quarta-feira, 15 de julho de 2015

PROJETO CANTAR E RECRIAR

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PAULO FREIRE
DIRETORA: Edna Aparecida de Oliveira
COORD. GERAL: Juliana
COORD. PEDAGOGICA: Cida Ribeiro
ELABORAÇÃO: Professoras:  Ana Flávia e Kátia Auxiliar: Raimunda
TURMA: Maternal I
ANO 2014

PROJETO CANTAR E CRIAR


JUSTIFICATIVA

                 Nesta faixa etária de 2 anos as crianças conseguem perceber sons e com eles expressar seus sentimentos, suas vontades, seus anseios, sejam por meio do corpo ou da oralidade.
                Por desenvolver capacidades como sensibilidade, intuição, reflexão,  criatividade,  coordenação motora, dicção e ritmo, é importante começar a educação musical desde muito cedo, sabendo que desde a gestação as crianças são sensíveis ao som, procurando assim atender as necessidades dessa faixa etária. Pois nesta fase as crianças necessitam ouvir, comparar, reproduzir e diferenciar sons alto, baixo, agudo, grave. Perceber diferentes fontes sonoras como as vozes dos companheiros, aparelhos de som, assobios e por fim discriminar os ritmos naturais, as marchas, saltos ou corridas, palmas, estalos, sapateado, movimentos rápidos, lentos.
                 A música infantil  é excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento da discriminação auditiva, contribui para o desenvolvimento global das crianças pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a iniciativa e a expressão oral, favorecendo o trabalho na alimentação e na higiene e nas expressões artística.

OBJETIVO GERAL
                 Possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas para que assim comecem a perceber a função social da oralidade, através das músicas infantis, percebendo esta forma de linguagem como veículo de comunicação e idéias, bem como, promover situações em que a criança desenvolva sua capacidade de ouvir, se expressar e amplie seu repertório de palavras e  o envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é  considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino e para a segurança da criança em sua vida escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer diversas músicas e ritmos;
-Diferenciar sons, ruídos, silêncio.
- Motivar e integrar as crianças através da música;
- Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
- Brincar com a música, imitando, inventando  e reproduzindo criações musicais;
- Cantar apreciando a sonoridade e explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais, bater palmas.... e outros;
- Reproduzir ritmos aliados a palmas, batida dos pés, instrumentos musicais e melodias;
- Aprender a cantar músicas relacionadas aos temas desenvolvidos e outras canções ;
- Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas com ritmos variados.a melodia;
- Auxiliar o desenvolvimento corporal e harmônico;
- estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto
- Conhecer cantores famosos;
- despertar a criatividade e a imaginação;
- Integrar a músicas de forma interdisciplinar aos conteúdos trabalhados
- Reconhecer a  música como linguagem de comunicação social;
- Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário;
- Representar ou dramatizar as músicas;
- Respeitar o momento de falar e de ouvir;
 -Aproximar a família à escola por meio de participação de formas diversificadas e prazerosas
- Proporcionar a troca de experiências entre as famílias  e as crianças por meio das músicas,
- Promover eventos no C.M.E.I que  envolva a participação da família juntamente com as crianças.
- Cantar, dançar e se divertir;
-´Desenvolver a expressão corporal;
-Desenvolver a percepção ( memória auditiva e visual ).
-Escolher as canções juntamente com as crianças que comporão o livro das cantigas de roda;
-Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livro e cartazes;
-Desenvolver a comunicação oral (espontânea, dirigida, articulação de palavras e vocabulário;
-Desenvolver o ritmo (movimentação e a desinibição)


CRONOGRAMA PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO:
 01 a 05/09
Como surgiu a música
Som, silêncio e ruído.
Sons da natureza
.

Som e silêncio
Som do ambiente
Mat. Identificar: sons e silencio: Ambiente de sala, fora da sala, da natureza (chuva, trovão, cachoeira, mar, vento), construir com caixa de pizza e macarrão o som das ondas do mar. Música Palavra Cantada: quando eu era um peixinho. Música sons da natureza.
Mat.: trabalhar tipos  ruído
Vesp. História da música com o professor corujão, assistir o vídeo no data show. Confeccionar o professor corujão de materiais recicláveis e confeccionar o painel, fazendo a árvore com as mãozinhas das crianças. Trabalhar a dinâmica do som e silêncio, utilizando música e chuvisco ao som da música Caminhada pelo CMEI, para que as crianças observem os sons do ambiente. Trabalhar o conceito de barulho e som com as crianças através do vídeo da Peppa pig.

 08 a 12/09
Memória musical
Canções de ninar (boi, boi da cara preta) e dorme neném
Brincos e parlendas
 (Percepção sonora).
Palavra cantada
Mat. Dinâmica: relaxamento com as crianças deitados no colchonete e ouvir as músicas. Confecção da máscara do boi. Convidar os pais que queira participar do momento do soninho junto com seu filho, enviar com antecedência recadinho na agenda do filho.

  Vesp. Nesta semana trabalharei com as  os brincos como: A casinha da vovó, serra serra serrador, bambalalão, peneirinha, dedo mindinho, e as parlendas: um,dois, feijão com arroz,rei capitão e a-do-le-ta, confeccionar um livrão coletivo ilustrado pelas crianças através de dobraduras, colagem. Desenho e pintura com tinta guache e cola colorida..
   Vesp. Vídeo da palavra cantada: Vem dançar com a gente.  As crianças terão nessa semana também o palco para cantarem as músicas de sua preferência.
 15 a 19/09
Sons naturais
 Música: Seu lobato tinha um sítio.
Sons culturais

 Sons culturais
Mat. Som dos animais: confecção do Livro coletivo com os animais da música.
  Vesp. Assistir o vídeo de transportes, pessoas trabalhando em construção e outros. As crianças manusearão revistas e livros e de forma coletiva, confeccionaremos um cartaz dos sons culturais, música motorista.

 22 a 26/09
Ritmos musicais
Rápido
Devagar.
Música: Caranguejo não é peixe e rock pop;
História: Vamos caçar um ursinho.

Mat. Sons do corpo e ritmos devagar e rápido: com  o corpo:  bater palmas, pé, estalos com dedos e bocas. Confecção do caranguejo com pratinho
  Vesp. Trabalharei as canções do DVD da galinha pintadinha três, através de gestos, confeccionaremos a galinha pintadinha com as cores azul, vermelho , branco utilizando a caixa de papelão.  Atividade musical com tio Marcelo.
29 a 03/10
Sons do corpo.
Produção sonora com o corpo.

Mat.Música: Dança dos bichos palavra cantada. Dança com movimento do corpo, confecção do jacaré com embalagem de colocar ovo.
  Vesp. – Assistiremos vídeos de música de barbatuques, em uma folha de papel pardo, desenharemos o contorno do corpo de uma criança, nomeando as partes do corpo humano . Assistir também o vídeo partes do corpo- gugudada.
 06 a 09/10
Duração do som( sons longos e sons curtos).

Intensidade do som ( som forte e som fraco)
Mat. Trabalhar os sons utilizando apito explicar o som curto e a música galopeira, para explicar o som longo.  Vesp. Para explicar a intensidade do som, trabalharei a atividade musical: fraco e forte do tio Marcelo.  Disponibilizar os tambores para tocarem, de acordo com as solicitações da professora.
16 e 17 e 20  a 24/10
Altura dos sons
Agudo ( som fino)
Grave ( som grosso).
Mat. Dançar as músicas identificando as partes do corpo, lateralidade esquerda e direita, confecção da boneca de lata com latinhas.
Mat. Boneca de lata- (XUXA) e a música desengonçada de Bia bedran

 Vesp. Explicarei o que é som fino e grosso, trabalharei a música: casa do Zé , utilizar os bambolês. Ilustraremos a música, borboletinha tá na cozinha, confecção da borboleta em EVA e colher descartável, fazer com as crianças o painel em tnt com as crianças da música.
 27 a 31/10
Repertório Musical



Mat.: Cantigas de roda: Brincadeira com roda: Atirei o pau no gato, Ciranda Cirandinha, A canoa virou, Se eu fosse peixinho, Samba Criola, De abóbora faz melão enviar pesquisa de quais as cantigas de roda que os pais  quando criança, confecção do gráfico.
  Vesp. Brinquedo cantado como: passa, passa gavião, o trem maluco, sambalelê (trabalharei cantando em grupo, dançando em roda, tocando vários instrumentos só no refrão).

 03 a 07/11
Timbre. Características vocais ou instrumentais que possibilitem a identificação da origem do som.
Música: Mestre André. Eliane cd com sons de instrumentos. Confecção do piano e corneta com materiais recicláveis.
Identificar os tipos de som com o instrumento.
  Vesp. Assistir o vídeo das notas musicais, depois trabalhar a música: Eu tirei um dó da minha viola...
Confeccionar o mosaico da viola de forma coletiva. Assistir o vídeo trompete. Desenhos para aprender a música, vídeos educacionais. Confeccionar caixa de música de caixa de leite, microfone de rolinho de papel higiênico para que cada criança possa cantar no palco no cantinho do faz-de-conta.
Conhecer uma caixa de som e o microfone real.

 10 a 14/11
Banda Musical
Mat. Confecção da bandinha: tambores e guitarra com material reciclável
  Vesp. Ouvir a banda do Serafim da turma do balão mágico, assistir o vídeo: O mundo dos instrumentos musicais (confecção do livrinho dos instrumentos),assistir no data show o desenho- Maestro Rerman e a orquestra dos bichos.

17 a 21/11
Preparação para o encerramento
Sons dos animais
Mat. Ensaio, confecção das fantasias e mural
 Vesp: Manusear o livro dos sons dos animais, imitar os sons dos animais e depois modelar animais de massinha.   Assistir o vídeo trem dos animais. Confeccionar chapéu em EVA com a carinha de um bichinho a escolha dos pequenos. Trabalhar  também a sinfonia da fazenda.
 24 a 28/11
Preparação para o encerramento


Mat. Confecção das lembrancinhas: Gravar CD de cantigas de roda.
Música para apresentação: Mestre André
Término do chapéu em EVA para as crianças.

Atividade  durante o realização do Projeto:
Entrevista para os pais sobre as músicas que ouviam quando criança, quais as músicas infantis que os pais cantam para seus filhos e convidar os pais, avós e algum parente que canta ou toca algum tipo de instrumentos durante a realização do Projeto.
O momento de filosofia será realizado nas rodinhas de conversas, durante as aulas de música.

ENCERRAMENTO:
AVALIAÇÃO
 As crianças serão avaliadas a cada atividade concluída que será registrada a sua participação,  desenvolvimento e seu interesse  pelas atividades propostas.

BIBLIOGRAFIA

PESQUISA
1.         A criança e a música Rita Maria Otoni

2.         Música: • É sons, sons a nossa volta, quer estejamos dentro ou fora de salas de concertos. John Cage a Murray Schafer

3.         Música • É um processo contínuo de construção, que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir.

4.         • A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de facilitar o processo de aprendizagem. (MELO, 2009, P. 15) • A utilização da música melhora a atenção, concentração, memória, raciocínio lógico e ainda trabalha a emoção

5.         A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança.

6.         • A vivência musical tem inicio no berço, com o descobrimento da capacidade sensorial da criança. Este fato é observável quando acompanhamos atentamente as primeiras reações da criança ao estímulo musical. No início são reações corporais: ela consegue mover o corpo todo em movimentos gerais e coordenados. (Leda Maria Giuffrida Silva)
7.         • A Psicologia tem destacado a importância de o desenvolvimento psicomotor da criança dar-se simultaneamente ao seu domínio do movimento rítmico, ressaltando, ainda, a relevância de que os seus dotes musicais sejam transformados em vivência musical, sejam eles evidentes ou não. (Leda Maria Giuffrida Silva )

8.         • O processo de musicalização dos bebês e das crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva, por meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano, incluindo ai a presença da música. (BRITO, 2003, P. 35)

9.         • Vale ressaltar a importância não apenas da música tocada através de um aparelho, mas também o contato estabelecido entre a mãe e o bebê. Assim, cantar, murmurar ou assobiar fornecem elementos sonoros e também afetivos, através da intensidade do som, inflexão da voz, entonação, contato de olho e contato corporal, que serão importantes para a evolução do bebê no sentido auditivo, lingüístico, emocional e cognitivo. (MELO,2009, P. 5)

10.       • A musicalidade de uma criança pode e deve ser estimulada. Se observarmos atentamente uma criança de dois anos, notamos que ela faz sua própria música. (Leda Maria Giuffrida Silva)

11.       • A Psicologia tem destacado a importância de o desenvolvimento psicomotor da criança dar-se simultaneamente ao seu domínio do movimento rítmico, ressaltando, ainda, a relevância de que os seus dotes musicais sejam transformados em vivência musical, sejam eles evidentes ou não. (Leda Maria Giuffrida Silva)

12.       • É certo que música é gesto, movimento, ação. No entanto, é precisa dar às crianças a possibilidade de desenvolver sua expressão, permitindo que criem seus gestos, que observem e imitem os colegas e que, principalmente, concentram-se na interpretação da canção sem a obrigação de fazer gestos comandados durante todo o tempo. (BRITO, 2003, P. 93)

13.       Brincadeiras musicais • Acalantos (cantigas de ninar) • Brincos • Cantigas de roda • Utilizar instrumentos musicais • Parlendas... • Brincar de estátua • Jogos de imitação dos sons.

14.       • As brincadeiras cantadas infantis são talvez uma das primeiras manifestações do jogo musical com regras. • A educação musical não deve visar à formação de possíveis

Um comentário:

  1. ALGUMAS PUBLICAÇÕES SÃO DE AUTORIA MINHA E DE OUTRAS PESSOAS, MAS SEMPRE COM O NOME E REFERÊNCIA DOS AUTORES. ALGUMAS NÃO TEM AUTORIA. TODAS SÃO DO CURSO DE PEGAGOGIA AS QUAIS POSTO PARA NÃO PERDE-LAS. ESPERO QUE OS AUTORES NÃO SE IMPORTEM COM MINHAS PUBLICAÇÕES. OBRIGADA!
    LANA M.

    ResponderExcluir

IMAGENS