ENTREVISTA COM A PROFESSORA DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS)
Formação
profissional:
Resp: Tenho o 3º grau completo, sou formada em Pedagogia.
Tempo de atuação na EJA.
Resp: Trabalho há 9 anos com Educação de Jovens e Adultos.
Você fez alguma especialização para trabalhar com EJA?
Resp: Desde o início de minha
vinda para a EJA, venho participando de capacitações e eventos relacionados à
área.
O que você entende por EJA?
Resp: É uma modalidade de ensino onde busca relacionar a vida cotidiana
do aluno com a educação formal. Possibilitando uma ampliação dos conhecimentos
a fim de ser colocada em prática na vida em sociedade.
Você trabalha com a EJA fundamentada em algum posicionamento
teórico e específico?Qual?Por quê?
Resp: Busco nortear meu trabalho
através da interpretação da obra de Paulo Freire que dentre seus trabalhos
mostra que todo indivíduo tem uma visão de mundo, onde as suas experiências
pessoais estabeleçam ponto de partida para um trabalho de aprendizagem.
E por acreditar que
partindo de experiências próprias o aluno aprende.
Qual a sua visão da EJA?
Resp: Vejo como uma necessidade a fim de resgatar um pouco a
escolaridade de tantos que ficaram fora da escola, pelos mais variados motivos,
falta de escola, metodologia inadequada, necessidade de trabalho, falta de
maturidade, falta de oportunidade...
Além dos livros didáticos, quais outros recursos você utiliza na
EJA?
Resp: Músicas, jornais,
revistas e muita conversa e debates além de criar laços afetivos com o grupo.
Qual é a realidade sócio-econômica do seu aluno?
Resp: A grande maioria dos
alunos pertencem ao mercado informal(tais com pedreiros, domésticas,
camelôs...) Apresentando uma carga de trabalho por vezes muito extenuante.
Quais são as dificuldades encontradas na prática profissional da
EJA?
Resp: A dificuldade que encontro é que por ser uma clientela que
apresenta outras necessidades fora à escola, cria-se um quadro de faltas, daí
se dá à evasão escolar.
Você acha que a aprendizagem escolar por si
só é o suficiente para formar cidadãos atuantes na sociedade?
Resp: Vejo a escola com geradora e não só transmissora do conhecimento
construído pela humanidade, portanto um aluno ativo em uma aprendizagem
significativa e contextualizada irá incorporar mecanismos de geração de novos
conhecimentos.
UNIVERSIADADE CASTELO BRANCO
CURSO PEDAGOGIA EAD 3º
PERÍODO
PÓLO REALENGO C
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS
PROFESSORA: TAISSA AGRÍCOLA
DOS SANTOS
ENTREVISTA DE EJA.
Componentes do grupo:
Roseli Bomfim Nascimento / 2007040135
Marta Chirico de Freitas /
2007040136
Nilma Angela de Miranda
Terra / 2007020163
Renata Chirico / 20081004
Rio de Janeiro, 26 de Abril
de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário