A QUESTÃO AMBIENTAL E
SUA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Cap. 2 – PLT
Março/2015
VÍDEO DE
CONSCIENTIZAÇÃO:
5 ações que você pode fazer para
praticar a Educação Ambiental
QUESTÕES LEGAIS: pontos principais
• Lei
n°
9.795, de 27 de abril de 1999 - Dispõe sobre a educação ambiental,
institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
Art. 1° - Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos
quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos,
habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio
ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de
vida e sua sustentabilidade.
Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999
Art. 2° - A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
•
Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999
Da
Educação Ambiental no Ensino Formal
Art. 9° - Entende-se por educação ambiental na
educação escolar a desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de
ensino públicas e privadas, englobando:
I - educação
básica:
a) educação
infantil;
b) ensino
fundamental e
c) ensino
médio;
II
- educação superior;
III - educação
especial;
IV - educação
profissional;
V - educação de jovens e adultos.
•
Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999
Art. 11° - A dimensão ambiental deve constar dos
currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as
disciplinas.
Parágrafo
único. Os professores em atividade devem receber formação complementar em suas
áreas de atuação, com o propósito de atender adequadamente ao cumprimento dos
princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental.
Objetivos: Formação de cidadãos
mais conscientes do seu papel na sociedade, em relação aos outros e ao meio
ambiente e de uma comunidade socialmente justa e ecologicamente equilibrada;
Entender a importância de repensar nossa relação com a natureza
Histórico: Preocupações com
perdas de qualidade ambiental devido à atividade predatória desde a Revolução
Industrial. (Vide PLT pg 14 a 16).
Industrialização e Urbanização => Crescimento
Econômico => escassez ou degradação dos recursos ambientais => tomada de
consciência
=> Educação Ambiental
Conceito de Meio ambiente:
Não é um conceito
Científico!
Aberto a várias interpretações
PLT – pg. 17:
•Visão NATURALISTA
•Visão GLOBALIZANTE
•Visão ANTROPOCÊNTRICA
Conceito de MA reflete na
forma
como trabalhamos a EA
O Conceito de Educação Ambiental:
Também
VÁRIOS CONCEITOS
•Educação Ambiental é uma ação destinada a
reformular comportamentos e recriar valores perdidos ou jamais alcançados. É a
busca da reflexão constante sobre o destino do homem face aos recursos
naturais e ao futuro do planeta.
•Educação para uma vida sustentável envolve uma
pedagogia centrada na compreensão da vida, uma experiência de aprendizagem no
mundo real que supere a nossa alienação da natureza e reacenda o senso de
participação e um currículo que ensine às nossas crianças os princípios básicos
da sustentabilidade.
•A Educação Ambiental por ser renovadora, induzir novas formas de conduta nos indivíduos e na sociedade, por lidar com as realidades locais, por adotar uma abordagem que considera todos os aspectos que compõem a questão ambiental – aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, éticos, ecológicos,científicos e tecnológicos - , por ser catalisadora de uma educação para o exercício pleno e responsável de cidadania, pode e deve ser o agente otimizador de novos processos educativos que conduzam as pessoas por caminhos onde se vislumbre a possibilidade de mudanças e melhoria do seu ambiente total e da qualidade da sua experiência humana.
Concepções de Educação
Ambiental
Vide PLT pg 19
Na Escola: Posição Crítica –
Privilegia a dimensão política (esfera das decisões comuns) da questão
ambiental e questiona o modelo econômico (capitalista-consumista) vigente.
Apresenta a necessidade do fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva
de transformações sociais.
O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Considera-se como objetivo da educação ambiental atingir
o público em geral. Parte-se do princípio de que todas as pessoas devem ter
oportunidade de acesso às informações que lhes permitam participar ativamente
na busca de soluções para os problemas ambientais atuais.
O trabalho é lento, os resultados de longo prazo:
A educação Ambiental engloba aspectos psicológicos, sociológicos políticos e
filosóficos.
Cabe ressaltar a importância do respeito a si mesmo e
ao todo; Levar a refletir sobre o papel único de cada ser na teia de
relações que sustenta a vida.
Os conhecimentos
científicos são a base para a construção de uma forma saudável de usar os
recursos de que necessitamos.
Princípios e orientações para um programa
internacional de educação Ambiental:
• Contínua;
• Multidisciplinar - Necessidade da abordagem
Interdisciplinar: buscar apoio em outras disciplinas e áreas do conhecimento
para abordar a questão do meio ambiente. Fácil??
• Integrada as diferenças regionais
• Voltada para os interesses nacionais.
• Aspectos que compões a questão ambiental: Aspectos
políticos; Sociais; Econômicos; Científicos; Tecnológicos; Culturais; Ecológicos;
Éticos.
Didaticamente, divide-se as demandas de Educação
Ambiental em duas categorias básicas:
Educação Formal:
Envolve estudantes em geral, desde a educação infantil até a fundamental, média
e universitária, além de professores e demais profissionais envolvidos em
cursos de treinamento em Educação Ambiental.
Educação Informal: Envolve
todos os segmentos da população, como por exemplo: grupos de mulheres, de
jovens, trabalhadores, políticos, empresários, associações de moradores,
profissionais liberais, dentre outros.
Logo, a EA pode ser
realizada em diferentes contextos: escola, empresa, parques, organizações
governamentais e não governamentais, associações de bairro, condomínios, etc.
Metodologias:
•Análise do discurso escrito;
•Interpretação de imagens;
•Análise de textos de jornais, revistas;
•Discussões coletivas;
•Palestras com especialistas;
•Estudos de caso e/ou resolução de problemas;
•Projetos de Intervenção na realidade local;
•Visitas programadas e planejadas a usinas
de reciclagem, indústrias, parques públicos, instituições de pesquisa, reservas
ambientais: propiciam situações de observação, comparação e experimentação,
favorecendo o estabelecimento de relações significativas entre o conhecimento,
atividades produtivas e vida cotidiana de uma comunidade.
Avaliação:
•Relatório de atividades;
•Desempenho na elaboração e aplicação de projetos, seminários, portfólios, auto avaliação.
Auto avaliação - Perguntas:
•Qual o entendimento de meio ambiente após as discussões?
•O que mudou no meu cotidiano?
•Pretendo participar mais intensamente dos debates e atividades relacionadas à questão?
•Como vou agir em relação aos que estão ao meu redor?
Educação
Ambiental e Datas Comemorativas
No intuito de que as
unidades garantam o atendimento pleno aos requisitos legais referentes a
Educação Ambiental, segue algumas datas:
ü 21
de março – Dia
Internacional das Florestas e da Árvore; (21 de Setembro – Brasil – Início
da Primavera)
ü 22 de março – Dia Mundial da Água;
ü 2 de abril – Dia Internacional da Mãe Terra, e;
ü 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente.
Algumas reflexões:
Qual é o papel do professor de Ciências com relação ao
trabalho com temas interdisciplinares?
Existe uma única forma de trabalhar com Educação
Ambiental na escola básica?
Como incentivar professores e alunos a participar
efetivamente de prática individuais e coletivas voltadas à minimização dos
problemas ambientais?
Quais as possibilidades pedagógicas diante desta temática?
Você já vivenciou ou protagonizou alguma atividade de
Educação Ambiental em sua escola ou em seu município? Como foi essa atividade?
Que objetivos conseguiu atingir? Foi pontual ou contínua?
VÍDEO: CAMINHOS DA
ESCOLA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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