sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

COMO ELABORAR RELATÓRIOS





ES José Belchior Viegas            


TÉCNICAS DE TRABALHO

Elaborar relatórios
Nas mais diversas situações da comunicação social falada e escrita já leste ou ouviste alguém dizer que foi pedido um relatório sobre determinada ocorrência. É usual, por exemplo, pedir um relatório na sequência de um determinado acidente ou na sequência de uma situação problemática com graves consequências, assim como é normal que determinada comissão de inquérito, no âmbito, por exemplo, da Assembléia da República, elabore um relatório onde apresenta os resultados das suas investigações.
No âmbito das aulas, os alunos e alunas podem ser convidados a usar esta estratégia.
A redação de relatórios é um trabalho que parece perfeitamente adequado e legítimo, por exemplo, na sequência das viagens de estudo, ou na sequência do visionamento de um filme. Mas a sua realização pode também ser solicitada a partir das próprias aulas, uma vez que pode ser apresentado e elaborado a partir de uma sequência de aulas em que foi tratada determinada matéria ou abordado determinado tema.
O relatório feito a partir de uma sequência de aulas pode ser realizado individualmente ou em grupo.
Apresentaremos em seguida três possíveis tipos de plano de relatório para:
a) viagem de estudo;
b) visionamento de filme;
c) sequência de aulas.

ES José Belchior Viegas              


Plano de relatório de visita de estudo

1. Introdução
• Local ou locais visitados;
• Data da visita;
• Horário;
• Meio de transporte;
• Turmas participantes;
• Professores acompanhantes;
• Responsáveis pela organização.

2. Desenvolvimento
• Objetivos da visita de estudo;
• Relacionamento dos temas de estudo (aulas) com os locais visitados;
• Expectativas pessoais relativamente à visita;
• Descrição objectiva dos locais visitados ou das atividades realizadas;
• Aspectos considerados mais importantes, mais relevantes;
• Grau de satisfação das expectativas pessoais;
• Ambiente em que decorreu a visita (pontualidade, relações entre colegas,,entre
alunos e professores; clima de afetividade, convívio, maneira como foram
acolhidos pelas instituições, etc.)

3. Conclusão
• Opinião pessoal sobre a visita;
• Aspectos que foram mais conseguidos e menos conseguidos;
• Sugestões para ter em conta em futuras visitas.

4. Anexos
• Fotografias;
Documentos preparatórios ou motivadores previamente distribuídos;
• Documentos recolhidos durante a visita;
• Inquérito de avaliação da visita de estudo;
• Outros.

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Plano de relatório de visionamento de filme

1. Introdução
Data do visionamento do filme;
Local;
Título do filme;
Realizador;
Ano de realização;
Personagens principais;
Motivação: razões do visionamento; ligação entre a temática das
aulas e a temática do filme.

2. Desenvolvimento
Breve síntese da história;
Momentos do filme considerados mais importantes;
Momentos que têm mais ligação com a matéria das aulas;
Momentos do filme que originaram maior debate de ideias;
Síntese das ideias expressas no debate realizado após o
visionamento;

3. Conclusão
Opinião pessoal ou de grupo sobre o filme;
Grau de satisfação das expectativas pessoais e do grupo;
Sugestões para futuras sessões.

4. Anexos
Ficha técnica completa do filme;
Críticas sobre o filme.

ES José Belchior Viegas  

Plano de relatório após uma sequência de aulas:

1. Introdução
Número de aulas abrangidas;
Data das aulas;
Matéria sumariada;
Nome dos textos de apoio distribuídos;
Justificação da importância do (s) tema (s) e estratégias de motivação
usadas pelos professores.

2. Desenvolvimento
Estratégias usadas na abordagem dessa matéria:
Exposição do professor Meios auxiliares usados;
Trabalho de grupo;
Debate;
Visionamento de filme;
Fichas de leitura de investigação e aprofundamento, realizadas pela turma.
Trabalhos de casa,
Outras...
Resumo da matéria tratada nas aulas;
Grau de satisfação das expectativas individuais ou do grupo.

3. Conclusão
Apreciação crítica do trabalho realizado por docentes e discentes:
— Aspectos mais conseguidos
— Aspectos menos conseguidos
Sugestões para melhoria do trabalho de professores e alunos.

4. Anexos
Textos de apoio distribuídos;
Fotocópias das fichas de investigação individual ou de grupo;
Fotocópias das sínteses dos trabalhos de grupo;
Outros.
J. Vieira Lourenço, Ferramentas do aprendiz de filósofo. Porto: Porto Editora,
2004, pp.57-60 (texto adaptado)

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