terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

ENADE


 
Pedagogia
2015.2

1 // ENADE2014 (ID 24236)
Com a globalização da economia social por meio das organizações não governamentais, surgiu uma discussão do conceito de empresa, de sua forma de concepção junto às organizações brasileiras e de suas práticas. Cada vez mais, é necessário combinar as políticas públicas que priorizam modernidade e competividade com o esforço de incorporação dos setores atrasados, mais intensivos de mão de obra. FONTE: Disponível em: <http://unpan1.un.org>. Acesso em: 4 ago. 2014 (adaptado).
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.
I. O terceiro setor é uma mistura dos dois setores econômicos clássicos da sociedade: o público, representado pelo Estado, e o privado, representado pelo empresariado em geral.
II. É o terceiro setor que viabiliza o acesso da sociedade à educação e ao desenvolvimento de técnicas industriais, econômicas, financeiras,  políticas e ambientais.
III. A responsabilidade social tem resultado na alteração do perfil corporativo e estratégico das empresas, que têm reformulado a cultura e a filosofia que orientam as ações institucionais.
Está correto o que se afirma em:
  • II e III, apenas.
  • I, II e III.
  • I, apenas.
  • II, apenas.
  • I e III, apenas. X

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2 // ENADE2014 (ID 24244) 
O  quadro  a  seguir  apresenta  a  proporção   (%) de trabalhadores por faixa de tempo gasto no deslocamento casa trabalho, no Brasil e em três cidades brasileiras.


Com base nos dados apresentados e considerando a distribuição da população trabalhadora nas cidades  e as políticas públicas direcionadas à mobilidade urbana, avalie as afirmações a seguir.

I. A distribuição das pessoas por faixa de tempo de  deslocamento casa trabalho na região metropolitana do Rio de Janeiro é próxima à que se verifica em São Paulo, mas não em Curitiba e na média brasileira.
II. Nas metrópoles, em geral, a maioria dos postos de trabalho está localizada nas áreas urbanas centrais, e as residências da população de baixa renda estão concentradas em áreas irregulares ou na periferia, o que aumenta o tempo gasto por esta população no deslocamento casa trabalho e o custo do transporte.
III As políticas públicas referentes a transportes urbanos, como,  por  exemplo,  Bilhete  Único e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ao serem implementadas, contribuem para redução do tempo gasto no deslocamento casa trabalho e
do custo do transporte.

É correto o que se afirma em:
  • II e III, apenas.
  • I, II e III. X
  • I, apenas.
  • III, apenas.
  • I e II, apenas.

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3 // KROTON (ID 24243) 
As mulheres frequentam mais os bancos escolares que os homens, dividem seu tempo entre o trabalho e os cuidados com a casa, geram renda familiar, porém continuam ganhando menos e trabalhando mais que os homens.
As políticas de benefícios implementadas por empresas preocupadas em facilitar a vida das funcionárias que têm criança pequena em casa já estão chegando ao Brasil. Acordos de horários flexíveis, programas como auxílio-creche, auxílio-babá e auxílio-amamentação são alguns dos benefícios oferecidos.

Disponível em:<http://wwwl.folha.uol.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).






Considerando o texto e o gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. O somatório do tempo dedicado pelas mulheres aos afazeres domésticos e ao trabalho remunerado é superior ao dedicado pelos homens, independentemente do formato da família.
II. O fragmento de texto e os dados do gráfico apontam para a necessidade de criação de políticas que promovam a igualdade entre os gêneros no que concerne, por exemplo, a tempo médio dedicado ao trabalho e remuneração recebida.
III. No fragmento de reportagem apresentado, ressalta-se a diferença entre o tempo dedicado por mulheres e homens ao trabalho remunerado, sem alusão aos afazeres domésticos.

É correto o que se afirma em: 

  • II e III, apenas.
  • I, II e III.
  • I, apenas.
  • III,  apenas.
  • I e II, apenas. X

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4 // ENADE2014 (ID 24245) 
Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência.

Iniciaram-se inúmeras  transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 (adaptado).

A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX.
  • Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas. X
  • Os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitaram manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
  • A industrialização  ocorreu,  independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
  • O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
  • Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.

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5 // RENATO SOUZA DELLOVA (ID 49989) 
Sobre a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), pode-se afirmar que:
  • O Canadá poderia requerer sua adesão como país membro da ALADI, na qualidade de membro originário da OEA.
  • Os acordos de alcance parcial se referem exclusivamente a regras fitossanitárias para a liberalização agrícola entre os países membros da ALADI.
  • Apesar de haver sido expressamente denunciada no Acordo da ALALC, o Tratado de Montevidéu ainda tem relevância política para o Brasil.
  • O México foi obrigado a denunciar a ALADI quando aceitou participar como membro pleno do NAFTA.
  • A ALADI estabelece uma área de preferências econômicas, composta inclusive por uma preferência tarifária regional. X

Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
A ALADI tem preferência tarifária regional, acordos de alcance regional e acordos de alcance parcial.

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6 // ENADE 2008 (ID 1316) 0 pontos 
Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador?
  • Contribuir para as soluções práticas exigidas pelo cotidiano, auxiliando na elaboração do planejamento escolar.
  • Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano. X
  • Atender à necessidade de organização do pensamento com vista a um melhor desempenho didático-pedagógico.
  • Dominar o conhecimento historicamente produzido pela humanidade visando a uma cultura erudita.
  • Reunir informações sobre a existência humana para orientar a forma de organizar sua vida privada.

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7 // ENADE_2005 (ID 918)
A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível – e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.

(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.)

O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.
Este contraponto é expresso por:

I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
São corretos:
  • II, III e IV, apenas. X
  • I, II, III e IV.
  • I e II, apenas.
  • III e IV, apenas.
  • I, II e III, apenas.

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8 // UNIASSELVI (ID 3844)  
Sabemos que o fenômeno da globalização e o neoliberalismo apresentam consequências diretas na educação. Sobre essa relação, assinale a alternativa CORRETA:
  • Os benefícios e a qualidade de vida oportunizados pela globalização e neoliberalismo atingem todos os cidadãos.
  • O crescimento dos países acontece homogeneamente, fazendo com que enriqueçam ou não juntos.
  • Essa relação possibilita avanços acelerados no desenvolvimento de novas tecnologias no campo das múltiplas ciências. X
  • Por mais que a globalização e o neoliberalismo estejam presentes na sociedade, não influenciam na vida cotidiana da população.

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9 // ENADE 2008 (ID 1325) 
A racionalidade científica, forma dominante de pensar e de agir na Modernidade, transformou o homem e sua ação em objetos de investigação. Passaram a ser tratados da mesma forma que as “coisas” e os fenômenos da natureza, como “objetos” fixos, imutáveis. O historicismo veio a se opor a essa perspectiva positivista, chamando a atenção para a dimensão histórica da existência, do mundo e da sociedade. As vertentes da pesquisa em educação que acompanharam essa discussão incorporaram ideias do historicismo e trouxeram para a prática da investigação o pressuposto de que:
  • O conhecimento da realidade só é possível por meio do controle do fenômeno educacional.
  • O conhecimento educacional depende da compreensão dos processos sócio-históricos. X
  • A pesquisa educacional supõe a existência de métodos previamente definidos.
  • A objetividade e a universalidade do conhecimento são garantidas pelos métodos de pesquisa.
  • A metodologia da pesquisa determina a produção dos conhecimentos histórico-educacionais.

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10 // KROTON (ID 12242)
É preciso estar preparado para atuar pedagogicamente com as novas tecnologias na escola. Essa preparação passa pelo rompimento do velho paradigma e pela aceitação e incorporação de um novo modelo. Leia as alternativas abaixo e assinale aquela que representa o novo paradigma:
  • A relação professor aluno é vertical: a experiência do professor é repassada ao aluno, ou seja, o aluno aprende o que o professor já sabe, já pesquisou e já aprendeu.
  • Os procedimentos metodológicos: são meios utilizados para promover a aprendizagem. Colocam o aluno em contato com fontes de pesquisa e conhecimento. Utilizam recursos diversificados e inovadores como auxiliares no processo de aprendizagem. O professor utiliza os recursos tecnológicos como recurso para estimular a aprendizagem. X
  • O professor é detentor e transmissor do saber: detém o conteúdo, repassa ao aluno e avalia.
  • O aluno é receptor: recebe passivamente os conhecimentos prontos e selecionados pelo crivo do professor. Ouve as explicações e reproduz o que o professor almeja que aprenda, diga, pense e escreva.
  • A sala de aula: é o espaço de transmissão do saber e da cultura, no qual o aluno escuta e recebe e o professor lhe repassa o conhecimento. É restrito ao espaço escolar.

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11 // ENADE_2011 (ID 446)
Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.

A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois
  • busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
  • abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
  • articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
  • tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
  • propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola. X

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12 // UNIASSELVI (ID 3872) 
Os conteúdos de ensino fazem parte do trabalho do professor, auxiliando no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas trabalhadas no dia a dia. Com base nesta consideração, assinale a alternativa CORRETA que define os conteúdos de ensino:
  • Recorte de saberes científicos, didaticamente selecionados e preparados para serem objeto de trabalho pedagógico.
  • Saberes acadêmicos considerados cientificamente válidos e socialmente relevantes, a serem objeto de trabalho pedagógico, normalmente encontrados nos livros didáticos.
  • Conjunto de saberes e competências que são organizados pedagógica e dialeticamente, tendo em vista a apropriação funcional do conteúdo programático. X
  • Conjunto de conhecimentos a serem ensinados em uma determinada disciplina no decorrer do ano letivo, auxiliando o educando no desenvolvimento de suas aptidões.

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13 // KROTON (ID 12064) 
Buscando efetivar um ensino que levasse o aluno à aprendizagem, a professora Eliane planejou uma aula sobre a tabuada, com uma turma de quarto ano do ensino fundamental. Iniciou a aula com uma explicação. Em seguida, aplicou exercícios. Na aula seguinte, retomou o conteúdo. Tomou oralmente a tabuada e aplicou novos exercícios.  Como tarefa de casa, propôs que os alunos fizessem três vezes a tabuada. Nas aulas seguintes, novamente tomou a tabuada e aplicou exercícios. Repetiu essa prática por vários dias. Ao final de um período de duas semanas de aula, aplicou uma prova. Constatou que somente metade da turma tinha aprendido a tabuada. A partir da situação apresentada é correto afirmar que:
  • A professora Eliane, conhece as tendências pedagógicas e adota a tendência tecnicista, valorizando a eficácia e eficiência do ensino, uma vez que repete várias vezes as atividades e enfatiza os recursos de ensino.
  • A professora Eliane realizou uma prática de ensino baseada em uma tendência pedagógica progressista, que valoriza a descoberta do processo mental da construção da tabuada.
  • As aulas da professora Eliane, foram bem elaboradas, porém os alunos não aprenderam, pois não se dedicam e estudam o suficiente, visto que a família não se envolve na aprendizagem do aluno.
  • As aulas da professora Eliane foram realizadas com base em uma prática de ensino centrada na tendência tradicional que valoriza a memorização, a repetição e a mecanização dos conteúdos. X
  • As aulas da professora Eliane, foram planejadas com base na tendência da escola nova, pensando no aluno, no seu processo mental de descoberta, de construção individual e de aprender a aprender, bem como aprender fazendo.

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14 // ENADE2014 (ID 24996) 
O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma  prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como temas transversais as questões da ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual.
Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem  a questões  importantes,  urgentes e presentes de várias  formas  na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para o seu debate.

                          Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética.
Brasília: MEC/SEF,1997 (adaptado).

O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver
                   1. I. a consciência da condição sócio histórica da sociedade brasileira, que carrega marcas de autoritarismo.
                  2. II. a consciência de uma sociedade  para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição socioeconômica.
                  3. III. o pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de exercer o seu direito de voto.
                  4. IV. a capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando se e respeitando opiniões divergentes. 
                  5. V. a capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social. 

É correto apenas o que se afirma em
  •  III, IV e V.
  • II, III, IV e V.
  • I e II.
  • I,II e III.
  • I, IV e V. X

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15 // UNIASSELVI (ID 1950) 
A gestão escolar democrática surgiu na instituição para melhorar/mudar/transformar a gestão, apoiando-se em novas ideias e no estabelecimento de relações, tanto dentro quanto fora da escola. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que define o que se entende por uma gestão democrática:
  • É dar liberdade aos alunos para fazerem apenas atividades que tiverem interesse.
  • É uma gestão que não envolve a comunidade nas decisões, poupando-a de problemas e insatisfações.
  • É uma gestão que melhora a convivência humana, valorizando a cultura, a opinião e a história do seu povo. X
  • É algo que veio para facilitar o controle dos acontecimentos ocorridos na escola.

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16 // KROTON (ID 11981)
De acordo com Zabala (1998), conceitos se referem a um conjunto de fatos, objetos que têm características  comuns. Conceitos são representados por palavras que têm um significado específico, que produzem uma imagem mental ( CAMPOS e NIGRO, 2009). Para a aprendizagem de conceitos deve haver compreensão, portanto, o aluno deve entender seu significado. Visando à  aprendizagem de conceitos o professor poderá:
  • Favoreça modelos das atitudes que se queiram desenvolver
  • Proporcione ao aluno atividades como registro de dados das atividades práticas e outros procedimentos
  • Elaborar atividades que possam relacionar os conteúdos de  aprendizagem com as concepções prévias dos alunos, atividades que favoreçam a atividade mental que deem significado e funcionalidade ao conceito X
  • Aproveitar situações de conflito vinculados à realidade visando a conscientização dos alunos
  • Proporcionar momentos de reflexão critica sobre assuntos diversos pertinentes à situações cotidianas, como também  de determinadas regras sociais

Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
Para aprendezagem de cocneitos o professor poderá elaborar atividades que possam relacionar os conteúdos de  aprendizagem com as concepções prévias dos alunos e favoreçam a elaboração de significados pelos alunos.


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17 // UNIASSELVI (ID 2343)
Segundo Sacristán (2000), o processo de desenvolvimento do currículo passa por várias fases: currículo prescrito, currículo apresentado ao professor, currículo modelado pelos professores, currículo em ação, currículo realizado, currículo avaliado. Referente ao Currículo Realizado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SACRISTÁN, Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • Trata-se de um programa comum a todas as instituições de ensino que realizam as mesmas atividades.
  • Trata da pressão exercida sobre os professores referentes às validações e ideologias.
  • Trata-se das experiências vivenciadas na prática educativa que não estão explícitas no currículo oficial. X
  • Trata-se do ensino profissionalizante aplicado somente em escolas técnicas e universidades.

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18 // Raquel (ID 12696) 
Sabe-se que o currículo escolar é um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados pela escola. Diante dessa complexidade, qual alternativa abaixo está incorreta por apresentar, de uma forma muito simplista, o conceito de currículo?
  • É indispensável que a escola se reúna para discutir a concepção atual de currículo expressa tanto na LDBEN quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
  • Todas as questões anteriores estão incorretas.
  • Podemos definir o currículo escolar como uma grade curricular. X
  • O currículo abrange tudo o que ocorre na escola, as atividades programadas e desenvolvidas sob a sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos, na própria escola ou fora dela, e isso precisa ser muito bem pensado na hora de elaborar um projeto político-pedagógico.
  • A Base Nacional Comum é, portanto, uma dimensão obrigatória dos currículos nacionais e é definida pela União.

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19 // KROTON (ID 12054) 
Não há como pensar avaliação da aprendizagem escolar de forma isolada, ou seja, sem compreendê-la no âmbito do contexto educativo ao qual se insere e suas relações. A avaliação precisa estar atrelada aos elementos do processo educativo. Assinale a alternativa que apresenta a relação incorreta entre avaliação e o elemento do processo educativo.
  • Conteúdos escolares – na avaliação é necessário contemplar os conteúdos de ensino, tendo como foco o que vale a pena ser avaliado do que foi ensinado e dos conteúdos trabalhados, assim o que será avaliado deve corresponder ao que foi ensinado e, consequentemente ao que foi aprendido.
  • Metodologia - A avaliação e a metodologia são indissociáveis e necessitam ser coerentes, pois não há como pensar em avaliação de maneira isolada da metodologia e da forma de ensinar do professor em sala de aula.
  • Projeto político pedagógico (PPP) - a avaliação é desvinculada do projeto político pedagógico, pois este não constitui um elemento do processo educativo, mas, uma proposta pedagógica. X
  • Planejamento escolar – a avaliação necessita ser pensada já no momento do planejamento, considerando a necessidade de articulação entre os elementos que o compõe e a realidade educacional em que está inserida.
  • Objetivos educacionais – a avaliação possui relação muito próxima com os objetivos educacionais, visto que são os objetivos que delimitam o caminho da avaliação, isto é, avalia-se o que se espera que o aluno aprendeu.

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20 // KROTON (ID 12261) 
O conhecimento histórico não se confunde com a realidade passada, pois é construído em uma determinada época, comprometido com questões do seu próprio tempo. (Parâmetros Curriculares Nacionais – História e Geografia.)

Existe um consenso entre a maioria dos historiadores de que o passado não pode ser resgatado tal qual aconteceu, ele só pode ser reconstruído em função das questões colocadas pelo presente.
(Maria Auxiladora Schimidt. A formação do professor e o cotidiano da sala de aula: entre o embate, o dilaceramento, e o fazer histórico. In: II Encontro – Perspectivas do Ensino de História – Anais.)


A partir destas assertivas, é possível concluir que:
  • não existe elo entre passado, presente e futuro pois são tempos interdependentes, pois não há como analisá-los em uma investigação histórica.
  • passado e presente são interdependentes, pois o historiador só pode compreender esse passado a partir dos questionamentos feitos no seu próprio tempo. X
  • ao recuperar o passado, é necessário distanciar-se das questões do presente, evitando assim a produção de uma história imediata.
  • o passado é único e as transformações que ocorrem não modificam a leitura sobre este, cabendo apenas ao historiador/professor mostrá-lo aos alunos como algo acabado e não questionável, não passível a interpretações.
  • a realidade presente faz parte do trabalho didático apenas enquanto fator de motivação dos alunos, já que o objeto da História é apenas voltar o olhar para o passado e descrevê-los isoladamente do contexto presente.

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21 // 2014 (ID 12395) 
A sociedade moderna coloca a organização do trabalho como sendo um dos seus pressupostos básicos para a ação educativa. Assim, o trabalho como princípio educativo pensada por Marx, vem aparecendo como um importante norteador das ações educativas de uma escola. A própria LDB situa, em seu art. 3, a vinculação que deve existir entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Nessa perspectiva, a importância do trabalho como princípio educativo se deve porque ele:  
  • Não potencializa nada, pois a relação trabalho e escola não está instituída socialmente.
  • Proporciona a compreensão do processo histórico da produção científica e tecnológica para transformação e ampliação das condições naturais de vida, das capacidades e potencialidades humanas X
  • Vincula permanentemente a ação educativa ao mundo produtivo e permite o acesso ao mundo do trabalho para os alunos que tiverem uma boa aprendizagem escolar
  • Modifica as relações existentes entre o mundo do trabalho e do mundo empresarial com as condições efetivas de trabalho no processo de ensino-aprendizagem.
  • Permite que cada indivíduo faça uma síntese objetiva e clara do segmento empresarial e insista em seus projetos individuais dentro de uma concepção essencialmente democrática

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22 // Laura Célia Sant'Ana Cabral Cava (ID 12154) 
A professora Flávia organizou uma roda de conversa com seus alunos. O assunto foi: “brinquedos”, ela fez perguntas, ouviu relatos e em seguida, propôs uma aula de pintura onde a temática fosse “brinquedos e brincadeiras”. No dia seguinte, levou seus alunos ao museu para que conhecessem obras de arte de um artista que utilizava como temática brinquedos e brincadeiras. Lá no museu os alunos ouviram a professora Flávia informar questões relativas às obras como: nome do artista, materiais utilizados, tipo de tinta, quem o inspirou a ser pintor, nome da obra, informações de acordo com a idade e a curiosidade dos alunos. Eles teceram comentários e relataram as sensações que as obras lhes provocaram. No outro dia, ela pediu que os alunos representassem, por intermédio da colagem, a obra que mais lhes chamou a atenção. Assim que os alunos concluíram seus trabalhos artísticos, a professora Flávia expôs os trabalhos e pediu que seus alunos fizessem a leitura deles, isto é, comentassem sobre seus trabalhos, descrevendo os seus processos criativos.
Quais foram os eixos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN) de Arte, Brasil (1997) e Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI),  Brasil (1998) utilizados pela professora Flávia? A aula foi contextualizada? Marque a alternativa correta.
  • articulou os eixos: (apreciar / fruir) – (produzir / fazer)  e refletir, propiciando, desta forma uma aula contextualizada. X
  • utilizou apenas o eixo: reflexão e não propiciou uma aula contextualizada;
  • utilizou apenas o eixo: apreciação / fruição, propiciando, desta forma uma aula contextualizada.
  • articulou os eixos: apreciação / reflexão, propiciando, e não propiciou uma aula contextualizada.
  • utilizou apenas o eixo: a criação, o fazer e a aula foi contextualizada.

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23 // ENADE 2008 (ID 1329)
Numa sala de aula de terceiro ano do ensino fundamental, com crianças oriundas de várias regiões do Brasil, um aluno pronunciou a palavra olho como [oio]. Outra criança da turma chamou-lhe a atenção, corrigindo-lhe a fala. A professora aproveitou a oportunidade e pediu a todos para que, a partir dali, falassem sempre como se escreve, ou seja: os que falassem [sau] deveriam sempre falar [sal]; os que falassem [viage] deveriam sempre falar [viagem]; os que falassem [bodi] deveriam sempre falar [bode]; os que falassem [cantano] deveriam sempre falar [cantando]. Rapidamente as crianças perceberam que ficou muito difícil falar e que seria impossível falar sempre exatamente como se escreve. A professora aproveitou para explicar que ninguém fala exatamente como se escreve.
Essa professora sabe que
  • a língua portuguesa escrita não é fonética.
  • a correspondência entre os sons da fala e a escrita fonética é invariável.
  • as relações arbitrárias e não perfeitas entre sons e letras são raras.
  • as variações dialetais de origem social e regional devem ser superadas.
  • as variações da língua falada têm significados afetivos e culturais. X

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24 // ENADE 2008 (ID 1331) 
Observe a ilustração abaixo.


A fala do menino permite os comentários a seguir.

I - Quando o menino diz “e vão quatro”, utiliza-se de um mecanismo que não reflete o valor posicional do algarismo,
realizando a operação de forma mecânica.
II - Expressões como “e vão quatro” ou “desce um” estão relacionadas à “troca” que ocorre na base 10, no sistema
de numeração decimal, no entendimento de sua estrutura lógico-matemática.
III - O ensino de regras destituídas de significados pode estar na origem das dificuldades apresentadas por crianças, ao tentarem utilizar os algoritmos na resolução de problemas.
IV - A compreensão do valor posicional de um algarismo é favorecida quando a criança opera com materiais concretos em que pode agrupar elementos de dez em dez ou de cem em cem, por exemplo.
São corretos os comentários
  • II, III e IV, apenas.
  • I, II, III e IV. X
  • I e II, apenas.
  • I e III, apenas.
  • II e III, apenas.

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25 // UNIASSELVI (ID 1790) 
Complete as lacunas das sentenças a seguir:

O  jogo ____________, presente na primeira infância da criança, tem um papel importante no seu desenvolvimento. Nesta fase é comum a criança transformar qualquer objeto em ____________. Ela  se ____________ a partir da assimilação do real. As ____________ são um espelho do que ela vivencia em seu cotidiano.

Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
  • pedagógico - companheiro - relaciona - atividades.
  • simbólico - diversão - relaciona - brincadeiras.
  • pedagógico - diversão - interessa - brincadeiras.
  • simbólico - brinquedo - desenvolve - atitudes. X

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26 // ENADE 2008 (ID 1334) 
Os alunos da EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde circulam – familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais saberes por meio de atividades em que sejam
  • relativizados por serem construídos fora do processo de escolarização.
  • esvaziados por sua associação ao fracasso escolar dos alunos.
  • avaliados para uma compreensão dos erros epistemológicos.
  • integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento. X
  • reconstruídos em torno de parâmetros de correção prévios.

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27 // Raquel (ID 12703)
As discussões contemporâneas acerca do currículo consideram que é preciso entrelaçar as dimensões do conhecimento escolar e da cultura. O multiculturalismo e suas teorias apontam basicamente que a escola deve contemplar não somente uma cultura comum ou homogênea, mas a pluralidade de culturas, visando a inclusão dos diversos segmentos sociais vistos como “minorias”, “excluídos”, “inferiorizados”, “diferentes”. A teoria curricular que possui a visão de que o currículo constrói identidades e subjetividades sociais, articulando questões de saber e poder, significação e discurso, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, pertence às:
  • teorias curriculares pós-críticas X
  • teorias da nova sociologia da educação.
  • teorias de currículo como prescrição.
  • teorias curriculares tradicionais.
  • teorias curriculares críticas.

Resolução da questão
Veja abaixo o comentário da questão:
O multiculturalismo e suas teorias pós-críticas, implica basicamente a transição de uma cultura comum ou homogênea para culturas, visando a inclusão dos diversos segmentos sociais vistos como “minorias”, “excluídos”, “inferiorizados”, “diferentes”. 

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28 // Vilze Vidotte Costa (ID 12643) 
A sociedade brasileira é marcada por profundas diferenças sociais que acabam, de alguma forma, sendo explicitadas no espaço escolar. Uma sociedade heterogênea, diferente, gera sujeitos diferentes. Nesse contexto a função social da escola é:
  • Reconhecer as diferenças e formar turmas homogêneas
  • Ignorar as diferenças e realizar o trabalho pedagógico,
  • Reconhecer que as diferenças culturais geram déficit linguístico e cultural,
  • Negar as diferenças e suprir as igualdades,
  • Superar a concepção de que as diferenças são deficiências e saber trabalhar com as diferenças, X

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29 // Vilze Vidotte Costa (ID 12647) 
Atualmente o conceito de Gestão escolar pode ser entendido, como um termo que busca superar uma forma de administração anteriormente utilizada na escola (moldes de empresa). A partir da LDB 9394/96 o conceito de gestão apresenta-se mais dinâmico, deixa implícito um caráter de ação, movimento, mobilização, articulação, tomada de decisão, com o objetivo de:
  • Suscitar a participação e opinião da comunidade escolar, tendo como última palavra a ação do diretor.
  • Observar que a construção do consenso deve favorecer os registros em atas, porém não necessariamente a resolução dos problemas.
  • Impulsionar o trabalho coletivo através da participação de todos envolvidos com o ambiente escolar. X
  • Buscar maior autoritarismo diante da resolução ou problematização de situações conflituosas.
  • Imputar maior poder de decisão ao diretor do estabelecimento de ensino

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30 // KROTON (ID 12727) 0 pontos
Vimos que há uma relação muito forte entre as políticas educacionais e a gestão democrática. Diante disso, julgue os itens a seguir:
I – Para refletir sobre a gestão democrática é preciso analisar as políticas de educação no país.
II - A gestão transforma metas e objetivos educacionais em ações, dando concretude às direções traçadas pelas políticas.
III - A gestão democrática na educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais.
IV – O gestor deve preocupar-se apenas com problemas administrativos, envolvendo apenas estratégias de ações visando a viabilizar a execução orçamentária dos recursos oriundos dos programas coordenados pelo Governo Federal.
  • Somente quatro afirmativas estão corretas.
  • Todas as afirmativas estão corretas.
  • Somente uma afirmativa está correta.
  • Somente duas afirmativas estão corretas.
  • Somente três afirmativas estão corretas. X

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