Aulas práticas e a
possibilidade de enculturação científica
PLT – Cap.4
Maio/2015
Reflexões Iniciais:
•Como trabalhar com aulas práticas no ensino
de Ciências?
•Como aproximar o aluno da cultura
científica?
•Existem experimentos que dão “certo” ou dão “errado”?
Aulas Práticas = Investigação científica
Atividades experimentais na perspectiva construtivista são
organizadas levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos. Adotar
esta postura construtivista significa aceitar que nenhum conhecimento é
assimilado do nada, mas deve ser construído ou reconstruído pela estrutura de
conceitos já existentes. Deste modo, a discussão e o diálogo assumem um
papel importante e as atividades experimentais combinam, intensamente, ação e
reflexão.
•Funções das Aulas Práticas em Ciências:
Ler PLT pg. 71 e 72.
•Fatores Limitantes: ausência de laboratório,
tempo para preparação, equipamentos, verbas, formação.
•Classificação das aulas Práticas: Ler PLT
pg. 72 e 73 – Demonstração, Experimentos Ilustrativos, Descritivos e
Investigativos (VIDE Exemplos – PLT pg 83 a 89)
•Qual usar????
•Experimentos – Antes ou Depois de Aulas
teóricas?
•Aulas práticas ainda são de caráter superficial,
mecânico e repetitivo em detrimento aos aprendizados teórico-práticos que se
mostrem dinâmico, processuais e significativos.
LEITURA: As
aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos,
além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu
mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Além disso,
as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar
um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um
mesmo tema. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno
amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta e isso pode
gerar, consequentemente, discussões durante as aulas fazendo com que os
alunos, além de exporem suas ideias, aprendam a respeitar as opiniões de
seus colegas de sala.
LEITURA: As
aulas práticas de Ciências proporcionam grandes espaços para que o aluno seja
atuante, construtor do próprio conhecimento (autonomia), descobrindo que
a ciência é mais do que mero aprendizado de fatos. Através de aulas práticas o
aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas, chegando a conclusões,
à aplicação dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu
aprendizado. As aulas práticas de Ciências podem ser feitas através de
trabalhos em campos, laboratórios, computadores, museus, zoológicos, jardins
botânicos, filmes, jogos e etc.
VÍDEO: Ensino de Ciências – Métodos e Técnicas
•A investigação científica deve envolver
reflexão, relatos, discussões, ponderações e explicações: o processo (“durante”)
é tão importantes quanto o produto. Enculturação Científica:
•Identificar questões científicas;
•Explicar o funcionamento aplicando o
conhecimento científico;
•Utilizar evidências científicas para
elaborar e justificar suas conclusões.
•Ciência = Forma de Cultura: construção social que
possui práticas específicas, sustentadas pelo compartilhamento de regras e
linguagem próprias.
Aluno => Aulas práticas => nova forma de explicar o
mundo utilizando linguagem própria.
•O simples contato do aluno com aulas práticas não
garante a enculturação científica: é necessária uma ciência problematizadora
e investigativa.
Passos:
Problema
Reflexão
Discussão
Busca de explicações
Testagem
Explicar
Relatar
Professor – Mediação e
orientação da aprendizagem dos alunos
Senso comum =>
Conhecimento científico
Na experimentação também é
importante: Falar, Observar e Escrever (Relatório) em linguagem científica: Treino
para a Argumentação – Ponto chave na Ciência.
Dados
Argumentação
Registros
científicos: textos ou desenhos
Legitimidade
Saber científico:
voltado para a busca da melhoria de vida neste planeta. Em outras
palavras este ensino deve servir para a formação da consciência crítica do
cidadão, revertendo (seus conhecimentos científicos) em ações voltadas à
melhoria de vida da sua comunidade.
Resumo da Construção do Saber Científico
mediante aulas práticas:
•Observação: todos os sentidos atuando
visando à coleta de informações;
•Inferência: a partir da posse das
informações sobre o objeto ou evento, passa-se ao campo das suposições;
•Medição: descrição através da
manipulação física ou mental do objeto de estudo;
•Comunicação: uso de palavras ou
símbolos gráficos para descrever uma ação, um objeto, um fato, um fenômeno ou
um evento;
•Classificação: agrupar ou ordenar fatos ou
eventos em categorias com base em propriedades ou critérios;
•Predição: previsão do resultado de um
evento diante de um padrão de evidências.
•Controle de variáveis: identificação
e controle das variáveis do experimento;
•Definição operacional:
operacionalização do experimento;
•Formulação de hipóteses: soluções ou
explicações provisórias para um fato;
•Interpretação de dados: definir
tendências a partir dos resultados;
•Conclusão: finalizar o experimento, através de
conclusões e generalizações;
Uma vez finalizado, nada muda???
VÍDEO: Ensino de Ciências – Ambientes Educativos
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