terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA

O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA

PLANEJAMENTO

Conceito
•Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar.

Definição
•Planejar é determinar as ações adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada.
•Planejamento é a predeterminação de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas.

Quem utiliza?
•Engenheiros  Projeto
•Administradores  Planejamento Estratégico
•Exército  Tática de Guerra
•Equipes Esporte  Treinam antecipadamente
•Orquestra  Ensaia
•Governo  Orçamento
•Professores  Plano de Aula

PLANEJAMENTO DE ENSINO
Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino.
                                                                                                                            Marcos Tuler

A distinção entre planejamento e plano
•O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana;
•O planejamento é um processo mental que supõe análise, reflexão e previsão;
•Planejar é uma atividade tipicamente humana, e está presente na vida de todos os indivíduos, nos mais variados momentos;
•O plano é o resultado, é a culminância do processo mental de planejamento. O plano, sendo um esboço das conclusões resultantes do processo mental de planejar, pode ou não assumir uma forma escrita.
•É um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização.

PREPARAÇÃO DO PROFESSOR
•GERAL – Consiste nos antecedentes do professor. Experiência, conhecimento do conteúdo, capacidade de domínio das teorias do ensino e da aprendizagem.
•ESPECÍFICA – Planejamento cuidadoso e detalhado das atividades a serem realizadas na sala de aula.

FASES DO PLANEJAMENTO L.I.D.E.R.A.R
•Leitura do Referencial Curricular e Livros didáticos, entre outros;
•Identificação do tipo da competência e habilidade de cada ano. (Teórica ou Prática);
•Definição dos objetivos e metas a serem atingidas;
•Escolha da Metodologia (Seminário, debates, grupos, etc.) e materiais pedagógicos;
•Recolhimento de dados e informações sobre os temas/conteúdos a serem trabalhados;
•Análise do tempo para cada competência e habilidade a ser trabalhada;
•Resumo: Conclusão, aplicando a avaliação observando o que o aluno aprendeu.

PERGUNTAS ANTES DA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO:
•O que pretendo alcançar?
•Como alcançar?
•Em quanto tempo?
•O que fazer e como fazer?
•Como avaliar o que foi alcançado?

Tipos de planejamento na área da educação
•Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade:
1.Planejamento de um sistema educacional;
2.Planejamento geral das atividades de uma escola;
3.Planejamento de currículo;
4.Planejamento didático ou de ensino:
•planejamento de curso;
•planejamento de unidade didática ou de ensino;
•planejamento de aula.

O planejamento didático ou de ensino
•O planejamento de ensino é a previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e das experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos.
Planejar é:
•Analisar as características da clientela;
•Refletir sobre os recursos disponíveis;
•Definir os objetivos educacionais mais adequados para a clientela em questão;
•Selecionar e estruturar os conteúdos a serem assimilados;
•Prever e organizar os procedimentos do professor;
•Prever e escolher os recursos de ensino mais adequados para estimular a participação nas atividades;
•Prever os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos.

A função do planejamento
•Atingir os objetivos desejados;
•Superar dificuldades;
•Controlar a improvisação.
•Evitar Rodeios - narrativas e ilustrações sem objetividade, nada tendo com a atividade.
•Atividade inacabada – a falta de um plano de aula, impossibilita terminar a atividade com qualidade.
•Evitar a desmotivação do Aluno.
•Prever as dificuldades que podem surgir;
•Evitar a repetição mecânica;
•Adequar o trabalho com os recursos disponíveis;
•Adequar os conteúdos, as atividades e os procedimentos de avaliação aos objetivos propostos;
•Distribuição adequada do trabalho em relação ao tempo.

Planejamento de curso
•Planejamento de curso é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas classe, durante um certo período de tempo. (um ano/semestre).
Geralmente segue a seguinte sistemática:
1.Levantar dados sobre as condições dos alunos.
2.Propor objetivos gerais e definir os objetivos específicos a serem atingidos durante o período letivo
3.Indicar os conteúdos a serem desenvolvidos durante o período letivo.
4.Estabelecer atividades e procedimentos de ensino e aprendizagem adequados aos objetivos propostos.
5.Selecionar recursos a serem utilizados
6.Escolher e determinar as formas de avaliação mais coerentes com os objetivos definidos e os conteúdos a serem desenvolvidos.

Planejamento de aula
•Planejamento de aula é a operacionalização dos procedimentos diários para a concretização dos planos de curso.
Ao planejar uma aula o professor:
•Prevê os objetivos imediatos a serem alcançados;
•Especifica os itens e subitens do conteúdo que serão trabalhados durante a aula.
•Define os procedimentos de ensino e organiza as atividades de aprendizagem de seus alunos ( individuais ou em grupo).
•Indica os recursos ( cartazes, mapas, jornais, livros, objetos variados)que vão despertar o interesse do aluno durante a aula e facilitar a compreensão do conteúdo.
•Estabelece como será feita a avaliação das atividades.

Função do planejamento
•Atingir os objetivos desejados
•Superar dificuldades
•Controlar a improvisação (Plano A, B, C...)
•Prever as dificuldades
•Evitar a repetição
•Adequar o trabalho didático aos recursos disponíveis
•Adequar os conteúdos as atividades e os procedimentos de avaliação aos objetivos propostos
•Garantir a distribuição adequada do trabalho em relação ao tempo disponível.
•O processo de planejamento permite ao professor organizar antecipadamente a ação didática, para melhorar o trabalho do docente e o aproveitamento do discente.

Características de um bom plano didático ou de ensino
a)Coerência e unidade;
b)Continuidade e sequência;
c)Flexibilidade;
d)Objetividade e funcionalidade;
e)Previsão e clareza
f)Não deve ser uma mera formalidade ou uma atividade ritualista que visa apenas satisfazer uma exigência burocrática.

VAMOS PLANEJAR??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS