O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO
"O livro
didático no Brasil atinge seu propósito quando estabelece uma forte parceria
com o professor. Juntos eles podem converter em realidade os mais nobres ideais
da Educação", afirma Sérgio Quadros (Fonte: Estado de Minas (MG)
O livro didático é um valioso recurso
para o acesso à cultura e o desenvolvimento da Educação. Em muitos lares
brasileiros, ele é o primeiro livro, abrindo caminho para o hábito da leitura e
o aprendizado.
Ao longo de dois séculos, quando começaram a ser produzidos no
Brasil os primeiros didáticos, os livros passaram por inúmeras transformações,
visando acompanhar as novas dinâmicas em sala de aula e contribuir para uma
aprendizagem significativa. Tais investimentos refletem o empenho da indústria editorial
na incorporação de novas tecnologias, avanços metodológicos, recursos gráficos,
diretrizes governamentais e no atendimento à demanda de Educadores por
materiais de qualidade e com valores para a cidadania.
No cenário educacional
brasileiro, o livro didático é importante instrumento de apoio ao trabalho do
Professor e referência na formação dos mais de 50 milhões de crianças e
adolescentes matriculados em Escolas públicas e privados. O Brasil tem um dos
programas mais avançados de aquisição de livros Escolares, que assegura a
distribuição gratuita de milhões de exemplares à rede pública de Ensino.
Percorrer esse caminho, de escala e qualidade, exige da indústria editorial
absorver as peculiaridades e necessidades do cotidiano Escolar no processo de concepção
do livro, envolvendo o trabalho de uma equipe multidisciplinar de profissionais
altamente capacitados e com experiência em sala de aula.
O processo de
elaboração do livro Escolar é mais complexo do que se imagina. Envolve etapas
como a do desenvolvimento de um projeto pedagógico-editorial; elaboração dos
originais; avaliação, preparação, revisão e edição do texto original; projeto
gráfico; pesquisa iconográfica e de referências para ilustrações; produção
editorial e produção gráfica. Todas elas conduzidas por especialistas que
trabalham para transpor, em linguagem com propósito didático, conteúdos e
atividades que levem à apropriação e construção do conhecimento e ao
desenvolvimento de habilidades e competências nas diferentes áreas do saber.
A última edição da pesquisa Retratos
da leitura no Brasil, divulgada em 2012, o mais abrangente estudo sobre o
perfil do leitor do brasileiro realizado pelo Instituto Pró-Livro, também
aponta a importância do livro didático para a formação de leitores. É o gênero
mais frequentemente lido, exercendo, portanto, um relevante papel na difusão do
hábito e do gosto pela leitura. A mesma pesquisa revela também o papel do
Professor como incentivador da leitura: ele é apontado como o principal
motivador, influenciador de crianças e jovens em idade Escolar.
As mudanças que
acontecem hoje em sala de aula, como o uso de novas tecnologias, revisões nas
diretrizes curriculares e expectativas de aprendizagem, impõem desafios
constantes à produção do livro Escolar, que acompanha com sucesso as
transformações da Educação nacional. O livro didático no Brasil atinge seu
propósito quando estabelece uma forte parceria com o Professor. Juntos eles
podem converter em realidade os mais nobres ideais da Educação.
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