quarta-feira, 15 de julho de 2015

O MUNDO COLORIDO DA CRIANÇA

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PAULO FREIRE

PROJETO INSTITUCIONAL – 2012

GENTE PEQUENA TAMBÉM FAZ...

O MUNDO COLORIDO DA CRIANÇA

SUB-PROJETO: CANTANDO, DESENHANDO E PINTANDO A GENTE SE DIVERTE E A FAMÍLIA FICA FELIZ NO ENCONTRO DAS GERAÇÕES.

Elaboração: Professoras, Auxiliares de Educação; Direção e Coordenação Pedagógica.
Inicio: 27/08/12

 APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA

A música é um instrumento universal de comunicação social e como já diz o ditado popular: quem canta seus males espanta. O CMEI Paulo Freire no intuito de resgatar a “inocência” das músicas infantis e proporcionar diversão a todos nos momentos de cantar e dançar faz um resgate destas músicas apropriadas às crianças e, também o resgate das músicas infantis da época dos avós e pais promovendo um encontro musical das gerações.
A música promove o desenvolvimento da memória, amplia o vocabulário, a interação social, desperta sensações, emoções e sentimentos e tem a capacidade de fazer reviver os tempos idos. São inúmeros os benefícios do trabalho com a música, dentre eles, as condições motoras e rítmicas para desenvolver a escrita e a leitura uma vez que há uma relação entre estes elementos e a cadência do processo de ler e escrever. Assim pretendemos trabalhar o tema em três instâncias: música infantil como expressão e comunicação dos indivíduos; a apreciação significativa em música; a música como produto cultural e histórico.
A relação da música com a arte, em especifico, o desenho e a pintura, vai desde como fonte inspiradora até como elemento de criação e reprodução física dos sentimentos e emoções e é esta representação que pretendemos ao aliar música/desenho/pintura. Acreditamos que assim as crianças terão mais condições de lidar com seus sentimentos e emoções e mais que isso saber expressar e dar vasão a eles o que propiciará um “alivio” emocional uma vez que nem sempre e/ou na maioria das vezes crianças não sabem expressar verbalmente o que sentem e o que as incomodam.
Contudo a questão acima citada não é o único motivo para empreitarmos tal projeto. É o fato de que a arte plástica e a música propiciam à criança o que ela mais gosta de fazer: brincar e se divertir! E, por serem temas atrativos torna mais fácil a participação dos pais neste projeto e o alcance do objetivo de reunirmos as gerações.
Assim, justificamos o trabalho com música/desenho/pintura no projeto que se aplica ao mundo colorido da criança e como elemento propiciador do encontro entre as gerações do CMEI Paulo Freire.

OBJETIVOS GERAIS

·          Utilizar a música infantil em sala como recurso pedagógico no intuito de promover o desenvolvimento integral da criança, bem como, resgatar o gosto por esse tipo de música e, também, promover um encontro musical entre as gerações avós/pais/filhos para a apreciação e diversão ampliando os momentos de participação dos pais no CMEI.
·          Promover momentos de expressão das emoções, sentimentos e abstração do que a música suscita em cada um de forma a contribuir para a capacidade individual de se expressar e, desta forma para a formação de uma pessoa segura, comunicativa e capaz de lidar com problemas de ordens diversas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü   Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados;
ü   Proporcionar atividades para as crianças explorarem diferentes materiais seja instrumentos: pincéis, tinta, massa, areia, retalhos de E.V. A, papéis, tecido, cartolina, sulfite, isopor, etc.);
ü   Conhecer e trabalhar com as cores primárias e secundárias;;
ü  Misturar cores e perceber a formação de novas tonalidades;
ü   Proporcionar a liberdade de expressão e desenvolver o poder da criatividade;
ü   Despertar a criatividade e imaginação por meio da pintura;
ü   Propiciar a socialização por meio de atividades em conjunto envolvendo os pais;
ü   Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
ü   Desenvolver a sensibilidade auditiva, o senso rítmico e a coordenação motora;
 Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
ü   Incentivar a partir da música, a produção textual;
ü   Proporcionar as crianças à socialização através da música, para que ela possa descobrir seu corpo como elemento criador de música;
ü   Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo;
ü   Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
ü   Valorizar a família e resgatar a música infantil mostrando a sua importância no desenvolvimento da criança;
ü   Permitir a integração da cultura da música entre as gerações;
ü   Proporcionar a troca de experiências entre as famílias e as crianças por meio da música;
ü   Promover eventos no C.M.E.I que  envolva a participação da família juntamente com as crianças;
ü   Resgatar o valor e a importância da música no contexto familiar e social, perseverando uma atitude de busca pessoal e coletiva, articulando a imaginação, a emoção, a percepção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções musicais, ou artísticas de um modo geral;
ü   Incentivar a criatividade e o senso criador por meio de trabalhos realizados;
ü   Despertar o gosto e o hábito pela música, consequentemente, pelo desenho e pintura, numa demonstração de promover a relação fantasia e realidade;
ü   Identificar o início e o fim da música;
ü   Desenvolver a criatividade e a imaginação, promovendo momentos específicos para a música;
ü   Observar sons e ritmos diversos, trabalhar em sala, atividades com músicas de diversos ritmos;
ü   Utilizar os instrumentos folclóricos: atabaque, berimbau, cascisci e pandeiro de couro, explorando a cultura afro-brasileira;
ü   Permitir a integração da cultura entre as gerações, valorizando a família e resgatando a sua importância no desenvolvimento da criança;
ü   Resgatar as brincadeiras e músicas de outras gerações como forma de percepção de mudança e transformação social, bem como diminuir a incidência de brincadeiras violentas e músicas com letras ou gingados depreciativos;
ü   Produzir trabalhos de arte a partir das músicas, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação e produção.
ü   Desenvolver a coordenação motora, a percepção e sensibilidade auditiva, a memória e a percepção musical, a criatividade, a autoconfiança e a liberdade de expressão através das músicas e suas representações.
ü   Perceber a música como forma de representação artística.
ü   Reconhecer as cores como forma de expressão de sentimentos.
ü   Reconhecer o próprio corpo como elemento criador, imitador e reprodutor da música.
ü   Promover a integração entre família e escola, estimulando a importância da relação familiar para o desenvolvimento da criança.
ü   Envolver os pais e a família na execução do projeto promovendo a integração família e escola através da música e da arte.
ü   Conhecer a evolução da música ao longo do tempo.
ü   Perceber os diferentes tipos de músicas ouvidas nas várias gerações.
ü   Valorizar a importância da arte nas modalidades de desenho e música;
ü   Apreender o mundo por meio dos sons, do desenho, das imagens e pinturas;
ü   Cantar, interpretar e abstrair a música por meio de desenhos, pintura e momentos de apreciação musical;
ü   Resgatar o valor e a importância da família;
ü   Estreitar a relação pais e filhos através de entrevistas e confraternização familiar num café musical;
ü   Promover o encontro das gerações avós/pais/filhos e outros tendo com eixo norteador a música infantil representativa de cada época: avós, pais e dos filhos;

MÚSICAS SELECIONADAS – TEMAS GERADORES

1 – Arco- íris (Xuxa);
2 – Misturando as cores/ onde estão as cores (Xuxa)
3 – Aquarela (Toquinho)
4 – Vamos Colorir (Coral Jovem do Rio)
5- Da Cor do Amor (Carrocel )
6 – Arco-íris do Amor (Mara Maravilha)
7 – Cores Primárias (Autor não identificado – vídeo Yoo Tube Brasil)

METODOLOGIA DE TRABALHO

Todas as turmas: Maternal I e II, Jardim I e II, trabalharão com todas as músicas acima citadas e a forma de trabalho será de acordo com as ações abaixo estabelecidas; sendo estas especificadas nos planos de aula semanais. As professoras de cada turma dividirão entre elas as ações para que não façam as mesmas atividades.
Serão 13 semanas de efetivo trabalho com todas as músicas, levando em consideração que são 7músicas selecionadas e que cada uma delas tem um vasto conteúdo a ser explorado nos 6 Eixos Temáticos: Linguagem Oral e Escrita; Matemática; Artes Visuais, Movimento e Música, achamos por bem que cada música seja explorada no prazo de 2 semanas. Assim, a última semana será destinada aos ensaios gerais e demais arremates para a apresentação final no dia 30/11/12. 
Cada turma fará entrevista com os pais e avós sobre as músicas infantis de suas épocas de infância e, um café ou saral musical para confraternização entre as gerações. Cada criança de todas as turmas levará para casa uma pasta com 1cd, material de desenho e pintura para que os pais e/ou avós ouçam a música de escolha da turma, dentre as músicas dos temas geradores, e reproduzam em forma de desenho e/ou pintura o que a música, na sua concepção, expressa.
Todas as músicas de trabalho serão gravadas em um CD para que cada turma tenha o seu e possa transitar entre todas as músicas de forma a praticizar o trabalho das professoras e alunos.

AÇÕES

- Representar cada música trabalhada por meio de desenhos usando lápis de cor, canetinha, giz de cera e também por meio de colagem com varias técnicas;
- Realizar pesquisa sobre desenho, pinturas a serem trabalhados (professores);
- Realizar exposição dos trabalhos confeccionados pelas crianças, bem como o resultado das pesquisas realizadas com os pais e avós;
- Expor objetos e instrumentos musicais que representem a evolução da música: rádios antigos, radiolas, radinhos a pilha, pen-drive, MP3, CD, fita cassete, LPs etc;
- Fazer entrevistas com os avós e pais sobre as musicas infantis das suas épocas de infância;
- Enviar um Kit de desenho e CD da música trabalhada em sala para que os pais ouçam e reproduzam em desenhos os sentimentos que a música expressa;
- Realizar em cada turma um café da manhã musical e/ou um saral momento em que avós, pais e filhos compartilharão as músicas trabalhadas ao longo da realização do projeto;
- Convidar os avós e pais que queiram vir ao CMEI ensinar musicas infantis para as crianças, também aqueles que saibam tocar algum instrumento musical para se apresentarem para as crianças;
- Montar um portfolio com as músicas trabalhadas;
- Confeccionar um livro da música Aquarela de Toquinho, utilizando diferentes técnicas de desenho e pintura;
- Confeccionar cartazes com as músicas infantis;
- Confeccionar um livro individual para cada criança interpretando a música por meio do desenho, colagem e pintura;
- Confeccionar livros coletivos;
- Gravar um CD com músicas infantis para as crianças e para os pais;
- Estimular pinturas de diferentes estilos;
- Desenvolver desenhos, pinturas, recortes, colagens, dobraduras;
- Retratar alguns temas através da música;
- Confeccionar cartazes referentes à música e pintura;
- Reprodução de obras famosas;
- Exposição das produções artísticas;
- Exposição dos trabalhos realizados pelas crianças;
- Trabalhar aspectos da prática instrumental coletiva;
- Confeccionar brinquedos com material reciclável (sucata), incluindo a criação de bonecos que representem a família;
- Apresentar para as crianças formatos de mídia, onde se gravam músicas, por exemplo: discos de LP, compacto, CD e DVD;
- Apresentar para as crianças formatos modernos de arquivos digitais de músicas, por exemplo: MP3, MP4 etc.;
- Convidar pais e avós para participarem de atividades diversas, com as crianças, no CMEI;
- Palestras com os pais, avós e tios sobre a importância da família com o meio ambiente e a educação de seus filhos para a valorização da vida de um modo geral (Psicóloga do Programa Saúde na Escola);
- Compor músicas curiosas, produzir sons pelo corpo e envolver as crianças na dança e brincadeira;

CRONOGRAMA
SEMANA
MÚSICA
TURMA

27/08 a 06/09
Aquarela (Toquinho)
JI e JII
Misturando as cores (Xuxa)
MI e MII

10/09 a 21/09
Vamos colorir (Coral Jovem do Rio)
JI e JII
Mudar Geral (Carrocel)
MI e MII
24/09 a 05/10
Arco Iris (Xuxa)
Todas
08/10 a 19/10
Arco Iris do Amor (Mara Maravilha)
Todas
22/10 a 01/11
Cores Primárias
Todas

05/11 a 21/11
Aquarela
MI e MII
Misturando as cores
JI e JII
22/11 a 29/11
Ensaios gerais e acabamentos
Todas
30/11
Apresentações
Todas



 TÉCNICAS, MATERIAL e APARELHOS

- Desenhos diversos
- Pinturas com tinta guache, cola colorida, gliter, tinta de tecido, tinta auto relevo;
- Atividades em sala: observar sons e ritmos diversos, atividades com músicas de diversos ritmos, pesquisa de como são produzidos os sons e as imagens, realizar gravações das músicas cantadas pelas crianças
- Pintura em camiseta;
- Dramatizar as músicas infantis;
- Imitar sons e movimentos,
- Recortes e colagem
- Dança
- Produção de livros representativos das músicas
- Colas, CDs, pastas, papel chamex, lápis de cor, giz de cera, papeis diversos, aparelhos de som, caixa amplificada, Data Show e etc,.

ENCERRAMENTO: Teatro Municipal
 A definir: 05;06 ou 07 de novembro de 2012
                                   Apresentação: Arco Iris (Xuxa)
                                   Turmas: Jardim I e Jardim II – 21 Crianças
                                 
                                    CMEI: dia  30/11/12 às 16 horas
 Apresentações: Maternal I - Arco Iris do Amor (Mara     Maravilha)
                                                                  Maternal II – Mudar Geral ( Carrocel )
                                                                  Jardim I e II _ Arco Iris (Xuxa)
                                                                  Jardim I e II -


BIBLIOGRAFIA

BELLO, Maristher Motta. Educação infantil: artes. Maristher Motta Bello e Paulo César Motta Bello: ilustrações Águeda Hom...(et al.) – Curitiba: Ed.Positivo, 2008. 3v, : III
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp,1991.
HOWARD, W, A música e a criança. São Paulo: Summus, 1984.
ROSA, N. S. S. Educação musicl para pré-escolar. São Paulo: Ática, 1990.

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