METODOLOGIA
TIPOS DE PESQUISA
METODOLOGIA
É a explicação detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método do trabalho de pesquisa;
a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados, do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho.
Suas formas de tabulação dos dados, em fim, tudo o que se usou na pesquisa.
METODOLOGIA
COMO ? Qual o caminho?
Características desejadas:
possibilitar reprodução do trabalho por outros pesquisadores
contemplar todos os objetivos
Após término da redação, verificar se todos os objetivos específicos foram contemplados
PESQUISA - CONCEITOS
Que Tipo de Pesquisa Escolher ?
A ciência apresenta uma diferenciação em relação a forma investigativa.
Em função disto, deve-se entender desde a natureza da pesquisa o que se pretende fazer.
Deve-se optar por um tipo de pesquisa conhecendo-se:
Natureza,
Objetivo, e
Procedimento necessário para a execução da pesquisa.
TIPOS DE PESQUISA
Quanto à forma de abordagem:
Pesquisa Quantitativa
Pesquisa Qualitativa
PESQUISA - CONCEITOS
Quais são os Tipos de Pesquisas ?
TIPOS DE PESQUISA
CLASSIFICAÇÃO
CRITÉRIOS BÁSICOS - quanto aos fins e quanto aos meios. (VERGARA, 2004).
PESQUISA EXPLORATÓRIA
Proporciona maior familiaridade com o problema
É realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado.
Em alguns casos, o estudo exploratório pode ser apenas um estágio de pesquisa, isto é, pode constituir uma abordagem que precede o encaminhamento de outros tipos de pesquisa, tais como a experimentação social, a pesquisa-ação e outros. (GOULART, 1996).
MENOR RIGIDEZ NO PLANEJAMENTO
OBJETIVOS POUCO DEFINIDOS
PERMITE CONHECER O TEMA
PERMITE APROFUNDAR QUESTÕES
PESQUISA EXPLORATÓRIA
PESQUISA EXPLORATÓRIA
OBJETIVOS
MÉTODOS
PESQUISA DESCRITIVA
Descrevem um fenômeno ou situação, mediante um estudo realizado em determinado espaço-tempo.
O estudo descritivo pretende descrever “com exatidão” os fatos e fenômenos de determinada realidade.
Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno.
Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza.
Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação.
PESQUISA DESCRITIVA
PESQUISA EXPLICATIVA
Tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar-lhe os motivos.
Visa estabelecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno.
Identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos.
Ciências naturais – método experimental
Ciências sociais – método observacional
Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.
A maioria das pesquisas deste grupo podem ser classificadas como experimentais e ex-post-facto.
PESQUISA DE LABORATÓRIO
É a experiência realizada em local circunscrito.
Onde todas as variáveis e condições são controladas e, são introduzidas pelo pesquisador.
O ambiente para a realização da experiência é controlado.
O ambiente para a realização da experiência é controlado.
PESQUISA DE CAMPO
É a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu o fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo.
MÉTODOS:
Entrevistas
Aplicação de questionários
Testes
Observação participante ou não
LEVANTAMENTOS
As pesquisas deste tipo caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
Procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado.
Após a coleta de dados, mediante análise quantitativa, obtêm-se as conclusões correspondentes aos dados coletados.
LEVANTAMENTOS
Na maioria dos levantamentos, não são pesquisados todos os integrantes da população estudada.
Procura-se ter dados representativos da população de interesse (tanto em relação ao nº de casos incluídos na amostra, quanto à forma de sua inclusão).
Seleciona-se, mediante procedimentos estatísticos, uma amostra significativa de todo o universo, que é tomada como objeto de investigação.
As conclusões obtidas a partir dessa amostra são projetadas para a totalidade do universo, levando em consideração a margem de erro, que é obtida mediante cálculos estatísticos.
LEVANTAMENTOS
CARACTERÍSTICAS
Tipo de pesquisa descritiva.
Grande amplitude e pouca profundidade.
Ênfase na geração e relação de sumários estatísticos, como médias, modas, percentagens,etc.
LEVANTAMENTOS
VANTAGENS
Representatividade da população em estudo:
• à medida que amostra é gerada a partir de métodos probabilísticos, tem-se total controle sobre o erro amostral dos dados obtidos em relação à população geradora da amostra.
Quantificação:
• os dados obtidos podem ser agrupados em tabelas, possibilitando a sua análise estatística;
• as variáveis em estudo podem ser quantificadas, permitindo o uso de correlações e outros procedimentos estatísticos;
• como o nº de elementos da amostra é geralmente grande, permite a generalização dos dados para a população em estudo.
LEVANTAMENTOS
DESVANTAGENS
Não permite aprofundar os tópicos da pesquisa.
É mais dispendioso, tanto em termos de custo como de tempo.
Requer grandes conhecimentos técnicos.
PESQUISA DOCUMENTAL
É realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas: registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, filmes, fotografias,cartas pessoais, etc.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
É o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental analítico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesma.
PESQUISA EXPERIMENTAL
REPRESENTA O MELHOR EXEMPLO DE PESQUISA CIENTÍFICA.
A pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo. Selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
OBJETIVO - Geração de novos conhecimentos
Resolução de um problema
CARACTERÍSTICAS
Determina o objeto de estudo
Seleciona variáveis capazes de influenciar o experimento
Define formas de controle e observação
PESQUISA EXPERIMENTAL
VANTAGENS
Maior clareza
Maior precisão
Maior objetividade dos resultados
LIMITAÇÕES
Inviável para objetos sociais.
Exige previsão dos resultados para
as variáveis do sistema
PESQUISA EXPERIMENTAL
CONSISTE EM:
isolar as variáveis em dependentes e independentes que podem ser estudadas em ambientes controlados;
saber se a variável independente determina a variável dependente sob controle rigoroso do pesquisador.
PRESSUPÕE:
a existência de uma ordem no universo pelo qual os fatos ocorrem na natureza de maneira regular e não caótica, ao azar;
a possibilidade de se conhecerem ou se descobrirem as relações causais existentes entre os fatos observados;
interferência direta do pesquisador.
PESQUISA EX-POST- FACTO
Refere-se a um fato já ocorrido.
Quando o pesquisador não pode controlar ou manipular variáveis
• porque suas manifestações já ocorreram ou porque as variáveis não são controláveis
PRESSUPÕE:
experimento que se realiza após os fatos;
situações que se desenvolvem naturalmente, os fatos são espontâneos.
Ex: estudo das crises econômicas, comportamento de grandes aglomerados sociais.
Muito utilizada pelas ciências sociais.
Nos estudos que envolvem a sociedade global é insubstituível, posto que é a única que possibilita a consideração dos fatores históricos.
PESQUISA
PARTICIPANTE
Não se esgota na figura do pesquisador.
Caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.
PESQUISA- AÇÃO
É um tipo de pesquisa particular de pesquisa participante que supõe intervenção participativa na realidade social.
Exige o envolvimento ativo do pesquisador e ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema.
Supõe, geralmente, uma forma planejada de ação, de caráter social, educacional, técnico ou outro. (THIOLLENT, 1985).
ESTUDO DE CASO
Permite investigar o fenômeno com maior profundidade, dentro de seu contexto real e preservando as suas características significativas. (YIN, 2005).
Esse tipo de pesquisa, de caráter profundo e detalhado, é circunscrito a uma ou a poucas unidades. (VERGARA, 2004).
O objeto de estudo pode ser uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país.
É considerado uma estratégia de pesquisa, na medida em que
compreende o tratamento de uma lógica de planejamento adequada ao problema de pesquisa e às suas circunstâncias, possibilitando incorporar abordagens específicas tanto na coleta, como na análise dos dados. (YIN, 2005).
É um método muito produtivo para estimular a compreensão, possibilitando a ampliação dos conhecimentos sobre o problema em estudo, e sugerir hipóteses e questões para a pesquisa.
ESTUDO DE CASO
ESTUDO DE CASO
CARACTERÍSTICAS
Estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos
Tem caráter de profundidade e detalhamento
VANTAGENS
Estímulo a novas descobertas – decorrente da flexibilidade
Ênfase na totalidade – foca o problema como um todo
Simplicidade dos procedimentos – linguagem de forma acessível
LIMITAÇÕES
• Dificuldade de generalização dos resultados obtidos
• Exige do pesquisador nível de capacitação mais elevado do que requerido para os outros tipos de delineamento
ESTUDO DE CASO
Forma de questão de pesquisa:
como, por que
Por que certos vendedores vendem mais que outros?
Por que certos grupos de consumidores reagem mais favoravelmente aos apelos promocionais do que outros?
Como a comunidade de Everywood consegui superar com sucesso o impacto do fechamento do seu maior empregador?
Quando utilizar cada estratégia
Cada estratégia representa uma maneira diferente de coletar e analisar provas empíricas, seguindo sua própria lógica.
Cada estratégia apresenta suas vantagens e desvantagens.
Pode-se utilizar cada estratégia para três propósitos – exploratório, descritivo ou explicativo.
Condições que diferenciam as estratégias
No tipo de questão de pesquisa proposta
Na extensão de controle que o pesquisador tem sobre eventos comportamentais atuais
No grau de enfoque em acontecimentos contemporâneos em oposição a acontecimentos históricos
Situações relevantes para diferentes estratégias de pesquisa
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