quarta-feira, 16 de março de 2016

METAS, AÇÕES, RESPONSÁVEIS - PEDAGOGICAS

METAS
AÇÕES
RESPONSÁVEL
Aprimoramento das práticas docentes.
Visita as salas de aula pela coordenação pedagógica para analise das mesmas. Orientação aos docentes e socializações nos horários coletivos.
Coordenadora Professores
Garantir a aprendizagem efetiva de todos os alunos, inclusive daqueles com maiores dificuldades
Planos de Ensino elaborados de acordo com as Orientações Curriculares. Recuperação contínua em aulas semanais com atividades diferenciadas. Utilizar textos diversificados, realizando diferentes formas de leitura e produção. Estimular o empréstimo de livros na Sala de Leitura. Utilização de mídias diferenciadas como forma de despertar o interesse dos alunos.
Coordenação Pedagógica e docentes.
Identificação das necessidades especiais dos alunos com deficiência
Identificação dos alunos com NEEs através de levantamento de laudos médicos,                                      realização das anamneses, sondagens e entrevistas.
Coordenação Pedagógica, Professor SAAI e docentes.
Atendimento dos visando promover o desenvolvimento das funções cognitivas através de apoio e adaptações.
Utilização dos recursos existentes na Unidade, a fim de promover as adaptações do currículo necessárias a cada educando
Coordenação Pedagógica, Professor SAAI e docentes.
Orientação e formação dos profissionais da Unidade Escolar. Atuação junto às famílias e às Equipes Multiprofissionais da Saúde.
Trazer textos formativos e informativos sobre o Atendimento Educacional Especializado a respeito dos alunos com NEE’s, abordando o tema Inclusão, para profissionais da Unidade e responsáveis.
Coordenação Pedagógica, Professor SAAI e docentes.
Auxilio na adequação dos conteúdos, juntamente com os professores da sala regular, a fim de permitir aos alunos o acesso ao currículo regular.
Promover a adequação do currículo junto ao professor da sala regular. Utilizar os diferentes espaços da escola.
Coordenação Pedagógica, Professor SAAI e docentes.
Promover o protagonismo do aluno.
Programa Ampliar. Grêmio.
Coordenação Pedagógica, Professor do Programa Ampliar e docentes.
Conscientização com relação ao bullying
Desenvolver atividades de conscientização dos alunos durante as aulas e dos responsáveis nas reuniões de pais
Comunidade Escolar

Metas 
Diminuição dos itens de evasão escolar;
-Aumento nos índices de promoção;
-Conscientização e implantação da cidadania e da dimensão política;
 -Envolvimento e interação da comunidade, com vistas a uma participação ativa;
 -Adequação da elevação da qualidade de ensino;
-Unificação de linguagens didáticas;
-Envolvimento dos docentes com as normas regimentais e disciplinares;
 -Diminuição da evasão nos primeiros anos do Ensino Médio;
 -Preparar para a construção do conhecimento;
-Saber respeitar o "próximo", em seus bens materiais e morais;
 -Formar e não apenas informar;
-Dominar os conteúdos básicos programáticos;
 -Internalizar seu papel como cidadão do mundo;
 -Conscientizar sobre a importância da sua contribuição para o bem estar da comunidade;
-Conscientização sobre a importância do estudo para o crescimento interior e auto realização;
 -Formar cidadãos críticos e conscientes;
 -Aplicar os recursos de forma a buscar resultados satisfatórios.

 Ações
-Capacitação profissional dos docentes através de palestras, dinâmicas de grupo, troca de experiências, além de estimulá-los a estar sempre em busca de novos conhecimentos;
 -Projeto recuperação/reforço;
-Implantação de projetos;
 -Através de reuniões pedagógicas, conscientizar os professores da necessidade de encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo ensino-aprendizagem, construindo, dessa forma, um ambiente estimulador e agradável;
 -Conscientizar os docentes da importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral da Escola, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos;
-Conscientizar os docentes do valor da avaliação como parâmetro diário para um replanejar constante e não como medida de valor inexorável;
-Através de reuniões, manter contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma a que os pais percebam a importância de sua participação para a concretização de uma Escola de qualidade;
 -Utilização da biblioteca (estímulo à leitura) e do laboratório de informática;
-Estudo detalhado dos temas pertinentes aos desafios educacionais contemporâneos;
 -Avaliar e controlar a qualidade do ensino-aprendizagem;
-Revitalização das atividades do Grêmio Estudantil;
-Palestras dirigidas aos alunos do período noturno para que os mesmos possam, através de informações atuais, sentir-se estimulados a frequentar as aulas, percebendo que os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que possam enfrentar um mundo globalizado onde a mudança se faz diariamente;
 -Administrar, com a participação de professores, pais, funcionários e direção, as verbas recebidas, de forma a atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola pública de qualidade.
 -Adquirir dentro do possível o material necessário para bom desempenho escolar.


Metas:
1 promover o rendimento escolar do aspecto qualitativo sobre o quantitativo;
2 incentivar a assiduidade dos alunos, freqüência às aulas e atividades escolares;
3 investir mais no professor, com reuniões pedagógicas e cursos com especialidades em Educação;
4 organizar em conjunto o bom funcionamento da escola.

Ações:
1 desenvolver uma proposta unificada dentro da escola, através de um trabalho coletivo;
2 construir projetos especiais que garantam a permanência e o interesse do aluno pelo processo educativo;
3 utilização de recursos didáticos de modo adequado enriquecendo assim o dia-a-dia em sala de aula;
4 construir ações pedagógicas envolvendo todos os alunos comprometidos com o processo ensino-aprendizagem, considerando em todos os aspectos as estratégias e procedimentos metodológicos.

Avaliação
1 caráter diagnóstico e educativo;
2 implantação de um projeto de avaliação criando mecanismos de acompanhamento e compreensão do processo de aprendizagem;
3 reflexão e discussão para estabelecer critérios e procedimentos avaliatórios;
4 aperfeiçoamento do projeto com acompanhamento do Professor e Coordenador.

METAS
·   Adotar atitudes de respeito pela diversidade étnica, social e religiosa.
·  Estabelecer coletivamente as regras de convívio da turma, pautadas pela autonomia, amizade e solidariedade, demonstrando respeito e compromisso com as mesmas, bem como punições plausíveis para quem desrespeitá-las.
·  Relacionar e respeitar seus direitos e deveres, sabendo se colocar no lugar do outro, nos diversos espaços de convivência.
·  Conhecer a função da escola e sua organização.
·  Conhecer a história da escola.
Localizar a escola dentro do bairro e o seu entorno.

    AÇÕES
·     Construção coletiva das regras de convivência, mapa de ocupação da escola.
·     Visita aos arredores da escola para localizar e caracterizar o espaço em que a escola está inserida.
·     Apresentação de um funcionário da escola para relatar sobre suas funções, a organização do espaço escolar e sua história.
·     Construção de maquetes, mapas, itinerários, cartazes indicativos, etc.
·     Relatos, poemas, músicas e desenhos relacionados com o tema.
·     Utilização de fotos ou imagens para construção da memória visual da unidade escolar.

Objetivos Estratégicos
Estratégias
Metas
1. – Assegurar a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.

   1.1 – Concentrar esforços nas séries e disciplinas críticas do Ensino Fundamental.
1.1.1 – Elaborar um programa com 16 ações que favoreça a melhoria
do processo  Ensino – aprendizagem dos alunos de 6º ao 9º.
   1.2 – Desenvolver ações para melhorar o desempenho dos alunos com baixo rendimento escolar.

1.2.1 – Implementar um programa com 05 ações que eleve o desempenho dos alunos com baixo rendimento escolar.
2. – Reduzir o índice de reprovação e abandono.

   2.1 – Desenvolver estratégias inovadoras diferenciadas para reduzir o índice de reprovação e abandono.

2.1.1 – Elevar o índice geral de aprovação do Ensino Fundamental de 98,1% para 99%.

2.1.2 – Elevar o índice de aprovação dos alunos do Ensino Médio de 85% para 88%.

2.1.3 – Elevar o índice de aprovação de 98% para  99% em Ciências no Ensino Fundamental.

2.1.4 – Reduzir o índice geral de abandono do Ensino Fundamental de 0,7% para 0,5%.
3. – Fortalecer a participação dos pais na escola.

   3.1 – Estimular a participação dos pais nas atividades desenvolvidas pela escola.

3.1.1 – Implementar um conjunto de 06 ações para envolver os pais nas atividades escolares.

Metas: 
- Desenvolver estratégias diferenciadas para reduzir o índice de reprovação e abandono;
- Elevar o índice de aprovação dos alunos do Ensino Fundamental de 98,1% para 99%;
- Elevar o índice de aprovação dos alunos do Ensino Médio de 85% para 88%;
- Reduzir o índice geral de abandono do Ensino fundamental de 0,7% para 0,5%;
- Estimular a participação dos pais nas atividades desenvolvidas pela escola;
- Capacitar 01 coordenador pedagógico e o corpo docente para trabalhar com os alunos com necessidades especiais, através de cursos e encontros na SRE;
- Desenvolver projetos interdisciplinares em todas as turmas, onde as novas tecnologias possam servir de instrumento prazeroso para a obtenção da aprendizagem;
- Incentivar a participação coletiva dos pais, familiares e comunidade, através de palestras e reuniões, buscando a melhoria no envolvimento de todos no convívio escolar;
- Orientar os professores pedagogicamente, sobre as adaptações curriculares, Estilos de aprendizagem e Plano individualizado de Educação através de oficinas pedagógicas e cursos de capacitação oferecidos por pólos especializados;
- Conscientizar os educandos sobre a importância dos estudos para a realização pessoal e profissional, através de palestras e depoimentos de pessoas da comunidade;

Ações:
- Montar uma sistemática de acompanhamento dos alunos faltosos;
- realizar visita quinzenal na casa dos alunos faltosos;
- Promover bimestralmente palestras de conscientização obre a importância de estudar;
- Realizar um diagnóstico das dificuldades dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
- Realizar uma aula de leitura semanal com os alunos do 6º ao 9º ano;
- realizar quatro dias temáticos com o tema: Valor da Leitura;
- Desenvolver o Projeto Círculo de Leitura e literatura goiana com os alunos do Ensino Médio;
- Desenvolver o Projeto de História de Goiás com os alunos do Ensino Médio regular e semestral;
- Elaborar um boletim informativo bimestral para divulgar as atividades e desempenho da escola;
- Realizar o Projeto Cultural para cultivar as raízes do nosso povo;
- Realizar um encontro mensal entre os professores para estudo e planejamento em ciências;
- Realizar cursos de capacitação para 01 ou mais coordenadores e membros do corpo docente pelo menos 02 vezes por ano em parcerias com pólos especiais.
- Desenvolver projetos interdisciplinares contemplando as disciplinas optativas em conjunto com a base comum para promover atividades lúdicas e inovadoras.
- Promover reuniões, confraternizações e outras atividades, buscando uma integração e fortalecimento de laços entre os todos os servidores.
- Promover reuniões semestrais para orientar pedagogicamente os professores sobre as adaptações curriculares, estudos de aprendizagem e Plano individualizado de Educação.
- Realizar palestras e depoimentos semestrais por pessoas da comunidade, com o objetivo de conscientizar os educandos sobre a importância dos estudos para a realização pessoal e profissional;
- Promover 01 evento bimestral sócio-cultural para integrar escola e comunidade, como: Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia da Comunidade na Escola, Dia do Estudante, Dia da Árvore, projeto Primavera, Feira de Arte e Cultura e Ciências, projeto Deus na escola e projeto cantata;
- Realizar uma palestra semestral sobre relações humanas;
- Realizar confraternizações semestrais com o corpo docente;
- Promover uma reunião bimestral para fortalecer o relacionamento da equipe escolar;
- Realizar bimestralmente uma oficina de leitura e produção de textos para estimular nos alunos o prazer de ler e criar;
- Realizar bimestralmente uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio;
- Realizar concurso de produção de textos com os alunos do Ensino Fundamental, por bimestre;
- Dar continuidade ao jornal “Folha Educativa” como instrumento de produção da disciplina Oficina de Jornal;
- Realizar uma palestra trimestral com profissionais da Secretaria da Saúde, como parte integrante da disciplina Educação em Saúde;
- Desenvolver atividades práticas e em situações reais com os alunos da disciplina Elaboração de Documentos Oficiais;
- Promover uma reunião bimestral entre os professores de Matemática para avaliar o trabalho desenvolvido;
- Montar um cantinho de Matemática nos 6º anos;
- Elaborar um documento final de avaliação de desempenho dos alunos dos 6º anos em Português e Matemática;
- Formar oito grupos de monitorias com alunos do Ensino Médio para atuar durante as aulas de Matemática e Física;
- Realizar bimestralmente uma oficina de operações e cálculos;
- Formar um grupo de monitoria para os alunos dos do 1º ao 6º períodos;
-
- Realizar apresentações artísticas e culturais para exposição dos trabalhos e dos conteúdos aprendidos pelos alunos;
- Aplicar um provão semestral multidisciplinar para avaliar as dificuldades específicas dos alunos;
- Desenvolver através de projetos atividades pedagógicas e comemorativas conforme ações do P.D.E.
   

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