Faculdade
Anhanguera de Anápolis
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE – Profa. Valnete Amorim
Questões Étnico-Raciais
na Escola
Como tratar o preconceito racial?
O trabalho com a questão racial na escola
estimula a luta pela construção da cidadania e da democracia para todos:
1)Uniformizando-se
as perspectivas.
2)Igualando-se
os povos, culturas e valores.
3)Ampliando
a noção de democracia na escola.
Construindo a diversidade
• Percepção das diversas características diferenciadas e proporcionadas pelo
processo histórico que as possibilitou.
•
Observação e reflexão sobre as relações de poder existentes. Instituição da
prática de inclusão pelos indivíduos e grupos.
Para a Lei de Diretrizes e Bases
• A
educação abrange os processos formativos e se desenvolve:
a)No convívio com a família;
b)Na convivência com o outro;
c)Nas instituições de ensino;
d)No trabalho;
e)Nos movimentos sociais.
A subjetividade do preconceito racial
• Podemos vencer isso:
a)Conhecendo melhor
as raízes africanas que formaram nosso povo;
b)Desmitificando a história do povo africano;
c)Conhecendo o
valor da participação negra na formação da sociedade brasileira
Uma visão afirmativa da diversidade
Promove
o conhecimento e o entendimento da
riqueza de nossa diversidade cultural, tendendo a superar de vez o preconceito
contra o povo africano.
Padrão de referência racial
Segundo a autora BENTO (2002) a
discussão racial poderá influenciar vários grupos étnicos. Fala-se de uma “branquitude”: identidade racial que toma o
branco como referência de toda uma espécie.
Cabe ao docente
• Conectar
informações pessoais e familiares com o tema trabalhado.
• Delinear contextos históricos.
• Superar as visões preconceituosas, trazendo à tona novas informações
Efeitos da desigualdade
• Divulgação de uma imagem negativa sobre o
negro.
• Destruição da identidade racial negra.
• Deteriorização de sua autoestima
Como fomos educados
Crescemos
sabendo que:
• O negro escravizado recebia castigos.
• As crianças negras brincavam aos pés dos
senhores e senhoras.
• Havia instrumentos de para o negro:
pelourinho, navio negreiro.
Para diminuir essas sequelas
É preciso
que a escola ensine:
a)a riqueza das civilizações africanas.
b)o impacto do colonialismo no continente africano.
c)O que existe na África negra e as muitas Áfricas que há em todo o mundo.
Discussões para a sala de aula
• Incluir a discussão sobre a questão
racial nos conteúdos escolares.
• Investir na formação continuada dos
educadores.
• Envolver a sociedade nesse projeto.
Corrigindo as desigualdades
Aspectos da Lei 10.639/03:
• Reconhecimento
e valorização da história, da cultura e da identidade dos diversos grupos
étnicos.
• Discussão
das garantias dos direitos humanos.
• Promoção
da diversidade de povos e culturas.
Resultados da Lei 10.639/03:
• Mudança
de postura ante a história.
• Promoção
da democratização do saber.
• Inclusão
de temas sobre o continente africano, sua história, geografia e cultura.
• Promove
o pensamento crítico.
• Possibilita
análises políticas.
• Constrói
posturas éticas.
• Muda
o olhar sobre a diversidade.
Respeito à ética racial
• Ser negro deve ser motivo de respeito e
valorização.
• Significa trazer no corpo, na cultura e
na história a riqueza de uma civilização.
• Significa trazer à tona a história de um
processo de luta e resistência.
Na escola
• Promover a interdisciplinaridade.
• Agir de forma coletiva no combate à
discriminação racial.
• Repensar o fazer pedagógico de forma
ampla.
Concluindo
O principal alvo da educação contra o
racismo deve ser a construção de uma sociedade mais digna e democrática para
todos, que reconheça e respeite a diversidade.
Agora é sua Vez
Questões
étnico-raciais na escola
ATIVIDADE
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