domingo, 6 de julho de 2014

A LINGUAGEM E A REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA






Objetivo do capítulo



¢Analisar o uso da cartografia como linguagem no processo de letramento e alfabetização geográfica;

¢Análises em relação ao processo de aprendizagem nas relações iniciais do ensino fundamental;
¢Alfabetizar: é ensinar a ler. 
¢Letramento:  resultado da ação de ensinar a ler e escrever. 
¢Ensinar a ler em Geografia significa criar condições para que a criança leia o espaço vivido, utilizando a cartografia como linguagem para que haja o letramento geográfico.  
 
   ¢  Ensinar a ler o mundo é um processo que se
     inicia quando a criança reconhece os lugares
     e os símbolos dos mapas, conseguindo identificar
     as paisagens e os fenômenos cartografados e
      atribuir sentido ao que está escrito.








 A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ENVOLVE DIVERSOS PROCESSOS, TANTO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS QUANTO DE CONHECIMENTO DOCENTE.




                                           
                                                           CARTOGRAFIA



  ¢A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.

¢Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos.

¢A cartografia é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem.


Um pouco de história...                        O surgimento 

¢Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C pelos gregos que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental.
 

                            
¢O mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila, representando um Estado.

¢A confecção de um mapa normalmente começa a partir da redução da superfície da Terra em seu tamanho. Em mapas que figuram a Terra por inteiro em pequena escala, o globo se apresenta como a única maneira de representação exata.

¢A transformação de uma superfície esférica em uma superfície plana recebe a denominação de projeção cartográfica.
¢Na pré-história, a Cartografia era usada para delimitar territórios de caça e pesca. ¢Na Babilônia, os mapas do mundo eram impressos em madeira, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (século III a.C.) que construíram as bases da cartografia moderna, usando um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes. 
¢Na Babilônia, os mapas do mundo eram impressos em madeira, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (século III a.C.) que construíram as bases da cartografia moderna, usando um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes.  
¢Ptolomeu desenhava os mapas em papel com o mundo dentro de um círculo. Com a era dos descobrimentos, os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos. Após a descoberta do novo mundo, a cartografia começou a trabalhar com projeções de superfícies curvas em impressões planas.  

 Atualmente...

¢Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro. As fotografias aéreas são feitas de maneira que, sobrepondo-se duas imagens do mesmo lugar, obtém-se a impressão de uma só imagem em relevo. Assim, representam-se os detalhes da superfície do solo. Depois, o topógrafo completa o trabalho sobre o terreno, revelando os detalhes pouco visíveis nas fotografias. 

Referência
Pág. 24

¢Em Geografia, a leitura da paisagem e dos mapas não é apenas uma técnica, mas é utilizada com o objetivo de dar ao aluno condições de ler e escrever o fenômeno observado. 
¢Ao se apropriar do tratado da leitura, ele compreende a realidade vivida, consegue interpretar os conceitos que estão implícitos nele. 
¢No processo de apropriação da leitura  e escrita, a maioria das crianças faz distinção entre um texto e um desenho, indicando que este serve ‘para olhar’ e aquele, ‘para ler’ – começa a perceber as relações sociais nele existentes.
 ¢Em Geografia, a leitura que se faz do entorno ou dos mapas e das imagens tem a mesma finalidade – para olhar e para ler – mas, a possibilidade de utilizar diferentes linguagens proporciona aos alunos meios para comparar o que é  do nível da sua imaginação com os fenômenos reais que organizam o espaço geográfico.
Letramento geográfico 
¢A leitura e a escrita que o aluno faz da paisagem estão carregadas de fatores culturais, psicológicos e ideológicas. Por isso que ler  e escrever sobre o lugar  de vivencia é mais que uma técnica de leitura: é compreender as relações existentes entre os fenômenos analisados, caracterizando o letramento  geográfico, com base nas noções cartográficas. Exemplo: Trajeto de casa para escola.  
¢O letramento geográfico é o ponto de partida para estimular o raciocínio espacial do aluno, articulando a realidade com os objetos e os fenômenos  a partir das noções cartográficas. Noções: área, ponto e linha; escala e proporção; legenda, visão vertical e oblíqua,  imagem bidimensional e tridimensional, reconhecimento das direções, tendo  o corpo como ponto de referência.  
                                                        
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
                                                  


CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL







Mapas mentais
  
¢Representações  em que não há preocupação com a perspectiva ou qualquer convenção cartográfica. Reconhecer o local da vivência, localizar os objetos, deslocamento, identificar as direções são conteúdos elementares que devem ser desenvolvidos com os alunos desde a educação infantil.



¢Os mapas mentais são representações que revelam  os valores que os indivíduos têm dos lugares, dando-lhes significados  ou sentidos ao espaço vivido.
   
    



A leitura de uma planta cartográfica reforça na formação dos  conceitos científicos










. ¢Assim  nos momentos do ensino fundamental o aluno poderá fazer leituras de mapas ou, em outras palavras, será educado para a visão cartográfica.
       




OS DESENHOS
 
¢Os desenhos são considerados representações gráficas  ou mapas mentais elaborados  a partir da memória.

¢Os desenhos são pontos de partida para explorar o conhecimento que têm da realidade e dos fenômenos que querem representar.

Desenho:

Desenhar a sala de aula e seus elementos(carteiras, quadro de giz,...);








                              

  
Dicas para utilizar a cartografia nas séries iniciais 

 ¢Preocupar-se com o exercício da cartografia do cotidiano da própria escola, bairro e residência do educando;


¢Introduzir o professorado das séries iniciais no contexto de uma formação sólida da linguagem da cartografia;


                                   



Atividades Propostas 

Alfabetização cartográfica e leitura de mapas

Conceitos principais da cartografia, a redução (o conceito de escala) e projeção;


Visualização cartográfica

É uma nova forma de conceber a cartografia digital;


Cartografia multimídia

Baseia-se na combinação de mapas com outras formas de mídia, tais como, textos, figuras, vídeos, permitindo a sua integração e apresentações.
 Retrato:
Simular tomadas de fotos, "de perto" e "de longe", com uma "máquina fotográfica" de caixa de sapato, ou outra qualquer;


Maquete:

Representar a sala de aula através de maquetes, utilizando sucata.


 
¢A cartografia esteve relacionada ao mapeamento dos lugares que eram descobertos e registrados  pelos viajantes. Esses relatos transformaram em mapas, com finalidade de mostrar todos  fenômenos distribuídos territorialmente.

¢ O Mapa territorializa os registros dos documentos.
                                                              
Geografia e o senso comum
     
¢A cartografia escolar ainda é entendida como uma técnica e um conjunto de conteúdos – escala, fuso horário, coordenadas geográficas, projeções cartográficas e tipos de mapas – que são trabalhados como assuntos que se complementam, mas não têm muita relação.
¢A cartografia é uma linguagem e tem uma metodologia na educação geográfica.

 ¢A criança precisa entender as variáveis visuais como uma linguagem, assim se dá o letramento geográfico, com compreensão, das noções cartográficas. 

¢No Brasil, os estudos cartográficos se deu na década de 70, com as pesquisas das professoras Lívia e Tomoko, que ensinaram a cartografia como um meio de comunicação e linguagem e não apenas como uma técnica. 

Linguagem cartográfica

¢Conjunto de símbolos e regras (orientação, legenda, escala de cores etc) que permite a leitura e a elaboração de mapas. 
¢Os mapas são importantes instrumentos de análise do espaço geográfico; 
¢Os mapas permitem resumir, sintetizar informações do espaço geográfico; 
¢Para ler um mapa é necessário conhecer um conjunto de símbolos e regras que constituem a linguagem cartográfica;

ELEMENTOS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA LEITURA DE MAPAS 
    
¢TÍTULO 

¢LEGENDA 
¢FONTE DA INFORMAÇÃO 

¢DATA DA INFORMAÇÃO E DA CONFECÇÃO DO MAPA

¢ESCALA

¢ELEMENTOS AUXILIARES


¢MOLDURA 

 Pág. 31

¢Se desde a educação infantil a criança tiver acesso aos procedimentos e aos códigos relativos à linguagem cartográfica, não temos dúvida de que ela ampliará a sua capacidade cognitiva de leitora de mapas, e dessa maneira fará parte das análises cotidianas. 
¢A cartografia estimula a criança ao desenho, a grafia das formas geométricas e a criação dos signos e sinais, desenvolver e interpretar a descrição, comparação, relação e síntese de mapas e croquis.




  

¢Na cartografia o significante está relacionado com o que a criança desenha e  o significado é o que ela pensa. Aos poucos ela vai representando e criando seu próprio sistema de representação iniciando  o letramento cartográfico.






A cartografia proporciona...

¢Leitura, compreensão, vivência do espaço e  descrição.



  Pág. 34 e 35 

¢Para a Língua Portuguesa, ler não significa decifrar, assim como escrever não significa copiar.
¢Para a Geografia, descrever o espaço não significa que a criança entenda toda a dinâmica que o constitui e percebê-lo não significa que está apta a representá-lo.


  
¢A imagem percebido pela criança, o caminho que ela faz para casa até a praça ou supermercado ou, ainda, a escola, deve ter um valor para a orientação do espaço vivido, permitindo-lhe operar dentro do ambiente em que vive.









¢O mapa mental contribui para a criança entender o lugar em que vive, a distancia entre os
lugares, a direção que se deve tomar. A distância espacial que o mapa representa e do
processo de comparar as distancias existentes na mapa e na realidade.

¢Faz parte da elaboração de mapas escolher e hierarquizar os fenômenos representados, sendo necessário selecionar, agrupar e classificar os símbolos que serão utilizados na legenda.

¢A legenda é um sistema de símbolos e signos utilizados para representar os fenômenos de um lugar. Todos os mapas temáticos como os climas, desmatamento, uso do solo, população, fluxo migratório, recursos hídricos, entre outros.   

¢Quanto à escala, não se avalia apenas a relação de tamanho do desenho comparando o real à representação. Verifica-se nos desenhos a continuidade ou descontinuidade da área representada; a separação dos lugares, por exemplo, indica que eles estão isolados embora façam parte de um conjunto.   





Concluindo...

¢Ao tratarmos do ensino de Geografia, analisamos o papel da cartografia no processo de
aprendizagem. Para compreender as relações existentes no lugar de vivencia, é imprescindível que a criança desenvolva a capacidade de ler o mundo e o raciocínio geográfico para que possa, também, ler e elaborar mapas.

 
Tipos de mapas

Os mapas podem ser divididos em vários tipos e a sua classificação varia de acordo com o tema tratado. Por esse motivo, dá-se o nome de mapas temáticos.
  
Mapas físicos 
  
¢Mapas físicos: são mapas que representam a superfície física da terra, como as formas de relevo, a hipsometria (as altitudes da terra divididas em cores), a hidrografia, o clima, entre outros.




Mapas econômicos


¢Mapas econômicos: são mapas que representam a produção do espaço econômico, isto é, as atividades econômicas de uma determinada área, bem como a distribuição de dados estatísticos, por exemplo: a receita financeira dos estados brasileiros, o índice de População Economicamente Ativa (PEA) de uma região etc.







Mapas demográficos


¢Mapas demográficos: trata-se da representação espacial das populações, como índices populacionais, taxas de analfabetismo, migrações etc.

Mapas políticos

¢Mapas políticos: representam as divisas e fronteiras entre países e/ou entre unidades federativas estabelecidas e consolidadas politicamente



Mapas históricos


¢Mapas históricos: são mapas utilizados para representar algum acontecimento em algum período histórico, como as áreas colonizadas no Brasil até o século XVII.





 Mapas estilizados


¢Mapas estilizados: são mapas em que não há a representação fiel das proporções das diferentes áreas do espaço geográfico, alterando suas formas conforme as informações.





  
 





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