quarta-feira, 22 de junho de 2016

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS/QUESTÃO AMBIENTAL- ENS. FUND.



A QUESTÃO AMBIENTAL E SUA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Cap. 2 – PLT


Março/2015

VÍDEO DE CONSCIENTIZAÇÃO:

5 ações que você pode fazer para praticar a Educação Ambiental

QUESTÕES LEGAIS: pontos principais


Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999 - Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
 
Art. 1° - Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999
Art. 2° - A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.


Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999


Da Educação Ambiental no Ensino Formal

Art. 9° - Entende-se por educação ambiental na educação escolar a desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, englobando:
I - educação básica:
a) educação infantil;
b) ensino fundamental e
c) ensino médio;                                       
II - educação superior;
III - educação especial;
IV - educação profissional;
V - educação de jovens e adultos.



Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999


Art. 11° - A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.
Parágrafo único. Os professores em atividade devem receber formação complementar em suas áreas de atuação, com o propósito de atender adequadamente ao cumprimento dos princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental.


Objetivos: Formação de cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade, em relação aos outros e ao meio ambiente e de uma comunidade socialmente justa e ecologicamente equilibrada; Entender a importância de repensar nossa relação com a natureza

Histórico: Preocupações com perdas de qualidade ambiental devido à atividade predatória desde a Revolução Industrial. (Vide PLT pg 14 a 16).

Industrialização e Urbanização => Crescimento Econômico => escassez ou degradação dos recursos ambientais => tomada de consciência
=> Educação Ambiental

Conceito de Meio ambiente: 
Não é um conceito Científico! 
Aberto a várias interpretações 

PLT – pg. 17:

•Visão NATURALISTA
•Visão GLOBALIZANTE
•Visão ANTROPOCÊNTRICA 

Conceito de MA reflete na forma 
como trabalhamos a EA 


O Conceito de Educação Ambiental: 
Também VÁRIOS CONCEITOS

•Educação Ambiental é uma ação destinada a reformular comportamentos e recriar valores perdidos ou jamais alcançados. É a busca da reflexão constante sobre o destino do homem face aos recursos naturais e ao futuro do planeta.
•Educação para uma vida sustentável envolve uma pedagogia centrada na compreensão da vida, uma experiência de aprendizagem no mundo real que supere a nossa alienação da natureza e reacenda o senso de participação e um currículo que ensine às nossas crianças os princípios básicos da sustentabilidade. 
•A Educação Ambiental por ser renovadora, induzir novas formas de conduta nos indivíduos e na sociedade, por lidar com as realidades locais, por adotar uma abordagem que considera todos os aspectos que compõem a questão ambiental – aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, éticos, ecológicos,científicos e tecnológicos - , por ser catalisadora de uma educação para o exercício pleno e responsável de cidadania, pode e deve ser o agente otimizador de novos processos educativos que conduzam as pessoas por caminhos onde se vislumbre a possibilidade de mudanças e melhoria do seu ambiente total e da qualidade da sua experiência humana.


Concepções de Educação Ambiental

Vide PLT pg 19

Na Escola: Posição Crítica – Privilegia a dimensão política (esfera das decisões comuns) da questão ambiental e questiona o modelo econômico (capitalista-consumista) vigente. Apresenta a necessidade do fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformações sociais.

O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Considera-se como objetivo da educação ambiental atingir o público em geral. Parte-se do princípio de que todas as pessoas devem ter oportunidade de acesso às informações que lhes permitam participar ativamente na busca de soluções para os problemas ambientais atuais.
O trabalho é lento, os resultados de longo prazo: A educação Ambiental engloba aspectos psicológicos, sociológicos políticos e filosóficos.
Cabe ressaltar a importância do respeito a si mesmo e ao todo; Levar a refletir sobre o papel único de cada ser na teia de relações que sustenta a vida.
Os conhecimentos científicos são a base para a construção de uma forma saudável de usar os recursos de que necessitamos.


Princípios e orientações para um programa internacional de educação Ambiental:
• Contínua;
• Multidisciplinar - Necessidade da abordagem Interdisciplinar: buscar apoio em outras disciplinas e áreas do conhecimento para abordar a questão do meio ambiente. Fácil??
• Integrada as diferenças regionais
• Voltada para os interesses nacionais.
• Aspectos que compões a questão ambiental: Aspectos políticos; Sociais; Econômicos; Científicos; Tecnológicos; Culturais; Ecológicos; Éticos.


Didaticamente, divide-se as demandas de Educação Ambiental em duas categorias básicas:
Educação Formal: Envolve estudantes em geral, desde a educação infantil até a fundamental, média e universitária, além de professores e demais profissionais envolvidos em cursos de treinamento em Educação Ambiental.
Educação Informal: Envolve todos os segmentos da população, como por exemplo: grupos de mulheres, de jovens, trabalhadores, políticos, empresários, associações de moradores, profissionais liberais, dentre outros.
Logo, a EA pode ser realizada em diferentes contextos: escola, empresa, parques, organizações governamentais e não governamentais, associações de bairro, condomínios, etc.

Metodologias:
•Análise do discurso escrito;
•Interpretação de imagens;
•Análise de textos de jornais, revistas;
•Discussões coletivas;
•Palestras com especialistas;
•Estudos de caso e/ou resolução de problemas;
•Projetos de Intervenção na realidade local;
•Visitas programadas e planejadas a usinas de reciclagem, indústrias, parques públicos, instituições de pesquisa, reservas ambientais: propiciam situações de observação, comparação e experimentação, favorecendo o estabelecimento de relações significativas entre o conhecimento, atividades produtivas e vida cotidiana de uma comunidade. 

Avaliação:
•Relatório de atividades;
•Desempenho na elaboração e aplicação de projetos, seminários, portfólios, auto avaliação. 

Auto avaliação - Perguntas:
•Qual o entendimento de meio ambiente após as discussões?
•O que mudou no meu cotidiano?
•Pretendo participar mais intensamente dos debates e atividades relacionadas à questão?
•Como vou agir em relação aos que estão ao meu redor?

Educação Ambiental e Datas Comemorativas

No intuito de que as unidades garantam o atendimento pleno aos requisitos legais referentes a Educação Ambiental, segue algumas datas:
ü 21 de março – Dia Internacional das Florestas e da Árvore; (21 de Setembro – Brasil – Início da Primavera)
ü 22 de março – Dia Mundial da Água;
ü 2 de abril – Dia Internacional da Mãe Terra, e; 
ü 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente.




Algumas reflexões:
Qual é o papel do professor de Ciências com relação ao trabalho com temas interdisciplinares?
Existe uma única forma de trabalhar com Educação Ambiental na escola básica?
Como incentivar professores e alunos a participar efetivamente de prática individuais e coletivas voltadas à minimização dos problemas ambientais?
Quais as possibilidades pedagógicas diante desta temática?
Você já vivenciou ou protagonizou alguma atividade de Educação Ambiental em sua escola ou em seu município? Como foi essa atividade? Que objetivos conseguiu atingir? Foi pontual ou contínua? 
VÍDEO: CAMINHOS DA ESCOLA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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