FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
INTRODUÇÃO
Ao desenvolver esse relatório associaremos
as entrevistas com as professoras e descobriremos se estamos a caminho de uma
educação inovadora ou ainda há muito tradicionalismo em nosso meio, observando
se o método utilizado estão de acordo com as ideias dos teóricos que contribuíram para o meio educacional, com suas pesquisas e contribuições para a
aprendizagem.
Escola
Municipal Marechal Aguiar de Almeida
Anápolis
GO
Período:
Manhã –3º Ano.
Professora: Ana
1 - Postura do professor e sua relação interpessoal com o aluno:
¢É
uma Professora muito seria não mistura liberdade ou brincadeiras, mas não deixa
de ser eficiente, dando importância na aprendizagem da criança, não gosta de
agradar os pais, gosta que os conteúdos sejam satisfatórios.
2 –
Visão pedagógica sobre a aprendizagem:
¢Acredita no tradicional, ela não foge, esta sempre usando-o, diz que não pode deixar encostado, ele é mais concreto e o resultado vem mais rápido.
3-
Metodologia de ensino e aprendizagem:
¢Utiliza data show ou Xerox para atividades livres, mas incluída no planejamento.
¢A mesma monta as atividade sem visão dos livros didáticos.
4-
Formas de avaliação:
¢Utiliza-se Provas bimestrais bem simples e sucintas, geralmente sondagens, não da trabalhos, atividade para casa é avaliativa.
Escola Municipal Anhanguera
Anápolis
GO
6º
ano do ensino fundamental
Professora:
Rosana
1 -
Postura do professor e sua relação interpessoal com o aluno:
¢Tem
como postura, a ética, porém esta sempre
atentas as emoções do aluno, prioriza
mais as explicações, é reservada e diz: ” Não tenho muita liberdade, porém gosto muito de
conversar com os alunos.”Nós nos interagimos bastante”.
mais as explicações, é reservada e diz: ” Não tenho muita liberdade, porém gosto muito de
conversar com os alunos.”Nós nos interagimos bastante”.
2-
Visão pedagógica sobre a aprendizagem:
¢A
troca e a transmissão de conhecimentos, foca
o lúdico e trabalha com os conhecimentos prévios dos alunos e sempre
contextualiza.
3 –
Metodologia de ensino e aprendizagem:
¢O
Município fornece os livros, estando ligados aos temas atuais do cotidiano,
aplica atividades livres no caderno ou coletivo.
4-Formas
de avaliação:
¢Mantém
as provas tradicionais. Por ter uma visão diferenciada, faz uma correção
diferenciada em: Livros bimestrais, utilizando trabalhos, atividades individuais ou em grupo,
avalia também por bimestre a participação e o comportamento em sala de aula.
diferenciada em: Livros bimestrais, utilizando trabalhos, atividades individuais ou em grupo,
avalia também por bimestre a participação e o comportamento em sala de aula.
Escola municipal Jhair Ribeiro
Professora: Maria
1-
Postura do professor e sua relação interpessoal com o aluno:
¢Hora de atividade para ela é hora de estudar, ela diz ser muito reservada, e não gosta de
se expor muito.
¢Tem uma forte atração por explicar todo o conteúdo da atividade dada em sala ou em
qualquer outro ambiente, basicamente é uma professora dinâmica, essas são suas
afirmações.
2-Visão
pedagógica sobre a aprendizagem:
¢Ela tem dois polos importantes: 1º Cognitivo do individuo, 2º Individuo na sociedade, os
dois estão interligados ao todo.
¢
Quanto mais é valorizado a aprendizagem, mais é a satisfação do aluno, diz a
professora Maria.
3-
Metodologia de ensino e aprendizagem:
¢Ela segue o método da escola que é tradicional, e sua própria metodologia, as duas
elaboram atividades em sala de aula com a participação de todos, deixa também
aulas
livres.
4-Formas
de avaliação:
¢Suas formas de avaliação costumam ser normais: Avaliação é a cada Trimestre,junto
com as provas e
trabalhos. “Acredito mais na
participação em sala aos meus olhos do que
a prova individual, que acaba
provocando nervosismo deixando o aluno
sem concentração
para conclui-la. Minha avaliação acaba sendo todos os
dias em que observo quem progride
mais”.
CONCLUSÃO
¢Analisando as entrevistas com as Professoras: Rosana e Maria podemos observar que
as duas estão de acordo com a Teoria de Gestalt e
vigotski pois trabalham com uma visão
diferenciada, trabalhando individualmente e em grupo para perceber as crianças
como elas
são. Entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em
sua totalidade.
Para a professora Rosana conversar com os
alunos é importante, ela adota assim a teoria
de Vigoski que compreende que
nosso desenvolvimento está vinculado da mediações que
realizamos ou das quais
participamos.
Seguindo vigoski também a professora Maria,
é dinâmica e acredita que é importante que
a criança esteja envolta de
oportunidades de aprendizagem, pautadas num ensino
sistematizado (de
qualidade), quando ela avalia seus alunos todos os dias.
Já a primeira entrevistada, professora Ana,
utiliza um método tradicional não se encaixando
nas teorias citadas, pois vai
contra as ideias dos teóricos citados no trabalho.
Ao concluir esse trabalho podemos
observar a resistência de alguns educadores em
relação a educação inovadora.
Poderia ser ministrado cursos a estes professores com o
intuito de melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo
sóciohistórico (2a.
ed.). São
Paulo: Scipione, 1995.
KOFFKA,
W. Princípios da Psicologia da Gestalt. Cultrix, SP.
MIZUKAMI,
Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. Abordagem
Tradicional. São Paulo: EPU, 1986.119p.p.7-18.
Nenhum comentário:
Postar um comentário