TELEVISÃO, CINEMA E MÍDIA IMPRESSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
PLT – Cap. 3
Disciplina:
Fundamentos e Metodologia de Ciências
Maio/2015
Reflexões Iniciais:
•Os programas de TV ajudam ou prejudicam o
ensino de Ciências?
•Que elementos da cultura científica são
incorporados pelos filmes comerciais?
•Devo usar filmes como material didático na
educação científica de meus alunos? De que forma?
•Que veículos da mídia são formadores do imaginário
social acerca da Ciência?
VIDE
– TRECHO DA NOVELA
•Utilização de Mídias na Educação: poucas
pesquisas; Não se pode desconsiderar a interferência das Mídias na
Educação.
•Conhecimento científico: TV, Cinema,
Novelas, Seriados, Programas jornalísticos, Materiais impressos em geral.
•Os saberes científicos são selecionados e
reorganizados, para que possam ter sentido para a “grande massa”: nessa
reorganização deturpam as informações científicas e tecnológicas com o intuito
de torná-las mais atrativas para o espectador; LER PLT – PG 46.
•Papel do Professor:
MEDIAÇÃO: MÍDIA X
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
•Os alunos devem ter espaço na escola para falar e
escrever sobre o que estão vendo na TV e no Cinema e ser incentivados a buscar
outras fontes de informação.
•O professor deve saber trabalhar pontos positivos e negativos de cada Mídia.
•Formação de Professores: Trabalhar com as diferentes Mídias carece de ampla formação (pedagógica e técnica) – PLT – pg 43.
•É necessário compreender a linguagem midiática: Professor deve saber “traduzi-la”.(Ver Reportagem JN)
•Professor X Mídias: Recepção e utilização adequada do material em uma perspectiva crítica e dialógica; Interpretação crítica das visões de Ciência apresentadas pela Mídia.
•Mídias não devem ser encaradas apenas como transmissão de conteúdo, como um complemento ou entretenimento esporádico.
•Trabalhando com Vídeos: VIDE SUGESTÕES DO PLT – pg 50 – 52.
Audiovisual: Ver desde o
infinitamente pequeno até o imensamente grande; discutir vários pontos de
vista; conhecer outras culturas e realidades etc;
VIDE – VÍDEO (Células)
Cinema: Também espetaculariza a
Ciência; uma forma de entretenimento relativamente barata; a utilização de
filmes do cinema comercial ‘aproxima e populariza’ a ciência no meio
educacional. Abordar os conteúdos biológicos a partir de uma temática enfocada
num filme tem grande potencial de suscitar curiosidade, interesse ou
necessidade de entendimento de tal conteúdo por parte do aluno. VIDE –
Trailer (Filme)
Observação: Um
professor preparado para trabalhar com a recepção crítica pode transformar
materiais “ruins” em aprendizagem significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário