quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

FILME: CRIANÇAS INVISÍVEIS




Faculdade Anhanguera-Anápolis GO
Curso: Pedagogia 7°Período A
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
                                     

                                     

Filme: Crianças invisíveis

Autor: Diego de Silva
                             


Nome: Léia de Jesus Siqueira Dutra 
                                              


Professora: Sandra de Fátima Araújo






Anápolis-GO
2015.

INDICE

1-Introdução------------------------------------------------------------------------------------3
2-Objetivos--------------------------------------------------------------------------------------4
2.1-Gerais e específicos---------------------------------------------------------------------4
3- Desenvolvimento---------------------------------------------------------------------------5
4- Conclusão------------------------------------------------------------------------------------7
5-Referências Bibliográficas----------------------------------------------------------------8
6-Anexos-----------------------------------------------------------------------------------------9


  

 Introdução

O presente trabalho foi apresentado à turma do curso de Pedagogia e de Letras do 7° período no dia 03 de Novembro de 2015, na Faculdade Anhanguera de Anápolis do Estado de Goiás. Foi apresentada pela professora Sandra de Fátima Araújo que leciona a disciplina Leitura e Produção de Texto um filme de cinco curtas chamadas Crianças Invisíveis.
Esse trabalho tem como objetivo desenvolver a escrita, através da elaboração de um relatório, colocando em prática a teoria que se tem aprendido nesse semestre na disciplina de Leitura e Produção de texto.
Nesse relatório será colocada em evidências a vida de crianças que são esquecidas pela comunidade, “as crianças invisíveis do filme”, mas também aquelas crianças que fazem parte dessa humanidade tão egocêntrica que não consegue ver o pedido de socorro, preferem fechar os olhos e passar por cima de crianças que pedem para serem vista.



Objetivos:

Geral:
·         Analisar os fatos ocorridos no filme, observando a realidade de vida das crianças e adultos com proposito de ter uma nova visão em relação aos problemas enfrentados pelas crianças e não tem nenhuma estrutura familiar.

Específicos:
·         Observar o que pode ser feito para contribuir com as crianças que não usufrui dos seus direitos garantidos por lei;
·         Aprender a fazer relatórios, colocando em prática a teoria aprendida em sala;
·         Desenvolver um relatório comparando o filme com a realidade atual;
·         Questionar sobre o que tem feito o governo para mudar a vida dessas crianças invisíveis.


Desenvolvimento

                                      Relatório do filme Crianças Invisíveis

O filme Crianças invisíveis é uma produção feita por oito diretores comdiferentes nacionalidades. O significado do nome crianças invisíveis mostra a realidade de muitas crianças que não são vista pela comunidade, família e muito menos pelos governantes.
Cada história retrata uma realidade local, mas tem em comum a infância, os sonhos, a vontade de viver das crianças. A primeira curta mostra a história de um grupo de garoto guerrilheiros de Ruanda, fortemente armados consegue lutar por terras com adultos armados que são os seus inimigos, o líder do grupo é o mais velho de todos, os outros tem idade entre doze e dezesseis anos. Os jovens guerrilheiros avança em sua missão rumo a um vilarejo inimigo e deparam com um exercito armado,quando tem inicio a um tiroteio e uma da criança é atingida e morta, o melhor amigo de Tanza.Após muita dificuldade os garotos conseguem chegar ao seu destino e decidem utilizar as bombas que foram trazidas até o local a ser detonada. No meio da noite Tanza segue até o alvo para destruir sem ter a menor idéia que local é uma escola, onde ele deveria esta juntamente com outras crianças.

Todas as crianças são iguais e têm os mesmo direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade; Todas as crianças tem direito a educação. (Declaração dos Direitos da Criança)

O segundo curta apresentada foi sobre Marjan, um garoto cigano, que estava preso em um centro de detenção já havia um bom tempo. Na hora da sua libertação observa tudo ao seu derredor com um sentimento meio angustiante, ao lembrar-se de situações vividas com a família, onde o pai o obrigava a roubar desde pequeno. No momento da cerimoniade costume antes de libertar os internos, a família dar presentes mesmo sem poder. No caminho de volta para casa sem dinheiro para a passagem de trem o pai de Marjan o obriga a roubar agredindo o garoto, mas o menino prefere voltar a viver preso no centro de detenção do que viver escravo do seu pai.

Todas as crianças têmdiretas a vida e a liberdade; Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica; Todas as crianças têm direito a não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós parentes, ou até a sociedade. (Declaração dos Direitos da Criança)

O terceiro curta retrata a história da menina norte-americana Blanca HIV positivo, filha de pais viciados, que descobre que é portadora do vírus da AIDS de uma forma muito constrangedora em um ambiente escolar pelos colegas que agiram preconceituosamente. Quando chega a casa se depara com os pais discutidos sobre vários assuntos inclusive sobre a doença que passaram para a filha e o vicio das drogas.  Ao mesmo tempo os pais demonstraamor pela menina mostrandovontade de ajudar a filha a sobreviver à doença e ao preconceito.

Todas as crianças têm direito à alimentação e o atendimento médico; Todas as crianças têm direito ao amor e a compreensão dos pais e da sociedade. (Declaração dos Direitos da Criança)

O curta apresentada mostra o quanto a relação do adulto com a criança é importante, no primeiro curta “Tanza e os guerrilheiros”, mostra o duelo de igual pra igual entre as crianças e os adultos. No segundo curta “Cigano” retrata a falta de amor entre o pai e o menino levando acriança a preferir viver presa do viver com a família.No terceiro mostra uma relação diferenciada, sem duelo pais se unem para ajudar a filha se aceitar.
A escola tem um papel importante na sociedade, de contribui com a responsabilidade social, desenvolvendo a consciência crítica da realidade, a compreensão de que o interesse social é mais importante que o individual, a fazer o aluno ver a realização como fruto do esforço comum. Ela deve se tornar um espaço de realização, criar formas de intervenção social, despertando interesse dos pais em oferecer uma vida melhor para os seus filhos, mudando a realidade do nosso município que tem muitas crianças que ainda não são vista, continuam invisíveis.


Conclusão

Esse filme é uma lição para que todos os adultos reflitam sobre o que anda fazendo em suas vidas, principalmente para que se lembre de quando foram crianças, não se esqueçam dessa época, independente de como foi, de seus sonhos, esperanças, ideais.Existe uma grande necessidade de resgatar o amor entre o ser humano, para que haja mudanças positivas na vida de muitos tanto do doador, quanto o receptor desse amor.

É preciso que façam algo para mudar esse mundo, que as forçam a se tornarem um ‘adulto em miniatura’, que as crianças vivam como crianças e não como adultos, deixando de brincar para trabalhar, cujo único brinquedo que conhece é o que vê outras crianças se divertir, mas terão que trabalhar e muito para terem o mínimo para sua subsistência. Oportunidade é a palavra chave para essas crianças, oportunidade de terem uma vida melhor, se tornarem pessoas melhores. Onde seria bom que a única cicatriz carregada fosse aquela que ganhou em uma partida de futebol, ou ao cair da árvore onde pegava goiaba, e não da violência de receber uma bala perdida, uma garrafa quebrada na cabeça por seu pai, da fuga da policia, da briga entre gangs. Os governantes, a sociedade e especialmente a família não pode deixar que essas crianças que fazem parte da realidade atual do mundo continuem sem ser vistas.

                                   
Referências Bibliográficas:

Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/criancas-invisiveis/24473/#ixzz3r5yqPB1j. Acesso em: 07 de nov.2015
Disponível em: www.adorocinema.com › Filmes › Todos os filmes › Filmes de Drama. Acesso em: 07 de nov.2015.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/.../Declaração_Universal_dos_Direitos_da_Crian...Acesso em: 07 de nov.2015.



Anexo


Ficha técnica completa

Título
All the Invisible Children (Original)
CRIANÇAS INVISIVEIS
Ano produção
2005
Dirigido por
Estreia
2005 ( Brasil )

Duração
124 minutos
Classificação
 12 - Não recomendado para menores de 12 anos
Gênero
Países de Origem
Sinopse
Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia, os filmes são protagonizados por personagens infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída.

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