Mona Lisa ("Senhora Lisa"2 )
também conhecida como A Gioconda3 (em italiano, La Gioconda,
"a sorridente"4 ; em francês, La Joconde) ou ainda Mona
Lisa del Giocondo("Senhora Lisa [esposa] de Giocondo") é a
mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens
do Renascimento italiano.
Sua pintura foi iniciada em 1503 e é
nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro
representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu
sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo
representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é
provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais
famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão
controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.
Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela
Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam
devia-se a algo bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura.
Se observarem com calma verá que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se
encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a
Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. Historicamente,
os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é
feminino, o direito é o masculino.
A pintura a óleo sobre madeira de
álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris e é uma das suas maiores
atrações.
Muitos historiadores da arte
acreditam que o modelo usado para a pintura pode ter sido a esposa de Francesco
del Giocondo, um rico comerciante de seda de Florença e uma figura proeminente
no governo fiorentino. Acredita-se também que estes eram vizinhos de Leonardo
Da Vinci. Esta opinião fundamenta-se numa indicação feita por Da Vinci durante
os últimos anos de sua vida, a propósito de um retrato de uma determinada
senhora florentina feita da vida ao pedido do magnífico Juliano de Médici.
O primeiro biógrafo de Da Vinci, Vasari, também pintor, descreve o retrato como
sendo o de Mona Lisa, esposa do cavalheiro florentino Francesco del
Giocondo.
Estética: A Mona Lisa determinou um
padrão para retratos futuros. O retrato apresenta o seu modelo visto apenas
acima do busto, com uma paisagem distante visível em plano de fundo. Leonardo
usou uma composição em pirâmide, onde a modelo surge no centro com uma
expressão calma e serena. As mãos dobradas encontram-se no centro da base
piramidal, refletindo a mesma luz que lhe ilumina o regaço, pescoço e face.
Esta luminosidade estudada dá às superfícies vivas uma geometria subjacente de
esferas e círculos, que acentua o arco de seu sorriso famoso. Sigmund Freud
interpretou 'o sorriso' como uma atração erótica subjacente de Leonardo para
com a sua mãe; outros descreveram o sorriso como inocente, convidativo, triste
ou mesmo lascivo. Os sorrisos de interpretação dúbia eram uma característica
comum dos retratos durante o tempo de Leonardo.
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