PROGRAMA
FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE
CENSO
ESCOLAR
PLANO
OPERACIONAL DO CENSO ESCOLAR
ELAINE
CRISTINA MARIANO
Anápolis,
22 de fevereiro de 2016
1
INTRODUÇÃO
Para um retrato fiel da educação na Escola
Municipal ....., obteve através do Censo Escolar o levantamento da
escolaridade de pais dos alunos da escola e dos que foram matriculados para
estudarem durante o ano de 2016. Com a pesquisa descobriu-se que apenas 1%
desses pais possuem graduação, 3% concluíram o ensino médio e 2% possuem o
ensino fundamental da segunda fase completos e 4% não concluíram.
Mas o Censo Escolar é muito mais do que uma contagem de alunos e
descoberta da escolaridade dos pais. Esta pesquisa cumpre um papel estratégico
por fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a
melhoria da qualidade do ensino. Foi com base nos dados apurados pelo Censo que
se detectou como um dos principais problemas do ensino fundamental a incidência
de elevadas taxas de distorção idade/série, por sua vez reflexo das elevadas
taxas de reprovação e abandono escolar proveniente da ausência do apoio
familiar porque os mesmos não possuem o conhecimento escolar básico para
auxiliar seus filhos nas atividades do processo aprendizagem.
Diante deste quadro,
projetou-se oferecer aos pais a oportunidade de estudarem nos cursos “Brasil
alfabetizado” que a Secretaria de Educação oferece a escola, atuando com o uso
do prédio, professores e o lanche diário. Articulando ainda o oferecimento da
Educação de Jovens e Adultos na primeira fase da 1° Etapa. O Censo Escolar é
muito importante e não deve ser considerado como mais uma rotina burocrática da
escola. Ele oferece a correta orientação das políticas educacionais dos três
níveis de governo e, em última instância, a melhoria da qualidade do ensino
público.
O
Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa realizada anualmente pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo
obrigatório aos estabelecimentos públicos e privados de educação básica,
conforme determina o art. 4º do Decreto nº 6.425/2008. A data de referência
para as escolas informarem seus dados ao Censo Escolar constitui o Dia Nacional
do Censo Escolar, que, de acordo com a Portaria nº 264, de 26 de março de 2007,
é a última quarta-feira do mês de maio. No final de maio, o sistema educacional
brasileiro encontra-se mais estabilizado e os dados verificados nessa data são
considerados válidos e referenciais para aquele ano.
A definição de uma data de
referência para a declaração de dados no Censo Escolar é importante, também,
por permitir a comparabilidade estatística dos dados no mesmo ano e em anos
anteriores.
2 A Importância da família no Processo Ensino Aprendizagem
dos alunos
Plano
Operacional
Identificação
|
Instituição de Ensino/Órgão ligado à Educação: ESCOLA MUNICIPAL ...
Responsável: ELAINE
CRISTINA MARIANO
|
|||
Objetivo
geral do plano
|
Traçar metas e ações
conforme dados do Censo Escolar 2016 para diagnosticar o nível de
escolaridade dos pais dos alunos da
escola.
|
|||
Etapas
|
Procedimentos/Ações
Verificar através do Censo Escolar o nível
de escolaridade dos pais dos alunos da escola.
Promover
um encontro entre escola e comunidade para explicar e ouvir opiniões sobre o
assunto salientando a necessidade do conhecimento para apoiar os filhos em
período escolar.
|
Recursos
Computador
Tonner
Papel
Mídia/propaganda/Orientações
Prédio escolar
sala de aula
|
Períodos
Janeiro a março 2016.
|
|
Matrícula
inicial
|
Planejamento
(anterior ao início da coleta do Censo)
Período
de coleta
Retificação
|
Renovar as matrículas dos alunos que já estudam na instituição
conforme cronograma da SEMED.
Seguidamente as matrículas dos alunos pré matriculados no sistema on-line municipal.
Coletar informações sobre a escolaridade dos pais mediante
documentação exigida no ato da matrícula. Todos os dados informados serão
encaminhados ao Censo Escolar.
Os dados informados serão revistos pelo secretario geral e comparados
os coletados com os lançados no Censo Escolar.
|
Computador
Internet/Papel/Tonner
Comunicação através
de bilhetes para os pais dos alunos veteranos, com as datas previstas para as
realizações das matrículas.
Através do cronograma
da Secretaria Municipal de Educação efetivar as matriculas dos candidatos
pré-escritos on-line.
Os sistemas de ensino
(estaduais ou municipais) que possuem sistemas próprios de coleta podem
migrar os dados para o banco de dados do lnep.
O Educacenso é um
sistema de fácil operação e com funcionalidades que permitem avaliar em tempo
real a consistência das informações prestadas. Além disso, o sistema permite
a disponibilização de relatórios com informações consolidadas da escola que
possibilitam a verificação e análise dos dados declarados.
|
Durante o período
estabelecido pela SEMED. (Secretaria Municipal
de Educação)
Durante o período
estabelecido pelo cronogramada SEMED. (Secretaria Municipal
de Educação)
|
Confirmação
de matrícula
|
A análise do
comportamento da matrícula não pode prescindir da comparação entre o
contingente atendido pelo sistema educacional e o tamanho das respectivas consideradas e adequadas a cada etapa de escolarização.
