Cap. 02
Crianças
Pintando: experiência lúdica com as Cores
Pág.
57
Introdução
¢A pintura é importante como
extremamente importante como estratégia educativa de organização e
apropriação de um pensamento plástico-visual em processo de constituição.
¢A imaginação é a poderosa
dimensão do pensamento que, ao sustentar o sentir, sustenta
o raciocínio e , por ambos, cria
o sonho, além de permitir a construção de um imaginário
social, constituído em sua
cultura e tempo histórico.
¢O poder de imaginar, que nos
caracteriza como humanos, aparece gradualmente nos primeiros anos de vida.
¢A criança passa a brincar e,
jogando com a imaginação, aprende a falar, a desenhar, a pular, a cantar,
a modelar, a dançar e a pintar.
¢As linguagens expressivas
permitem às crianças simbolizarem suas sensações e sentimentos por meio de
jogos construtivos sobre a matéria.
¢Ver vídeos “As cores das Flores”
¢Transformação construtiva que,
em si, é ato estético, pois é essencialmente lúdico e poético ao envolver o
prazer da sensorialidade.
¢Ao mesmo tempo que a criança
descobre o mundo exterior e nele exerce ações, sua imaginação se desenvolve.
¢Na dinâmica do agir, a criança
se confronta com os outros, com o real, ao fazer descobertas e realizar
invenções, ao sentir alegrias e dores, ao viver apegos e conflitos.
¢Ver vídeo artes visuais na educação infantil.
Cor
como ação e paixão da luz
¢Os psicólogos demonstram que todas as pessoas possuem uma escala de cores própria e que neles é possível expressar seu humor, seu temperamento, sua imaginação e seus sentimentos. ¢Também está demonstrado que por sua vez o homem é influenciado pelas cores. ¢É interessante ressaltar que por muito importante que sejam as relações entre as cores e as sensações, resultam totalmente personais e subjetivas.
¢Os psicólogos demonstram que todas as pessoas possuem uma escala de cores própria e que neles é possível expressar seu humor, seu temperamento, sua imaginação e seus sentimentos. ¢Também está demonstrado que por sua vez o homem é influenciado pelas cores. ¢É interessante ressaltar que por muito importante que sejam as relações entre as cores e as sensações, resultam totalmente personais e subjetivas.
De
que vale olhar sem ver?
(Goethe)
¢Em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96 –tornou obrigatório o ensino de arte na educação básica.
¢Uma das principais atribuições da arte na educação infantil, é que ela possibilita que a criança amplie seu conhecimento, suas habilidades e a descoberta de suas potencialidades.
¢Através da arte a criança expressa seus sentimentos, medos e frustrações.
¢Ao pintar uma tela, uma folha ou até mesmo uma parede de azulejo, ela está ampliando sua relação com o mundo de forma espontânea.
¢Dessa maneira a criança apropria de diversas linguagens adquirindo uma sensibilidade e capacidade de lidar com formas, cores, imagens, gestos, fala e sons e outras expressões.
¢A criança na educação infantil precisa ser estimulada para que ela conquiste novos saberes e aproprie de seu conhecimento.
¢O papel do professor é importante no ensino da arte, ele precisa instigar a criança para que ela se expresse e represente o seu pensamento.
¢Segundo Vygotsky (1984)
¢[...] na instituição chamada escola ensinar e aprender e fruto de um trabalho coletivo. Aprendizes e mestre celebram o conhecimento a cada dia, quando ensinam e quando aprendem, cabe ao professor mediador organizar estratégia que permitam a manifestação das concepções prévias dos alunos. (VYGOTSKY, 1984, p.18)
¢Ver vídeo de Vygotsky
Doutrinas da Cores de Goethe (1808-1810)
¢Em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96 –tornou obrigatório o ensino de arte na educação básica.
¢Uma das principais atribuições da arte na educação infantil, é que ela possibilita que a criança amplie seu conhecimento, suas habilidades e a descoberta de suas potencialidades.
¢Através da arte a criança expressa seus sentimentos, medos e frustrações.
¢Ao pintar uma tela, uma folha ou até mesmo uma parede de azulejo, ela está ampliando sua relação com o mundo de forma espontânea.
¢Dessa maneira a criança apropria de diversas linguagens adquirindo uma sensibilidade e capacidade de lidar com formas, cores, imagens, gestos, fala e sons e outras expressões.
¢A criança na educação infantil precisa ser estimulada para que ela conquiste novos saberes e aproprie de seu conhecimento.
¢O papel do professor é importante no ensino da arte, ele precisa instigar a criança para que ela se expresse e represente o seu pensamento.
¢Segundo Vygotsky (1984)
¢[...] na instituição chamada escola ensinar e aprender e fruto de um trabalho coletivo. Aprendizes e mestre celebram o conhecimento a cada dia, quando ensinam e quando aprendem, cabe ao professor mediador organizar estratégia que permitam a manifestação das concepções prévias dos alunos. (VYGOTSKY, 1984, p.18)
¢Ver vídeo de Vygotsky
Doutrinas da Cores de Goethe (1808-1810)
¢“Johann
Wofgang
von
Goethe (1749-1832), que em sua “Doutrina das Cores”, de 1810, ressalta o
sentido estético, moral e filosófico, defendendo as funções fisiológicas e os
efeitos psicológicos das cores. Goethe opunha-se ao sentido metódico e
matemático da óptica newtoniana, fato polêmico com os simpatizantes dos
trabalhos de Newton, porque foi enfaticamente contrário às teorias dele.”
¢Goethe concebeu a ideia de que as
sensações de cores que surgem em nossa mente são também moldadas pela nossa
percepção – pelos mecanismos da visão e pela maneira como nosso cérebro
processa tais informações.
¢- See more at: http://www.antroposofy.com.br/wordpress/a-teoria-das-cores-de goethe/#sthash.uDonEsyy.dpuf
¢- See more at: http://www.antroposofy.com.br/wordpress/a-teoria-das-cores-de goethe/#sthash.uDonEsyy.dpuf
Pintura
e conhecimento
¢O elemento visual expressivo que
distingue a pintura das demais formas artísticas é a cor.
¢A cor está em tudo. Usamos a cor diariamente para várias coisas: para escolher os
alimentos, a roupa, o tênis, o carro, a decoração.
¢Sempre nos pegamos pensando em “qual combinação” ficará melhor, quais cores agradará mais, quais cores evitar…
¢Por isso a cor vem sendo aplicada intencionalmente ao longo do tempo em todo os
meios: na televisão, no cinema, na publicidade, nas revistas, nos livros, na internet, na
arquitetura, na arte, etc.
¢A cor está em tudo. Usamos a cor diariamente para várias coisas: para escolher os
alimentos, a roupa, o tênis, o carro, a decoração.
¢Sempre nos pegamos pensando em “qual combinação” ficará melhor, quais cores agradará mais, quais cores evitar…
¢Por isso a cor vem sendo aplicada intencionalmente ao longo do tempo em todo os
meios: na televisão, no cinema, na publicidade, nas revistas, nos livros, na internet, na
arquitetura, na arte, etc.
Um
pouco de história...
¢Sandro Botticelli, Nascimento de
Vênus
As
mãos...instrumentos de criação
¢As mãos, instrumentos de criação,
são também órgãos de conhecimento: por elas a curiosidade infantil se prolonga
na habilidade do artista.
¢Segundo Piaget, a ação consiste num
saber fazer, num fazer com o corpo.
¢Trata-se de um processo gradativo
de reflexão sobre a ação: o que se faz primeiro com o corpo, se fará depois
pelo pensamento.
¢Ver vídeo sobre o desenvolvimento (Paiget)
A
pintura contribui para...
¢Percepção ¢Coordenação ¢Sensação ¢Ato/ação ¢Imaginação ¢Mãos/olhos ¢Constituição de linguagens
A criança e a cor, pág. 73
A criança e a cor, pág. 73
¢O significado das cores... Um
exemplo de que a associação é dependente de aspectos culturais é a cor branca.
¢No ocidente ela é associada à pureza e à alegria, sendo muito usada por noivas no dia de seu casamento.
¢No oriente, é a cor da morte e dor, sendo o vermelho a cor convencional para o vestido de noiva.
¢No ocidente ela é associada à pureza e à alegria, sendo muito usada por noivas no dia de seu casamento.
¢No oriente, é a cor da morte e dor, sendo o vermelho a cor convencional para o vestido de noiva.
¢Toda criança adora brincar com
tinta.
¢É muito bom estimular a produção artística desde cedo nas crianças.
¢Através da pintura elas descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas e imaginação.
¢A pintura para crianças estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração.
¢O uso das tintas propicia a criança a fazer a mistura das cores para a descoberta de uma nova cor, o que torna a brincadeira ainda mais interessante e estimulante.
¢É muito bom estimular a produção artística desde cedo nas crianças.
¢Através da pintura elas descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas e imaginação.
¢A pintura para crianças estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração.
¢O uso das tintas propicia a criança a fazer a mistura das cores para a descoberta de uma nova cor, o que torna a brincadeira ainda mais interessante e estimulante.
¢2) Misturando e Aprendendo as cores
- Vermelho + Amarelo = Laranja
- Azul + Vermelho = Violeta
- Amarelo + Azul = Verde
- Azul + Verde = Azul claro
- Preto + Laranja = Bege
- Azul + Laranja = Marrom
- Vermelho + Verde = Verde Escuro
Nenhum comentário:
Postar um comentário