sábado, 25 de julho de 2015

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA II

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA II 

A ORGANIZAÇÃO DE DIFERENTES AMBIENTES PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
                                                 QUADRO SÍNTESE
"Ideias importantes a serem consideradas na organização do espaço físico ao contar histórias"



 Espaço físico
Faixa etária
Materiais
Forma de organização

Sala de aula

Alunos de 0 a 3 anos

Tapete com bolsão, avental de contar historias, fantoches, CD, marionetes.

Chamar a atenção com objetos sobre a mesa ou um lenço colorido jogado no ombro etc. Deter ruídos e interrupções. Esta em uma posição agradável de preferência sentada sem ficar se movendo muito.

Pátio da escola

Alunos de 4 a 5 anos

Brincadeiras, jogos, atividades plásticas, músicas que permita a criança descobrir o significado do texto de maneira prazerosa.

Escolher o texto adequado a idade, definir o gênero, tipo de personagem, estrutura temática, organizar o repertório e soltar a imaginação.

Biblioteca

Alunos de 6 a 9 anos

Fantoches, baú de faz -de –conta com fantasias, acessórios, pedaços grandes de tecidos, utensílios de cozinha, maquiagem, um pequeno palco para apresentações, que juntos darão movimento a biblioteca.

Divisão de ambientes, um espaço para contação de histórias, um mural ( varal) para trabalhos baseados em livros.



 A SELEÇÃO DE LIVROS ADEQUADOS ÀS CATEGORIAS DO LEITOR
                                                QUADRO SÍNTESE
Categorias de Leitor e Seleção de histórias adequadas propostas por Nelly Novaes Coelho
Categoria de Leitor
Principais características
Livros selecionados

Pré-Leitor
- Subcategoria: Primeira Infância - 15/17 meses a 3 anos.












- Subcategoria: Segunda Infância - a partir dos 3 anos.

Nessa faze ela começa a reconhecer a realidade que a rodeia, pelo contato afetivo e tato. “Invenção da mão, pois seu impulso é pegar em tudo que está ao alcance”. É também quando começa a desenvolver a linguagem.







Começa a predominar os valores vitais (saúde) e sensoriais(prazer ou carência física) começa a perceber a si próprio. Inicio da fase egocêntrica e dos interesses ludopráticos. Impulso crescente para adaptar-se e interesse pela comunicação verbal.

Primeira Infância:
1.Coleção “Peixe Vivo”, de Eva Furnari(Ática);
2.Coleção “Crie & Conte”, de Cristina Porto/Tenê de Casa Branca(FTD);
3.Coleção “So Imagem”, de Eva Furnari(Global);
4.Coleção “Escadinha”, Série”Um Degrau”, de Lúcia Pimentel Goés/ Naomy Kuroda(Ed. do Brasil)
5. Coleção “Hora da Fantasia”(Moderna);
Segunda Infância:
1.Série “amendoim” de Eva Furnari ( paulinas);
2.Série “Livros de Imagem” (Moderna);
3.Coleção “Conte Outra Vez”...(Formato)
4.Coleção “As Meninas” de Eva Furnari(Formato);
5.Coleção “Canta e Dança” (Brinque-Book);
Leitor Iniciante: a partir dos 6/7 anos
Fase na qual a criança aprende a leitura, já conhece os signos do alfabeto e reconhece a formação das sílabas. Inicio do processo de socialização e de racionalização da realidade. O adulto ainda se faz necessário, para estimulá-la a decodificar os sinais gráficos.
1.Coleção “Primeira História” (FTD);
2.Série “Jogos Linguísticos”, (Moderna)
3.Série “Onda Livre” (Global);
4.Coleção “mindinho e seu Vizinho” (Atual);
5.Série “Mané Coelho”, de Mary/Eliardo França(Ediouro)
Leitor em processo: a partir dos 8/9 anos
Fase em que a criança já domina com facilidade a leitura, tem interesse pelo conhecimento das coisas. Atração pelos desafios e questiona toda natureza. O adulto ainda é importante para estimular a leitura.
1.”Clássicos Infantis”(Moderna);
2.Série “Vento Azul”(Melhoramento);
3.Coleção “Mico Maneco 3-4” de Ana Maria Machado(Salamandra);
4.Coleção “Estórias para Brincar”” (Vale Livros);
5.Coleção “Hora dos Sonhos” de Ruth Rocha (Quinteto Editorial)




A EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA EXTRACLASSE COM A INTERAÇÃO COM AS FAMÍLIAS


Senhores pais, a leitura do livro deverá ser realizada em voz alta;
Faça uma leitura prévia da história a ser contada, para que possam fazê-la com entusiasmo e emoção aos seus filhos.
Logo após a leitura, a ficha deverá ser preenchida pela criança com participação dos pais.


NOME_____________________________________________Data___/___/____
 Titulo:___________________________________________________________
 Gênero:__________________________________________________________
 Você gostou do livro? ( ) Sim ( ) Não ( ) Em Partes
 O livro conta uma história de:
( ) ANIMAIS ( ) TERROR ( ) AMIZADE ( ) OUTRO ASSUNTO

 O personagem principal é:___________________________________________
 Pinte a ilustração com capricho e, complete a cena desenhando ao lado o personagem principal do livro que você leu:
















Pense e escreva duas frases sobre a cena anterior.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________  

Elaborar duas sugestões de atividade que poderão ser realizadas pelo professor nos momentos em que ocorrer a devolução do livro pela criança .

• Dramatização: após o término da história, reúna as crianças para juntos encenarem o que acabaram de ouvir.
• Trabalhos manuais: Recortes, dobraduras, colagem, pintura, atividades manuais que lembrem o que foi contado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS