terça-feira, 14 de julho de 2015

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA E EPISTEMOLOGIA GENÉTICA PARA A EDUCAÇÃO

Contribuições da Psicologia e Epistemologia Genética para a Educação 
Cap. VI         Pág. 157

Jean Piaget
(1896/1980)

¢Suíça, Genebra
¢Sir Jean William Fritz Piaget foi um epistemólogo suíço, considerado  um dos mais importantes pensadores do século XX.


Epistemologia genética

¢Segundo Piaget: "a epistemologia é a teoria do conhecimento válido e, mesmo que este conhecimento nunca seja um estado, é sempre um processo, é essencialmente a passagem de uma menor validade para uma validade superior.
 ¢Daí resulta que a epistemologia confundir-se ia com a lógica, ora, o seu problema não é puramente formal, mas consiste em como o conhecimento atinge o real, logo quais as relações entre o sujeito e o objeto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Epistemologia
¢Epistemologia (do grego ἐπιστήμη [episteme] - ciência; λόγος [logos] - estudo de), também chamada de teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza das origens e da validade do conhecimento.

¢A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é conhecida como teoria do conhecimento.
¢Relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência.

epistemologia

¢É o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento.

¢A origem histórica de um determinado conhecimento.



Que significa conhecimento?
¢Para Piaget a palavra não tem o significado que o senso comum lhe dá.
¢Para ele o termo "conhecer" tem sentido claro: organizar, estruturar e explicar, porém a partir do vivido (do experênciado).
 ¢Conhecer não é somente explicar e viver, conhecer é algo que se dá a partir da vivência ou seja, da ação sobre o objeto do conhecimento.


¢Para Piaget, não há conhecimento sem conceitos.
¢Significa isso que o conhecimento parte da ação de uma pessoa sobre o meio em que vive, não ocorre sem a estruturação do vivido.
¢Coisas e fatos adquirem significado (significação) para o ser humano  quando inseridos numa estrutura, é isso que Piaget denomina de assimilação.
¢Segundo Piaget a significação é o resultado da possibilidade de assimilação.
¢Sendo a epistemologia o "estudo crítico" do conhecimento científico, observando o comportamento da criança e refletindo em termos genéricos a respeito do conhecimento e, em termos particulares, a respeito do conhecimento alcançado na física, Piaget concluiu que a criança e o cientista conhecem o mundo da mesma forma. 

¢Piaget entende que há uma analogia entre a forma como a criança constrói a sua realidade, estruturando a sua experiência vivida, e a forma como pela qual o cientista constrói a física.
¢As diferenças entre um tipo de conhecimento e outro expressariam níveis diferentes da capacidade humana de conhecer.
¢Em suma, de acordo com Piaget, explicar como é possível o conhecimento, de maneira geral, é o mesmo que explicar como é possível o conhecimento científico.
¢está a razão pela qual Piaget chama "epistemologia" à sua teoria do conhecimento.

Mas porquê de genética?
¢A razão está em que Piaget não se limita a explicar como é possível o conhecimento de um adulto, discute ainda, as condições necessárias para que a criança chegue, na vida ¢Assim qualquer criança cujas trocas com o meio tenham sido prejudicadas, não importa o fator, pode apresentar "déficits".
¢O que não quer dizer que não seja passível de ser superado.adulta ao conhecimento possível para ele.
¢Conhecimento possível, porque a capacidade de conhecer é fruto de trocas entre o organismo e o meio.
¢Essas trocas são responsáveis pela construção da própria capacidade de conhecer capacidade de conhecer, sem  elas essa capacidade não se constrói.
¢Por exemplo as pessoas cegas, surdas, mudas  apresentam um "déficit", ou seja, um atraso mental, determinado pela falta de troca entre o seu organismo e o meio (o fator responsável pela construção da capacidade de conhecer), como neste caso não há lesão orgânica, assim que se estabeleceu o contato entre o organismo e o meio (usando e estimulando o tato), abriu-se a possibilidade da troca entre eles e, assim, constituíram-se as estruturas mentais. 
¢Para Piaget, os nossos conhecimentos não provêm nem de sensação, nem de percepção, isoladas; provêm da ação inteira  da qual a percepção constitui somente a função de sinalização.
¢Podemos concluir que, para Piaget, conhecer implica transformar.
¢O próprio objeto é resultado de um problema de conhecimento, não é um  dado que existe, mas sim um dado que se constrói.
¢Tal como em Kant, existia um plano  a priori que condiciona a própria sensibilidade de conhecer o objeto, também em Piaget existe um plano que antecede logicamente a operação do  objeto – o plano motor.

Suas teorias
¢Período Sensório-Motor - do nascimento aos 2 anos, aproximadamente.

¢Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos.
¢Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos.
¢Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em diante.
  
Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em diante.
¢É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático.
¢É quando o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro. É, finalmente, a “abertura para todos os possíveis”.

¢A adaptação, definida por Piaget, como o próprio desenvolvimento da inteligência, ocorre através da assimilação e acomodação.
¢Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os estágios de desenvolvimento.
¢Considera, ainda, que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como:
¢ maturação (crescimento biológico dos órgãos),
¢ exercitação (funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos),
¢ aprendizagem social (aquisição de valores, linguagem, costumes e padrões culturais e sociais)
¢equilibração (processo de auto regulação interna do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido). 

Assimilação
¢É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento, ...) a um esquema ou estrutura do sujeito.

¢Em outras palavras, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas. Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui.
acomodação
¢É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
¢A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas:
¢Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou
¢Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.
¢Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação.
¢Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo.
¢O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.
 A educação na visão Piagetiana
¢Com base nesses pressupostos, a educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório- motor até o operatório abstrato.
Algumas diferenças entre Piaget e Vygotsky
¢Um dos pontos divergentes entre Piaget e Vygostky parece estar basicamente centrado na concepção de desenvolvimento.
¢ A teoria piagetiana considera-o em sua forma retrospectiva, isto é, o nível mental atingido determina o que o sujeito pode fazer.
¢A teoria vygostkyana, considera-o na dimensão prospectiva, ou seja, enfatiza que o processo em formação pode ser concluído através da ajuda oferecida ao sujeito na realização de uma tarefa.

¢Enquanto Piaget não aceita em suas provas "ajudas externas", por considerá-las inviáveis para detectar e possibilitar a evolução mental do sujeito, Vygotsky não só as aceita, como as considera fundamentais para o processo evolutivo.

¢o professor não ensina, ajuda o aluno a aprender



  



                           

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