Profa. Valnete Amorim
Objetivos de Aprendizagem
•Refletir
sobre os estereótipos de gênero nas práticas escolares.
•
Conhecer a temática das relações de gênero no contexto da prática educativa.
Temas
Principais
• As
relações de gênero.
• O
educador e as questões de gênero em sala de aula.
• A
educação básica e o conceito de gênero.
O
conceito de Gênero
•Gender:
üTermo contrastante com
sexo.
•Designa:
üAquilo que é socialmente
construído como sendo masculino ou feminino.
Uma
segunda definição de gênero não se opõe ao sexo.
ü Reflete a respeito do
sexo dentro de um conceito socialmente construído.
ü Assume que as diferenças
entre os corpos são percebidas por meio de construções sociais de significado.
Os
educadores e a questão de gênero
• Dados
de uma pesquisa realizada entre 2000 e 2004 em escolas:
ü Percebeu-se dificuldade
da equipe escolar para definir com clareza os objetivos de aprendizagem.
Segundo
algumas professoras:
• Era
nítida a diferença de percepção quanto ao desempenho dos meninos e meninas.
•
Igualmente, a maioria das meninas citadas como boas alunas, era da cor branca.
• Ainda
poucos meninos, quase todos vistos como branco pelas professoras.
Dados
nacionais sobre homens e mulheres na educação escolar e na sociedade:
üAo longo da metade do
século XX há lenta democratização do sistema educacional.
üA mulher luta por seus
direitos sociais e de trabalho.
Dica
profissional
• Cabe a
nós educadores:
üPrestar atenção aos
preconceitos que são disseminados quanto ao gênero.
üDesenvolver um
ensino-aprendizagem que olhe todos os sujeitos como capazes, sem qualquer
distinção.
üConstruir novos discursos
sobre o gênero na sociedade e na escola.
Atividade
prática
• Quais
os aspectos essenciais que devem ser abordados quanto ao gênero?
• Que
dificuldades existem na abordagem das questões de gênero na escola?
Aspectos
essenciais sobre o gênero
üA nomenclatura gênero
nasceu no seio dos movimentos feministas. • A intenção era:
üEstabelecer uma relação de
igualdade entre o masculino e o feminino.
üGênero descreve
significados estabelecidos socialmente sobre masculino e feminino.
• Por
isso:
üÉ preciso prestar atenção
a esses sentidos socialmente descritos.
üPerceber o masculino e
feminino e as suas funções na sociedade.
üCriar novas visões e
discursos sobre o tema do gênero.
Gênero na
escola
• A
discussão sobre gênero na escola não é sempre fácil.
•Vários
são os motivos:
üPercepções fixas dos
educadores quanto ao tema.
üVisões trazidas do
universo familiar.
Percepções
arraigadas na sociedade
• Mas:
üÉ preciso perceber as
conquistas sociais que se alcançou quanto às relações de gênero.
üRomper com visões
cristalizadas sobre esta questão.
üFormar sujeitos sociais e
críticos.
Considerações
finais
•Este
tema nos levou a aprender:
üO conceito de gênero.
üA relação entre educação e
gênero.
üO papel da família e da
escola em mudar as percepções quanto ao tema.
• Todo o
esforço visa:
üalcançar a educação justa
frente às relações raciais e de gênero;
üenfrentar questões ligadas
aos preconceitos histórico-sociais;
üpromover a diversidade na
educação e no contexto social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário