terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

GESTÃO EDUCACIONAL

EXERCÍCIOS GESTÃO EDUCACIONAL – UNIDADE 1

1) Analise a situação a seguir:
Um diretor de escola adotou uma prática de gestão que se caracteriza pelo espaço ocupado pelos colegiados na definição da proposta pedagógica da escola e na criação e decisão sobre mecanismos para fortalecer a participação da comunidade na escola. Ele coloca em discussão e decide com o coletivo dos professores os projetos de ensino, a definição das responsabilidades, os processos de avaliação, bem como a análise dos seus resultados, buscando, em conjunto, formas de superar as dificuldades que se apresentam, de alunos e também de professores.

 No que se refere à estrutura hierárquica, observa-se, nesse modelo de prática, que:

a.
 busca superar as relações de verticalidade presentes no modelo de gestão racional a partir de uma concepção de cidadania que ressalta a prática coletiva com o objetivo de eliminar o conflito e aderir à coletividade e à participação.

b.
 se fundamenta na manutenção das relações de verticalidade a partir de uma concepção de cidadania que ressalta a dimensão do coletivo por meio de uma prática de cooperação.

c.
 se fundamenta em uma concepção de cidadania que busca, por meio de um processo de informação, apenas o consentimento de todos os atores sobre as medidas que a escola deve adotar.

d.
 se caracteriza por abolir a hierarquia, incluindo todos os atores no universo das decisões como forma de desobrigar o diretor de atividades pedagógicas e do relacionamento com a comunidade.

e.
 pode acentuar o risco da escola não alcançar os seus objetivos de ensino e aprendizagem porque todos sentem ter poder, cada um faz o que quer.

Comentários: A proposta apresenta uma tentativa de superar as relações hierárquicas e centralizadoras no ambiente escolar.

2) Cabe ao gestor escolar assumir o seu compromisso político com a educação no processo de construção da autonomia da escola. Para alcançar o que pretende, precisa conseguir:

a.
 a aprovação dos professores para implantar uma gestão democrática, reconhecendo-os como parceiros de luta para atingir as metas traçadas.

b.
 o aval dos pais para garantir a participação deste segmento nas decisões da escola.

c.
 a mobilização da equipe de professores para garantir auxílio à escola e à região, reconhecendo o papel deles para convencer os pais sobre a participação na escola.

d.
 o apoio dos políticos e do comércio da região para equipar a escola com recursos tecnológicos fundamentais para a sociedade da informação e do conhecimento.

e.
 apenas a decisão da comunidade escolar de implementar a gestão democrática, tendo clareza de seus desdobramentos e de suas responsabilidades.
Comentários: A aprovação dos professores é fundamental para implantar uma gestão democrática, já que os mesmos são os autores principais da concretização de tal gestão, que depende de uma relação de cooperação e reflexão. Sendo assim, é fundamental que os professores se reconheçam como parceiros de luta.

3) Leia a charge:
Paro (1988) afirma que, diferentemente da forma como exposto na charge acima, o trabalho educativo refere-se à categoria de trabalho não material. Assim, podemos compreender que:

(  ) Na atividade educativa, o produto não é separado do ato de produção; supõe ao mesmo tempo a presença do professor e a presença do aluno.
(  ) O aluno participa do processo de construção do conhecimento, uma vez que entra como objeto e como sujeito da educação.
(   ) A categoria de trabalho não material refere-se a valores, atitudes e conhecimentos.
(  ) É totalmente possível distinguir o trabalho produtivo (que gera mais valia) do trabalho improdutivo (que não gera mais valia) na educação.
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) seguindo a ordem das afirmações acima:




a.
  V – F – F – V.    
b.
  V – F – V – V.
c.
V – V – V – F. 
d.
 V – V – F – V.
e.
 F – V – F – V.
Comentários: Não é correto dizer que “é totalmente possível distinguir o trabalho produtivo (que gera mais valia) do trabalho improdutivo (que não gera mais valia) na educação, já que muitos teóricos não apresentam consenso sobre a definição do trabalho pedagógico enquanto gerador de mais valia.

4) Paro (1988) analisa o sistema de administração capitalista, mostrando a existência de uma divisão pormenorizada do trabalho no processo de produção. Examina a gênese e a natureza da administração capitalista em nossa sociedade e sua articulação com os interesses dominantes, mas destaca a contribuição da escola para a transformação social. Com base nesta informação, leia e responda:

I. A atividade administrativa pode estar tanto articulada para garantir a conservação da sociedade quanto para a superação de determinada ordem social.
II. A atividade administrativa capitalista tem a função de perpetuar as relações sociais de produção, reproduzindo a divisão da sociedade em classes e garantindo o poder de uma classe sobre a outra.
III. A atividade administrativa transformadora requer a criação de um novo bloco histórico, com a tomada de consciência política da classe operária no processo de criação de um novo sistema hegemônico.
IV. A atividade administrativa comprometida com a transformação social requer a difusão de uma nova concepção de mundo e de educação das massas no exercício do pensamento crítico.
V. A atividade administrativa transformadora necessita integrar os interesses individuais (de pessoas ou de grupos) aos interesses sociais (da sociedade considerada em seu todo), constituindo-se uma autêntica vontade coletiva.

Estão corretas as afirmativas

a.
 I, II, III, IV e V.

b.
 apenas a I, a III e V.

c.
 apenas a III, a IV e a V.

d.
 apenas a III e a V.

e.
 apenas a II, a III e a V.

Comentários: Todas as alternativas estão corretas, pois tratam da gênese e da natureza da administração capitalista em nossa sociedade e de sua articulação com os interesses dominantes.

5)  (Enade 2006) Considerando a organização e a gestão escolar, quais características organizacionais propiciam melhores resultados de aprendizagem dos alunos?

a.
 existência de normas legais; plano previamente elaborado; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas; ausência de discussão entre os profissionais da escola.

b.
 existência de gestão descentralizada; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas; relações hierárquicas embasadas em normas e regras.

c.
 direção centralizada em uma única pessoa, evitando-se o desencontro de informações; qualificação dos professores; existência de projeto político-pedagógico curricular.

d.
 existência de gestão descentralizada, que contemple a elaboração de projeto pedagógico curricular; bom clima de trabalho e disponibilidade de condições físicas e materiais.

e.
 poder centralizado no diretor, garantindo-se agilidade nas decisões; recusa de normas e sistemas de controle; divisão técnica do trabalho escolar.

Comentários: Aplicando os princípios apresentados, ou seja, rompendo com a centralização das decisões nas mãos dos gestores, é possível construirmos uma concepção de gestão que propicie melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

6) Leia atentamente e assinale a alternativa correta:

O gestor escolar que atua com base nos princípios da gestão democrática, visando ao fortalecimento da autonomia escolar e à qualidade do ensino, desenvolve a ação de:


a.
 fiscalização da escola pública, pois deve verificar os resultados de rendimento dos alunos e o cumprimento da proposta pedagógica.

b.
 apoio aos professores em suas queixas, visto que esses não têm respostas para os problemas cotidianos.

c.
 auditor do sistema educacional do Estado, cobrando iniciativas dos professores no sentido de garantir a qualidade de ensino.

d.
porta-voz do Estado, levando para a escola as orientações ditadas pelos órgãos centrais, seguindo as referências legais e adequando-as à realidade de cada escola.

e.
 apoio na elaboração do projeto pedagógico, estimulando reflexões na análise das fragilidades e das medidas necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, acompanhando resultados e aplicando medidas de correção de rumos.

Comentários: A alternativa “e” está correta, pois engloba os princípios de uma gestão democrática (participação, cooperação, corresponsabilidade), mostrando a importância de atitudes críticas e reflexivas no momento de elaboração do projeto pedagógico, estimulando reflexões na análise das fragilidades e das medidas necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos e da qualidade do ensino.

7) Levando em consideração a temática “Gestão educacional: os desafios do cotidiano escolar” num movimento de organização da escola em direção a uma instituição autônoma e democrática, devemos considerar que:
 I - A implementação do projeto político-pedagógico constrói a identidade da instituição por meio de permanente reflexão e discussão.
II - A participação dos pais e da comunidade nas assembleias escolares é uma forma de aproximar a escola da sociedade.
III - A centralização das decisões e das ações auxilia os processos de gestão e de organização.
IV - A gestão democrático-participativa organiza o trabalho pedagógico, viabilizando a ampla participação.

São princípios da gestão democrática a serem considerados:

a.
 I e II, apenas.

b.
 II e III, apenas.

c.
 II e IV, apenas.

d.
 I, II e IV.

e.
 I, II, III e IV.

Comentários: Somente a afirmativa III está incorreta, pois a centralização das decisões não auxilia a implementação de uma gestão democrática.

8) Para os especialistas, a gestão da escola realmente democrática e autônoma depende de algumas condições, entre as quais, se inclui:

a.
 a imposição de limites quanto à responsabilidade dos professores no processo de elaboração do projeto político-pedagógico da escola.

b.
 um processo contínuo de coordenação da prática educacional em seus aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.

c.
 a presença de uma equipe disciplinada que reconheça a função de cada membro no interior da escola.

d.
 o reconhecimento da participação enquanto mecanismo para eliminar os conflitos e os antagonismos da escola, construindo a hegemonia do grupo escolar.

e.
 a prática de obediência à hierarquia em função do cargo que cada um ocupa dentro da escola.

Comentários: É fundamental o reconhecimento da participação enquanto mecanismo para eliminar os conflitos e os antagonismos da escola, construindo a hegemonia do grupo escolar. Devemos lembrar que pensar a autonomia é uma tarefa que se apresenta de forma complexa quando temos de considerar os diferentes agentes sociais e as muitas interfaces e interdependências que fazem parte da organização educacional.

9) Paro (1988) discute o conceito de administração em geral, afirmando que alguns autores defendem a transposição de princípios gerais da administração para a escola. Nessa perspectiva, podemos afirmar que:

I. A administração é a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados.
II. O trabalho como “atividade orientada a um fim” é um processo pelo qual o homem se apropria da natureza para produzir sua existência material.
III. O processo de administração reflete o contexto político, econômico e social em que estamos inseridos.

Estão corretas as afirmativas:

a.
 I e II.

b.
 II e III.

c.
 apenas a I.

d.
 apenas a II.

e.
 todas estão corretas.

Comentários: Todas as alternativas estão corretas, já que as mesmas apresentam sucintamente os princípios da administração que são utilizados na gestão escolar.

10) Paro (1988, p. 103) define transformação social como “ processo pelo qual a classe fundamental dominada busca arrebatar a hegemonia social das mãos da classe dominante, construindo um novo bloco histórico sob sua direção”. Nesse sentido, podemos compreender que:

I. A escola tem papel exclusivo na transformação da sociedade, uma vez que forma indivíduos críticos e conscientes de sua situação social.
II. A educação pode contribuir para a transformação social na medida em que for capaz de servir de instrumento de poder dos grupos sociais dominados no esforço de superação da atual sociedade.
III. A educação pode contribuir para a transformação social se os professores esquecerem as questões de classes sociais e realmente trabalharem com os conteúdos que devem ser ensinados aos alunos.
IV. A apropriação do conhecimento é de fundamental importância para que a classe trabalhadora desenvolva a consciência crítica.

Estão corretas as afirmativas:

a.
 I, II, III e IV.

b.
 apenas a I, a II e a III.

c.
 apenas a I, a II e a IV.

d.
 apenas a I e a II.

e.
 apenas a II e a IV.

Comentários: A resposta correta é a letra “e”, pois as alternativas II e IV apresentam concepções pertinentes em prol da transformação social. A alternativa I apresenta um equívoco ao afirmar que “a escola tem papel exclusivo na transformação da sociedade”. Na alternativa III, encontra-se um problema ao dizer que “a educação pode contribuir para a transformação social se os professores esquecerem as questões de classes sociais.”

Respostas: 1A . 2A . 3C . 4A . 5D . 6E . 7D . 8D . 9E . 10E .

Atividades de revisão – Fundamentos de Gestão em Educação – 10/06/2015 – Prof.ª Elisa Mª Gomide
Competências profissionais do pessoal da escola
“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” Paulo Freire
1- Atualmente muito se tem falado em “gestão democrática da escola pública”. Afinal, qual a definição da expressão “gestão democrática” no âmbito da escola publica?
2- Há alguma diferença entre a gestão democrática que se deseja para a escola pública e a gestão democrática praticada pela administração em geral, especialmente a empresarial?
3- Falar em gestão democrática da escola pública remete-nos obrigatoriamente a pensar em autonomia e participação. Como interpretar esses dois conceitos, já que há diferentes possibilidades de compreendê-los?
4- A gestão democrática da escola pública é uma concepção recente?
5- Seria correto afirmar que numa gestão democrática todo e qualquer partícipe da comunidade escolar pode, de forma pessoal e direta, intervir nas ações e projetos da escola?
6- Falar de gestão democrática da escola pública implica, obrigatoriamente, falar de órgãos colegiados. O que são órgãos colegiados e como se dá a relação deles com a gestão democrática?
7- Qual o lugar que o Conselho Escolar ocupa na estrutura geral da escola, especialmente entre os demais órgãos colegiados?
8- O princípio da gestão democrática da escola pública deve ser entendido como uma dádiva do governo?

9- Falar de gestão democrática da escola pública também nos remete obrigatoriamente a falar de cidadania. Como entender a cidadania nesse contexto?

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