quarta-feira, 23 de julho de 2014

LUDICIDADE

LUDICIDADE
Ludicidade é: Um recurso pedagógico, pois a utilização de recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, auxilia a transposição dos conteúdos para o mundo do educando. A ludicidade, como elemento da educação também é passível de demonstrar a evolução humana como base em suas interações sociais, culturais e motoras.
Assim, a ludicidade na educação é considerar que a brincadeira faz parte da vida do ser humano. A ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: O jogo, o brinquedo e a brincadeira.

Vygotsky – Breve Biográfia
Lev Semenovich Vygotsky(1896 – 1934), nasceu a 17 de novembro de 1896 em Orsah, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia. Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança..


Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito.. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia.
Em 1924, casa-se com Roza Smekhova. Tiveram duas filhas. Desde 1920 conviveu com a tuberculose. Apesar de sua formação em Direito, destacou-se à época por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de Arte. Escreveu aproximadamente 200 trabalhos científicos, cujos temas vão desde neuropsicológia  até criticas literárias, passando por deficiência, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas e metodológicas relativas às ciências humanas.
Graduou-se em Medicina. Uma de suas  obras: "A Formação Social da Mente",  aborda os problemas da gênese dos processos psicológicos tipicamente humanos, analisando-os desde a infância à luz do seu contexto histórico-cultural.
 Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Faleceu em Moscou, em 11 de junho de 1934, vítima de tuberculose, doença com que conviveu durante quatorze anos.

Vygotsky – Contribuições Teóricas
O núcleo central de sua teoria trata de como os indivíduos, interagindo como agentes sociais mais instruídos (professores/as,colegas), constroem e internalizam o conhecimento.
Os fatores sociais, de acordo com esse psicólogo, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento intelectual. Quando o conhecimento existente na cultura é internalizado(construído) pelas crianças, as funções e as habilidades intelectuais são provocadas a desenvolver.
Segundo Vygotsky, para compreender adequadamente o desenvolvimento de um indivíduo, deve-se considerar também os níveis de desenvolvimento real e potencial.
A Zona de Desenvolvimento real é a capacidade que o indivíduo já adquiriu de realizar tarefas sozinho.
A Zona de Desenvolvimento Potencial é a capacidade que o indivíduo tem para desempenhar tarefas e atividades com ajuda de adultos ou colegas mais experientes. A partir das Zonas de Desenvolvimento Real e Potencial, Vygotsky define a Zona de Desenvolvimento Proximal como a distância ou o caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que, com a ajuda do outro, tornar-se-ão funções consolidadas e estabelecidas no nível de desenvolvimento real.

Para Vygotsky, a brincadeira pode ter papel fundamental no desenvolvimento da criança. Seguindo a ideia de que o aprendizado se dá por interações, o jogo lúdico e o jogo de papéis, como brincar de “mamãe e filhinha” permite que haja uma atuação na zona de desenvolvimento proximal do indivíduo, ou seja, cria-se condições para que determinados conhecimentos e/ou valores sejam consolidados ao exercitar no plano imaginativo capacidades de imaginar situações, representar papéis, seguir regras de conduta de sua cultura (só a mamãe que pode colocar a filhinha de castigo), etc.
Assim, a criança se projeta no mundo dos adultos, ensaiando atividades, comportamentos e hábitos nos quais ainda não está preparada para tal, mas que na brincadeira permite com que sejam criados processos de desenvolvimento, internalizando o real e promovendo o desenvolvimento cognitivo.

 Jean Piaget – Breve Biografia
Jean Piaget(1896-1980), foi um teórico da educação e psicólogo suíço considerado um dos maiores no segmento da educação no século 20. Foi o fundador da epistemologia genética, cujo estudo central é a investigação da gêneses e desenvolvimento psicológico do pensamento humano.
Filho de um professor, começou a se interessar pela ciência desde a infância e fez parte do “Clube dos Amigos da Natureza” na adolescência, também escrevendo artigos científicos. Em 1918, formou-se em ciências naturais, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Neuchântel.


 Jean Piaget – Contribuições Teóricas
Para Piaget, cada ato de inteligência é definido pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação. Na assimilação, o sujeito incorpora eventos, objetos, ou situações dentro das formas de pensamento, que constituem estruturas mentais organizadas.
Na acomodação, as estruturas mentais existentes reorganizam-se para incorporar novos aspectos do ambiente externo. O brincar é identificado pela primazia da assimilação sobre a acomodação.
Para propiciar a compreensão da teoria de Piaget sobre os jogos, seria interessante observarmos crianças em situações lúdicas, como bebês explorando objetos do seu cotidiano, crianças de 3 ou 4 anos imitando as ações da mãe ou do pai, crianças de 6 a 10 anos brincando em grupo.

Função Educacional da Ludicidade: A ludicidade como recurso pedagógico ocupa um espaço no processo ensino e aprendizagem, atendendo as necessidades e aos interesses do educando e do educador .
É necessária a utilização de recursos pedagógicos que considerem os diferentes estilos de aprendizagem dos educandos.
A ludicidade auxilia o educador no desafio de ensinar.
Qualquer atividade para a criança e com a criança tem um sentido educativo.
A proposta pedagógica possui conhecimentos abstratos vinculados a situações cotidianas dos educandos.
A aprendizagem tem como objetivo a linguagem corporal, além da linguagem oral.
No jogo, o educando desenvolve a iniciativa, a ação e a reação, a pergunta e dúvida, a busca do entendimento dos conteúdos para além da escola.
São fatores considerados nas atividades pedagógicas do educador, na prática do jogo: Definição dos objetivos, escolha dos jogos adequados ao momento educativo.
Na ludicidade, o educando se torna sujeito ativo do processo de construção do conhecimento.

 Khisimoto(1996) – Contribuições
Para Khisimoto,” a importância dessa  modalidade de brincadeira justifica-se pela aquisição do símbolo”. É alterando o significado dos objetos, de situações, é criando novos significados que se desenvolve a função simbólica, o elemento que garante a racionalidade ao ser humano. Ao brincar de faz de conta a criança está aprendendo a criar símbolos.
Khisimoto define o jogo de faz de como aquele que deixa evidente a presença da situação imaginária. Surge com o aparecimento da representação da linguagem, por volta dos 2 a 3 anos, quando a criança começa a modificar o significado dos objetos, a expressar suas fantasias e a assumir papeis existentes no contexto social.

Khisimoto -  Definições Importantes
Jogo: O jogo é caracterizado pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos, mas a imaginação coloca a disposição de seus participantes a possibilidade de modificá-las de acordo com suas necessidades e interesses.
Brinquedo: O brinquedo, definido por Khisimoto, é entendido sempre como um objeto, suporte da brincadeira ou do jogo, quer no sentido concreto, quer no ideológico.
Brincadeira: A brincadeira, definida por Khisimoto, é apontada como uma atividade espontânea da criança, sozinha ou em grupo. Ela constrói uma ponte entre a fantasia e a realidade, o que a leva a lidar com complexas dificuldades psicológicas, como a vivência de papéis e situações não bem compreedidas e aceitas em seu universo infantil.





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