sexta-feira, 17 de julho de 2015

BRINQUEDOTECA NO BAIRRO





FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS



EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

BRINQUEDOTECA NO BAIRRO


CURSO: PEDAGOGIA
SÉRIE: 6º E 7º PERÍODO B  NOTURNO
PROFESSORA: ADRIANA  DIAS RIBEIRO

                       ALUNAS:
                    ELAINE CRISTINA MARIANO                   RA: 6226186202
                    JAQUELINE SOUZA BORGES                    RA: 5664139778
                    LÉIA DE JESUS S. DUTRA                          RA: 5829171075
                   SIRLENE MENDES R. LIMA                        RA: 5639116047
                   ZÉLIA APARECIDA S. OLIVEIRA                RA: 5823160849


                                                 
                                                                   ANÁPOLIS-GO

                                                                           2015



Introdução
Neste projeto será trabalhado Brinquedoteca Itinerante juntamente com a comunidade.
Atualmente a criança não tem liberdade de brincar como antes. Elas brincavam em praças, ruas, campinhos de futebol, hoje, é muito difícil ver crianças brincando, por falta de segurança ou tempo dos pais em levarem suas crianças para brincarem. A questão é que as nossas crianças passaram a brincar bem menos, pois a distância entre a escola se torna grande, por não terem condições de se locomoverem de um bairro para outro e o trânsito que está muito caótico, e também gastam maior tempo em suas casas assistindo televisão, brincando de Vídeo game, jogos eletrônicos, brinquedos industrializados, ganhando o interesse das crianças, com isto tornam-se mais individualistas e competitivas, trazendo-lhes muitas consequências, tais como: Problemas de integração social, tanto entre elas quanto para com os adultos, dificuldades motoras e cognitivas.
Por isso é necessário projetos que viabilizem condições para que, juntos, instituição escolar, pais, comunidade, trabalhemos para proporcionar as nossas crianças brincadeiras sadias que enriqueça toda a sua área: Cognitiva, psicológica, psicomotora e social.


No comportamento diário das crianças o brincar é algo que se destaca como essencial para o desenvolvimento e aprendizagem.Dessa forma, se quisermos conhecer bem as crianças, devemos conhecer seus brinquedos e brincadeiras. (OLIVEIRA, 2000.)


Justificativa
Entender que a Brinquedoteca é um espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como recurso necessário à construção da aprendizagem, da identidade, da autonomia e das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades significativas. Acredita-se que devemos vê-la como local transformador, onde se resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da criança.
No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: Expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano da criança, na sociedade e na sua cultura. A brinquedoteca é um local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não direcionada e desprovida das intervenções do professor.
A brinquedoteca propicia diversos estímulos e desenvolve aspectos sociais, culturais, cognitivos, físicos e emocionais num momento tão decisivo como a infância, pois é nesta fase que ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente da criança, o que permite ampliar suas habilidades e capacidades de forma ampla.

Objetivo Geral
Criar um espaço de brincadeiras e de lazer para as crianças que não tem acesso aos recursos disponíveis para brincar e participar de atividades lúdicas próprias e necessárias à infância, integrando a comunidade.

Objetivo Específico
*      Valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas;
*      Socializar, estimular atividades individuais e coletivas entre as crianças e adultos;
*      Permitir maior autonomia da criança.

Metodologia
Primeiro haverá divulgação do projeto com panfletos na escola, e carro de som, em seguida caracterizarei o mini ônibus (doado pela prefeitura) de forma chamativa com o nome” Felicidade Móvel”.
Faremos uma palestra na escola com os pais explicando a importância do brincar na vida de uma criança, e principalmente do brincar aprendendo.
Convidaremos a comunidade a doar brinquedos novos ou usados e voluntários: Pedagogos, brinquedistas, para trabalharem as oficinas, como: Teatro de fantoche, brincadeiras de faz de conta, pintura de rosto, contar histórias, jogos de dama, dominó, xadrez, sempre aos sábados e cada sábado em um bairro.
O “Felicidade Móvel” ficará sempre em uma praça ou campo, mas sempre em um lugar que tenha espaço.
Terá brincadeiras livre, mas sempre observadas por profissionais, já que através do brincar demonstrasse o verdadeiro sentimento.


Cronograma
Uma vez por semana em cada bairro da cidade de Anápolis, sendo um projeto permanente.

Avaliação do Projeto
A avaliação será feita através de questionários e relatórios com os pais e professores.

Considerações Finais
O brincar proporciona na criança prazer e alegria, tornando-as agentes de si mesma e do mundo que as rodeia, onde a brinquedoteca auxilia na integração e socialização, fazendo com que a criança desenvolva habilidades cognitivas, trabalhe a coordenação motora, o psicológico, emocional, sendo ela mesma, onde por meio do brincar conheceremos a criança em sua totalidade, sendo um instrumento necessário para que possamos trabalhar as necessidades principais da criança em seu mundo.
O intuito é que a comunidade, pais e a escola se unam para cada qual assumirem seu papel, o resultado será bem significativo para todos.

"A brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos às atividades lúdicas sejam proporcionados. (CUNHA 2001)".


 Referências bibliográficas
http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/index.php?pagina=
http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-brinquedoteca-no-espaco-escolar/111263/#ixzz3Z89h5ZSp.


 Fotos
Reunião Para Elaboração da ATPS – Projeto Brinquedoteca no Bairro
Acadêmicas: Elaine, Jaqueline, Léia, Sirlene e Zélia que está Tirando Foto




Discussão do Projeto – Brinquedoteca no Bairro
Acadêmicas: Zélia, Jaqueline, Léia, Sirlene e Elaine que está Tirando Foto





Elaboração do Projeto – Brinquedoteca no Bairro
Acadêmicas: Elaine, Jaqueline, Léia, Sirlene e Zélia que está Tirando Foto



Conclusão do Projeto – Brinquedoteca no Bairro
Acadêmicas: Elaine, Jaqueline, Léia, Sirlene e Zélia que está Tirando Foto









Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS