FACULDADE
ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
PEDAGOGIA
ESTRUTURA
E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: NADIA MARIA FARIAS VAZ
ALUNA:
LÉIA DE JESUS S. DUTRA
7º
PERÍODO A
ANÁPOLIS/GO
2015
LEI
DE DIRETRIZES E BASES (LDB)
LEI
Nº 9394 DE 1996
TITULO
I – DA EDUCAÇÃO
ART.
1º: A EDUCAÇÃO ABRANGE OS PROCESSOS FORMATIVOS QUE SE DESENVOLVEM NA VIDA
FAMILIAR, NA CONVIVÊNCIA HUMANA, NO TRABALHO, NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E
PESQUISA, NOS MOVIMENTOS SOCIAIS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E NAS
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
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TÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO
NACIONAL
ART. 3º: O ENSINO SERÁ MINISTRADO COM BASE NOS
SEGUINTES PRINCÍPIOS (DO I AO XI)
III
– PLURALISMO DAS IDÉIAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
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Na
escola existem diferentes pensamentos ou concepções em diversos domínios do
conhecimento, sejam de ordem teórica, doutrinária ou filosófica, onde existem
diferentes pontos de vista ou opiniões dos agentes educacionais.
Cada
educador e educando têm seu olhar sobre a vida e a compreensão sobre o mundo. O
respeito às diferenças ideológicas é a base para a perfeita comunhão
interpessoal.
As
escolas não devem pensar que no seu ambiente seja lugar de uma única idéia sobre
os temas e ocorrências pedagógicas. Todos somos portadores de ideias.
No
ambiente escolar, não há como disciplinar uma só concepção ou idéia na formação
dos alunos, e por isso, várias são as metodologias possíveis para se levar o
aluno adiante: O desenvolvimento humano, a cidadania e a preparação para o mercado
de trabalho.
IV
- RESPEITO À LIBERDADE E APREÇO À TOLERÂNCIA
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V
– COEXISTÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO
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VII
– VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
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TÍTULO III - DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DEVER DE EDUCAR
ART.
4º: O DEVER DO ESTADO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA SERÁ EFETIVADO MEDIANTE A
GARANTIA DE (DO I AO IX)
III
– ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E GRATUITO AOS EDUCANDOS COM
NECESSIDADES ESPECIAIS PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO
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Os
currículos devem ser direcionados às necessidades dos alunos, oferecerem
diferentes formas de apoio, como a ajuda em classes comuns, programas
adicionais de apoio à aprendizagem, assistência de professores especializados e
equipe de apoio externo.
ART.
6º: É DEVER DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS EFETUAR MATRÍCULA DOS MENORES, A PARTIR
DOS SETE ANOS DE IDADE, NO ENSINO FUNDAMENTAL
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TÍTULO IV - DA
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL
ART.
9º: A UNIÃO INCUMBIR-SE-À DE:
I
– ELABORAR O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EM COLABORAÇÃO COM OS ESTADOS, O
DISTRITO FEDERAL E OS MUNICÍPIOS
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PNE
é um documento que serve para orientar nossos governantes sobre o que devem
fazer para resolver os problemas educacionais em nosso país, onde apresenta uma
série de orientações e metas para a educação que devem ser cumpridas em até 10
anos.
V
– COLETAR, ANALISAR E DISSEMINAR INFORMAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO
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Com
a finalidade de tornar as informações produzidas acessíveis aos usuários,
constituídos pelos diferentes atores da área educacional e pelos segmentos sociais
interessados na questão, o INEP desenvolve um conjunto de ações de
disseminação. Nessa tarefa, sustenta uma diversificada linha editorial, promove
e participa de eventos e conta com o Centro de Informações e Biblioteca em
Educação (CIBEC), que mantém uma moderna unidade de atendimento ao público no
edifício-sede do Ministério da Educação, em Brasília, e gerencia a página WEB
na Internet. Os relatórios e publicações resultantes dos projetos desenvolvidos
pelo INEP podem ser acessados nesse endereço eletrônico. A CAPES também
disponibiliza as informações em seu site e faz ampla divulgação dos resultados
da avaliação da pós-graduação. Além disso, é dada ampla cobertura de imprensa
aos resultados dos levantamentos e avaliações educacionais, bem como realizados
seminários e eventos para debater sua relação com as políticas educacionais do
país.
VI
– ASSEGURAR PROCESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO NO RENDIMENTO ESCOLAR NO ENSINO
FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR, EM COLABORAÇÃO COM OS SISTEMAS DE ENSINO,
OBJETIVANDO A DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES E A MELHORIA DA QUALIDADE DE
ENSINO.
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Sistemas
de avaliações: Aneb - avaliação Nacional do Rendimento Escolar; Anresc: Alunos
de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais
e federais com 20 alunos matriculados na série avaliada (Prova Brasil); Provinha
Brasil Segundo ano das escolas públicas; Encceja – Exame Nacional para
Certificação de Competências de Jovens e adultos; ENEM – Exame Nacional dos
Estudantes do Ensino Médio, usado, a partir de 2010, para acesso a
universidades e Prouni: Programa Universidade Para todos; ENC – Exame Nacional
de Cursos; O Provão; ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes; Sianaes
– Sistema Nacional de Avaliação da Educação.
IX
– AUTORIZAR, RECONHECER, CREDENCIAR, SUPERVISIONAR E AVALIAR, RESPECTIVAMENTE
OS CURSOS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS ESTABELECIMENTOS DE SEU
SISTEMA DE ENSINO
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&
- NA ESTRUTURA EDUCACIONAL, HAVERÁ UM CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, COM
FUNÇÕES NORMATIVAS E DE SUPERVISÃO E ATIVIDADE PERMANENTE, CRIADO POR LEI
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ART.
12º: OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, RESPEITADAS AS NORMAS COMUNS E AS DO SEU
SISTEMA DE ENSINO, TERÃO A INCUMBÊNCIA DE (DO I AO VII)
VII
– INFORMAR OS PAIS E OS RESPONSÁVEIS SOBRE A FREQÜÊNCIA E O RENDIMENTO DOS
ALUNOS BEM COMO SOBRE A EXECUÇÃO DE SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA
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Se
a família não tem esse direito não terá como avaliar e contribuir para melhorar
a qualidade da educação oferecida a seus filhos.
ART.
13º: OS DOCENTES INCUMBIR-SE-ÃO DE (DO I AO VI)
IV
– ESTABELECER ESTRATÉGIAS DE RECUPERAÇÃO PARA OS ALUNOS DE MENOR RENDIMENTO
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A
recuperação de estudos é um direito daqueles que não conseguiram aprender com
os métodos adotados pela escola, em um determinado tempo, que terão
oportunidade de aprender o conteúdo que o mesmo não teve aproveito.
VI
– COLABORAR COM ATIVIDADES DE ARTICULAÇÃO DA ESCOLA COM AS FAMÍLIAS E A
COMUNIDADE
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