CENTRO
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PAULO FREIRE
DIRETORA:
Edna Aparecida de Oliveira
COORD.
GERAL: Juliana
COORD.
PEDAGOGICA: Cida Ribeiro
ELABORAÇÃO: Professoras: Ana Flávia e Kátia Auxiliar: Raimunda
TURMA: Maternal I
ANO 2014
PROJETO CANTAR E CRIAR
JUSTIFICATIVA
Nesta faixa etária de 2 anos as crianças conseguem perceber sons e com eles expressar seus
sentimentos, suas vontades, seus anseios, sejam por meio do corpo ou da
oralidade.
Por desenvolver capacidades como sensibilidade, intuição, reflexão, criatividade,
coordenação motora, dicção e ritmo, é importante começar a educação
musical desde muito cedo, sabendo que desde a gestação as crianças são sensíveis
ao som, procurando assim atender as necessidades dessa faixa etária. Pois nesta
fase as crianças necessitam ouvir, comparar, reproduzir e diferenciar sons
alto, baixo, agudo, grave. Perceber diferentes fontes sonoras como as vozes dos
companheiros, aparelhos de som, assobios e por fim discriminar os ritmos
naturais, as marchas, saltos ou corridas, palmas, estalos, sapateado,
movimentos rápidos, lentos.
A música infantil é excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento da discriminação auditiva, contribui para o desenvolvimento global das crianças pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a iniciativa e a expressão oral, favorecendo o trabalho na alimentação e na higiene e nas expressões artística.
A música infantil é excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento da discriminação auditiva, contribui para o desenvolvimento global das crianças pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a iniciativa e a expressão oral, favorecendo o trabalho na alimentação e na higiene e nas expressões artística.
OBJETIVO
GERAL
Possibilitar o contato das crianças com
as mais variadas situações comunicativas para que assim comecem a perceber a
função social da oralidade, através das músicas infantis, percebendo esta forma
de linguagem como veículo de comunicação e idéias, bem como, promover situações
em que a criança desenvolva sua capacidade de ouvir, se expressar e amplie seu
repertório de palavras e o envolvimento e a participação da família no
ambiente escolar nos dias atuais é
considerado componente importante para o desempenho ideal das
instituições de ensino e para a segurança da criança em sua vida escolar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Conhecer diversas músicas e ritmos;
-Diferenciar sons, ruídos, silêncio.
- Motivar e integrar as crianças através da música;
- Desenvolver hábitos de leitura a partir da
utilização de músicas;
- Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
- Cantar apreciando a sonoridade e explorar,
repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: imitar sons da natureza,
carros, aviões, telefones, animais, bater palmas.... e outros;
- Reproduzir ritmos aliados a palmas, batida dos
pés, instrumentos musicais e melodias;
- Aprender a cantar músicas relacionadas aos temas
desenvolvidos e outras canções ;
- Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas
com ritmos variados.a melodia;
- Auxiliar o desenvolvimento corporal e harmônico;
- estimular o raciocínio e a atenção em relação ao
texto
- Conhecer cantores famosos;
- despertar a criatividade e a imaginação;
- Integrar a músicas de forma interdisciplinar aos
conteúdos trabalhados
- Reconhecer a música como linguagem de comunicação social;
- Desenvolver a linguagem oral e ampliar o
vocabulário;
- Representar ou dramatizar as músicas;
- Respeitar o momento de falar e de ouvir;
-Aproximar a família à
escola por meio de participação de formas diversificadas e prazerosas
- Proporcionar a troca de
experiências entre as famílias e as
crianças por meio das músicas,
- Promover eventos no C.M.E.I
que envolva a participação da família
juntamente com as crianças.
- Cantar, dançar e se divertir;
-´Desenvolver a expressão corporal;
-Desenvolver a percepção ( memória auditiva e
visual ).
-Escolher as canções juntamente com as crianças que
comporão o livro das cantigas de roda;
-Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio
de livro e cartazes;
-Desenvolver a comunicação oral (espontânea,
dirigida, articulação de palavras e vocabulário;
-Desenvolver o ritmo (movimentação e a desinibição)
CRONOGRAMA PARA A REALIZAÇÃO
DO PROJETO:
01 a 05/09
|
Como surgiu a música
Som, silêncio e
ruído.
Sons da natureza
.
Som e silêncio
Som do ambiente
|
Mat. Identificar:
sons e silencio: Ambiente de sala, fora da sala, da natureza (chuva, trovão,
cachoeira, mar, vento), construir com caixa de pizza e macarrão o som das
ondas do mar. Música Palavra Cantada: quando eu era um peixinho. Música sons
da natureza.
Mat.: trabalhar
tipos ruído
Vesp. História da
música com o professor corujão, assistir o vídeo no data show. Confeccionar o
professor corujão de materiais recicláveis e confeccionar o painel, fazendo a
árvore com as mãozinhas das crianças. Trabalhar a dinâmica do som e silêncio,
utilizando música e chuvisco ao som da música Caminhada pelo CMEI, para que
as crianças observem os sons do ambiente. Trabalhar o conceito de barulho e
som com as crianças através do vídeo da Peppa pig.
|
08 a 12/09
|
Memória musical
Canções de ninar
(boi, boi da cara preta) e dorme neném
Brincos e
parlendas
(Percepção sonora).
Palavra cantada
|
Mat. Dinâmica:
relaxamento com as crianças deitados no colchonete e ouvir as músicas.
Confecção da máscara do boi. Convidar os pais que queira participar do
momento do soninho junto com seu filho, enviar com antecedência recadinho na
agenda do filho.
Vesp.
Nesta semana trabalharei com as os
brincos como: A casinha da vovó, serra serra serrador, bambalalão,
peneirinha, dedo mindinho, e as parlendas: um,dois, feijão com arroz,rei
capitão e a-do-le-ta, confeccionar um livrão coletivo ilustrado pelas
crianças através de dobraduras, colagem. Desenho e pintura com tinta guache e
cola colorida..
Vesp.
Vídeo da palavra cantada: Vem dançar com a gente. As crianças terão nessa semana também o
palco para cantarem as músicas de sua preferência.
|
15 a 19/09
|
Sons naturais
Música: Seu lobato tinha um sítio.
Sons culturais
Sons
culturais
|
Mat. Som dos
animais: confecção do Livro coletivo com os animais da música.
Vesp. Assistir
o vídeo de transportes, pessoas trabalhando em construção e outros. As crianças
manusearão revistas e livros e de forma coletiva, confeccionaremos um cartaz
dos sons culturais, música motorista.
|
22 a 26/09
|
Ritmos musicais
Rápido
Devagar.
Música:
Caranguejo não é peixe e rock pop;
História: Vamos
caçar um ursinho.
|
Mat. Sons do
corpo e ritmos devagar e rápido: com o
corpo: bater palmas, pé, estalos com
dedos e bocas. Confecção do caranguejo com pratinho
Vesp. Trabalharei
as canções do DVD da galinha pintadinha três, através de gestos,
confeccionaremos a galinha pintadinha com as cores azul, vermelho , branco
utilizando a caixa de papelão. Atividade musical com tio Marcelo.
|
29 a 03/10
|
Sons do corpo.
Produção sonora
com o corpo.
|
Mat.Música:
Dança dos bichos palavra cantada. Dança com movimento do corpo, confecção do
jacaré com embalagem de colocar ovo.
Vesp. – Assistiremos
vídeos de música de barbatuques, em uma folha de papel pardo, desenharemos o
contorno do corpo de uma criança, nomeando as partes do corpo humano . Assistir
também o vídeo partes do corpo- gugudada.
|
06 a 09/10
|
Duração do som(
sons longos e sons curtos).
Intensidade do
som ( som forte e som fraco)
|
Mat. Trabalhar
os sons utilizando apito explicar o som curto e a música galopeira, para explicar
o som longo. Vesp. Para explicar a
intensidade do som, trabalharei a atividade musical: fraco e forte do tio
Marcelo. Disponibilizar os tambores
para tocarem, de acordo com as solicitações da professora.
|
16 e 17 e 20 a
24/10
|
Altura dos sons
Agudo ( som
fino)
Grave ( som
grosso).
|
Mat. Dançar as músicas
identificando as partes do corpo, lateralidade esquerda e direita, confecção
da boneca de lata com latinhas.
Mat. Boneca de
lata- (XUXA) e a música desengonçada de Bia bedran
Vesp.
Explicarei o que é som fino e grosso, trabalharei a música: casa do Zé ,
utilizar os bambolês. Ilustraremos a música, borboletinha tá na cozinha, confecção
da borboleta em EVA e colher descartável, fazer com as crianças o painel em
tnt com as crianças da música.
|
27 a 31/10
|
Repertório Musical
|
Mat.: Cantigas
de roda: Brincadeira com roda: Atirei o pau no gato, Ciranda Cirandinha, A
canoa virou, Se eu fosse peixinho, Samba Criola, De abóbora faz melão enviar
pesquisa de quais as cantigas de roda que os pais quando criança, confecção do gráfico.
Vesp. Brinquedo
cantado como: passa, passa gavião, o trem maluco, sambalelê (trabalharei
cantando em grupo, dançando em roda, tocando vários instrumentos só no refrão).
|
03 a 07/11
|
Timbre.
Características vocais ou instrumentais que possibilitem a identificação da
origem do som.
|
Música: Mestre
André. Eliane cd com sons de instrumentos. Confecção do piano e corneta com
materiais recicláveis.
Identificar os
tipos de som com o instrumento.
Vesp.
Assistir o vídeo das notas musicais, depois trabalhar a música: Eu tirei um
dó da minha viola...
Confeccionar o mosaico da viola de forma
coletiva. Assistir o vídeo trompete. Desenhos para aprender a música, vídeos
educacionais. Confeccionar caixa de música de caixa de leite, microfone de
rolinho de papel higiênico para que cada criança possa cantar no palco no
cantinho do faz-de-conta.
Conhecer uma caixa de som e o microfone real.
|
10 a 14/11
|
Banda Musical
|
Mat. Confecção
da bandinha: tambores e guitarra com material reciclável
Vesp. Ouvir
a banda do Serafim da turma do balão mágico, assistir o vídeo: O mundo dos
instrumentos musicais (confecção do livrinho dos instrumentos),assistir no
data show o desenho- Maestro Rerman e a orquestra dos bichos.
|
17 a 21/11
|
Preparação para
o encerramento
Sons dos animais
|
Mat. Ensaio,
confecção das fantasias e mural
Vesp: Manusear
o livro dos sons dos animais, imitar os sons dos animais e depois modelar
animais de massinha. Assistir o vídeo
trem dos animais. Confeccionar chapéu em EVA com a carinha de um bichinho a
escolha dos pequenos. Trabalhar também
a sinfonia da fazenda.
|
24 a 28/11
|
Preparação para
o encerramento
|
Mat. Confecção
das lembrancinhas: Gravar CD de cantigas de roda.
Música para apresentação:
Mestre André
Término do chapéu
em EVA para as crianças.
|
Atividade durante o realização do Projeto:
Entrevista para os pais sobre as músicas que ouviam
quando criança, quais as músicas infantis que os pais cantam para seus filhos e
convidar os pais, avós e algum parente que canta ou toca algum tipo de
instrumentos durante a realização do Projeto.
O momento de filosofia será realizado nas rodinhas
de conversas, durante as aulas de música.
ENCERRAMENTO:
AVALIAÇÃO
As crianças
serão avaliadas a cada atividade concluída que será registrada a sua
participação, desenvolvimento e seu
interesse pelas atividades propostas.
BIBLIOGRAFIA
PESQUISA
1. A criança e a música Rita Maria Otoni
2. Música: • É sons, sons a nossa volta,
quer estejamos dentro ou fora de salas de concertos. John Cage a Murray Schafer
3. Música • É um processo contínuo de
construção, que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e
refletir.
4. • A música possui um papel importante
na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor,
sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de facilitar o processo de
aprendizagem. (MELO, 2009, P. 15) • A utilização da música melhora a atenção,
concentração, memória, raciocínio lógico e ainda trabalha a emoção
5. A música representa uma importante
fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança.
6. • A vivência musical tem inicio no
berço, com o descobrimento da capacidade sensorial da criança. Este fato é
observável quando acompanhamos atentamente as primeiras reações da criança ao
estímulo musical. No início são reações corporais: ela consegue mover o corpo
todo em movimentos gerais e coordenados. (Leda Maria Giuffrida Silva)
7. • A Psicologia tem destacado a
importância de o desenvolvimento psicomotor da criança dar-se simultaneamente
ao seu domínio do movimento rítmico, ressaltando, ainda, a relevância de que os
seus dotes musicais sejam transformados em vivência musical, sejam eles
evidentes ou não. (Leda Maria Giuffrida Silva )
8. • O processo de musicalização dos bebês
e das crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva, por meio do contato
com toda a variedade de sons do cotidiano, incluindo ai a presença da música.
(BRITO, 2003, P. 35)
9. • Vale ressaltar a importância não
apenas da música tocada através de um aparelho, mas também o contato
estabelecido entre a mãe e o bebê. Assim, cantar, murmurar ou assobiar fornecem
elementos sonoros e também afetivos, através da intensidade do som, inflexão da
voz, entonação, contato de olho e contato corporal, que serão importantes para
a evolução do bebê no sentido auditivo, lingüístico, emocional e cognitivo.
(MELO,2009, P. 5)
10. • A musicalidade de uma criança pode e
deve ser estimulada. Se observarmos atentamente uma criança de dois anos,
notamos que ela faz sua própria música. (Leda Maria Giuffrida Silva)
11. • A Psicologia tem destacado a importância
de o desenvolvimento psicomotor da criança dar-se simultaneamente ao seu
domínio do movimento rítmico, ressaltando, ainda, a relevância de que os seus
dotes musicais sejam transformados em vivência musical, sejam eles evidentes ou
não. (Leda Maria Giuffrida Silva)
12. • É certo que música é gesto, movimento,
ação. No entanto, é precisa dar às crianças a possibilidade de desenvolver sua
expressão, permitindo que criem seus gestos, que observem e imitem os colegas e
que, principalmente, concentram-se na interpretação da canção sem a obrigação
de fazer gestos comandados durante todo o tempo. (BRITO, 2003, P. 93)
13. Brincadeiras musicais • Acalantos
(cantigas de ninar) • Brincos • Cantigas de roda • Utilizar instrumentos
musicais • Parlendas... • Brincar de estátua • Jogos de imitação dos sons.
14. • As brincadeiras cantadas infantis são
talvez uma das primeiras manifestações do jogo musical com regras. • A educação
musical não deve visar à formação de possíveis
ALGUMAS PUBLICAÇÕES SÃO DE AUTORIA MINHA E DE OUTRAS PESSOAS, MAS SEMPRE COM O NOME E REFERÊNCIA DOS AUTORES. ALGUMAS NÃO TEM AUTORIA. TODAS SÃO DO CURSO DE PEGAGOGIA AS QUAIS POSTO PARA NÃO PERDE-LAS. ESPERO QUE OS AUTORES NÃO SE IMPORTEM COM MINHAS PUBLICAÇÕES. OBRIGADA!
ResponderExcluirLANA M.