Com a ampliação do ensino fundamental para 9 anos, parte da população de 6
anos, que antes era atendida na educação infantil, passou a ser matriculada
no ano inicial desse ensino de 9 anos, o que explica a estabilidade da
matrícula na pré-escola.
|
|||
Situação
do aluno
|
Planejamento
(anterior ao início da coleta)
|
O
Censo Escolar é realizado anualmente. O período de coleta é definido por
Portaria, e, nos últimos anos, o início da coleta tem sido a última
quarta-feira do mês de maio, nomeada como o Dia Nacional do Censo Escolar.
Essa data de referência foi escolhida para se adequar ao calendário escolar
de um país com a grandeza e a diversidade do Brasil.
|
||
Período
de coleta
|
A
chamada de Situação do Aluno, realizada em fevereiro e março do ano
posterior, são informados a situação de rendimento e/ou
movimento
dos alunos e que servirão de base para admitir no Censo, aqueles alunos
matriculados na escola e identificar a
escolarização dos pais, junto com as dificuldades após a data base. Essa
etapa é de grande importância, pois os seus resultados – rendimento
(aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos dos
Ensinos Fundamental e Médio – juntamente com outras avaliações do INEP (SAEB
e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica (IDEB), que será publicado, em maio de 2016. Estes
indicadores são os que servem de referência para as metas do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
|
Durante o período em que o sistema estiver disponível, as
escolas deverão preencher o Educacenso considerando as informações
existentes na data de referência, ou seja, o Censo Escolar.
De acordo com a
Portaria nº 196 de 27 de maio de 2015, que estabelece o Cronograma do Censo
Escolar 2015, o período para coleta das informações sobre o módulo Situação
do Aluno é de 01 de fevereiro a 18 de março de 2016. Os dados de rendimento e
movimento escolar, bem como as taxas de rendimento, serão divulgados no dia
01 de abril e o sistema será reaberto para conferências e retificações até o
dia 15 de abril de 2016.
|
||
Rendimento
Escolar
|
Compreende
os resultados obtidos pelos alunos ao término do ano letivo.
Aprovado:
o
aluno alcançou os critérios mínimos para a conclusão satisfatória da etapa de
ensino que estava cursando
e
está apto para ser matriculado na etapa seguinte.
Reprovado:
o
aluno não alcançou os critérios mínimos para a conclusão da etapa de ensino
que estava cursando e, portanto, não está apto para ser matriculado na etapa seguinte.
Concluinte:
o
aluno foi aprovado e concluiu, com emissão de certificado, a etapa que estava
cursando (ensino fundamental, ensino médio e educação profissional) nas modalidades
ensino regular, educação especial — modalidade substitutiva e educação de
jovens e adultos.
|
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Censo Escolar é mais
relevante e abrangente levantamento estatístico sobre a educação básica no
País. Os dados coletados constituem uma fonte completa de informações,
utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para a formulação de políticas e
para o desenho de programas, bem como para a definição de critérios para a
atuação supletiva do MEC – às escolas, aos estados e aos municípios. Também
subsidia o cálculo de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb), que serve de referência para as metas do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE).
O censo escolar é um levantamento detalhado de
todas as informações relevantes sobre as estruturas do ensino básico brasileiro
- educação infantil, ensino fundamental e médio - tanto público quanto privado.
São coletados dados sobre estabelecimentos,
matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. As informações
levantadas são organizadas em estatísticas que ajudam a traçar um panorama da
educação nacional. Essas informações servem como base para o desenvolvimento de
políticas públicas, metas e execução de programas na área educacional. Também
são fundamentais para o planejamento e distribuição de recursos do Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação (Fundeb) para os estados e municípios. Além disso,
são utilizadas na elaboração da Saeb, Prova Brasil, e no cálculo do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), usado como referência na elaboração
das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da
Educação.
Através do Censo Escolar pode identificar o
grau de escolaridade dos pais comparando com as dificuldades de aprendizagem
dos alunos, e para amenizar tal situação a escola pretende aderir junto aos
órgãos competente implantando ”Brasil Alfabetizado” e Educação de Jovens e
Adultos no turno noturno.
4 REFERÊNCIAS
ARANHA,
Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1996.
CARTILHA
MÓDULO SITUAÇÃO DO ALUNO. Brasília DF: INEP 2014. Ministério da Educação.
Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/educacenso/educacenso>.
Acesso em: 19 de fevereiro 2016.
CENSO
ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. CADERNO DE INSTRUÇÕES. Brasília DF: INEP 2014.
Ministério da Educação. Disponível em:
<http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-questionarios>. Acesso
em: 19 de fevereiro 2016.
SARDENBERG,
Carlos Alberto. Um avanço importante. Exame, São Paulo, ano 37, n. 17, p.24-25,
20 de ago.2003.
http://portal.inep.gov.br/web/educacenso/situacao-do-aluno/perguntas-frequentes
acesso em 17 de fevereiro 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário