quarta-feira, 5 de outubro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - GESTÃO DEMOCRÁTICA

Resposta

Para consolidar o processo de gestão democrática, o gestor escolar é o principal responsável por incentivar a comunidade a participar efetivamente do cotidiano da escola, fazendo com que todos os interessados no processo de ensino-aprendizagem possam de alguma forma contribuir para o sucesso escolar dos educandos.
Entretanto, para que o gestor possa assumir o papel de incentivador da gestão democrática no âmbito da escola é preciso que ele esteja convencido de que esse modelo de gestão é a melhor saída para enfrentar as dificuldades encontradas na vida cotidiana escolar, e mais, também é preciso que ele esteja capacitado para isso. O gestor enquanto articulador desse processo deve compreender que a escola deve ser um órgão integrado com a comunidade onde ela está inserida, de modo que possa atender aos anseios e expectativas da população usuária de sua prestação de serviços.
Por outro lado, é preciso compreender que na maioria dos casos a comunidade escolar não está preparada ou nem mesmo tem conhecimento da importância que a sua participação pode ter para a melhoria da qualidade da escola onde seus filhos estão matriculados, sendo assim, é muito improvável que os membros da comunidade procurem a direção da escola para reivindicar um espaço para que possam participar de alguma forma da gestão escolar, a menos que sejam incentivados e persuadidos a adotarem uma postura mais participativa e de co-responsabillidade no processo de ensino-aprendizagem.
Envolver cada vez mais a comunidade no processo educativo é fundamental, pois desta forma estaremos contribuindo para a participação de toda a comunidade escolar na elaboração do projeto político pedagógico e no conselho escolar, e isto tem mostrado bons resultados para enfrentar o desafio da inclusão e principalmente de fazer com que os alunos aprendam.
A organização de uma gestão democrática será possível mediante estabelecimento de uma dinâmica favorável aos processos de decisões coletiva e participativa, uma vez que a participação se constitui como um instrumento essencial na construção do cotidiano escolar.

Referencias bilbliográficas
AMIGUINHO, Abílio;CANÁRIO, Rui (Org). Escolas e mudança: o papel dos centros de formação. Lisboa: Educa, 1994.
ARAGÃO, José Wellington. Formação em serviço de gestores escolares e seus resultados na Bahia na década de 1997-2006. In: XXIII Simpósio Brasileiro, V Congresso Luso-Brasileiro. I Colóquio Ibero-americano de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação a Distância. Salto para o futuro: construindo uma escola cidadã, projeto políticopedagógico. Brasília: SEED, 1998.



Anápolis, 08 de outubro de 2013.


Elaine Cristina Mariano
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