Cap.
VI Pág.
157
Jean
Piaget
(1896/1980)
(1896/1980)
¢Suíça, Genebra
¢Sir Jean William Fritz Piaget foi
um epistemólogo suíço, considerado um
dos mais importantes pensadores do século XX.
Epistemologia
genética
¢Segundo
Piaget:
"a epistemologia é a teoria do conhecimento válido e, mesmo que este
conhecimento nunca seja um estado, é sempre um processo, é essencialmente a
passagem de uma menor validade para uma validade superior.
¢Daí
resulta que a epistemologia confundir-se ia com a lógica, ora, o seu problema
não é puramente formal, mas consiste em como o conhecimento atinge o real, logo
quais as relações entre o sujeito e o objeto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Epistemologia
¢Epistemologia (do
grego ἐπιστήμη [episteme] -
ciência; λόγος [logos] - estudo de), também chamada de teoria
do conhecimento,
é o ramo da filosofia que trata da natureza das origens e da validade do
conhecimento.
¢A epistemologia estuda a origem, a
estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é
conhecida como teoria do conhecimento.
¢Relaciona-se com a metafísica, a
lógica e a filosofia da ciência.
epistemologia
¢É o ramo da filosofia que trata da
natureza, das origens e da validade do conhecimento.
¢A origem histórica de um
determinado conhecimento.
Que
significa conhecimento?
¢Para Piaget a palavra não tem o significado que o senso comum lhe dá.
¢Para Piaget a palavra não tem o significado que o senso comum lhe dá.
¢Para ele o termo "conhecer"
tem sentido claro: organizar, estruturar e explicar, porém
a
partir do vivido (do experênciado).
¢Conhecer não é somente explicar e
viver, conhecer é algo que se dá a partir da vivência ou seja, da ação sobre
o objeto
do
conhecimento.
¢Para Piaget, não há conhecimento
sem conceitos.
¢Significa isso que o conhecimento
parte da ação de uma pessoa sobre o meio em que vive, não ocorre sem a
estruturação do vivido.
¢Coisas e fatos adquirem significado
(significação) para o ser humano quando
inseridos numa estrutura, é isso que Piaget denomina de assimilação.
¢Segundo Piaget a significação é o
resultado da possibilidade de assimilação.
¢Sendo a epistemologia o
"estudo crítico" do conhecimento científico, observando o
comportamento da criança e refletindo
em
termos genéricos a respeito do conhecimento e, em termos particulares, a
respeito do conhecimento alcançado na física, Piaget concluiu que a criança e o
cientista conhecem o mundo da mesma forma.
¢Piaget entende que há uma analogia
entre a forma como a criança constrói a sua realidade, estruturando a sua
experiência vivida, e a forma como pela qual o cientista constrói a física.
¢As diferenças entre um tipo de
conhecimento e outro expressariam níveis diferentes da capacidade humana de
conhecer.
¢Em suma, de acordo com Piaget,
explicar como é possível o conhecimento, de maneira geral, é o mesmo que
explicar como é possível o conhecimento científico.
¢Aí está a razão pela qual Piaget chama
"epistemologia" à sua teoria do conhecimento.
Mas
porquê de genética?
¢A razão está em que Piaget não se
limita a explicar como é possível o conhecimento de um adulto, discute ainda,
as
condições necessárias para que a criança chegue, na
vida ¢Assim qualquer criança cujas trocas
com o meio tenham sido prejudicadas, não importa o fator, pode apresentar
"déficits".
Assimilação
¢É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento, ...) a um esquema ou estrutura do sujeito.
¢O que não quer dizer que não seja
passível de ser superado.adulta ao conhecimento possível para ele.
¢Conhecimento possível,
porque a capacidade de conhecer é fruto de trocas entre o organismo e o meio.
¢Essas trocas
são responsáveis pela construção da própria capacidade de conhecer capacidade
de conhecer, sem elas essa capacidade
não se constrói.
¢Por exemplo as pessoas cegas,
surdas, mudas apresentam um "déficit",
ou
seja, um atraso mental, determinado pela falta de troca entre o seu organismo e
o meio (o fator responsável pela construção da capacidade de conhecer), como
neste caso não há lesão orgânica, assim que se estabeleceu o contato entre o
organismo e o meio (usando e estimulando o tato), abriu-se a possibilidade da
troca entre eles e, assim, constituíram-se as estruturas mentais.
¢Para Piaget, os
nossos conhecimentos não provêm nem de sensação, nem de percepção, isoladas;
provêm da ação inteira da qual a percepção constitui somente a
função de sinalização.
¢Podemos concluir
que, para Piaget,
conhecer implica transformar.
¢O próprio
objeto
é
resultado de um problema de conhecimento, não é um dado que existe, mas sim um dado que se
constrói.
¢Tal como
em Kant,
existia um plano a priori que condiciona a própria
sensibilidade de conhecer o objeto, também em Piaget
existe
um plano que antecede logicamente a operação do
objeto
– o
plano motor.
Suas
teorias
¢Período
Sensório-Motor - do nascimento aos 2 anos,
aproximadamente.
¢Período
Simbólico -
dos 2 anos aos 4 anos.
¢Período
Intuitivo -
dos 4 anos aos 7 anos.
¢Período
Operatório Abstrato - dos 11 anos em diante.
Período
Operatório Abstrato -
dos 11 anos em diante.
¢É o ápice do desenvolvimento da
inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou
lógico-matemático.
¢É quando o indivíduo está apto para
calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses
orientados para o futuro. É, finalmente, a “abertura
para todos os possíveis”.
¢A adaptação, definida por Piaget,
como o próprio desenvolvimento da inteligência, ocorre através da assimilação e
acomodação.
¢Os esquemas de assimilação vão se
modificando, configurando os estágios de desenvolvimento.
¢Considera, ainda, que o processo de
desenvolvimento é influenciado por fatores como:
¢ maturação
(crescimento biológico dos órgãos),
¢ exercitação
(funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos),
¢ aprendizagem
social (aquisição
de valores, linguagem, costumes e padrões culturais e sociais)
¢equilibração
(processo de auto regulação interna do organismo, que se constitui na busca
sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido).
Assimilação
¢É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento, ...) a um esquema ou estrutura do sujeito.
¢Em outras palavras, é o processo
pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza
possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas. Na assimilação o indivíduo
usa as estruturas que já possui.
acomodação
¢É a modificação de um esquema ou de
uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
¢A acomodação pode ser de duas
formas, visto que se pode ter duas alternativas:
¢Criar um novo esquema no qual se
possa encaixar o novo estímulo, ou
¢Modificar um já existente de modo
que o estímulo possa ser incluído nele.
¢Após ter havido a acomodação, a
criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a
assimilação.
¢Por isso, a acomodação não é
determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar
assimilá-lo.
¢O balanço entre assimilação e
acomodação é chamado de adaptação.
A
educação na visão Piagetiana
¢Com base nesses pressupostos, a
educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde
o período sensório- motor até o operatório abstrato.
Algumas
diferenças entre Piaget e Vygotsky
¢Um dos pontos divergentes entre Piaget e Vygostky
parece estar basicamente centrado na concepção de desenvolvimento.
¢ A teoria piagetiana
considera-o em sua forma retrospectiva, isto é, o nível mental atingido
determina o que o sujeito pode fazer.
¢A teoria vygostkyana,
considera-o na dimensão prospectiva, ou seja, enfatiza que o processo em
formação pode ser concluído através da ajuda oferecida ao sujeito na realização
de uma tarefa.
¢Enquanto Piaget não aceita em suas
provas "ajudas externas", por considerá-las inviáveis para detectar e
possibilitar a evolução mental do sujeito, Vygotsky não só as aceita, como as
considera fundamentais para o processo evolutivo.
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