Como
ELABORAR
um
projeto
Professora: KÁTIA CILENE CAMARGO SILVA
Professora: KÁTIA CILENE CAMARGO SILVA
ALGUNS
CONCEITOS DE PROJETOs
Segundo Nogueira (2001, p.90), "um
projeto na verdade é, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real,
conforme começa a ganhar corpo a partir da realização de ações e conseqüentemente, as articulações desta".
Segundo Hernández (1998), os projetos não
podem ser considerados como um modelo pronto e acabado ou como metodologia
didática, ou separados de sua dimensão política. Trabalhar com projetos
significa dar novo sentido ao processo do aprender e do ensinar. Eles devem
estar voltados para uma ação concreta, partindo da necessidade dos alunos de
resolver problemas da sua realidade, para uma prática social que pode ser
adaptada ao contexto escolar através de exposições, maquetes, músicas, danças,
trabalhos artísticos, artesanatos, passeios, dentre outros.
•Segundo
Dewey, um projeto prova ser bom se for suficientemente completo para exigir uma
variedade de respostas diferentes dos alunos e permitir a cada um trazer uma
contribuição que lhe seja própria e característica. Essas respostas são
resultados do conhecimento significativo adquirido pelo aluno durante o
processo de ensino e aprendizagem.
•Segundo
a abordagem sociointeracionista, de
Vygotsky, a aprendizagem significativa ocorre quando o professor utiliza o
conhecimento do aluno, relaciona-o a outros conceitos e, por meio de sua
mediação, o educando adquire novos conceitos. Nesse caso, sua aprendizagem não
foi construída de forma mecânica, mas a partir daquilo que tem significado para
ele e que está próximo à sua realidade.
A
INTERDISCIPLINARIDADE E O TRABALHO COM PROJETOS
Primeiramente
é preciso entender o que seja interdisciplinaridade. Para melhor compreender
esse conceito procurarei definir multidisciplinar, interdisciplinar e
transdisciplinar.
Multidisciplinar
trabalhamos a multidisciplinaridade
quando elegemos um tema único a ser trabalhado com várias disciplinas. Neste
caso recorremos à informação de várias matérias para estudar um determinado
elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si. Cada matéria
contribui com informações pertinentes ao seu campo de conhecimento, sem uma
real integração entre elas. Ultrapassa as fronteiras disciplinares, enquanto
sua meta permanece nos limites do quadro de referência da pesquisa disciplinar.
Interdisciplinar
quando a metodologias e conhecimentos de outras disciplinas podem ser utilizadas por professores de várias
disciplinas. Aqui estabelecemos uma interação entre duas ou mais disciplinas.
Há uma relação de reciprocidade, de mutualidade, um regime de co-propriedade, de interatividade, possibilitando
o diálogo entre os interessados.
Transdisciplinar
não específico de uma disciplina, mas
entre e além delas. Aqui a cooperação entre as várias matérias é tanta que não
dá mais para separá-las, assim surge uma “macrodisciplina”.
Montar
um projeto não é um bicho-de-sete-cabeças, mas requer um bom planejamento e
muita pesquisa. Geralmente, ele é discutido e planejado entre coordenadores e
professores, e cada professor faz adaptações para adequá-lo a seus alunos e às
suas necessidades. Apresentamos a seguir algumas dicas para ajudar você a
montar um projeto.
Escolha o tema
Que assunto abordar?
Quando estiver pensando em um tema para seu projeto, você pode se
perguntar,
por exemplo, até que ponto ele vai despertar (e manter) a
atenção dos seus
alunos; o quanto vai contribuir para ampliar o
conhecimento deles; quais são as
vantagens e desvantagens de
escolher esse ou aquele tema, o que ele teria a
oferecer... Uma boa
forma de escolher um tema é conversar com seus alunos. Como
eles
são os maiores interessados, por que não propor uma votação? Você
pode até
se surpreender com o resultado.
Estabeleça
o objetivo (ou os objetivos)
Pense no que você pretende conseguir com esse projeto. Provavelmente, surgirão
muitas metas. Para não se perder em meio a tantos objetivos, você pode se
perguntar: "O que gostaria que meus alunos (e/ou todos os participantes
desse projeto) aprendessem com ele?".
Pesquise
Procure informações a respeito do tema escolhido em diferentes fontes (jornais, livros, revistas, Internet, filmes, etc.) e certifique-se de que seus alunos poderão encontrar material suficiente na biblioteca da escola (é um dos primeiros lugares em que vão pesquisar). Caso sua escola não tenha uma, verifique qual a mais próxima e peça ajuda à comunidade, solicitando empréstimo de livros, jornais, revistas, etc. A Internet também pode ser uma boa aliada nesse momento.
Procure informações a respeito do tema escolhido em diferentes fontes (jornais, livros, revistas, Internet, filmes, etc.) e certifique-se de que seus alunos poderão encontrar material suficiente na biblioteca da escola (é um dos primeiros lugares em que vão pesquisar). Caso sua escola não tenha uma, verifique qual a mais próxima e peça ajuda à comunidade, solicitando empréstimo de livros, jornais, revistas, etc. A Internet também pode ser uma boa aliada nesse momento.
Planeje
o projeto
Que atividades você vai propor aos alunos? De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar? Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)? Como você vai conduzir o projeto? Que disciplinas serão abordadas? Quantas aulas você usará para executá-lo? Que estratégias vai usar para incentivar os alunos e manter o interesse deles?
As respostas a essas perguntas nortearão seu trabalho e orientarão os procedimentos seguintes. Nesse momento, é importante trocar ideias com os colegas e com a coordenação da escola. Faça uma previsão do que poderia se tornar um "fator complicador" (a necessidade de comprar algum material, por exemplo) e pense em alternativas possíveis para o caso de algo não dar certo. Organize seu projeto por etapas e monte um cronograma para ajudar a turma a não se dispersar. Na hora de formalizar o projeto e colocá-lo no papel, você pode se basear no esquema abaixo.
Que atividades você vai propor aos alunos? De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar? Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)? Como você vai conduzir o projeto? Que disciplinas serão abordadas? Quantas aulas você usará para executá-lo? Que estratégias vai usar para incentivar os alunos e manter o interesse deles?
As respostas a essas perguntas nortearão seu trabalho e orientarão os procedimentos seguintes. Nesse momento, é importante trocar ideias com os colegas e com a coordenação da escola. Faça uma previsão do que poderia se tornar um "fator complicador" (a necessidade de comprar algum material, por exemplo) e pense em alternativas possíveis para o caso de algo não dar certo. Organize seu projeto por etapas e monte um cronograma para ajudar a turma a não se dispersar. Na hora de formalizar o projeto e colocá-lo no papel, você pode se basear no esquema abaixo.
Tema
•Série
a que se destina
•Duração
•Justificativa
(explique por que você escolheu esse tema)
•Objetivos
•Conteúdos
trabalhados (cite que disciplinas e assuntos serão abordados)
•Estratégias/procedimentos
(explique como você pretende alcançar os objetivos)
•Material
necessário (relacione que recursos serão necessários)
•Avaliação
(cite como você pretende avaliar os alunos)
Sensibilize seus
alunosConverse abertamente com sua turma e fale sobre o projeto. Exponha seus planos
com animação. Isso certamente vai contagiar os alunos. Planeje as atividades de
forma a permitir que eles escolham aquelas em que preferem participar e
prepare-se para alterar atividades de que eles absolutamente não gostarem.
Lembre-se: se eles não se entusiasmarem com a ideia do projeto, o resultado
poderá ser comprometido.
Você pode começar o projeto com um filme, uma notícia, um evento, uma música, um livro, enfim, algo que prenda a atenção da turma para o que virá...
Você pode começar o projeto com um filme, uma notícia, um evento, uma música, um livro, enfim, algo que prenda a atenção da turma para o que virá...
Mostre os resultados
À medida que o projeto for "caminhando", ajude a turma a expor os resultados para que outras classes vejam o seu progresso. Se possível, organize com eles um mural num lugar a que os pais tenham acesso; assim, eles poderão acompanhar o trabalho dos filhos. Se houver recursos (computador, acesso à Internet, editor de html), sua turma pode montar uma página na Internet com os resultados do projeto. Outra opção é publicá-los em um livro produzido pelos próprios alunos.
À medida que o projeto for "caminhando", ajude a turma a expor os resultados para que outras classes vejam o seu progresso. Se possível, organize com eles um mural num lugar a que os pais tenham acesso; assim, eles poderão acompanhar o trabalho dos filhos. Se houver recursos (computador, acesso à Internet, editor de html), sua turma pode montar uma página na Internet com os resultados do projeto. Outra opção é publicá-los em um livro produzido pelos próprios alunos.
Avalie o projeto com a
turma
Organize um painel em que a classe possa expor o que mais a agradou e o que não
foi tão bom. Dê seu parecer e ouça o que os alunos têm a dizer. Você alcançou
seus objetivos (ou pelo menos um deles)? E os pais, têm algo a dizer? Aproveite
críticas e sugestões para aperfeiçoar os projetos futuros.
Como montar um projeto
Projeto da semana, projeto do mês,
projeto interdisciplinar... Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, com as orientações do
Ministério da Educação para o ensino fundamental e médio, a palavra de ordem
na coordenação pedagógica, na sala de professores e na sala de aula, é projeto.
Novidade para alguns e prática já tradicional em muitas escolas do país, a proposta de tratar conteúdos por meio de trabalho coletivo e multidisciplinar no lugar da aula expositiva, tomou conta de todas as reuniões de planejamento escolar. Afinal, é uma das melhores maneiras de motivar os alunos, dando-lhes oportunidade de descobrir e construir o conhecimento.
Novidade para alguns e prática já tradicional em muitas escolas do país, a proposta de tratar conteúdos por meio de trabalho coletivo e multidisciplinar no lugar da aula expositiva, tomou conta de todas as reuniões de planejamento escolar. Afinal, é uma das melhores maneiras de motivar os alunos, dando-lhes oportunidade de descobrir e construir o conhecimento.
Mas o fato de os projetos terem todo esse
potencial não é garantia de sucesso. Se não houver um planejamento
cuidadoso, previsão de recursos e, principalmente, interesse e compromisso por parte dos
alunos, qualquer esforço pode resultar em desperdício de tempo.
Veja
aqui algumas dicas valiosas na montagem
de um projeto:
1.
Planejamento é o segredo para um projeto dar certo
Mas lembre-se: o projeto não nasce exclusivamente da cabeça do professor ou do coordenador de área. Ele é resultado da interação entre o professor e os alunos. Por isso, o planejamento deve ser revisto a partir da apresentação do tema aos alunos e a cada etapa do trabalho.
Mas lembre-se: o projeto não nasce exclusivamente da cabeça do professor ou do coordenador de área. Ele é resultado da interação entre o professor e os alunos. Por isso, o planejamento deve ser revisto a partir da apresentação do tema aos alunos e a cada etapa do trabalho.
2.
Apresentação ao professor
Antes de levar o projeto à sala de aula, é necessário compartilhá-lo com todos os professores participantes. O coordenador expõe a ideia do projeto e verifica qual é a área de interesse e de domínio dos professores. A partir daí, eles traçam os caminhos possíveis para a sequencia do projeto e os objetivos a serem alcançados no final.
Antes de levar o projeto à sala de aula, é necessário compartilhá-lo com todos os professores participantes. O coordenador expõe a ideia do projeto e verifica qual é a área de interesse e de domínio dos professores. A partir daí, eles traçam os caminhos possíveis para a sequencia do projeto e os objetivos a serem alcançados no final.
Dica
O
projeto surge da necessidade de transmitir determinados conteúdos.
Coordenadores e professores debatem quais são os assuntos a serem trabalhados e
de que forma o projeto pode ajudar no desenvolvimento dos conteúdos previstos.
3.
Apresentação aos alunos
É a vez de os alunos tomarem contato com o projeto. O tema deve ser significativo, isto é, deve estar relacionado com a vida ou com os interesses naturais dos alunos. A primeira etapa corresponde à ampliação do significado do tema a ser trabalhado com os alunos. Uma maneira simples de conseguir essa informação é perguntar à turma o que ela sabe a respeito. Anote os comentários.
É a vez de os alunos tomarem contato com o projeto. O tema deve ser significativo, isto é, deve estar relacionado com a vida ou com os interesses naturais dos alunos. A primeira etapa corresponde à ampliação do significado do tema a ser trabalhado com os alunos. Uma maneira simples de conseguir essa informação é perguntar à turma o que ela sabe a respeito. Anote os comentários.
Dica
Se
for o caso, pesquise o tema com os familiares ou com a comunidade. Eles também
podem fazer parte da primeira sondagem. Em séries iniciais, o professor mesmo
pode elaborar uma folha de perguntas sobre o tema para que cada aluno leve para
os pais responderem.
4.
Sensibilização
É o momento detonador do projeto. Procura-se despertar o interesse pelo tema, com filmes, palestras ou qualquer outro atrativo. O objetivo é que os alunos levantem questões e situações-problema. Pode durar duas ou três aulas.
É o momento detonador do projeto. Procura-se despertar o interesse pelo tema, com filmes, palestras ou qualquer outro atrativo. O objetivo é que os alunos levantem questões e situações-problema. Pode durar duas ou três aulas.
5.
Planejamento detalhado
Após o levantamento das perguntas dos alunos sobre o tema, o professor faz um novo planejamento. As questões a serem abordadas são agrupadas por tópicos, como os capítulos de um livro. Estes, por sua vez, vão compor um índice de assuntos.
Após o levantamento das perguntas dos alunos sobre o tema, o professor faz um novo planejamento. As questões a serem abordadas são agrupadas por tópicos, como os capítulos de um livro. Estes, por sua vez, vão compor um índice de assuntos.
Dica
É
fundamental que os professores tenham clareza das etapas a serem cumpridas e
dos objetivos a serem alcançados. Desta forma, os alunos saberão por que e para
que estão realizando o projeto.
6.
Pesquisa/Levantamento de dados
Divididos em grupos, os alunos começam a pesquisa dos assuntos. As fontes são diversas: internet, jornais, revistas, livros, TV. Eles também podem escolher pessoas para entrevistar (historiadores e economistas, por exemplo). Cada aluno deve ser orientado a manter uma pasta-arquivo individual. No final, cada grupo monta um dossiê do trabalho. Esse dossiê mostrará a evolução do grupo, do que os alunos sabiam anteriormente e o que eles aprenderam.
Divididos em grupos, os alunos começam a pesquisa dos assuntos. As fontes são diversas: internet, jornais, revistas, livros, TV. Eles também podem escolher pessoas para entrevistar (historiadores e economistas, por exemplo). Cada aluno deve ser orientado a manter uma pasta-arquivo individual. No final, cada grupo monta um dossiê do trabalho. Esse dossiê mostrará a evolução do grupo, do que os alunos sabiam anteriormente e o que eles aprenderam.
Dica
É
importante selecionar muito bem o material de pesquisa, para que seja de fácil
acesso e entendimento.
7.
Desenvolvimento
Essa etapa do projeto vai depender de cada turma. Um mesmo projeto, por exemplo, pode ter um desenvolvimento diferente em duas classes. É o momento em que os alunos coletam mais informações, fazem visitas ou entrevistas e estruturam o trabalho final.
Essa etapa do projeto vai depender de cada turma. Um mesmo projeto, por exemplo, pode ter um desenvolvimento diferente em duas classes. É o momento em que os alunos coletam mais informações, fazem visitas ou entrevistas e estruturam o trabalho final.
Dica
É
fundamental estabelecer um horário semanal para que um professor fique de
plantão para tirar dúvidas, acompanhar o que cada grupo tem feito e ajudar a
redirecionar as pesquisas, se necessário.
8. Trabalho final
É feito em grupo e vai mostrar a síntese do aprendizado ao longo do projeto. Pode ter formas diversas, como um jornal, uma produção em vídeo, uma apresentação teatral. A decisão sobre o que fazer fica por conta dos alunos. É mais interessante que o projeto também seja exposto a outras pessoas que não participaram de sua elaboração (colegas, professores, pais e comunidade).
É feito em grupo e vai mostrar a síntese do aprendizado ao longo do projeto. Pode ter formas diversas, como um jornal, uma produção em vídeo, uma apresentação teatral. A decisão sobre o que fazer fica por conta dos alunos. É mais interessante que o projeto também seja exposto a outras pessoas que não participaram de sua elaboração (colegas, professores, pais e comunidade).
Dica
O
ideal é que cada grupo de trabalho tenha de três a quatro alunos. Quanto mais
heterogêneo o grupo, melhor. Diferenças produzem divergências positivas.
9.Avaliação
A base da avaliação é a participação do aluno em todas as etapas do trabalho, mas o mais importante é que os critérios sejam claramente expostos no início do projeto. A nota (conceito) pode ser composta pela avaliação de empenho na busca e seleção de informações, participação nas discussões e desvelo na elaboração do trabalho final. Todos os participantes do projeto (inclusive professores) devem fazer sua auto-avaliação.
A base da avaliação é a participação do aluno em todas as etapas do trabalho, mas o mais importante é que os critérios sejam claramente expostos no início do projeto. A nota (conceito) pode ser composta pela avaliação de empenho na busca e seleção de informações, participação nas discussões e desvelo na elaboração do trabalho final. Todos os participantes do projeto (inclusive professores) devem fazer sua auto-avaliação.
Dica
O
aluno deve ter conhecimento de como será avaliado. Uma alternativa é utilizar a
avaliação aberta. Assim, o aluno toma consciência de como está seu desempenho
durante o projeto.
Verbos
adequados à formulação de objetivos
IDENTIFICAÇÃO
|
DESCRIÇÃO
|
COMPARAÇÃO
|
Identificar
|
Descrever
|
Comparar
|
Reconhecer
|
Caracterizar
|
Diferenciar
|
Denominar
|
Expor
|
Contrastar
|
Apontar
|
Narrar
|
Relacionar
|
Indicar
|
Traçar
|
Confrontar
|
Designar
|
Contar
|
Igualar
|
Intitular
|
Listar
|
Discernir
|
Mostrar
|
Relatar
|
Separar
|
Rotular
|
Imitar
|
Nivelar
|
Assinalar
|
Apresentar
|
Discriminar
|
Mencionar
|
Enumerar
|
Ligar
|
Evocar
|
Excluir/incluir
|
|
Determinar
|
Traçar
paralelo
|
|
Refletir/citar
|
CLASSIFICAÇÃO
|
CONCLUSÃO
|
APLICAÇÃO
|
Classificar
|
Concluir
|
Aplicar
|
Escolher
|
Deduzir
|
Empregar
|
Ordenar
|
Decidir
|
Utilizar
|
Numerar
|
Justificar
|
Construir
|
Separar
|
Resumir
|
Praticar
|
Selecionar
|
Criticar/julgar
|
Efetuar
|
Distinguir
|
Analisar
|
Executar
|
Agrupar/reagrupar
|
Apreciar
|
Efetivar
|
Categorizar
|
Examinar
|
Criar
|
Colecionar
|
Conceituar
|
Elaborar
|
Dividir
|
Definir
|
Confeccionar
|
Subdividir
|
Generalizar
|
Explicar
|
Qualificar
|
Inventar
|
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