Nome: Elaine Cristina Mariano
Produção textual
Introdução
Este trabalho tem como finalidade desenvolver a análise reflexiva sobre
a importância dos funcionários como educadores, seu principal papel em uma rede
de ensino.
É preciso valorizar os funcionários, respeitando-os e profissionalizando-os,
para se tornarem verdadeiros educadores. Porque, sem respeito e sem uma
especialização só terão nome de “Funcionários da Educação”.
Desenvolvimento
Os Funcionários São Educadores
Os funcionários das escolas contribuem e muito para a educação, porque todos são educadores, onde exercem suas funções distintamente, mas da mesma importância.
Os funcionários participam do cotidiano escolar, onde muitas vezes na falta de um professor, deixa o trabalho técnico para ir à sala de aula, tendo que lidar com diversas situações e também servem de orientadores dos alunos em seu comportamento no ambiente escolar.
O papel do funcionário passa a ser pedagógico no momento em que deixa de exercer suas funções administrativas e passam a assumir o papel de protagonistas do processo educativo.
Os funcionários merecem respeito, mas a realidade é bem diferente, onde existem pessoas que não compreendem essa função de educadores e constrangem esses funcionários. Para que isto não aconteça é preciso trabalhar com os educandos para melhor aceitabilidade do novo perfil do funcionário, para que não haja mais preconceito tanto por parte do educador como do educando em relação ao funcionário.
Com essa nova função como educadores é preciso uma formação inicial e continuada juntamente com a identidade profissional que cada um exerce na escola.
Nos tempos atuais exigi-se mais qualificação dos funcionários, ou seja, seu trabalho deve ser evidenciado tanto pelo profissionalismo quanto pelo caráter educativo.
A profissionalização contribui e muito para a melhoria da qualidade da educação. Por isto é preciso implementar programas de formação e profissionalização, garantindo a formação pedagógica e no campo de conhecimentos específicos.
Existe um caminho a ser percorrido, para quem deseja contribuir para a gestão democrática na rede pública de ensino.
Conclusão
Ao fazer este trabalho percebo a importância de ser funcionário da educação, que é preciso ter responsabilidade diante deste novo papel que lhes é imposto. Portanto, é preciso que o próprio funcionário se conscientize de sua importância e procure dar o melhor de si, contribuindo para a educação de seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário