sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O USO DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

O uso do Lúdico no ensino de Ciências Naturais
Luciane Rosseto (IC). lucianerosseto@brturbo.com.br
1 Instituto de Ciências Exatas e da Terra – UFMT

Palavras Chave: Lúdico, Ciências Naturais

A atividade lúdica proposta atua no sentido de educar, transformando e inovando e processo ensino aprendizagem voltada para as ciências naturais, sendo um instrumento de informação, observação e correlação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula com o cotidiano do aluno levando-o a perceber visualmente o que aprendeu na teoria.
A atividade, utilizando o lúdico no ensino de Ciências, tornou a aula mais agradável e dinâmica, motivando os alunos a participarem ativamente da construção do próprio conhecimento, trazendo mudanças significativas aos alunos, pois os mesmos expressam sentimentos e emoções, são capazes de resolver conflitos, aprendem sobre normas, regras e estruturam valores.
O jogo foi uma opção a mais na prática pedagógica e facilitou o trabalho em grupo, promoveu estímulo ao estudo e despertou a curiosidade bem como a aprendizagem dos conteúdos se deu de forma mais prazerosa.


  
Introdução
Segundo os PCNs, o ensino de Ciências Naturais deverá se organizar de forma que os alunos desenvolvam, entre outras capacidades, valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento e saber combinar leituras, observações, experimentações, comparação entre explicações, organização, comunicação e discussão de fatos e informações, favorecendo uma postura reflexiva e investigativa,a fim de colaborar para a construção da autonomia de pensamento e ação e capacitando o aluno a exercer seu papel de cidadão no mundo.
Neste sentido trabalhar o lúdico permite ampliar a gama de possibilidades pedagógicas utilizadas para um determinado saber, de maneira significativa, não tendo o objetivo específico, lógico e pré-determinado, mas a busca, na efetivação das atividades pela satisfação das expectativas e pelo sucesso na realização das mesmas   
O lúdico influencia muito o desenvolvimento da criança, pois é através do jogo que a criança aprende a agir, tem a curiosidade estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. O lúdico também se origina na capacidade simbólica, visando a construção do conhecimento e sua socialização. Cria ambiente gratificante e atraente servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança2       
 A atividade lúdica proposta atua no sentido de educar, transformando e inovando e processo ensino aprendizagem voltada para as ciências naturais, sendo um instrumento de informação, observação e correlação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula com o cotidiano do aluno levando-o a perceber visualmente o que aprendeu na teoria.
  
Metodologia 
A atividade foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental oitava série única, na disciplina de Ciências Naturais, período Vespertino, da Escola Municipal de Educação Básica “Aristides Pompeo de Campos”, situada no município de Várzea Grande.
A estratégia utilizada foi no primeiro momento aula expositiva dialogada, posteriormente a confecção pelos alunos do jogo “o buraco químico” e em seguida a aplicação do jogo. Este jogo foi desenvolvido pela professora Lydia L.M.P. Santos e apresentado aos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Ciência Naturais e Matemática (UFMT).
Os alunos foram organizados em grupo de dois componentes e todos trabalharam o mesmo conteúdo e o mesmo tipo de jogo. Na confecção do jogo os alunos utilizaram cartolinas, tesoura e pincel atômico.
O conteúdo trabalhado foi ligações químicas - ligação covalente ou molecular e o jogo foi o baralho (biriba) constituído de 52 cartas, cada carta contendo o símbolo do elemento químico e um número que corresponde ao número de ligações que ele poderá fazer.
As datas para a realização da atividade foram 16, 17 e 18 de novembro do ano de 2005, com carga horária de 3 horas.
A avaliação foi através da observação e teve como objetivos verificar a produção do aluno: participação e interesse; visualizar o que o aluno aprendeu na teoria através do jogo; verificar se o aluno foi capaz de resolver problemas com base na aplicação dos conceitos.

Resultados e Discussão
Os alunos demonstraram interesse e foram participativos diante a atividade proposta. No início do jogo alguns alunos apresentaram resistência, mas após observar os colegas envolvidos na atividade, também começaram a participar. Observou-se que os alunos conseguiram compreender e simular as ligações químicas realizadas entre os elementos mais simples da tabela periódica.
A escola não possui muitos recursos e laboratório de ciências para que o aprendizado possa ser significativo, portanto o jogo (lúdico) foi uma estratégia para fornecer novos mecanismos para o aprendizado do conteúdo programado e que obteve resultado satisfatório.

Conclusões
Acredito que esta atividade, utilizando o lúdico no ensino de Ciências, tornou a aula mais agradável e dinâmica, motivando os alunos a participarem ativamente da construção do próprio conhecimento, trazendo mudanças significativas aos alunos, pois os mesmos expressam sentimentos e emoções, são capazes de resolver conflitos, aprendem sobre normas, regras e estruturam valores.
Pude observar que o jogo foi uma opção a mais na prática pedagógica e facilitou o trabalho em grupo, promoveu estímulo ao estudo e despertou a curiosidade bem como a aprendizagem dos conteúdos se deu de forma mais prazerosa.
_________________________________
1 SOUZA, S.F. e ALVES, M.C. Texto apostilado apresentado no mini-curso A importância do lúdico no ensino de ciências – XIV ECODEQ – UFMT – Cuiabá – 2005.
2 MENEZES, E. T. e SANTOS, T. H. “Lúdici” (verbete). Dicionário interativo da Educação Brasileira – EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora,

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS