades.
- simbólico
- diversão - relaciona - brincadeiras.
- pedagógico
- diversão - interessa - brincadeiras.
- simbólico
- brinquedo - desenvolve - atitudes. X
26 // ENADE 2008 (ID 1334)
Os alunos
da EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas
vivências em todos os contextos por onde circulam – familiar,
profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais
saberes por meio de atividades em que sejam
- relativizados
por serem construídos fora do processo de escolarização.
- esvaziados
por sua associação ao fracasso escolar dos alunos.
- avaliados
para uma compreensão dos erros epistemológicos.
- integrados
aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento. X
- reconstruídos
em torno de parâmetros de correção prévios.
27 // Raquel (ID 12703)
As discussões contemporâneas acerca do currículo
consideram que é preciso entrelaçar as dimensões do conhecimento escolar e da
cultura. O multiculturalismo e suas teorias apontam basicamente que a escola
deve contemplar não somente uma cultura comum ou homogênea, mas a pluralidade
de culturas, visando a inclusão dos diversos segmentos sociais vistos como
“minorias”, “excluídos”, “inferiorizados”, “diferentes”. A teoria curricular
que possui a visão de que o currículo constrói identidades e subjetividades sociais,
articulando questões de saber e poder, significação e discurso, representação,
cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, pertence às:
- teorias
curriculares pós-críticas X
- teorias
da nova sociologia da educação.
- teorias
de currículo como prescrição.
- teorias
curriculares tradicionais.
- teorias
curriculares críticas.
Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
O multiculturalismo e suas teorias pós-críticas,
implica basicamente a transição de uma cultura comum ou homogênea para
culturas, visando a inclusão dos diversos segmentos sociais vistos como
“minorias”, “excluídos”, “inferiorizados”, “diferentes”.
28 // Vilze Vidotte Costa (ID
12643)
A sociedade brasileira é marcada por profundas
diferenças sociais que acabam, de alguma forma, sendo explicitadas no espaço
escolar. Uma sociedade heterogênea, diferente, gera sujeitos diferentes. Nesse
contexto a função social da escola é:
- Reconhecer
as diferenças e formar turmas homogêneas
- Ignorar
as diferenças e realizar o trabalho pedagógico,
- Reconhecer
que as diferenças culturais geram déficit linguístico e cultural,
- Negar
as diferenças e suprir as igualdades,
- Superar
a concepção de que as diferenças são deficiências e saber trabalhar com as
diferenças, X
29 // Vilze Vidotte Costa (ID
12647)
Atualmente o conceito de Gestão escolar pode ser
entendido, como um termo que busca superar uma forma de administração
anteriormente utilizada na escola (moldes de empresa). A partir da LDB 9394/96
o conceito de gestão apresenta-se mais dinâmico, deixa implícito um caráter de
ação, movimento, mobilização, articulação, tomada de decisão, com o objetivo de:
- Suscitar
a participação e opinião da comunidade escolar, tendo como última palavra
a ação do diretor.
- Observar
que a construção do consenso deve favorecer os registros em atas, porém
não necessariamente a resolução dos problemas.
- Impulsionar
o trabalho coletivo através da participação de todos envolvidos com o
ambiente escolar. X
- Buscar
maior autoritarismo diante da resolução ou problematização de situações
conflituosas.
- Imputar
maior poder de decisão ao diretor do estabelecimento de ensino
30 // KROTON (ID 12727) 0 pontos
Vimos que há uma relação muito forte entre as
políticas educacionais e a gestão democrática. Diante disso, julgue os itens a
seguir:
I – Para refletir sobre a gestão democrática é
preciso analisar as políticas de educação no país.
II - A gestão transforma metas e objetivos
educacionais em ações, dando concretude às direções traçadas pelas políticas.
III - A gestão democrática na educação requer mais
do que simples mudanças nas estruturas organizacionais.
IV – O gestor deve preocupar-se apenas com
problemas administrativos, envolvendo apenas estratégias de ações visando a
viabilizar a execução orçamentária dos recursos oriundos dos programas
coordenados pelo Governo Federal.
- Somente
quatro afirmativas estão corretas.
- Todas
as afirmativas estão corretas.
- Somente
uma afirmativa está correta.
- Somente
duas afirmativas estão corretas.
- Somente
três afirmativas estão corretas. X
Nenhum comentário:
Postar um comentário