O uso do
Lúdico no ensino de Ciências Naturais
1 Instituto de Ciências Exatas e da Terra – UFMT
Palavras Chave: Lúdico, Ciências Naturais
A atividade lúdica proposta atua no sentido de educar, transformando e
inovando e processo ensino aprendizagem voltada para as ciências naturais,
sendo um instrumento de informação, observação e correlação dos conhecimentos
adquiridos em sala de aula com o cotidiano do aluno levando-o a perceber
visualmente o que aprendeu na teoria.
A atividade, utilizando o lúdico no ensino de Ciências, tornou a aula
mais agradável e dinâmica, motivando os alunos a participarem ativamente da
construção do próprio conhecimento, trazendo mudanças significativas aos
alunos, pois os mesmos expressam sentimentos e emoções, são capazes de resolver
conflitos, aprendem sobre normas, regras e estruturam valores.
O jogo foi uma opção a mais na prática pedagógica e facilitou o trabalho
em grupo, promoveu estímulo ao estudo e despertou a curiosidade bem como a
aprendizagem dos conteúdos se deu de forma mais prazerosa.
Introdução
Segundo os PCNs, o ensino de Ciências Naturais deverá se organizar de
forma que os alunos desenvolvam, entre outras capacidades, valorizar o trabalho
em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva
do conhecimento e saber combinar leituras, observações, experimentações,
comparação entre explicações, organização, comunicação e discussão de fatos e
informações, favorecendo uma postura reflexiva e investigativa,a fim de
colaborar para a construção da autonomia de pensamento e ação e capacitando o
aluno a exercer seu papel de cidadão no mundo.
Neste sentido trabalhar o lúdico permite ampliar a gama de
possibilidades pedagógicas utilizadas para um determinado saber, de maneira
significativa, não tendo o objetivo específico, lógico e pré-determinado, mas a
busca, na efetivação das atividades pela satisfação das expectativas e pelo
sucesso na realização das mesmas.
O lúdico influencia muito o desenvolvimento da criança, pois é através
do jogo que a criança aprende a agir, tem a curiosidade estimulada, adquire
iniciativa e autoconfiança, além de proporcionar o desenvolvimento da
linguagem, do pensamento e da concentração. O lúdico também se origina na
capacidade simbólica, visando a construção do conhecimento e sua socialização.
Cria ambiente gratificante e atraente servindo como estímulo para o
desenvolvimento integral da criança2.
A atividade lúdica proposta atua no sentido de educar,
transformando e inovando e processo ensino aprendizagem voltada para as
ciências naturais, sendo um instrumento de informação, observação e correlação
dos conhecimentos adquiridos em sala de aula com o cotidiano do aluno levando-o
a perceber visualmente o que aprendeu na teoria.
Metodologia
A atividade foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental oitava
série única, na disciplina de Ciências Naturais, período Vespertino, da Escola
Municipal de Educação Básica “Aristides Pompeo de Campos”, situada no município
de Várzea Grande.
A estratégia utilizada foi no primeiro momento aula expositiva
dialogada, posteriormente a confecção pelos alunos do jogo “o buraco químico” e
em seguida a aplicação do jogo. Este jogo foi desenvolvido pela professora
Lydia L.M.P. Santos e apresentado aos alunos do Curso de Licenciatura Plena em
Ciência Naturais e Matemática (UFMT).
Os alunos foram organizados em grupo de dois componentes e todos
trabalharam o mesmo conteúdo e o mesmo tipo de jogo. Na confecção do jogo os
alunos utilizaram cartolinas, tesoura e pincel atômico.
O conteúdo trabalhado foi ligações químicas - ligação covalente ou
molecular e o jogo foi o baralho (biriba) constituído de 52 cartas, cada carta
contendo o símbolo do elemento químico e um número que corresponde ao número de
ligações que ele poderá fazer.
As datas para a realização da atividade foram 16, 17 e 18 de novembro do
ano de 2005, com carga horária de 3 horas.
A avaliação foi através da observação e teve como objetivos verificar a
produção do aluno: participação e interesse; visualizar o que o aluno aprendeu
na teoria através do jogo; verificar se o aluno foi capaz de resolver problemas
com base na aplicação dos conceitos.
Resultados e Discussão
Os alunos demonstraram interesse e foram participativos diante a
atividade proposta. No início do jogo alguns alunos apresentaram resistência,
mas após observar os colegas envolvidos na atividade, também começaram a
participar. Observou-se que os alunos conseguiram compreender e simular as
ligações químicas realizadas entre os elementos mais simples da tabela
periódica.
A escola não possui muitos recursos e laboratório de ciências para que o
aprendizado possa ser significativo, portanto o jogo (lúdico) foi uma
estratégia para fornecer novos mecanismos para o aprendizado do conteúdo
programado e que obteve resultado satisfatório.
Conclusões
Acredito que esta atividade, utilizando o lúdico no ensino de Ciências,
tornou a aula mais agradável e dinâmica, motivando os alunos a participarem
ativamente da construção do próprio conhecimento, trazendo mudanças
significativas aos alunos, pois os mesmos expressam sentimentos e emoções, são
capazes de resolver conflitos, aprendem sobre normas, regras e estruturam
valores.
Pude observar que o jogo foi uma opção a mais na prática pedagógica e
facilitou o trabalho em grupo, promoveu estímulo ao estudo e despertou a
curiosidade bem como a aprendizagem dos conteúdos se deu de forma mais
prazerosa.
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1 SOUZA, S.F. e ALVES, M.C. Texto
apostilado apresentado no mini-curso A importância do lúdico no ensino de
ciências – XIV ECODEQ – UFMT – Cuiabá – 2005.
2 MENEZES, E. T. e SANTOS, T. H.
“Lúdici” (verbete). Dicionário interativo da Educação Brasileira – EducaBrasil.
São Paulo: Midiamix Editora,
.
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