sexta-feira, 4 de julho de 2014

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Projeto multidisciplinar I



FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS



ELAINE CRISTINA MARIANO

CURSO: PEDAGOGIA


SÉRIE: 2º TURMA: B


PROFESSOR(A) TUTOR(A):KAREN MORIGGI


ANÁPOLIS – GO
2013





INTRODUÇÃO

Através deste curso espero adquirir conhecimento e autonomia para exercer a função que me cabe como educadora e construidora do saber.


 DESENVOLVIMENTO

1) Quais são os argumentos importantes para a implantação de uma proposta de ensino globalizadora  na escola?
Argumentos: De ordem Sociológica, de ordem psicológica e associação da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade na prática pedagógica.
De ordem  Sociológica-  Capacitar a escola, adaptando-a a um grande número de informações,onde a própria escola escolha os conhecimentos que realmente interessam para a aprendizagem do aluno.
De ordem Psicológica- Fazer com que o aluno tenha uma aprendizagem significativa e funcional, podendo assim o aluno relacionar com a sua realidade todo o conteúdo aprendido no ambiente escolar.
Associação da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade na prática pedagógica- Enfatizando a necessidade da escola realizar atividades que contemple na organização da aprendizagem envolvido em vários temas.

2)Qual é o diferencial do papel do professor no ensino-aprendizagem organizado por projetos de trabalho em comparação com o ensino disciplinar tradicional?
O professor deixa de possuir a postura tradicional de ensinar, onde só ele detém o conhecimento e onde o aluno é mero espectador, e passa junto com os alunos a assumir o papel de pesquisador.

3) Como é feita  a escolha dos temas norteadores dos projetos de trabalho?
Nos projetos de trabalho, podemos ensinar qualquer assunto, até os que não  contém nos currículos escolares ou também podemos escolher temas que são considerados importantes que garantem a aprendizagem de determinados conteúdos.

4) Qual é a ideia fundamental do trabalho com projetos e quais são suas vantagens?
É mostrar ao aluno métodos que permitirá a elaboração eficaz das informações e levar a descobrir diversas relações, que poderá ser  efetuadas a partir de um problema pesquisado ou a partir de um tema.

Levando-se em conta as ideias de Everaldo Luz(2009), como as vantagens da adoção de projetos de trabalho como norteadores do ensino-aprendizagem podem ser resumidas?
Os alunos podem ter uma melhor aprendizagem partindo de trabalhos que estão além dos que estão expostos no currículo, partindo de informações que estão dentro da realidade do aluno e do mundo que os cercam. Podemos ter um ponto de partida através de assuntos atuais, que podem contribuir muito para a aprendizagem.

Como pode ser descrita a atuação do professor e como ele pode escolher os temas de trabalho?
O professor deixa o ensino tradicional, onde só ele fala e o aluno aceita passivamente e junto com o aluno passa a pesquisar novas maneiras, técnicas e estratégias para uma melhor aprendizagem.


CONCLUSÃO

Ao terminar este trabalho percebi que os métodos aqui apresentados são muito eficazes para   os nossos alunos adquirirem conhecimento, senso crítico e ao  mesmo tempo que aprendem a ter autonomia também aprendem a trabalhar em grupos.São instigado a pesquisar, a viver o que aprendem junto com a realidade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEHRENS, Maria Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica.
Curitiba: Champagnat, 1999.
COLL, C. O Construtivismo na Sala de Aula. São Paulo: Ática, 1998. 224p.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 2 ed. São Paulo: Cortez;
.HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998.
KILPATRICK, Willian Heard. Educação para uma civilização em mudança. 5º ed.São Paulo: Melhoramentos, 1967.
KUENZER, Acácia Z. Ensino médio e profissional: As políticas do Estado
neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo: tradução Eliane Lisboa. 3 Ed.Porto Alegre. Sulina, 2007.
.PETRAGLIA, Isabel Cristina. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 8 ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 1995.


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