FACULDADE
ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO:
PEDAGOGIA
DISCIPLINA:
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
PROFESSORA:
ADRIANA DIAS RODRIGUES RIBEIRO
ALUNA:
ELAINE CRISTINA MARIANO
SÉRIE:
6º PERÍODO TURMA: B
ANÁPOLIS-GO
MARÇO/2015
Educação Não-Formal na Pedagogia
Social
O
presente trabalho fala sobre a Educação Não-Formas no âmbito da Pedagogia
Social e para isto faz a distinção entre Educação Não-Formas, Formal e
Informal, onde destaca que a Educação Não-Formal é um processo com várias
dimensões:
- Aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos;
- Capacitação dos indivíduos para o trabalho;
- Aprendizagem e exercícios de práticas;
- Aprendizagem de conteúdos;
- Educação desenvolvida na mídia e pela mídia;
A Educação Formal é aquela
desenvolvida nas escolas, onde quem educa são os professores. São instituições
regulamentadas por lei, certificadoras, organizadas segundo Diretrizes
Nacionais.
Pressupõe ambientes normatizados,
com regras e padrões comportamentais definidos previamente.
Destaca-se o ensino e aprendizagem
de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por lei, destacando-se
o de formar indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e
competências várias, a criatividade, percepção, motricidade, etc.
Requer tempo, local específico,
pessoas especializado, organização de vários tipos, sistematização das
atividades, disciplinamento, regulamentos e leis. Tem caráter metódico, divide-se por idade/classe de
conhecimento.
Espera-se, além da aprendizagem
efetiva, há a certificação e titulação que capacitam os indivíduos a seguir
para graus mais elevados.
Os métodos são planificados
previamente, segundo conteúdos prescritos nas leis.
O ensino/aprendizagem são compostos
por um leque grande de modalidades, temas e problemas.
A Educação Informal é aquela em que
os indivíduos aprendem socializando. Os agentes educadores são toda a família,
os amigos, vizinhos, colegas de escola, igreja, meios de comunicação de massa,
etc.
Tem seus aspectos educativos
demarcados por referências de nacionalidade, localidade, sexo, religião, etnia.
Opera em ambiente espontâneo, onde as relações se desenvolvem segundo gostos,
preferências ou pertencimentos herdados.
Socializa os indivíduos, desenvolve
hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no mundo
da linguagem.
Não é organizada, os conhecimentos
não são sistematizados, são repassados a partir das práticas e experiências anteriores,
o passado oriente o presente.. Atua no campo das emoções e sentimentos.
Os resultados não são esperados,
eles acontecem a partir do desenvolvimento do senso comum nos indivíduos, que
orienta suas formas de pensar e agir.
O método é a vivência e a
reprodução de conhecimento, da experiência segundo os modos e as formas como
foram apreendidos e codificados.
A Educação Não-Formal ocorre em
ambientes e situações interativos construídos coletivamente, segundo diretrizes
de dados grupos, optativas ou por certas circunstâncias de vivência histórica
de cada um, é aquela que aprende no processo de compartilhamento de experiência
em espaços e ações coletivas do cotidiano, onde a educação se dá nas
trajetórias de vida dos grupos e indivíduos fora das escolas, onde há processos
interativos intencionais, por isso situa-se no campo da Pedagogia Social-Aquela
que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de
aprendizagem e saberes coletivo.
Capacita os indivíduos a se
tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Abre janelas de conhecimento. Se constrói
no processo interativo, onde um modo de
educar surge do processo dos interesses e das necessidades que dele participa.
Sua meta é a transmissão de
informação e formação política e sócio cultural. Preparar os cidadãos, educar o
ser humano para a civilidade, em oposição à barbárie, ao egoísmo,
individualismo, etc.
Não é organizada por
séries/idades/conteúdos. Atua sobre aspectos subjetivos do grupo, trabalha e
forma a cultura política, desenvolve laços de pertencimento. Ajuda na
construção da identidade coletiva e no desenvolvimento da autoestima do grupo,
na solidariedade e interesses comuns e na construção da cidadania coletiva e
pública do grupo.
Desenvolve a:
§Consciência
e organização de como agir em grupos coletivos;
§ Construção
e reconstrução de concepções de(sobre) o mundo;
§ Contribui
para um sentimento de identidade com uma dada comunidade;
§ Forma
o indivíduo para a vida e suas adversidades;
§ Resgata
o sentimento de valorização de si próprio, ou seja dá condições aos indivíduos
para desenvolverem sentimentos de autovalorização, de rejeição dos
preconceitos, o desejo de lutarem para serem reconhecidos como iguais, dentro
de suas diferenças raciais, étnicos, religiosos, culturais.
§ Adquirem
conhecimento de sua própria prática, aprendem a ler e interpretar o mundo que
os cerca.
Na Educação Não-Formal falta:
ü Formação
específica a educadores a partir da definição de seu papel e atividades a
realizar;
ü Definição
de funções e objetivos de Educação Não-Formas;
ü Sistematização
dos métodos utilizados no trabalho cotidiano;
üConstrução
de métodos de avaliação, análise e acompanhamento de trabalho realizado e
indicadores para estudo e análise em campos não sistematizados e acompanhamento
do trabalho de egressos que participaram de programas de Educação Não-Formal;
üMapeamento
das formas de Educação Não-Formal na autoaprendizagem dos
cidadãos(principalmente na área musical).
O processo de aprendizagem parte da
cultura dos indivíduos e dos grupos.
O método nasce a partir de
problematização da vida cotidiana, os conteúdos nascem a partir de temas como
necessidades, carências, desafios, obstáculos, ou ações a serem realizadas. Não
são dados a priori, são construídos no processo.
O método passa pela sistematização
dos modos de agir e de pensar o mundo que circunda as pessoas. Penetra-se no
campo do simbolismo, das orientações e representações que conferem sentido e
significado às ações humanas. Não se subordina às estruturas burocráticas. É dinâmica, visa a formação
integral dos indivíduos(caráter humanista).
O papel dos agentes mediadores no
processo(educadores, assessores, facilitadores, monitores, referências,
apoios), Indivíduos que trabalham com grupos organizado ou não, são
fundamentais no ato de aprendizagem, pois carregam visões de mundo, projetos
societários, ideologias, propostas, conhecimentos acumulados, etc.
Inúmeras inovações no campo
democrático acontecem devido a sociedade civil, que alteram e constroem novas
formas políticas de agir, como os fóruns, as assembleias populares. Em todos a
Educação Não-Formal está presente como processo de aprendizagem de saberes.
Ao analisarmos a participação da
comunidade educativa em uma escola, observa-se o poder no interior da escola,
onde continua nas mãos da gestora, que o monopoliza.
A comunidade externa e os pais não
dispõem de tempo, e nem avaliam a relevância de participarem das reuniões e
também não entendem as questões do cotidiano das reuniões, onde participam os
que já tem experiência participativa anterior. Essa participação prepara os
indivíduos para atuarem como representantes da sociedade civil organizada.
Muitos funcionários das escolas são
membros dos conselhos e dos colegiados escolares de modo passivo, onde
participam para compor, dar número, contribuindo assim para não construir e
mudar nada.
Embora os colegiados sejam um
espaço legítimo e de direito, uma
conquista para o exercício da cidadania, previsto por lei, os projetos
políticos não tem como lastro das suas ações os princípios de igualdade e da
universalidade. Não constroem um conjunto de valores que venham a ser
refletidos em suas práticas, onde temos uma inclusão excludente.
Representam os interesses públicos,
mas que na realidade defendem os interesses de grupos com a intenção de exercer
o controle, com uma falsa participação e responsabiliza a comunidade nas ações
em que o estado se omite.
Conclui-se que a Educação
Não-Formal no campo da Pedagogia Social trabalha com coletivo e se preocupa com
os processos de construção de aprendizagem e saberes coletivos.
Propomos a articulação dos
processos de participação da sociedade civil com as escolas e a articulação da
Educação Formal com a Educação Não-Formal para trazer mudanças significativas
na educação e na sociedade como um todo. Com isso, a Pedagogia Social se
legitimará como área fundamental no campo da produção de conhecimento.
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