ANHANGUERA
EDUCACIONAL
Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar III
NOME
|
|
Elaine Cristina Mariano
|
Atividade
de Autodesenvolvimento
2014
2014
ANHANGUERA
EDUCACIONAL
Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar III
Atividade
de Autodesenvolvimento
Trabalho
desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar III,
apresentado à
Anhanguera Educacional como exigência para avaliação
da Atividade de Autodesenvolvimento,
sob orientação da professora tutora
Ana Paula Ferreira Guedes de Siqueira.
Anhanguera
Educacional
2014
SUMÁRIO
Nº
|
Página
|
|
1
|
Introdução
|
3
|
2
|
Desenvolvimento
|
4
|
3
|
Considerações Finais
|
5
|
4
|
Referências bibliográficas
|
6
|
1 - Introdução
O
presente trabalho é sobre a letra da Música “Estudo Errado” e o tema da
entrevista “Aprender Sonhando”, que fala sobre métodos tradicionais e a
aprendizagem baseada em projetos.
O
objetivo deste trabalho é mostrar os pontos convergente e divergente do método
tradicional com a aprendizagem por projetos.
A
metodologia utilizada foi um resumo baseado nas aulas do Ambiente Virtual e em
pesquisas Bibliográficas.
2 - Desenvolvimento
Analisando a letra da música “Estudo Errado”, relata as características de uma escola tradicional e conservadora, em que o aluno decora, copia, memoriza e não entende os conteúdos programados que nada tem a ver com a realidade em que vivem.
Nos métodos tradicionais os
professores assumem um papel de detentores do saber, com posturas rígidas e
sem interação com seus alunos, sem atenção às suas dificuldades, onde os alunos
aceitam de forma passiva.
Analisando
a aprendizagem baseada em projetos, tema da entrevista “Aprender
Sonhando”, diverge deste ensino
conservador, onde coordenadores, professores e
alunos trabalham juntos, pois a interação é a principal vantagem dos
projetos.
Neste
modelo de aprendizagem o professor é um mediador, facilitador e interage com
seus alunos, onde os alunos tem a
oportunidade de confrontar problemas, trabalhando em grupo, discutindo sobre
questões atuais que estão relacionadas à realidade em que vivem.
3- Considerações finais
Neste
trabalho abordamos os assuntos Métodos Tradicionais e Aprendizado baseado em
Projetos e conclui que o método tradicional não contribui para o aprendizado do aluno que decora e depois
esquece, onde o aluno não desenvolve a sua autonomia, senso crítico e
que nada tem a ver com sua realidade. Já
no aprendizado baseado em projetos o professor interage com o aluno,
propiciando a este um aprendizado de acordo com sua realidade, onde o aluno
aprende a confrontar problemas.
Este
trabalho foi muito importante para o meu conhecimento, pois me mostrou que para propiciar um aprendizado eficaz é
preciso dar ao aluno condições de se expressar
e desenvolver a sua auto crítica e a aprender a trabalhar em grupo.
4- Referências Bibliográficas .
Aprender sonhando – Nilbo
Nogueira (entrevista), disponível em:
<http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0084.asp>
Estudo Errado - Gabriel O Pensador (Letra
da música) disponível em:
<http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/66375/>
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem
baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio.
2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário