Jean Piaget (1896-1980)
investigou como se processa a construção do conceito de número de forma
experimental. Para explicar o desenvolvimento intelectual, este autor, partiu
da ideia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações
do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio.
Assim, Piaget entende que
o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico
(WADSWORTH, 1996) e, que a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento
"total" do organismo.
Na aquisição do conceito
de número, destacam-se quatro noções básicas: classificação, seriação,
correspondência biunívoca e conservação da quantidade.
Haja vista disso, Jean Piaget afirma que “os
fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais
em seus meios”. Dessa forma, “o professor não ensina, mas arranja modos de a
própria criança descobrir. Cria situações-problemas”.
Construtivista
Baseado principalmente nas idéias de Piaget. Tem como proposta de que a mente é
modelada como uma experiência organizativa de modo a lidar com um mundo real
que não pode ser conhecido em si.
Envolve dois princípios:
1. o conhecimento é ativamente construído pelo sujeito cogniscente e não passivamente recebido
do meio.
2. conhecer é um processo adaptativo que organiza o mundo experiencial
de cada um, não descobre um mundo independente, pré-existente, exterior à mente
do sujeito.
Acredita que cada ser humano constrói o significado para a linguagem que
usa, no caso matemática, à medida que vai construindo o seu mundo experiencial.
Comportamentalista
Esta corrente associou o comportamento humano ao dos outros animais.
Possui uma abordagem cartesiana, busca encontrar os elementos básicos do
pensamento humano e seu comportamento. Thorndike,
primeiro comportamentalista a pensar o ensino da matemática, entende a aprendizagem
como uma série de conexões entre situações ou estímulo e resposta. E baseia-se
em três leis fundamentais para a aprendizagem:
1.
Lei do efeito: uma conexão recém
estabelecida tem sua força aumentada se acompanhada por uma sensação de
satisfação
2.
Lei do exercício: quanto mais
utilizada uma conexão, mais forte ela se torna.
3.
Lei da prontidão: parte da idéia de
que as conexões podem ou não estar prontas para serem postas em prática, se uma
conexão está pronta, seu uso gera satisfação, se não está, seu uso gera
desconforto.
O eixo central da teoria de Piaget consiste,
portanto, na interação organismo-meio, sendo que essa interação acontece
através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao
meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida, sendo denominadas
“invariáveis funcionais”. A adaptação ocorre através da assimilação e
acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os
estágios de desenvolvimento.
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