sexta-feira, 4 de julho de 2014

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO - PROJETO MULTIDISCIPLINAR III



ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar III



NOME
Elaine Cristina Mariano






Atividade de Autodesenvolvimento




2014






ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar III








Atividade de Autodesenvolvimento





Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar III, 
apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para avaliação
 da Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da professora tutora
 Ana Paula Ferreira Guedes de Siqueira.




Anhanguera Educacional
2014









SUMÁRIO



Página
1
Introdução

3

2
Desenvolvimento

4
3
Considerações Finais

5
4
Referências bibliográficas

6



  
1 - Introdução


 O presente trabalho é sobre a letra da Música “Estudo Errado” e o tema da entrevista “Aprender Sonhando”, que fala sobre métodos tradicionais e a aprendizagem baseada em projetos.
O objetivo deste trabalho é mostrar os pontos convergente e divergente do método tradicional com a aprendizagem por projetos.
A metodologia utilizada foi um resumo baseado nas aulas do Ambiente Virtual e em pesquisas Bibliográficas.


 2 - Desenvolvimento

Analisando  a letra da música “Estudo Errado”,  relata as características de uma escola tradicional e conservadora, em que o aluno decora, copia, memoriza e não entende os conteúdos programados que nada tem a ver com a realidade em que vivem.

Nos métodos tradicionais os professores assumem um papel de detentores do saber, com posturas rígidas e sem  interação com seus alunos,  sem  atenção às suas dificuldades, onde os alunos aceitam de forma passiva.

 Analisando a aprendizagem baseada em projetos, tema da entrevista “Aprender Sonhando”,  diverge deste ensino conservador, onde coordenadores, professores e  alunos trabalham juntos, pois a interação é a principal vantagem dos projetos.

Neste modelo de aprendizagem o professor é um mediador, facilitador e interage com seus alunos, onde os alunos  tem a oportunidade de confrontar problemas, trabalhando em grupo, discutindo sobre questões atuais que estão relacionadas à realidade em que vivem. 




 3- Considerações finais
         
Neste trabalho abordamos os assuntos Métodos Tradicionais e Aprendizado baseado em Projetos e conclui que o método tradicional não contribui para  o aprendizado do aluno que decora e depois esquece,  onde o aluno não  desenvolve a sua autonomia, senso crítico e que nada tem a ver com  sua realidade. Já no aprendizado baseado em projetos o professor interage com o aluno, propiciando a este um aprendizado de acordo com sua realidade, onde o aluno aprende a confrontar problemas.
Este trabalho foi muito importante para o meu conhecimento, pois me mostrou  que para propiciar um aprendizado eficaz é preciso dar ao aluno condições de se expressar  e desenvolver a sua auto crítica e a aprender a trabalhar em grupo. 

4- Referências Bibliográficas .


Aprender sonhando – Nilbo Nogueira (entrevista), disponível em: <http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0084.asp>
Estudo Errado - Gabriel O Pensador (Letra da música) disponível em:
 <http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/66375/>
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS