LUDICIDADE
Ludicidade é: Um recurso pedagógico,
pois a utilização de recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, auxilia a
transposição dos conteúdos para o mundo do educando. A ludicidade, como
elemento da educação também é passível de demonstrar a evolução humana como
base em suas interações sociais, culturais e motoras.
Assim, a ludicidade na educação é considerar que
a brincadeira faz parte da vida do ser humano. A ludicidade se define pelas
ações do brincar que são organizadas em três eixos: O jogo, o brinquedo e a
brincadeira.
Vygotsky – Breve
Biográfia
Lev Semenovich
Vygotsky(1896 – 1934), nasceu a 17 de novembro de 1896 em Orsah, pequena cidade
perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia.
Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o
que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança..
Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando
a faculdade de direito.. Lecionou literatura, estética e história da arte e
fundou um laboratório de psicologia.
Em 1924, casa-se com Roza Smekhova. Tiveram duas filhas. Desde 1920 conviveu
com a tuberculose. Apesar de sua formação em Direito, destacou-se à época por
suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das
obras de Arte. Escreveu aproximadamente 200 trabalhos científicos, cujos temas
vão desde neuropsicológia até criticas
literárias, passando por deficiência, linguagem, psicologia, educação e
questões teóricas e metodológicas relativas às ciências humanas.
Graduou-se em
Medicina. Uma de suas obras: "A
Formação Social da Mente", aborda
os problemas da gênese dos processos psicológicos tipicamente humanos,
analisando-os desde a infância à luz do seu contexto histórico-cultural.
Pensador importante em sua área, foi pioneiro
na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das
interações sociais e condições de vida. Faleceu em Moscou, em 11 de junho de
1934, vítima de tuberculose, doença com que conviveu durante quatorze anos.
Vygotsky
– Contribuições Teóricas
O núcleo central de sua teoria trata de como os indivíduos,
interagindo como agentes sociais mais instruídos (professores/as,colegas),
constroem e internalizam o conhecimento.
Os fatores sociais, de acordo com esse psicólogo, desempenham um
papel fundamental no desenvolvimento intelectual. Quando o conhecimento
existente na cultura é internalizado(construído) pelas crianças, as funções e
as habilidades intelectuais são provocadas a desenvolver.
Segundo Vygotsky, para compreender adequadamente o desenvolvimento
de um indivíduo, deve-se considerar também os níveis de desenvolvimento real e
potencial.
A Zona de Desenvolvimento real é a capacidade que o indivíduo já
adquiriu de realizar tarefas sozinho.
A Zona de Desenvolvimento Potencial é a capacidade que o indivíduo
tem para desempenhar tarefas e atividades com ajuda de adultos ou colegas mais
experientes. A partir das Zonas de Desenvolvimento Real e Potencial, Vygotsky
define a Zona de Desenvolvimento Proximal como a distância ou o caminho que o
indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de
amadurecimento e que, com a ajuda do outro, tornar-se-ão funções consolidadas e
estabelecidas no nível de desenvolvimento real.
Para Vygotsky, a brincadeira pode ter
papel fundamental no desenvolvimento da criança. Seguindo a ideia de que o
aprendizado se dá por interações, o jogo lúdico e o jogo de papéis, como
brincar de “mamãe e filhinha” permite que haja uma atuação na zona de
desenvolvimento proximal do indivíduo, ou seja, cria-se condições para que
determinados conhecimentos e/ou valores sejam consolidados ao exercitar no
plano imaginativo capacidades de imaginar situações, representar papéis, seguir
regras de conduta de sua cultura (só a mamãe que pode colocar a filhinha de
castigo), etc.
Assim, a criança se projeta no mundo dos adultos, ensaiando atividades,
comportamentos e hábitos nos quais ainda não está preparada para tal, mas que
na brincadeira permite com que sejam criados processos de desenvolvimento,
internalizando o real e promovendo o desenvolvimento cognitivo.
Jean Piaget – Breve Biografia
Jean Piaget(1896-1980), foi um teórico
da educação e psicólogo suíço considerado um dos maiores no segmento da
educação no século 20. Foi o fundador da epistemologia genética, cujo estudo
central é a investigação da gêneses e desenvolvimento psicológico do pensamento
humano.
Filho de um professor, começou a se interessar
pela ciência desde a infância e fez parte do “Clube dos Amigos da Natureza” na
adolescência, também escrevendo artigos científicos. Em 1918, formou-se em
ciências naturais, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Neuchântel.
Jean Piaget – Contribuições Teóricas
Para Piaget, cada ato de inteligência é
definido pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação. Na assimilação, o
sujeito incorpora eventos, objetos, ou situações dentro das formas de
pensamento, que constituem estruturas mentais organizadas.
Na acomodação, as estruturas mentais
existentes reorganizam-se para incorporar novos aspectos do ambiente externo. O
brincar é identificado pela primazia da assimilação sobre a acomodação.
Para propiciar a compreensão da teoria de Piaget
sobre os jogos, seria interessante observarmos crianças em situações lúdicas,
como bebês explorando objetos do seu cotidiano, crianças de 3 ou 4 anos
imitando as ações da mãe ou do pai, crianças de 6 a 10 anos brincando em grupo.
Função Educacional da Ludicidade: A
ludicidade como recurso pedagógico ocupa um espaço no processo ensino e
aprendizagem, atendendo as necessidades e aos interesses do educando e do
educador .
É necessária a utilização de recursos
pedagógicos que considerem os diferentes estilos de aprendizagem dos educandos.
A ludicidade auxilia o educador no
desafio de ensinar.
Qualquer atividade para a criança e com
a criança tem um sentido educativo.
A proposta pedagógica possui
conhecimentos abstratos vinculados a situações cotidianas dos educandos.
A aprendizagem tem como objetivo a
linguagem corporal, além da linguagem oral.
No jogo, o educando desenvolve a
iniciativa, a ação e a reação, a pergunta e dúvida, a busca do entendimento dos
conteúdos para além da escola.
São fatores considerados nas atividades
pedagógicas do educador, na prática do jogo: Definição dos objetivos, escolha
dos jogos adequados ao momento educativo.
Na ludicidade, o educando se torna
sujeito ativo do processo de construção do conhecimento.
Para Khisimoto,” a importância
dessa modalidade de brincadeira
justifica-se pela aquisição do símbolo”. É alterando o significado dos objetos,
de situações, é criando novos significados que se desenvolve a função
simbólica, o elemento que garante a racionalidade ao ser humano. Ao brincar de
faz de conta a criança está aprendendo a criar símbolos.
Khisimoto define o jogo de faz de como aquele
que deixa evidente a presença da situação imaginária. Surge com o aparecimento
da representação da linguagem, por volta dos 2 a 3 anos, quando a criança
começa a modificar o significado dos objetos, a expressar suas fantasias e a
assumir papeis existentes no contexto social.
Khisimoto - Definições Importantes
Jogo: O jogo é caracterizado pela
presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos, mas a
imaginação coloca a disposição de seus participantes a possibilidade de
modificá-las de acordo com suas necessidades e interesses.
Brinquedo: O brinquedo, definido por
Khisimoto, é entendido sempre como um objeto, suporte da brincadeira ou do
jogo, quer no sentido concreto, quer no ideológico.
Brincadeira: A brincadeira, definida por
Khisimoto, é apontada como uma atividade espontânea da criança, sozinha ou em
grupo. Ela constrói uma ponte entre a fantasia e a realidade, o que a leva a
lidar com complexas dificuldades psicológicas, como a vivência de papéis e
situações não bem compreedidas e aceitas em seu universo infantil.
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