Faculdade
Anhanguera-Anápolis GO
Curso:
Pedagogia 7°Período A
Disciplina:
Leitura e Produção de Texto
Filme:
Crianças invisíveis
Autor: Diego de Silva
Nome: Léia de Jesus Siqueira Dutra
Professora: Sandra de Fátima Araújo
Anápolis-GO
2015.
INDICE
1-Introdução------------------------------------------------------------------------------------3
2-Objetivos--------------------------------------------------------------------------------------4
2.1-Gerais
e específicos---------------------------------------------------------------------4
3-
Desenvolvimento---------------------------------------------------------------------------5
4-
Conclusão------------------------------------------------------------------------------------7
6-Anexos-----------------------------------------------------------------------------------------9
O
presente trabalho foi apresentado à turma do curso de Pedagogia e de Letras do
7° período no dia 03 de Novembro de 2015, na Faculdade Anhanguera de Anápolis
do Estado de Goiás. Foi apresentada pela professora Sandra de Fátima Araújo que
leciona a disciplina Leitura e Produção de Texto um filme de cinco curtas
chamadas Crianças Invisíveis.
Esse
trabalho tem como objetivo desenvolver a escrita, através da elaboração de um
relatório, colocando em prática a teoria que se tem aprendido nesse semestre na
disciplina de Leitura e Produção de texto.
Nesse
relatório será colocada em evidências a vida de crianças que são esquecidas
pela comunidade, “as crianças invisíveis do filme”, mas também aquelas crianças
que fazem parte dessa humanidade tão egocêntrica que não consegue ver o pedido
de socorro, preferem fechar os olhos e passar por cima de crianças que pedem
para serem vista.
Objetivos:
Geral:
·
Analisar os fatos ocorridos no filme,
observando a realidade de vida das crianças e adultos com proposito de ter uma
nova visão em relação aos problemas enfrentados pelas crianças e não tem
nenhuma estrutura familiar.
Específicos:
·
Observar o que pode ser feito para contribuir
com as crianças que não usufrui dos seus direitos garantidos por lei;
·
Aprender a fazer relatórios, colocando em
prática a teoria aprendida em sala;
·
Desenvolver um relatório comparando o filme
com a realidade atual;
·
Questionar sobre o que tem feito o governo
para mudar a vida dessas crianças invisíveis.
Desenvolvimento
Relatório do filme Crianças Invisíveis
O
filme Crianças invisíveis é uma produção feita por oito diretores comdiferentes
nacionalidades. O significado do nome crianças invisíveis mostra a realidade de
muitas crianças que não são vista pela comunidade, família e muito menos pelos
governantes.
Cada
história retrata uma realidade local, mas tem em comum a infância, os sonhos, a
vontade de viver das crianças. A primeira curta mostra a história de um grupo
de garoto guerrilheiros de Ruanda, fortemente armados consegue lutar por terras
com adultos armados que são os seus inimigos, o líder do grupo é o mais velho
de todos, os outros tem idade entre doze e dezesseis anos. Os jovens
guerrilheiros avança em sua missão rumo a um vilarejo inimigo e deparam com um
exercito armado,quando tem inicio a um tiroteio e uma da criança é atingida e
morta, o melhor amigo de Tanza.Após muita dificuldade os garotos conseguem
chegar ao seu destino e decidem utilizar as bombas que foram trazidas até o
local a ser detonada. No meio da noite Tanza segue até o alvo para destruir sem
ter a menor idéia que local é uma escola, onde ele deveria esta juntamente com
outras crianças.
Todas
as crianças são iguais e têm os mesmo direitos, não importa sua cor, raça,
sexo, religião, origem social ou nacionalidade; Todas as crianças tem direito a
educação. (Declaração dos Direitos da
Criança)
O segundo curta apresentada foi sobre Marjan, um garoto cigano, que estava preso
em um centro de detenção já havia um bom tempo. Na hora da sua libertação
observa tudo ao seu derredor com um sentimento meio angustiante, ao lembrar-se
de situações vividas com a família, onde o pai o obrigava a roubar desde pequeno.
No momento da cerimoniade costume antes de libertar os internos, a família dar
presentes mesmo sem poder. No caminho de volta para casa sem dinheiro para a
passagem de trem o pai de Marjan o obriga a roubar agredindo o garoto, mas o
menino prefere voltar a viver preso no centro de detenção do que viver escravo
do seu pai.
Todas as crianças têmdiretas a vida e a liberdade; Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica; Todas as crianças têm direito a não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós parentes, ou até a sociedade. (Declaração dos Direitos da Criança)
O
terceiro curta retrata a história da menina norte-americana Blanca HIV positivo, filha de pais viciados,
que descobre que é portadora do vírus da AIDS de uma forma muito constrangedora
em um ambiente escolar pelos colegas que agiram preconceituosamente. Quando chega a casa se depara com
os pais discutidos sobre vários assuntos inclusive sobre a doença que passaram
para a filha e o vicio das drogas. Ao mesmo tempo os pais demonstraamor pela
menina mostrandovontade de ajudar a filha a sobreviver à doença e ao
preconceito.
Todas as
crianças têm direito à alimentação e o atendimento médico; Todas as crianças
têm direito ao amor e a compreensão dos pais e da sociedade. (Declaração dos Direitos da
Criança)
O curta apresentada mostra o quanto a relação do adulto com a
criança é importante, no primeiro curta “Tanza e os guerrilheiros”, mostra o
duelo de igual pra igual entre as crianças e os adultos. No segundo curta
“Cigano” retrata a falta de amor entre o pai e o menino levando acriança a
preferir viver presa do viver com a família.No terceiro mostra uma relação diferenciada,
sem duelo pais se unem para ajudar a filha se aceitar.
A escola tem um papel importante na sociedade, de contribui
com a responsabilidade social, desenvolvendo a consciência crítica da
realidade, a compreensão de que o interesse social é mais importante que o
individual, a fazer o aluno ver a realização como fruto do esforço comum. Ela
deve se tornar um espaço de realização, criar formas de intervenção social,
despertando interesse dos pais em oferecer uma vida melhor para os seus filhos,
mudando a realidade do nosso município que tem muitas crianças que ainda não
são vista, continuam invisíveis.
Conclusão
Esse filme é uma lição para que
todos os adultos reflitam sobre o que anda fazendo em suas vidas,
principalmente para que se lembre de quando foram crianças, não se esqueçam
dessa época, independente de como foi, de seus sonhos, esperanças, ideais.Existe
uma grande necessidade de resgatar o amor entre o ser humano, para que haja
mudanças positivas na vida de muitos tanto do doador, quanto o receptor desse
amor.
É preciso que façam algo para
mudar esse mundo, que as forçam a se tornarem um ‘adulto em miniatura’, que as
crianças vivam como crianças e não como adultos, deixando de brincar para
trabalhar, cujo único brinquedo que conhece é o que vê outras crianças se
divertir, mas terão que trabalhar e muito para terem o mínimo para sua
subsistência. Oportunidade é a palavra chave para essas crianças, oportunidade
de terem uma vida melhor, se tornarem pessoas melhores. Onde seria bom que a única
cicatriz carregada fosse aquela que ganhou em uma partida de futebol, ou ao
cair da árvore onde pegava goiaba, e não da violência de receber uma bala
perdida, uma garrafa quebrada na cabeça por seu pai, da fuga da policia, da
briga entre gangs. Os governantes, a sociedade e especialmente a família não
pode deixar que essas crianças que fazem parte da realidade atual do mundo
continuem sem ser vistas.
Referências Bibliográficas:
Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/criancas-invisiveis/24473/#ixzz3r5yqPB1j.
Acesso em: 07 de nov.2015
Disponível em: www.adorocinema.com › Filmes › Todos os filmes › Filmes de Drama. Acesso em: 07 de
nov.2015.
Disponível
em: https://pt.wikipedia.org/.../Declaração_Universal_dos_Direitos_da_Crian...Acesso
em: 07 de nov.2015.
Anexo
Ficha técnica
completa
Título
|
All the Invisible Children (Original)
CRIANÇAS
INVISIVEIS
|
Ano produção
|
2005
|
Dirigido por
|
|
Estreia
|
2005 ( Brasil )
|
Duração
|
124 minutos
|
Classificação
|
12 - Não recomendado para
menores de 12 anos
|
Gênero
|
|
Países de Origem
|
Sinopse
Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em
Nápoles e no interior da Sérvia, os filmes são protagonizados por personagens
infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba
sendo a única saída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário