FACULDADE ANHANGUERA DE
ANÁPOLIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
BRINQUEDOTECA NO BAIRRO
CURSO: PEDAGOGIA
SÉRIE: 6º E 7º PERÍODO B NOTURNO
PROFESSORA: ADRIANA
DIAS RIBEIRO
ALUNAS:
ELAINE CRISTINA
MARIANO RA: 6226186202
JAQUELINE SOUZA BORGES RA: 5664139778
LÉIA DE JESUS S. DUTRA RA: 5829171075
SIRLENE MENDES R. LIMA RA: 5639116047
ZÉLIA APARECIDA S.
OLIVEIRA RA: 5823160849
ANÁPOLIS-GO
2015
Introdução
Neste projeto será trabalhado Brinquedoteca Itinerante
juntamente com a comunidade.
Atualmente a criança não tem liberdade de
brincar como antes. Elas brincavam em praças, ruas, campinhos de futebol, hoje,
é muito difícil ver crianças brincando, por falta de segurança ou tempo dos
pais em levarem suas crianças para brincarem. A questão é que as nossas
crianças passaram a brincar bem menos, pois a distância entre a escola se torna
grande, por não terem condições de se locomoverem de um bairro para outro e o
trânsito que está muito caótico, e também gastam maior tempo em suas casas
assistindo televisão, brincando de Vídeo game, jogos eletrônicos, brinquedos industrializados,
ganhando o interesse das crianças, com isto tornam-se mais individualistas e
competitivas, trazendo-lhes muitas consequências, tais como: Problemas de integração
social, tanto entre elas quanto para com os adultos, dificuldades motoras e
cognitivas.
Por isso é necessário projetos que viabilizem
condições para que, juntos, instituição escolar, pais, comunidade, trabalhemos
para proporcionar as nossas crianças brincadeiras sadias que enriqueça toda a
sua área: Cognitiva, psicológica, psicomotora e social.
No comportamento diário das crianças o brincar é algo que se
destaca como essencial para o desenvolvimento e aprendizagem.Dessa forma, se
quisermos conhecer bem as crianças, devemos conhecer seus brinquedos e
brincadeiras. (OLIVEIRA, 2000.)
Justificativa
Entender que a
Brinquedoteca é um espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como
recurso necessário à construção da aprendizagem, da identidade, da autonomia e
das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com
estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades
significativas. Acredita-se que devemos vê-la como local transformador, onde se
resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da
criança.
No ambiente da
Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: Expressar,
participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no
cotidiano da criança, na sociedade e na sua cultura. A brinquedoteca é um local
voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não direcionada e desprovida
das intervenções do professor.
A brinquedoteca propicia
diversos estímulos e desenvolve aspectos sociais, culturais, cognitivos,
físicos e emocionais num momento tão decisivo como a infância, pois é nesta
fase que ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente da criança, o que
permite ampliar suas habilidades e capacidades de forma ampla.
Objetivo Geral
Criar um espaço de brincadeiras e de lazer
para as crianças que não tem acesso aos recursos disponíveis para brincar e
participar de atividades lúdicas próprias e necessárias à infância, integrando
a comunidade.
Objetivo Específico
Valorizar os brinquedos e atividades lúdicas
e criativas;
Socializar, estimular atividades individuais
e coletivas entre as crianças e adultos;
Permitir maior autonomia da criança.
Metodologia
Primeiro haverá divulgação
do projeto com panfletos na escola, e carro de som, em seguida caracterizarei o
mini ônibus (doado pela prefeitura) de forma chamativa com o nome” Felicidade
Móvel”.
Faremos uma palestra na escola com os pais
explicando a importância do brincar na vida de uma criança, e principalmente do
brincar aprendendo.
Convidaremos a comunidade a doar brinquedos novos
ou usados e voluntários: Pedagogos, brinquedistas, para trabalharem as oficinas,
como: Teatro de fantoche, brincadeiras de faz de conta, pintura de rosto, contar
histórias, jogos de dama, dominó, xadrez, sempre aos sábados e cada sábado em
um bairro.
O “Felicidade Móvel” ficará sempre em uma
praça ou campo, mas sempre em um lugar que tenha espaço.
Terá brincadeiras livre, mas sempre observadas
por profissionais, já que através do brincar demonstrasse o verdadeiro
sentimento.
Cronograma
Uma
vez por semana em cada bairro da cidade de Anápolis, sendo um projeto
permanente.
Avaliação do Projeto
A avaliação será feita
através de questionários e relatórios com os pais e professores.
Considerações Finais
O brincar proporciona na
criança prazer e alegria, tornando-as agentes de si mesma e do mundo que as
rodeia, onde a brinquedoteca auxilia na integração e socialização, fazendo com
que a criança desenvolva habilidades cognitivas, trabalhe a coordenação motora,
o psicológico, emocional, sendo ela mesma, onde por meio do brincar
conheceremos a criança em sua totalidade, sendo um instrumento necessário para
que possamos trabalhar as necessidades principais da criança em seu mundo.
O intuito é que a comunidade,
pais e a escola se unam para cada qual assumirem seu papel, o resultado será
bem significativo para todos.
"A brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos às atividades lúdicas sejam proporcionados. (CUNHA 2001)".
"A brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos às atividades lúdicas sejam proporcionados. (CUNHA 2001)".
http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/index.php?pagina=
http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-brinquedoteca-no-espaco-escolar/111263/#ixzz3Z89h5ZSp.
Fotos
Reunião Para Elaboração da ATPS – Projeto Brinquedoteca
no Bairro
Discussão do Projeto – Brinquedoteca no
Bairro
Elaboração do Projeto – Brinquedoteca no
Bairro
Conclusão do Projeto – Brinquedoteca no
Bairro
Acadêmicas:
Elaine, Jaqueline, Léia, Sirlene e Zélia que está Tirando Foto
Nenhum comentário:
Postar um comentário