sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

DIVERSIDADE E GÊNERO 1

          Diversidade e Gênero
         Profa. Valnete Amorim


Objetivos de Aprendizagem
•Refletir sobre os estereótipos de gênero nas práticas escolares. 
• Conhecer a temática das relações de gênero no contexto da prática educativa.

Temas Principais
• As relações de gênero.
• O educador e as questões de gênero em sala de aula.
• A educação básica e o conceito de gênero.


O conceito de Gênero
•Gender:
üTermo contrastante com sexo.
•Designa:
üAquilo que é socialmente construído como sendo masculino ou feminino.

Uma segunda definição de gênero não se opõe ao sexo.
ü Reflete a respeito do sexo dentro de um conceito socialmente construído.
ü Assume que as diferenças entre os corpos são percebidas por meio de construções sociais de significado.

Os educadores e a questão de gênero
• Dados de uma pesquisa realizada entre 2000 e 2004 em escolas:
ü Percebeu-se dificuldade da equipe escolar para definir com clareza os objetivos de aprendizagem.

Segundo algumas professoras:
• Era nítida a diferença de percepção quanto ao desempenho dos meninos e meninas.
• Igualmente, a maioria das meninas citadas como boas alunas, era da cor branca.
• Ainda poucos meninos, quase todos vistos como branco pelas professoras.

Dados nacionais sobre homens e mulheres na educação escolar e na sociedade:
üAo longo da metade do século XX há lenta democratização do sistema educacional.
üA mulher luta por seus direitos sociais e de trabalho.

Dica profissional
• Cabe a nós educadores:
üPrestar atenção aos preconceitos que são disseminados quanto ao gênero.
üDesenvolver um ensino-aprendizagem que olhe todos os sujeitos como capazes, sem qualquer distinção.
üConstruir novos discursos sobre o gênero na sociedade e na escola.

Atividade prática
• Quais os aspectos essenciais que devem ser abordados quanto ao gênero?
• Que dificuldades existem na abordagem das questões de gênero na escola?

Aspectos essenciais sobre o gênero
üA nomenclatura gênero nasceu no seio dos movimentos feministas. • A intenção era:
üEstabelecer uma relação de igualdade entre o masculino e o feminino.
üGênero descreve significados estabelecidos socialmente sobre masculino e feminino.

• Por isso:
üÉ preciso prestar atenção a esses sentidos socialmente descritos.
üPerceber o masculino e feminino e as suas funções na sociedade.
üCriar novas visões e discursos sobre o tema do gênero.

Gênero na escola
• A discussão sobre gênero na escola não é sempre fácil.
•Vários são os motivos:
üPercepções fixas dos educadores quanto ao tema.
üVisões trazidas do universo familiar.

Percepções arraigadas na sociedade
• Mas:
üÉ preciso perceber as conquistas sociais que se alcançou quanto às relações de gênero.
üRomper com visões cristalizadas sobre esta questão.
üFormar sujeitos sociais e críticos.

Considerações finais
•Este tema nos levou a aprender:
üO conceito de gênero.
üA relação entre educação e gênero.
üO papel da família e da escola em mudar as percepções quanto ao tema.

• Todo o esforço visa:
üalcançar a educação justa frente às relações raciais e de gênero;
üenfrentar questões ligadas aos preconceitos histórico-sociais;
üpromover a diversidade na educação e no contexto social.

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