ES José Belchior Viegas
TÉCNICAS DE TRABALHO
Elaborar
relatórios
Nas mais diversas situações da
comunicação social falada e escrita já leste ou ouviste alguém dizer que foi
pedido um relatório sobre determinada ocorrência. É usual, por exemplo, pedir
um relatório na sequência de um determinado acidente ou na sequência de uma
situação problemática com graves consequências, assim como é normal que
determinada comissão de inquérito, no âmbito, por exemplo, da Assembléia da
República, elabore um relatório onde apresenta os resultados das suas
investigações.
No âmbito das aulas, os alunos e
alunas podem ser convidados a usar esta estratégia.
A redação de relatórios é um trabalho
que parece perfeitamente adequado e legítimo, por exemplo, na sequência das
viagens de estudo, ou na sequência do visionamento de um filme. Mas a sua
realização pode também ser solicitada a partir das próprias aulas, uma vez que
pode ser apresentado e elaborado a partir de uma sequência de aulas em que foi
tratada determinada matéria ou abordado determinado tema.
O relatório feito a partir de uma
sequência de aulas pode ser realizado individualmente ou em grupo.
Apresentaremos em seguida três
possíveis tipos de plano de relatório para:
⇒ a) viagem de estudo;
⇒ b) visionamento de filme;
⇒ c) sequência de aulas.
Plano de
relatório de visita de estudo
1. Introdução
• Local ou locais visitados;
• Data da visita;
• Horário;
• Meio de transporte;
• Turmas participantes;
• Professores acompanhantes;
• Responsáveis pela organização.
2. Desenvolvimento
• Objetivos da visita de estudo;
• Relacionamento dos temas de estudo
(aulas) com os locais visitados;
• Expectativas pessoais relativamente
à visita;
• Descrição objectiva dos locais
visitados ou das atividades realizadas;
• Aspectos considerados mais
importantes, mais relevantes;
• Grau de satisfação das expectativas
pessoais;
• Ambiente em que decorreu a visita
(pontualidade, relações entre colegas,,entre
alunos e professores; clima de
afetividade, convívio, maneira como foram
acolhidos pelas instituições, etc.)
3. Conclusão
• Opinião pessoal sobre a visita;
• Aspectos que foram mais conseguidos
e menos conseguidos;
• Sugestões para ter em conta em
futuras visitas.
4. Anexos
• Fotografias;
Documentos preparatórios ou
motivadores previamente distribuídos;
• Documentos recolhidos durante a
visita;
• Inquérito de avaliação da visita de
estudo;
• Outros.
Plano de
relatório de visionamento de filme
1. Introdução
⇒ Data
do visionamento do filme;
⇒ Local;
⇒ Título
do filme;
⇒ Realizador;
⇒ Ano
de realização;
⇒ Personagens
principais;
⇒ Motivação:
razões do visionamento; ligação entre a temática das
aulas e a
temática do filme.
2.
Desenvolvimento
⇒ Breve
síntese da história;
⇒ Momentos
do filme considerados mais importantes;
⇒ Momentos
que têm mais ligação com a matéria das aulas;
⇒ Momentos
do filme que originaram maior debate de ideias;
⇒ Síntese
das ideias expressas no debate realizado após o
visionamento;
3. Conclusão
⇒ Opinião
pessoal ou de grupo sobre o filme;
⇒ Grau
de satisfação das expectativas pessoais e do grupo;
⇒ Sugestões
para futuras sessões.
4. Anexos
⇒ Ficha
técnica completa do filme;
⇒ Críticas sobre o filme.
Plano de
relatório após uma sequência de aulas:
1. Introdução
⇒ Número de aulas abrangidas;
⇒ Data das aulas;
⇒ Matéria sumariada;
⇒ Nome dos textos de apoio distribuídos;
⇒ Justificação da importância do (s) tema (s) e estratégias de
motivação
usadas pelos professores.
2. Desenvolvimento
⇒ Estratégias usadas na abordagem dessa matéria:
⇒ Exposição do professor Meios auxiliares usados;
⇒ Trabalho de grupo;
⇒ Debate;
⇒ Visionamento de filme;
⇒ Fichas de leitura de investigação e aprofundamento, realizadas
pela turma.
⇒ Trabalhos de casa,
⇒ Outras...
⇒ Resumo da matéria tratada nas aulas;
⇒ Grau de satisfação das expectativas individuais ou do grupo.
3. Conclusão
⇒ Apreciação crítica do trabalho realizado por docentes e discentes:
— Aspectos mais conseguidos
— Aspectos menos conseguidos
⇒ Sugestões para melhoria do trabalho de professores e alunos.
4. Anexos
⇒ Textos de apoio distribuídos;
⇒ Fotocópias das fichas de investigação individual ou de grupo;
⇒ Fotocópias das sínteses dos trabalhos de grupo;
⇒ Outros.
J. Vieira Lourenço, Ferramentas do aprendiz de filósofo. Porto: Porto Editora,
2004, pp.57-60 (texto adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário